DIGESTIVOS
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Quarta-feira,
28/3/2007
El sueño de la razón
Julio
Daio Borges
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Digestivo nº 322 >>>
Sob as bênçãos da União Européia, o mundo vem assistindo ao boom econômico da Espanha e o Brasil vem sentindo, cada vez mais forte, a presença da sua cultura. Recentemente, têm desembarcado, por exemplo, as editoras de livros, como Planeta e Alfaguara. E neste ano de 2007, mais especificamente, é preciso chamar a atenção para as ações exemplares do Instituto Cervantes de São Paulo. Além de responsável pela monumental exposição das gravuras de Goya no Masp agora, o Instituto está promovendo, em março, uma Mostra de Cinema Galego, um Curso de Dança e Coreografia Flamenca e acaba de abrir a “temporada” Guitarrísimo, que se estende por todo o ano, totalmente dedicada ao violão e a instrumentos afins, desde a Idade Média até hoje. Na penúltima semana de março, no auditório do próprio Instituto Cervantes na avenida Paulista, pôde-se gratuitamente assistir à apresentação de Alfred Fernàndez, de Barcelona, à vihuela (entre o alaúde medieval e o nosso violão), executando peças desde o século XVI até o ano passado. Em abril, além de promover uma belíssima exposição do design contemporâneo de livros na Espanha, o Instituto vai trazer o argentino Gabriel Schebor, para tocar la guitarra barroca. Em maio, Miguel Trápaga homenageia o grande amigo de Villa-Lobos, Andrés Segovia; e, em agosto, o quarteto espanhol Entrecuatre desembarca na nossa cidade. Interessante como essa iniciativa específica envolvendo o violão, e seus aparentados, casa com o presente “retorno” do instrumento no Brasil e, de certa forma, com a exemplar série radiofônica de Fabio Zanon, na Cultura FM, sobre sua história e sua evolução em nosso País. Num momento em que os centros culturais “de marca” são advertidos pelo governo, para serem menos auto-referentes, o Instituto Cervantes ensina como é que se faz.
>>> Instituto Cervantes de São Paulo
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Julio Daio Borges
Editor
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