O Livro dos Insultos, de H.L. Mencken | Digestivo Cultural

busca | avançada
90555 visitas/dia
2,4 milhões/mês
Mais Recentes
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
>>> Op-Art – Ilusão e Inclusão na Galeria Espaço Arte MM
>>> Grupo Nós do Morro abre Oficina de Artes Cênicas com apresentação da Cia. TUCAARTE
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
>>> Ratamahatta (1996)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Bambodansarna
>>> Vamos comer Wando - Velório em tempos de internet
>>> As fabulosas cores de LiliRoze
>>> A Magia da Pixar, de David A. Price
>>> De Lobisomens e Faróis
>>> Sapientiam Autem Non Vincit Malitia
>>> Tabus do Orkut
>>> O criado e o mordomo: homens do patrão
>>> Discos de MPB essenciais
>>> Traição em cem atos
Mais Recentes
>>> Snakes- A Natural History de Parker/ Grandison pela Não Identificado (1980)
>>> Os Machoes Nao Dancam de Norman Mailerl pela Rio Grafica (1986)
>>> 10 Historias Para Tentar Entender Um Mundo Caotico de Ruth Manus E Jamil Chade pela Editora Sextante (2025)
>>> Antonio Torres. Uma Antologia de Rui Barbosa pela Topbooks (2002)
>>> Value At Risk de Nd-bm&f pela Nd-bm&f (2003)
>>> Introdução aos Mercados Futuros e de Opções de John Hull pela Repress (1996)
>>> The Jews Of Spain: A History Of The Sephardic Experience de Jane S. Gerber pela Free Press (1994)
>>> Violetas Na Janela de Vera Lucia Marinzeck De Carvalho pela Petit (2006)
>>> Bigornas de Yasmin Nigri pela Editora 34 (2018)
>>> Thetahealing Digging - Cavando Para Encontrar Crencas de Vianna Stibal pela Editora (2020)
>>> Psicologia Do Desenvolvimento: A Idade Escolar E A Adolescencia - Vol.4 de Clara Regina Rappaport pela Epu - Grupo Gen (1987)
>>> Cartas Ao Objeto de Unknown Author pela Imago (2002)
>>> Welt Der Psyche de C. G. Jung pela Kindler (1965)
>>> Minha Breve Historia de Stephen Hawking pela Intrínseca (2013)
>>> Casa-grande, Senzala E Cia: Roteiro E Diário de Joaoquim Pedro De Andrade pela Editora (2003)
>>> Psicanálise Entrevista - Volume 2 de Mara Selaibe pela Estacao Liberdade (2015)
>>> Mundo De Downton Abbey de Jessica Felowes pela Intrinseca (2012)
>>> Oblómov - Cosacnaify de Ivan Gontcharov pela Cosacnaify (2012)
>>> Melancia de Marian Keyes pela Bertrand Brasil (2012)
>>> Depois Dos Quinze - Quando Tudo Começou A Mudar de Bruna Vieira pela Gutenberg (2012)
>>> Dom Quixote - Box com 2 Volumes (Clássicos Penguin Companhia) de Miguel de Cervantes pela Penguin / Companhia das Letras (2012)
>>> Amor Em Jogo de Simone Elkeles pela Globo (2014)
>>> Arsene Lupin Contra Herlock Sholmes de Maurece Leblanc pela Nova Fronteira (1963)
>>> Amy Winehouse: Biografia de Chas Newkwy - Burden pela Globo (2008)
>>> Ansiedade 2: Autocontrole - Como Controlar O Estresse E Manter O Equilíbrio de Augusto Cury pela Benvirá (2016)
DIGESTIVOS >>> Notas >>> Imprensa

Quarta-feira, 10/6/2009
O Livro dos Insultos, de H.L. Mencken
Julio Daio Borges
+ de 21800 Acessos
+ 2 Comentário(s)




Digestivo nº 419 >>> "Pode-se dizer com bastante segurança que qualquer artista de alguma dignidade é contra seu país". "Todo homem decente se envergonha do governo sob o qual vive". "O principal conhecimento que se adquire lendo livros é que poucos livros merecem ser lidos". Essas e outras frases estão impregnadas no inconsciente de quem passou os últimas décadas lendo atentamente os melhores jornalistas culturais brasileiros do século XX. Porque todos eles, direta ou indiretamente, foram influenciados por H.L. Mencken. A começar por Paulo Francis, que o tinha como um de seus heróis, junto a Bernard Shaw e Edmund Wilson. Emendando com Ruy Castro que, além de compilar essas frases em suas coletâneas de Mau Humor, organizou a mais célebre edição de Mencken em português - justamente, O Livro dos Insultos, que teve sua primeira tiragem em 1988, com tradução e posfácio de Ruy, mais orelha de... Paulo Francis. O livro sai, agora, com novo projeto gráfico, dentro da coleção Jornalismo Literário da Companhia das Letras. Mencken não é bom filósofo, mas estão lá, igualmente, suas opiniões filosóficas. Não gostava de música popular, mas coincidiu com o nosso Vinicius de Moraes quando afirmou que "a paixão é o mais perigoso de todos os inimigos da suposta civilização" (ambos, na verdade, devem ter bebido em Freud). Admirava, imensamente, Beethoven e imaginava que ele devia ter realizado seu ideal de "artista livre": "o homem que ganha a vida, sem nenhum patrão, fazendo coisas que lhe agradam, e que continuaria fazendo mesmo sem pressões econômicas". Mencken soa hoje mais inteligente e engraçado do que literário e profundo. Mas suas observações, de tão verdadeiras, ficam impregnadas em nós. Quando, por exemplo, diz que o camponês que vem para a cidade precisa se alienar, para não se sentir constantemente esmagado e explorado; ou quando conclui que ninguém está imune às opiniões e aos preconceitos de sua própria mulher; ou, ainda, quando prova que toda autobiografia sincera é uma contradição em termos. Mencken escreveu mais do que deveria, mas merece ser decorado, em muitos de seus trechos, como sugeria seu ídolo Nietzsche.
>>> O Livro dos Insultos
 
Julio Daio Borges
Editor
Quem leu esta, também leu essa(s):
01. Casa do Saber no Primeiro Semestre de 2009 (Além do Mais)


Mais Notas Recentes
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
13/6/2009
11h39min
Não consigo conceber a ideia de que alguém governa de verdade, basta olhar qualquer cidade deste país e verás que há um crescente processo de desigualdade. Pensando na capital paulista, observo pessoas que dormem nas ruas, que fazem necessidades físicas nas praças, que comem mal, tomam sopas de instituições privadas ou públicas - que parecem desejar manter o status da desgraça como obra de arte pra prosperidade. Se isso é governar, diria que o sadismo está com o governo, que geralmente é alguem que vive no terno e na gravata, mas se mata de rir da desgraça humana e exerce um governo migalhas, como se todos fossem pássaros. Ou, melhor, corvos. Pura sacanagem.
[Leia outros Comentários de Manoel Messias Perei]
14/6/2009
16h01min
Outra do Mencken: "Eu bebo pra tornar os outros interessantes". Li o livro na época do seu lançamento - não tenho mais, se perdeu na poeira do tempo, me arrependo de não ter anotado as frases mais interessantes. A meu ver, porém, no texto, essa é a frase que melhor o define: "soa hoje mais inteligente e engraçado do que literário e profundo". Tenho uma certa prevenção com aforismos, sentenças curtas que, fechadas em si mesmas, parecem querer pretensiosamente assumir a condição de verdades absolutas. Como demonstra o próprio Nietzsche, quando escreve essa pérola da arrogância: "O aforismo, a sentença, nos quais pela primeira vez sou mestre entre os alemães, são formas de 'eternidade'; a minha ambição é dizer em dez frases o que outro qualquer diz num livro - ou que o outro qualquer não diz nem em um livro inteiro".
[Leia outros Comentários de Armando]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




New Concise Websters Dictionary: A Comprehensive Guide to the English Language for Home, Office, and School
Longman Group
Modern Publishing
(1989)



Dias incriveis
Teresa Yamashita
Callis



O poder do subconsciente
Dr. Joseph Murphy
Nova era
(1997)



Platón - Los Seis Grandes Temas de Su Filosofía
Antonio Gómez Robledo
Fondo de Cultura Económica
(1986)



A Sala mental dos espelhos 581
Michael
Pensamento
(1997)



As artes gerenciais japonesas
Richard Tanser
Record
(1976)



Atalhos
Fabio Miguez
Apc
(2018)



Ergonomia Prática
Jan Dul; Bernard Weerdmeester
Edgard Blucher
(2004)



Teologia Elementar
Emery H. Bancroft
Batista Regular
(2011)



Vineland
Thomas Pynchon
Companhia das Letras
(1991)





busca | avançada
90555 visitas/dia
2,4 milhões/mês