DIGESTIVOS
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Quinta-feira,
28/8/2003
Das Kunstwerk der Zukunft
Julio
Daio Borges
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Digestivo nº 142 >>>
Quem trabalhou (ou trabalha) na região da Avenida Paulista lembra de ouvir música ao meio-dia e de ver uma pequena audiência reunida em volta. Não importa o gênero, os interessados sempre acabam aparecendo. Música erudita, no entanto, é mais rara e mais exigente aos ouvidos. Embora haja a oferta, nem sempre lembrada, de recitais ao vivo (inclusive em outras praças). Isso é em São Paulo. No Rio, funciona, no Paço Imperial, a programação do “ComPasso” (clássico): focada no repertório brasileiro, semanalmente às doze horas de sexta-feira. A Biscoito Fino gravou em disco e o resultado, para quem não conhece, é espantoso. A BF já havia registrado a modalidade “Samba e Choro” (em mais de quatro volumes), mas o prazer de topar com versões inusitadas e elegantes de peças como “O Trenzinho do Caipira”, de Villa-Lobos (na harpa de Cristina Braga), ou da “Bachiana Brasileira nº 1”, do mesmo compositor (na execução da Camerata de Violões, comandada por Paulo Pedrassoli), foge a qualquer descrição. Há ainda a flauta e a bateria, respectivamente de Odette Ernest Dias e Roberto Rutigliano, tocando Bach e Telemann (extrapolando o território nacional), e também o Trio ao Vento abrindo solene o CD com Darius Milhaud. Talvez o maior desafio do repertório dito “erudito” seja provar, ao grande público, que esse tipo de música não é coisa só para “iniciados”. Quantos, em outras épocas, não foram “alfabetizados” musicalmente ouvindo música clássica? Essa discussão nem se coloca no Brasil, onde música popular de qualidade já soa elitista (depois do advento da tevê de massas e, dizem, do Plano Real). Por isso, essas coletâneas (e iniciativas, em locais públicos) são tão admiráveis e necessárias à formação de uma sensibilidade mais apurada. Que a série da Biscoito Fino se desdobre em mais volumes – e que o projeto “ComPasso” encontre equivalente em São Paulo (quem sabe no vão livre do Masp?).
>>> PrimeiroComPassoClássico - Biscoito Fino
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Julio Daio Borges
Editor
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