DIGESTIVOS
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Segunda-feira,
6/6/2005
Prologue
Julio
Daio Borges
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Digestivo nº 230 >>>
Nas fotos e na divulgação, as irmãs Katia e Marielle Labèque nos pareciam bastante preocupadas com a imagem. Não apenas a estética, mas também em termos de mensagem. Numa entrevista ao reformulado “Caderno Fim de Semana”, da Gazeta Mercantil, falaram com naturalidade de assuntos como formação, repertório, público, etc. Ao contrário de outros artistas, às vezes pelo viés da polêmica, não quiseram ressaltar sua independência ou suas idiossincrasias, atacando, como é comum justamente, o mercado, a audiência, os compositores... E a impressão, low-profile, se revelou inteligente no dia do concerto, como se, no fundo, dissessem: o que importa, em si, é a música. (Coisa óbvia, mas nem sempre observada.) Então elas abriram a Temporada 2005 do Mozarteum Brasileiro, na Sala São Paulo, com um Mozart impecável (para um público nem tanto) e todas as dúvidas a seu respeito se dissiparam. Elas conheciam música; elas sabiam o que era grande música. Emendaram com um Ravel, ressaltando – como chamou atenção no programa Eddynio Rossetto – a influência espanhola no compositor francês, a ponto de se cogitar a presença de acordes (na verdade, música incidental) do célebre Concerto de Aranjuez. Mais difícil, naturalmente, que o mestre de Salzburg, o autor do Bolero encerrou o primeiro bloco exigindo mais atenção e uma energia extra para acompanhar. Depois do café, seguimos com Leonard Bernstein e a relativamente popular peça West Side Story. Aplausos para as evidentes “America”, “I feel pretty” e “Somewhere” (entre outras). Mais aplausos, para a inteligente formação, nada convencional numa sala de concertos, com percussão e bateria (tocando num volume considerável). O que proporcionou ganhos na comunicação. E, como era de se esperar (devido à simpatia das irmãs performers), o bis trouxe música brasileira e um Pablo Bencid (o baterista) mais solto, graças ao seu background (ele é venezuelano). Foi um começo promissor para a Temporada 2005. Que as atrações do Mozarteum saibam combinar, como as Labèque, uma exímia execução e um exemplar contato com os pagantes.
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Julio Daio Borges
Editor
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