BLOG
Terça-feira,
29/8/2006
Blog
Redação
|
|
|
|
|
Aliás (Estadão) debate Cultura
O Estado de S. Paulo, através do caderno "Aliás", vem realizando uma série de debates temáticos, suprapartidários e semanais, sempre às segundas-feiras, no auditório do próprio jornal. Em semanas anteriores, já debatemos Educação, Segurança & Violência, Pobreza & Desigualdade e Crescimento Econômico.
Nesta próxima segunda, dia 4 de setembro, às 10h30, debateremos o tema Cultura, com quatro renomados especialistas. São eles: Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC-SP; Hermano Vianna, doutor em Antropologia Social e pesquisador musical; José Arthur Giannotti filósofo e professor Emérito da USP; e Sérgio Miceli, sociólogo e professor USP.
Luiz Henrique Ligabue, do próprio "Aliás", convidando os Leitores do Digestivo por e-mail.
[Comente este Post]
Postado por
Julio Daio Borges
29/8/2006 às 18h17
|
|
Há um tempo atrás
Eu já tive um blog, há um tempo atrás, quando era mais menina, mais saudável, mais inspirada, menos alegre. Não sei se vejo ainda sentido em escrever linhas e linhas de palavras para colocar no computador. Acho isso um tanto bizarro, acho que mortifica os sentimentos (os meus, pelo menos, ficam do tamanho de um botão quando releio). Mas aqui estou eu novamente. Por favor, só peço para ninguém esperar muitas coisas construtivas nessa página. Mas acho que isso você não espera, né? Poxa, você está em um blog.
Da Marisol, que mal começou e já linca pra nós.
[1 Comentário(s)]
Postado por
Julio Daio Borges
29/8/2006 às 09h36
|
|
Conversas na Cozinha
Hoje, 28 de agosto, Marcia Algranti vai lançar, na Livraria Argumento do Leblon, às 19h, seu sexto livro na área de gastronomia. Conversas na Cozinha, editado pelo Senac Nacional, traz informações raramente disponíveis em uma única fonte de consulta, entre elas, segredos dos grandes chefs da atualidade em suas criações. Revela também as tendências dos mais recentes movimentos gastronômicos, como os artifícios criados por esses mesmos chefs, fazendo uso ainda da cozinha molecular (movimento adotado na atualidade). Conversas na Cozinha nos brinda, por fim, com informações sobre os melhores restaurantes nacionais e internacionais, e sobre o caminho a ser percorrido por quem deseja se tornar um chef. Para aqueles aficionados pela cozinha contemporânea, esclarece, por último, sobre o panorama atual e acrescenta receitas com saborosas combinações.
Da assessoria da Marcia Algranti, de quem leio, agora, Conversas na Cozinha.
[Comente este Post]
Postado por
Julio Daio Borges
28/8/2006 às 10h31
|
|
Primavera e Jukebox
Jukebox nº1
Finalmente a feira de pequenas e médias editoras voltou neste ano ao Centro Cultural São Paulo (entre os dias 18 e 20 de agosto), depois da apática edição 2005 na Oca, no Parque do Ibirapuera.
Organizada pela Libre (Liga Brasileira de Editoras) a Primavera dos Livros também acontece anualmente no Rio de Janeiro. As edições passadas em São Paulo foram em 2002 e 2003, no Centro Cultural São Paulo.
Mas eu queria mesmo falar de uma outra coisa: quadrinhos em revista de bolso! Enquanto a Primavera rolava no mezanino, a Gibiteca Henfil, também no CCSP, foi palco no mesmo sábado da 2ª edição do Enquadrando (Encontro sobre Quadrinhos em São Paulo).
O destaque do evento foi a presença do desenhista Renato Lima, um dos editores da saudosa e premiada revista de quadrinhos sobre rock Mosh! - que terminou no número 12. Renato veio para São Paulo em bate-volta especialmente para lançar seu novo projeto, a revista Jukebox, ainda mais ligada ao universo rock'n'roll. O projeto gráfico busca aliar a cara de antigos almanaques norte-americanos a uma pegada mais moderna. Pelo menos a edição nº 1... Além dos quadrinhos de sempre, a Jukebox traz agora mais matérias e entrevistas sobre bandas do rock alternativo (no esquema da Mosh!; a novidade são ensaios de moda).
Para quem perdeu o primeiro lançamento da Jukebox aqui em São Paulo (a revista é distribuída pela Comix também), está prevista para o dia 8 de setembro uma festa, organizada pelo Renato, com bandas de rock alternativo na Outs. E, é claro, haverá Jukebox também.
[1 Comentário(s)]
Postado por
Elisa Andrade Buzzo
28/8/2006 às 08h43
|
|
Bom apetite
Começa hoje o meu blog. Que não é bem pra contar fofocas da vida privada, mas principalmente para falar dos bastidores da gastronomia, e daí pra mais, sempre em torno do tema. Artigos mais estruturados você encontra em minhas colunas na Folha e no site Basilico. Aqui vou aproveitar para fazer comentários mais rápidos e informais, e mais instantâneos, sobre a gastronomia no Brasil e no mundo. Serão comentários sobre restaurantes, vinhos, livros e artigos de gastronomia, destinos turísticos com apelo gastronômico, resultado da minha experiência vivida como jornalista profissional da área.
Se você tiver paciência... divirta-se com os posts a seguir. Eu vou me divertir com os comentários de vocês. Saúde, e bom apetite!
Do Josimar Melo, que manda avisar, via Orkut, do seu novo blog...
[Comente este Post]
Postado por
Julio Daio Borges
25/8/2006 à 00h26
|
|
Less of More
"Eu queria começar este texto com a metáfora de um mundo em que toda e qualquer informação, que você desejasse, estivesse à sua disposição."
"What happens when everything in the world becomes avaliable to everyone?"
* * *
A primeira frase é minha. Está num texto de março, pouco lido e comentado...
A segunda é do Chris Anderson. Porque meu exemplar chegou ontem; e porque é bom saber que estamos em sintonia afinal...
[Comente este Post]
Postado por
Julio Daio Borges
24/8/2006 às 14h56
|
|
Proprietários à moda antiga
A Estação de Teatro Russo Brasil 2006 tem primado por trazer bons espetáculos ao público brasileiro. Começou com um interessante Noite de Reis e um poderoso Boris Godunov, obras do talentoso diretor Declan Donellan.
Os paulistanos têm a chance de ver ainda hoje a terceira peça do ciclo, Proprietários à moda antiga, baseado em conto de Nikolai Gógol. É uma realização do Teatro de Arte de Moscou, dirigida pelo jovem Mindáugas Karbáuskis, apenas seu segundo trabalho como diretor.
Trata-se de um pequeno retrato da velha oligarquia tzarista e de sua relação com a passagem do tempo. A vida tranqüila de um casal idoso - Afanássi Ivánovitch e Pulkhêria Ivánovna - e seus criados, em uma pequena aldeia. Ela dedica-se exclusivamente a cuidar do marido, com todo o tipo de mimos. Comer é o passatempo preferido do casal.
Com a morte de Pulkhêria, os criados subvertem a ordem da casa e Afanássi passa a segundo plano, sendo gradativamente esquecido por eles. O tempo passa cruelmente no lar de Ivánovitch. Até que Pulkhêria volta para buscá-lo.
Uma peça de texto enxuto que tem sua beleza e força extraídas da precisão das imagens criadas por Karbáuskis. Humor e melancolia se alternam em uma sucessão de verdadeiros achados cênicos. As cenas de brincadeiras entre os criados e a do gato são comoventes de tanta graça.
Embora o ator Aleksandr Semtchev se destaque no papel de Afanássi, o elenco prima pela força de conjunto, sob competente direção. Também vale lembrar os belos figurinos de Svetlana Kalinina.
O próximo espetáculo da Estação é O Capote, também de Gógol, com o Teatro "Sovremênnik" e direção de Valéri Fókin. Dias 01 e 02 de setembro, no Palácio das Artes, Belo Horizonte, MG; e de 05 a 07 de setembro no SESC Pinheiros, em São Paulo.
Fechando o ciclo vem a festejada K. I. do Crime, baseada no romance Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski, com o Teatro de Jovens Espectadores de Moscou e direção de Kama Ginkas. Entre 23 e 25 de setembro no Cena Contemporânea, em Brasília, DF; de 29 de setembro a 1º de outubro no SESC Ipiranga, em São Paulo; e de 06 a 08 de outubro no Riocenacontemporânea, Rio de Janeiro, RJ.
Para ir além
Hoje, 24/08, 21h - SESC Santana - Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Santana - Tel. (11) 6971-8900 - R$ 10.
[Comente este Post]
Postado por
Guilherme Conte
24/8/2006 às 12h38
|
|
Mais iSummit 2006
Eduardo Arcos, sobre São Paulo, Rio... e o iSummit 2006.
[Comente este Post]
Postado por
Julio Daio Borges
23/8/2006 à 00h57
|
|
Ricardo Maranhão no Viandier
A cozinha mediterrânea, simples e ao mesmo tempo requintada, frugal, porém de alta qualidade, marcada pelo frescor de abundantes legumes e frutas, pelos pescados bem combinados, pelo realce dos sabores "naturais" dos alimentos, é muito valorizada hoje em dia. Mas, na verdade, é muito antiga e se formou de um patrimônio acumulado desde a rica e surpreendente culinária do Egito Antigo.
Numa aula especial sobre o assunto, o historiador e professor de gastronomia Ricardo Maranhão viaja pelo Mediterrâneo antigo, pela simplicidade deliciosa da cozinha grega, pelo fausto dos banquetes romanos e pelos preparos de pescados da antiga Sicília. Os participantes poderão degustar e aprender a fazer pratos representativos da época, além de ter amostras e explicações dos elementos simbólicos daquelas civilizações, como as azeitonas, o pão, o azeite e o vinho.
Um convite do Viandier, Casa de Gastronomia, para todos os Leitores do Digestivo, nesta quinta, dia 24, a partir das 19h30 (O Viandier fica na alameda Lorena, nº 558, nos Jardins e o telefone, para reservas, é: 11 3057-2987 ou 3887-2943 - ou pelo e-mail).
[2 Comentário(s)]
Postado por
Julio Daio Borges
22/8/2006 às 18h19
|
|
Livros e e-books
Muito se fala sobre a possibilidade de, algum dia, os livros no formato tradicional de papel serem substituídos por equivalentes eletrônicos, numa mudança semelhante a que vem ocorrendo com a música a qual, num espaço de tempo de vinte e cinco anos, deu um salto formidável das antigas bolachas de vinil para a caprichosa tecnologia do iPod. Tenho minhas dúvidas. Para início de conversa, o livro é um suporte muito mais antigo do que qualquer dos armazenadores de música com os quais convivemos ao longo do século XX (LPs, CDs, K7s, etc.). Ainda pretendo me aprofundar mais neste tema, que não cabe num post de blog, mas penso que, mesmo que o e-book venha a vingar algum dia, o livro de papel não desaparecerá. A tecnologia, afinal, não irá substituir tudo, para desapontamento dos fanáticos pelo "cyber world".
[Comente este Post]
Postado por
Luis Eduardo Matta
22/8/2006 às 13h18
|
Mais Posts >>>
Julio Daio Borges
Editor
|
|