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Segunda-feira,
27/11/2006
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Redação
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Hendrix, aos 64, hoje
Agora no dia 27, segunda-feira, o Jimi faria 64 anos (claro que me lembrei de "When I am sixty four"). "Descobri" isso ontem [quinta-feira, dia 23], ao assistir um magnífico documentário sobre ele, na TV, no canal pago CineMax: The Jimi Hendrix Story.
Eu, que nunca fui hendrix-maníaco, não conhecia o documentário, lançado em 1973. (Hendrix morreu em 70, pouco antes de completar 28 anos, e não chegou a ver o filme.) Bem, fiquei... "amazed"! Com certeza os fãs de carteirinha vão reclamar de alguma coisa, vão dizer que faltou isto e aquilo, mas vale muito a pena ver.
Há performances para mim incríveis, várias delas em gravações de concertos "históricos" nos festivais de Monterey 1967 ("Rock Me Baby"), Woodstock 1969 ("The Star-Spangled Banner") e Ilha de Wight 1970, e em show de 1969 no Filmore East ("Machine Gun", com a Band of Gypsies).
Uma das melhores coisas é descobrir que ele amava Bob Dylan acima de todas as coisas, seguida de uma performance de "Like a Rolling Stone". E é surpreendente vê-lo tocando um violão acústico de 12 cordas, em "Hear My Train a Comin'", esta uma ótima gravação de estúdio. E como deixar de gostar de vê-lo tocando as gravações sempre em versões integrais, clássicos de sua carreira como "Purple Haze", "Machine Gun", "Red House", "Hey Joe", "Wild Thing".
O cara era melhor tocando do que falando, mas são também muito interessantes os vários trechos de entrevista com Hendrix. E é delicioso ver craques como Eric Clapton, Pete Townshend, Mick Jagger e Lou Reed - todos com "carinhas de menino", já que as gravações há mais de 35 years ago -, em depoimentos nos quais revelam o impacto de Hendrix sobre eles e sobre o universo do rock.
Hoje dei uma rápida pesquisada e descobri que o documentário, de 1973 e assinado por Joe Boyd, é famosíssimo, esteve nos cinemas (não sei se também no Brasil) e está disponível em DVD, inclusive aqui em terras tupiniquins, sempre com o título de apenas Jimi Hendrix).
Como vai passar de novo no CineMax (clique aqui para ver os horários), e ainda aproveitando o gancho do aniversário, o que você acha de uma pequena matéria no Digestivo, mesmo que no Blog?
Do meu amigo Matias José Ribeiro, por e-mail (porque a matéria já estava pronta...!)
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Julio Daio Borges
27/11/2006 às 15h52
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I Seminário sobre Convergência
A Universidade FUMEC, em Belo Horizonte, promove, nos dias 27, 28 e 29 de novembro, o I Seminário sobre Convergência Digital e Cibercultura. As mesas-redondas trazem temas como a convengência e o letramento digital, a produção para Web e a recepção pelo leitor/usuário. De fora, o prof. da PUC-SP, Eugenio Trivinho, fala sobre convergência. Das 9h às 11h, nos três dias, na Faculdade Ciências Humanas, no campus da rua Cobre, no bairro Cruzeiro. Entrada franca.
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Ana Elisa Ribeiro
27/11/2006 às 14h29
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Lançamento do jornal DEZFACES
Anteontem, sabadão, no final da manhã de sol, avizinhando-se a hora do almoço, foi lançado o jornal DEZFACES, com projeto gráfico para colecionador. Os editores são os poetas Camilo Lara e Marcelo Dolabela, ex-editores de todos os agitos culturais músico-literários da capital mineira desde a década de 1970. No primeiro número, vários nomes conhecidos ao menos localmente. O jornal terá 10 números e é feito com os benefícios da lei de incentivo à cultura de Belo Horizonte. A sacada é boa. Cada número é editado por alguém do corpo editorial. No número 2, estarei lá falando de literatura em mídias móveis (aparelhos de telefone celular). Vou colecionar.
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Ana Elisa Ribeiro
27/11/2006 às 14h21
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Pedro Paulo de Sena Madureira
Eu não sabia exatamente o que esperar da conversa [...] com Pedro Paulo de Sena Madureira, na Casa do Saber. E fiquei impressionado. Me lembrei da segunda frase de Gatsby: "Whenever you feel like criticizing any one," disse o pai do narrador, "just remember that all the people in this world haven't had the advantages that you've had."
Não que Pedro Paulo seja omisso nas opiniões. É que a educação faz pessoas mais tolerantes, mais interessadas em entender o mundo antes de criticá-lo. E a boa conversa é baseada justamente nisto: em educação - em conhecimento mesmo - e tolerância. E Pedro Paulo foi treinado desde a infância para conversar bem...
Edu Carvalho, sobre um encontro interessante, porque o seu blog é um dos meus preferidos hoje em dia.
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Julio Daio Borges
27/11/2006 à 00h08
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É tudo (in)verdade
Dos apaixonados que conheço, me chamam a atenção os apaixonados pelo futuro. Eles não têm memória. Eles não querem saber de história. Pra eles é aquela coisa: o que será, será. Sem mais delongas. De longe são os que mais se sentem a vontade neste mundo que muda mudo 100 km em meia hora.
Outro dia era janeiro, aindagora eram seis da tarde, há poucos minutos estávamos eu e você, entredentes. Entra e mente pra mim, vai. Mente e me diz que tudo deveria ser como sempre foi. Sim, eu sei que você é do futuro. E você sabe que eu não sou de agora.
No momento tenho gostado de mentir, falar inverdades e impropérios. Impaciente, você. Impertinente, você solicita. Impunemente, você faz o que acha certo e eu duvido. Dessa tua certeza. Disso tudo que você insiste em me pedir, sempre. Pra falar a verdade, nem sei se tenho tanto pra te dar, mas ofereço assim mesmo. Sem mais delongas, porque eu também não tenho história. Sou do jeito que você gosta.
Ana, no seu blog (porque ela acha que escrever é como vomitar: "morro de medo, mas dá um alívio depois...")
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Julio Daio Borges
24/11/2006 à 00h54
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The web is a serial killer
"And television's next...", por Chris Anderson, autor de The Long Tail, (porque eu adoro a Economist... via Fabião).
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Julio Daio Borges
23/11/2006 às 12h51
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Les Chefs & Décors
A alta sociedade paulistana deu mostras de que também se preocupa com questões sociais. Exemplo disso aconteceu nesta segunda-feira (20), no Terraço Daslu, durante a terceira edição do Les Chefs & Décors. O evento é uma iniciativa do Projeto Velho Amigo, presidido por Regina Moraes, a herdeira caçula de Antonio Ermírio, dono do Grupo Votorantim.
Toda a renda obtida com o convite individual (no valor de R$ 220) deve ser revertida para cinco asilos de São Paulo - Casa dos Velhinhos de Ondina Lobo, Fraternidade de Aliança Toca de Assis, Cepim, Lar dos Idosos Augusto Neves e Sanatório Divina Providência. Dessa forma, além da prazerosa noite de farturas que o Les Chefs & Décors proporcionou aos convidados, foi possível também ajudar a terceira idade.
Quem esteve por lá assistiu a um verdadeiro desfile de grifes da gastronomia, em mesas criadas por chefs do calibre de Toninho Mariutti, Andréa Fasano, Charlô e Eduardo Guedes - cuja esposa, a apresentadora Eliana, roubou toda a atenção da imprensa. Já o menu dos doces ficou por conta de Nininha Sigrist, Mariza Doces e Pati Piva - só para citar algumas das maiores doceiras de São Paulo. No índice de receitas, ingredientes para lá de exóticos em forma de quitutes, bebidas, aperitivos e pratos especiais.
Mas o luxo do evento não se bastou ao paladar. Também as mesas foram decoradas por especialistas de alto relevo. Vic Meirelles, Felippe Crescenti, Chris Ayrosa, Titina Leão e Marcelo Bacchin são alguns deles. Os maiores holofotes, contudo, estavam voltados para os banquetes temáticos criados por celebridades. A apresentadora Ana Maria Braga, a diretora da Christian Dior no Brasil (e sogra do jogador Kaká) Rosangela Lyra e a socialite Beth Zafir (avó da menina Sasha) participaram da experiência.
Além do festival de comes e bebes, o cantor Paulo Ricardo (ex-RPM) fez um pocket show apenas com sucessos internacionais das décadas de 60, 70 e 80. Acompanhado de quatro instrumentistas, o novo voluntário da entidade cantou as comportadas "Love Me Tender" e "Careless Whispers". Nas edições anteriores do Les Chefs & Décors e em outros eventos do Projeto Velho Amigo, já se apresentaram os artistas Toquinho, Cláudio Zóli, Tom Cavalcanti e Chitãozinho e Xororó.
O projeto beneficente de Regina Moraes conseguiu lotar a Daslu. Uma amostra ilustrativa de que luxo e caridade conseguem conviver lado a lado. Ainda que, por ironia, o glamour seja a fórmula mágica para seu sucesso. Seja como for, os velhinhos agradecem.
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Tais Laporta
23/11/2006 à 00h14
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Fotografia de Viagens em CWB
A gente visita vários lugares do país e do mundo e às vezes não conhece muito bem a própria cidade. Eduardo Fenianos, o Urbenauta, já tinha feito essa constatação. Mas não ficou só na teoria: "viajou" por Curitiba e depois por São Paulo, para realmente conhecer as pessoas, as ruas e outros aspectos que passam batido em nosso dia-a-dia urbano.
Neste final de semana, os curitibanos podem viver, pelo menos em parte, a sensação de ser turista na própria cidade. A experiência está prevista no Workshop sobre Fotografia de Viagens, que a Portfolio Escola de Fotografia realiza de sexta a domingo, de 24 a 26 de novembro, com Valdemir Cunha, gerente de fotografia da Editora Peixes. E não é preciso ser profissional para aproveitar. Amadores também são bem-vindos no curso.
A aula inaugural, às 19h, na Casa do Barão, será aberta ao público. No dia 25, os participantes ficarão das 9h às 18h na sede da escola. O dia seguinte será dedicado integralmente a produções fotográficas.
Os eventos que acontecem neste final de semana em Curitiba podem tornar a experiência ainda mais interessante para os participantes. No domingo, às 8 horas, acontece a largada da Maratona de Curitiba. No mesmo dia, 23 mil estudantes farão a prova do vestibular da PUC-PR. O trânsito promete ficar complicado. A confusão talvez não seja a melhor inspiração para imagens bucólicas e turísticas da cidade, mas podem render boas produções de fotojornalismo.
Para ir além
Workshop sobre Fotografia de Viagens, em Curitiba, com Valdemir Cunha (41 3252-2540): 24/11, às 19h00, na Casa do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, 533 - Centro); 25/11, das 9h às 18h00, na Portfolio Escola de Fotografia (Rua Alberto Folloni, 634 - Centro Cívico).
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Adriana Baggio
22/11/2006 às 11h37
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A tarefa do escritor
"Agora que tenho sessenta anos, já compreendi que a tarefa do escritor reside apenas em fazer o que sabe fazer: no caso do narrador, isso reside no narrar, no representar, no inventar. Há muitos anos parei de estabelecer preceitos sobre como se deveria escrever: de que adianta pregar certo tipo de literatura ou outro, se depois as coisas que se tem vontade de escrever são talvez totalmente diferentes? Levei algum tempo para entender que as intenções não contam, conta o que alguém realiza. Assim, esse trabalho literário se torna também um trabalho de busca de mim mesmo, de compreensão do que sou.
Percebo que até agora falei pouco da diversão que se pode sentir ao escrever: se alguém não se diverte ao menos um pouco com isso, não pode conseguir nada de bom."
Italo Calvino, em Eremita em Paris - Páginas autobiográficas (Companhia das Letras, 2006, 264 págs.), a segunda parte da autobiografia de Calvino, por assim dizer (a primeira é o incabado O caminho de San Giovanni).
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Rafael Rodrigues
21/11/2006 às 20h11
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Bortolotto e o velho Jack
Certos espetáculos têm a capacidade de provocar a circunspecção. Saímos do teatro pensando, avessos ao convívio social, às conversas triviais. Só vamos nos dar conta de que o celular está desligado horas depois. Kerouac é assim. Rápido, ágil, essencial.
O texto de Mauricio Arruda Mendonça consegue captar o espírito do escritor Jack Kerouac. Começa engraçado, com aquela ranzinzice toda, e vai se tornando azedo, de difícil digestão. O riso se torna constrangido. A crueza do texto toma conta. A simplicidade da direção de Fauzi Arap é a palavra de ordem - sem ornamentos desnecessários, não há elementos que dispersem.
E a chave da montagem está na cumplicidade que a excelente interpretação de Mário Bortolotto consegue estabelecer com a platéia. É Kerouac quem está ali, abrindo-se para nós. E é impressionante ver como seu discurso aparentemente desconexo guarda uma coerência essencial. Vemos um homem fiel e compromissado com seus sentimentos, angústias, vontades, princípios. Quase religioso, como chega a dizer, quando trata de Deus.
Bortolotto, talentoso dramaturgo, dá asas aqui ao seu lado ator. E o faz com maestria; é um apaixonado, devotado ao teatro. Sua interpretação de Kerouac pode ser resumida a uma palavra: honestidade.
Um trabalho preciso de um artista maduro e que acredita no que está fazendo: o resultado é de uma beleza que toca e nos faz olharmos para nós mesmos. Teatro na essência, que não subestima a inteligência do espectador. Ao contrário, aposta nela para se fazer existir. E existe.
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Guilherme Conte
20/11/2006 às 16h33
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