BLOG
Segunda-feira,
23/9/2002
Blog
Redação
|
|
|
|
|
Plazas de Cultura
A Fnac de Madrid está organizando eventos culturais nas principais praças da cidade. Embora seja pouco provável que algo similar aconteça em São Paulo ou no Rio de Janeiro, fica anotado:
"En su tarea de hacer de la cultura y del encuentro con los más prestigiosos autores una tarea de participación ciudadana, la Fnac, con la inestimable colaboración de la Junta Municipal de Centro del Ayuntamiento de Madrid, incia un ciclo de acciones en las Plazas del centro de la ciudad. En esta primera edición de Plazas de la Cultura, tendrán lugar tres encuentros singulares y abiertos con otros tantos protagonistas de la creación española.
"Música, literatura y ciberrelatos que llegan a las plazas del centro madrileño en una acción destinada a llamar la atención sobre fenómenos creativos que pueden salir de la torre de marfil donde normalmente se fraguan y salir al encuentro con el viandante y un público no especializado. Una iniciativa abierta que seguirá plasmándose con otros creadores en otras plazas de la ciudad."
[Comente este Post]
Postado por
Julio Daio Borges
23/9/2002 às 15h22
|
|
Reporters Who Blog
Um artigo de David F. Gallagher no New York Times (sempre lá) fala das licenciosas relações entre a mídia impressa e a internet, os jornalistas e seus web logs:
"Some journalists have already run into trouble with their employers over the contents of their personal sites, with one - a reporter for The Houston Chronicle - having been fired for his efforts. And news media companies may be opening themselves to questions of liability when they set up Web logs on their sites.
"'You start getting into the question of, is this part of the paper or not?' said Jane E. Kirtley, a professor of media ethics and law at the University of Minnesota. 'If I'm a lawyer advising a news organization, the idea of a Web log like this would just make me break out in hives.'
"Once a news media company edits a Web log, not only does it possibly damage the spontaneity, it also becomes responsible for the content, Professor Kirtley said.
"'It's the kind of situation,' she added, 'where the editorial side and the lawyers are going to have a clash.'"
[Comente este Post]
Postado por
Julio Daio Borges
23/9/2002 às 14h49
|
|
Obra completa de Paulo Francis
"O relançamento de 'Cabeça de Papel' e de 'Cabeça de Negro', primeiro e segundo romances do escritor e jornalista carioca, marca a estréia da editora W11, prevista para novembro.
A sigla alfanumérica, com a inicial e o número de sorte do jornalista Wagner Carelli -que divide o controle da editora com a jornalista e escritora Sonia Nolasco, viúva de Francis-, fica em segundo plano.
"Os livros sairão com três selos: Francis, para obras literárias, Religare, voltado para filosofia, psicologia e religião, e Novo Paradigma, com títulos de desenvolvimento pessoal.
"Além dos trabalhos de Francis, de quem também será relançado nos próximos meses o conjunto de novelas 'Filhas do Segundo Sexo' e uma coletânea de textos jornalísticos, outros 60 títulos já estão programados para o ano que vem."
Deu na Folha de S. Paulo de sábado. (Informa, por e-mail, o meu amigo Sérgio de Oliveira.)
[Comente este Post]
Postado por
Julio Daio Borges
23/9/2002 às 08h04
|
|
Mainardi na USP
Diogo Mainardi, leitor simpático e atento deste Digestivo, aproveitou o meu furo da semana passada e escreveu em mais uma excelente coluna na Veja: "Não é de estranhar que, com professores desse tipo (do da Marilena Chaui, diga-se), alguns alunos da USP tenham homenageado Osama Bin Laden no aniversário dos atentados de 11 de setembro." Se eu, que escrevo para poucos milhares de leitores, recebi dezenas de agressões e ameaças, imagino o Diogo, que escreve para milhões...
[Comente este Post]
Postado por
Eduardo Carvalho
22/9/2002 à 00h17
|
|
Fiz sim, e daí?
O assunto é quente, já vou avisando. Com a palavra, Pedro Doria, direto do blog do no mínimo:
"Está em tudo quanto é blog - ou, ao menos, em parte deles. No último dia 9, a Fundação Getúlio Vargas de Sampa celebrou seus calouros com a décima quinta edição da Giovanna: uma festa à fantasia.
"Vida universitária tem disso. Uma dança aqui, um amasso acolá, de repente aquela vontade e lá está no campus aquele quartinho que todo mundo conhece e usa.
"Só que o quartinho tinha uma câmera de vigilância. A espiã ficava lá no alto, discreta. Pode ter sido coisa de estudante - e universidade tem disso também - ou pode ser que a câmera fosse oficial. A FGV nega. Se for é particularmente grave: pela existência e, principalmente, pelo vazamento.
"O fato é que as fotos foram dar na Internet e circulam pelos emails. Páginas com elas entram e saem do ar a toda hora - uma trabalheira para quem se interessa por acompanhar.
"Mas esta não é a melhor história. A melhor é a história de Patrícia, uma das meninas fotografadas. Ela abriu um blog e escreveu o seguinte:
"'Não estou mais agüentando esta polêmica toda em torno do que eu e muitas outras pessoas fizemos na Giovanna. Não consigo engolir esta perseguição sexista, machista, típica de gente ignorante e invejosa. Gente, estamos vivendo no século 21... a revolução sexual aconteceu há mais de trinta anos. Perguntem sobre ela a seus pais. Eles provavelmente ajudaram a fazê-la, assim como os meus...'"
[Edu, você, como bom aluno da FGV, o que tem a dizer sobre isso? Não vai me falar que você também foi pego com a boca na botija, ou então na posição em que Napoleão perdeu a guerra...]
[Comente este Post]
Postado por
Julio Daio Borges
20/9/2002 às 17h21
|
|
Online Journalism
Mindy McAdams prestou um grande serviço àqueles que se interessam por publicações sobre jornalismo on-line. Ela catalogou e esmiuçou cada um dos livros disponíveis no mercado americano:
1. Online Journalism (Jim Hall)
2. Journalism Online (Mike Ward)
3. Introduction to Online Journalism (De Wolk)
4. Journalism and New Media (John V. Pavlik)
5. Writing for Multimedia and the Web (Garrand)
6. Hot Text: Web Writing That Works (Price)
7. Telling the Story: Writing for Print, Broadcast and Online Media
8. News in a New Century (Lanson & Fought)
9. Going Live (Seib)
[Comente este Post]
Postado por
Julio Daio Borges
20/9/2002 às 15h38
|
|
The Homeless Guy
Em resposta a The Homeless Guy, o blog de Kevin Barbieux (que vive nas ruas dos EUA desde 1982 e envia seus posts através de computadores com acesso gratuito), no Brasil, já estão pensando nas versões Meninos de Rua (Capitães de Areia), Sem Teto, Sem Terra e até Sem Internet (mas com blog):
"The Homeless Guy blog could be one of the most insightful sites you're likely to visit. Kevin, homeless since 1982, uses library computers with Internet access to maintain an online journal of his life, all to demonstrate that there is 'more to a homeless person than being homeless.'
"Barbieux writes well, and his weblog is a great read. It reminded me that the citizen weblog hosting concept can bring some interesting and different content to a news site - giving voice to those you don't normally encounter but are worth hearing. Think about it."
[Eu sei. Não foi engraçado e foi, inclusive, de mau gosto. Tá bom. Cartas para a redação.]
[Comente este Post]
Postado por
Julio Daio Borges
20/9/2002 às 15h09
|
|
Les Rendez-Vous électroniques
Uma entrevista publicada no Le Monde a propósito do festival "Rendez-Vous électroniques 2002", que se realiza no Centre Georges-Pompidou, em Paris, tenta costurar o culto às imagens com as manifestações genericamente denominadas de "eletrônicas". Afora a salada na terminologia utilizada ("trans", "psicodelia", etc.), até que o entrevistado se sai bem, destacando a participação do Brasil (Brésil) como país convidado:
"Dans notre société, je crois que le public se fait une opinion par l'image. Elle est ce qui marque le plus, ce qui prime sur les mots. Elle est aussi le reflet de notre culture, d'autant que les créateurs d'aujourd'hui sont d'une génération née dans l'image. Il était donc important de révéler son omniprésence dans la sphère culturelle électronique, à travers toutes les formes d'expressions qu'elle revêt.
"Le Brésil est l'invité de la cinquième édition des Rendez-Vous électroniques. Il est représenté par ses principaux artistes à travers, notamment, le vaste projet intitulé 'Sao Paulo Electronico'. 'La France est très réceptive à la musique brésilienne et nombre d'artistes de la scène électronique s'en inspirent. Nous, nous avons les rythmes et une énergie intrinsèque. La musique électronique française, elle, est une référence. Pour nous, elle représente l'avant-garde. Nous sommes très complémentaires', souligne Alexandre Youssef, secrétaire à la jeunesse et aux sports de la mairie de Sao Paolo."
E tem mais sobre São Paulo (ou melhor: Sao Paolo), vejam só:
"Sao Paolo est la capitale même de la scène électronique brésilienne, d'où le nom du projet 'Sao Paulo Electronico'. 'C'est une ville beaucoup plus urbaine et la banlieue est un vivier de jeunes artistes, ajoute Alexandre Youssef. Le film Sao Paolo Citade Electronica en est d'ailleurs un exemple.' Cette scène puise l'essentiel de sa force et de son aura internationale dans ses rythmes."
[Comente este Post]
Postado por
Julio Daio Borges
20/9/2002 às 13h47
|
|
The movies made in 1962
Embora 1939 tenha sido o ano de O Mágico de Oz e de E o vento levou..., o New York Times argumenta que para o cinema nunca houve um ano como o de 1962. Na comemoração destas quatro décadas que nos separam daquele pico inalcançável, estão programadas retrospectivas com os treze filmes mais importantes de 1962:
"In 1962, two sassy François Truffaut masterpieces were released in America - 'Shoot the Piano Player' and 'Jules and Jim.' Two of Michelangelo Antonioni's eloquent studies in urban malaise - 'La Notte' and 'Eclipse' - also hit American screens. We saw Ingmar Bergman's searing meditation on madness and mortality, 'Through a Glass Darkly.' Luis Buñuel continued his savage scrutiny of hypocrisy in 'Viridiana.'
"There was more. The Indian director Satyajit Ray released 'Devi,' and Akira Kurosawa presented his influential samurai western, 'Yojimbo.' Agnès Varda made her first film, 'Cleo From Five to Seven.' Federico Fellini was represented in only one of the three segments of the entertaining omnibus film, 'Boccaccio '70,' but his tale, 'The Temptation of Dr. Antonio,' was one of his wittiest and most imaginative flights of fancy. Fellini's favorite star, Marcello Mastroianni, was nominated for an Oscar for his role in Pietro Germi's scathing satire, 'Divorce Italian Style.' Tony Richardson released two movies that year: 'A Taste of Honey' and 'The Loneliness of the Long Distance Runner.' Finally, one of the most scintillating was Alain Resnais's elegant enigma, 'Last Year at Marienbad.'"
[Comente este Post]
Postado por
Julio Daio Borges
20/9/2002 às 13h36
|
|
Plebiscito contra a Alca
As aspas da revista The Economist estão perfeitamente adequadas: "Opposition stirred to the proposed Free-Trade Area of the Americas. Brazil's Catholic bishops organised a "plebiscite" against it." É preciso muita cara de pau para organizar um plebiscito contra alguma coisa - e ainda querer ser levado a sério.
O resultado da pesquisa é assustador: 98,33% dos participantes preferem que o governo não assine o acordo. Isto é incrível: como é que 1,67% conseguiu votar a favor da Alca, depois de receber lições e pressões dos próprios organizadores do evento? Só podem ter errado o quadradinho.
Agora, convenhamos: se quase 2% dos votantes não conseguiram, depois de orientados, nem acertar o quadradinho certo, então eles são ainda menos educados do que os analfabetos ingênuos que assinalaram o lugar preciso. Daí é possível ter uma idéia do grau de educação dos outros 98% voluntários.
[Comente este Post]
Postado por
Eduardo Carvalho
18/9/2002 às 22h33
|
Mais Posts >>>
Julio Daio Borges
Editor
|
|