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Quarta-feira,
14/8/2002
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Redação
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Antecipo prêmios de Gramado
Ainda não vi todos os filmes em competição de Gramado, mas já posso afirmar alguns vencedores. Não me execrem por isso, mas está claro na minha cabeça de jornalista do cinema brasileiro alguns resultados. Depois que sair oficialmente, poderão ver o quanto eu não entendo de cinema (rs).
MELHOR FILME - já ganhou DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA
MELHOR ATRIZ - certeza certa que a Mel de O Clone leva por DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA. A menina tem 1,55m de altura, mas domina a imensa tela do cinema como ninguém...
MELHOR ATOR - Daniel Filho leva por QUERIDO ESTRANHO. O filme surpreendeu com seu texto ágil e universal - impossível não se identificar com alguém daquela família...
FILME LATINO E DO PÚBLICO - o argentino O FILHO DA NOIVA leva com facilidade. Foi o mais aplaudido até agora e tem um elenco de primeira grandeza com uma temática de fazer chorar. Eu chorei muito, mesmo não conseguindo ler direito as legendas.
Se tudo correr bem, o documentário ONDE A TERRA ACABA leva na sua categoria. Seu concorrente é EDIFÍCIO MASTER, pois os outros dois não têm muita chance e POETA DE SETE FACES, inexplicavelmente, saiu da competição oficial e será exibido fora de competição.
Certas ou erradas, essas são minhas impressões do que vi até o momento.
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Lucas Rodrigues Pires
14/8/2002 às 15h06
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Farsa coletiva
"O que as pessoas talvez não saibam é que nossa 'geração' se conhece, se lê, se critica, se come e se encontra pessoalmente muito mais do que a maioria dos escritores estabelecidos e com livros publicados por grandes editoras. Nos tornamos amigos dos nossos leitores, viajamos, fazemos nossos próprios eventos."
(Eduardo Fernandes, 26 anos, pai do Fraude.)
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Julio Daio Borges
14/8/2002 às 15h02
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Eu ajudei a destruir o Rio
Sylvio Guedes em seu editorial furibundo "Eles ajudaram a destruir o Rio", publicado no Jornal de Brasília, foi um dos mais citados pelos bloggers, segundo o Toplinks:
"Que a mídia, os artistas e os intelectuais que tanto se drogaram nas duas últimas décadas venham a público assumir: eu ajudei a destruir o Rio de Janeiro. Façam um adesivo e preguem no vidro de seus Audis, BMWs e Mercedes."
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Julio Daio Borges
14/8/2002 às 14h21
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Não sou star em Gramado
Gramado tem um grande problema que o deixa aquém para quem quer ver e discutir cinema: a organização se voltou totalmente às ditas estrelas. Aqui, com todo o frio e chuva que fez até o momento, atores da Globo são os que mais espaço têm. Ontem à noite, vi o cúmulo de os apresentadores chamarem diversos deles só para as pessoas que no Palácio dos Festivais estavam aplaudi-los. Muitos sem ter feito um único filme ou sequer defender o cinema brasileiro.
Para se ter idéia, a atriz Débora Falabella - que está em DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA - é a grande estrela do festival, recebendo tratamento de super star, com flashes estalando a todo momento e jornalistas de fofoca em cima dela como urubus em carniça. Deu pena e dó do cinema brasileiro.
Mais tarde falo dos filmes, que são excelentes, principalmente DOIS PERDIDOS e o argentino O FILHO DA NOIVA.
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Lucas Rodrigues Pires
14/8/2002 às 11h45
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Losing the next generation
Deu no E-Media Tidbits, do Poynter.org:
"The question 'Did you read a newspaper yesterday?' was put to 14-29-year-olds. In the eastern part of Germany, more than 70% said 'yes' in 1991; in 2002 that figure was under 50%. In the western part of the country, the reduction is from 75% in 1991 to 53% in 2002. On the question to 14-17-year-olds on where they look if they want to know more about a particular topic, the newspaper appears in 37% of the answers, the Internet in 52%."
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Julio Daio Borges
14/8/2002 às 10h45
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Um bom começo
"não ando conseguindo escrever nada. e nem vou ficar me matando. mal pelo vazio. eu ateh tinha um ou dois comentários pra fazer mas as palavras não vão sair. pena.
"originalmente isto aqui era pra ser um diário. Nada mais justo: se eu vou anotar as coisas em algum lugar, pq não as deixar disponíveis para quem estiver na mesma direção?
"Não deu certo. Primeiro, pq bloggar é muito mais cansativo q escrever em papel. segundo, pq as pessoas realmente estavam lendo. (uma ou outra. mas já era demasiado desconfortável. Vc está olhando pra mim, damn u. Eu me sinto obrigado a olhar de volta.)
"[blog é uma palavra feia. Daqui pra frente isto aqui é oficialmente um livejournal.]
">P
"enqto isso, vou apagando posts. é muito bom. apague alguns no seu também.
"Tenho voltado a ter sonhos. Não daqueles piegas, mas sonhos mesmo, quando vc está dormindo. Vou falar disso em seguida."
(Adrian no seu Apeirophobia.)
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Julio Daio Borges
14/8/2002 à 00h01
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Um guia para ter cultura
Esta é para quem, entre tanta informação irrelevante, procura uma formação sólida, esquecida, há muito, pelos cursos superiores deste país: Um guia para ter cultura - Uma bibliografia básica para quem quer compreender a aventura da humanidade.
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Eduardo Carvalho
13/8/2002 às 20h18
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Culture to Digest
"Much of this article is blah, but the last two sentences are worth" [grifo nosso] - assim blogou Adrian Holovaty, sobre "The media titans still don't get it" [grifo deles], publicado na Salon.com:
"The Internet itself hasn't gone away. Hundreds of millions of people around the world continue to bend it to their own ends, in chaotic, unstable and unpredictable ways. As a generator of instant wealth, the Net may now be a big bust; as a generator of instant ideas, it keeps thrumming along.
"This is a difficult fact for our media culture to digest. The media cover technology on a predictable cycle -- a rhythm of hype and scorn that you can follow like clockwork each time a new wave of innovation sweeps the high-tech landscape. For nearly a decade, the Internet story has followed this arc; by all rights, it should be over by now."
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Julio Daio Borges
13/8/2002 às 18h50
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La Salud de la Novela
Em ClubCultura, Eduardo Mendoza e Mario Vargas Llosa discutem o estado de saúde do romance (em espanhol, "novela"). Alguns trechos que merecem destaque:
"Si hay un espacio propio para la literatura en el mundo del futuro, se definirá, no por su proximidad y parecido, sino por su diferencia y distancia, con el espacio privativo de la imagen. Es decir, estará hecho esencialmente de palabras y de fantasía, y se ofrecerá al lector como un desafío y una propuesta de colaboración intelectual, para, soñando aquél junto al autor, construir una ficción que, a la vez que redime a ambos temporalmente de las pequeñeces y miserias de la existencia real, les sirva de brújula para guiarse con más seguridad -con una visión menos ingenua y más crítica- a través de las complejidades y tumultos de la vida."
(Mario Vargas Llosa em "La Muerte de la Novela")
"Uno de los resultados más notorios de las llamadas vanguardias artísticas fue el de convertir a todas las personas relacionadas con el arte, tanto creadores como espectadores, en críticos. Con la novela sucedió lo mismo. Algunos hacen coincidir el suceso con la aparición del 'Ulises', otros lo retrotraen a la de 'Madame Bovary'. Da lo mismo: probablemente la cosa se produjo de un modo gradual; lo que es seguro es que alcanzó su apogeo con la novela experimental de los años cincuenta y sesenta de este siglo. Lo importante, a mi parecer, es que, como en las otras artes, aquellos experimentos, encaminados a forzar los límites de las convenciones narrativas, pusieron en evidencia lo limitado de los límites y lo convencional de las convenciones."
(Eduardo Mendoza em "La Novela se queda sin épica")
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Julio Daio Borges
13/8/2002 às 15h10
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A Cozinha Realista
"Eu adoro livros de receitas, mas me irrita em todos eles a presunção de que você tem todo aquele tempo, toda aquela aparelhagem e todos aqueles ingredientes à mão. Eu gostaria que houvesse um livro de receitas sincero, que abrisse um espaço para a multidão de acasos criativos e gambiarras salvadoras que constituem a autêntica culinária amadora moderna."
(Mario AV, a different thinker.)
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Julio Daio Borges
13/8/2002 às 14h11
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Julio Daio Borges
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