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Sábado, 10/2/2007
Blog
Redação
 
Ricardo Aleixo


Ricardo Aleixo em ação

O poeta mineiro (eu diria, brasileiro) Ricardo Aleixo, o coreógrafo e bailarino Rui Moreira, com participação de Murillo Corrêa, Rato e Leo Bboy, abrem o "Verão Arte Contemporânea", no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte, nos dias 13 e 14 de fevereiro, a partir de 20h. O nome do espetáculo é Um caminho, à base de poesia, dança, música eletroacústica, performance e vídeo, tudo isso a R$10,00, quando não a R$5,00. Basta ser estudante ou dizer que é.

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Postado por Ana Elisa Ribeiro
10/2/2007 às 22h40

 
Ah, minha Portela...

E o Teatro FECAP só fez confirmar ainda mais sua vocação de novo espaço para se ouvir boa música. Depois de bons shows nos últimos meses, a exemplo de Paulinho da Viola, Teresa Cristina e Rosa Passos, a bola da vez foi Cristina Buarque e o Grupo Terreiro Grande.

A carismática irmã caçula de Chico Buarque já tem uma longa trajetória de pesquisa e registro do puro samba de raiz. Desta vez ela está muito bem acompanhada do grupo que, como o nome denuncia, nasceu ligado ao samba de terreiro.

Paulo da Portela foi o homenageado da noite, mas sambas de Aniceto, Mijinha, Monarco, Zé Keti e Heitor dos Prazeres, dentre tantos bambas, embalaram o público. As cores azul e branco predominaram, mas o Império Serrano, a Mangueira e o Salgueiro, entre outras escolas, também tiveram seu lugar ao sol.

O esmero na escolha do repertório estendeu-se aos cuidadosos arranjos. Fica evidente a preocupação com a formação e os arranjos consolidados pelas velhas guardas das quadras afora. Um espetáculo honesto, à altura da história cantada ali no palco. Vale a pena.

Para ir além
Cristina Buarque e Terreiro Grande - Teatro FECAP - Av. da Liberdade, 532 - Liberdade - Tel. (11) 3089-6999 - R$ 10 - Sábado, 10/02, 21h, e domingo, 11/02, 19h.

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Postado por Guilherme Conte
9/2/2007 às 15h59

 
Faça alguém feliz

Faça alguém feliz, não é difícil.

Saia de carro e deixe uma das portas mal fechada. Pode ser a sua, a do motorista.

Você notará pelo retrovisor que algum outro automóvel está te seguindo e pisca desesperadamente os faróis; o motorista gesticula através do vidro, mas você continua dirigindo calmamente e nota que o motorista agora está tentando chegar perto, emparelhar o carro dele com o seu.

Para fazer isso ele quase subiu na calçada, atravessou o sinal amarelo no último segundo, fechou um ou dois carros que estavam impedindo que ele se aproximasse e, finalmente, consegue parar a seu lado. Ele chama sua atenção com buzinadas curtas, ele não está reclamando com a buzina, ele só quer sua atenção.

Quando finalmente você olha ele está gesticulando freneticamente, apontando o dedo em sua direção e tentando dizer algo através dos vidros fechados. A boca dele se move lenta e expressivamente, ele quer que você leia seus lábios enquanto inventa sinais com as mãos; ele está passando uma mensagem e sabe que tem que aproveitar aquela chance porque logo logo você e ele serão separados pelo trânsito.

Aí ele se debruça sobre o banco da frente e abre a própria janela para dizer, aflito: A SUA PORTA ESTÁ ABERTA! E só depois de se certificar que você entendeu o recado é que ele relaxa, sorri e vai embora, feliz pelo resto do dia porque ajudou um idiota qualquer (você) que não sabe do enorme perigo que é dirigir com uma porta mal fechada.

Agora, se é você quem quer se sentir feliz e não encontra um idiota com a porta aberta no trânsito, vá para casa e quebre algum copo ou garrafa de vidro. Junte os cacos cuidadosamente e procure aqueles jornais velhos, papelões, o que for que lhe permita fazer aquele embrulho especial que a gente faz para O LIXEIRO NÃO CORTAR A MÃO. Quando a gente consegue fazer um embrulho desses que garanta que O LIXEIRO NÃO VAI CORTAR A MÃO, estamos felizes pelo resto do dia. Não tem erro.

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Postado por Guga Schultze
9/2/2007 à 00h50

 
2006, o ano que não terminou

Guilherme Werneck, para provar que 2006 não foi um ano musicalmente inexpressivo, solta seis podcasts-retrospectiva: Brasil, Rock, Black, Eletrônica, Canção e Jazz.

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Postado por Julio Daio Borges
9/2/2007 à 00h06

 
Farewell, Pedrinho!

Uma pequena nota no jornal dá conta do falecimento do pianista Pedrinho Mattar, ontem pela manhã, aos 70 anos. Paulistano, foi um grande pianista da noite, marcando época em boates.

Era do tipo de músico que guardava centenas de canções na memória e ficava chateado quando o público pedia alguma de que não se lembrava. Tinha um raro balanço para bossas e sambas.

Foi feliz. Uma de suas frases preferidas era: "Se eu tivesse que pedir a Deus uma nova vida, pediria a mesma". Que bom. Descanse em paz, mestre Pedrinho.

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Postado por Guilherme Conte
8/2/2007 às 14h13

 
O resto é história

O Digestivo fez 6 anos; eu ia escrever sobre a Quinta Geração de Colunistas do site; e eu queria, claro, um depoimento de cada um que participou. Ao contrário do que fizemos nos outros anos, enviamos algumas perguntas para incentivar os depoimentos de Colunistas, ex-Colunistas e Colaboradores. Alguns escreveram textos corridos; outros responderam diretamente às perguntas. Para não ficar, assim, uma "entrevista" solta (abaixo), achei por bem dar este esclarecimento inicial. Boa leitura! - JDB

1. Como começou sua história com o Digestivo Cultural?
Um belo dia eu descobri que o Julio lia o Chá. O Chá - para quem não conhece - é o meu blog. Ele me mandou um e-mail pedindo muito gentilmente para publicar aquele meu texto sobre amor. Eu fiquei lisonjeada, achei uma graça e o resto é história.

2. Como é (foi) escrever para o site?
Como eu não possuo regularidade nem obrigação nenhuma, acho uma delícia. É como ter uma carteirinha permanente de entrada VIP em um clube especial onde acontece uma festa interminável. Eu apareço quando tenho vontade, no meio do andamento da festa, me divirto e vou embora quando estou cansada. Volto quando sinto vontade de participar da festa outra vez.

3. Quais foram seus maiores hits? A que você os atribui?
Eu adoraria responder que meu maior hit foi "I do not want this" porque é um dos textos meus que foi parar no Digestivo por escolha do editor - isso sempre me deixa muito feliz, porque demonstra a qualidade do texto, é espontâneo - e porque eu adoro aquele texto, é "a minha cara" (com direito a palavrão e tudo). Infelizmente, não é meu maior hit. Pena. Meu maior hit foi "Hotmail versus Gmail, nem um nem outro" - 20.000 almas leram o texto - um texto que, aliás, eu nem queria escrever. O Julio ficou me perturbando por e-mail, correndo o risco de ter a jugular arrancada - meninos, eu posso ser uma verdadeira fera às vezes - até eu escrever. Ponto a mais para o Julio, que sabe cutucar o colunista/articulista para que um bom texto seja produzido. Devo isso a ele.

4. Você mudou muito antes (depois) de entrar para (sair do) Digestivo? Como era escrever antes e como é escrever hoje?
Sim, eu mudei. Eu perdi o medo de me expor, eu relaxei em relação ao que escrevo, eu me arrisco mais hoje, escrevendo. Eu defendo mais o meu texto. Não há censura nem corte nos textos no Digestivo. O ranço editorial que impera hoje no país é de editores que mutilam e assassinam a alma dos textos em nome de uma pasteurização lingüística que eles acham sei-lá-onde. Já tive problemas sérios com editores que acreditam na mutilação do texto porque "os leitores não agüentam ler longos textos na internet" e outros argumentos igualmente estúpidos. Eu amo a liberdade de escrever e a satisfação de ver o texto respeitado plenamente. O Digestivo tem isso.

5. Cite alguma coisa significativa que o Digestivo te trouxe... Boa ou ruim? Por quê?
Boas: amigos e leitores. Eu adoro gente. Adoro ser lida. Adoro as cabines de cinema, também. Eu me sinto VIP indo a uma sessão fechada para imprensa, especialmente porque eu não sou imprensa, veja bem, eu sou diretora de arte. É divertidíssimo.

6. As pessoas do Digestivo... Alguém que você citaria? Por quê? Alguém com quem aprendeu alguma coisa? O quê?
Rapaz, eles me lêem. Eu fico sempre agradavelmente surpresa em descobrir que meus "colegas de Digestivo" lêem o que eu escrevo. Eu aprecio tanto os textos dos meus colegas. Fico orgulhosa de ser lida por eles. E definitivamente, aprendi muita coisa com o Julio. Aprendi muita coisa sobre mim mesma, o que eu escrevo, como eu sou e essa é a maior lição, o maior presente que alguém pode te dar...

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Postado por Daniela Castilho
8/2/2007 à 00h23

 
Ivan Lessa: Paulo Francis

Em 1959, na revista Senhor, Francis namorava uma moça chamada Alcina, que vivia convidando ele para ir com ela à praia, em frente aonde ela morava, no posto 3 e meio. No bebedouro da editora Delta, travessa do Ouvidor, 22, Francis, de gozação, disse, "Intelectual não vai à praia". Só.(...)

Em 1968, eu comecei a escrever uma tira em quadrinhos com o Jaguar, Os Chopnics. Na boca de um personagem intelectualmente pretensioso (passava-se em Ipanema), o BD, taquei lá no script a frase de Francis que durante anos me divertira. Mas ficava incompleto. Precisava de algo mais, uma "matada", conforme se diz no metiê. Acrescentei, "Intelectual bebe".

Como autor único, ficou anos com o Jaguar pelado e desnudando suas musas. Depois passou para o Francis, como o autor da frase completa. Gozado.

Ivan Lessa, contando a história da famosa frase, na sua coluna no site da BBC.

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Postado por Julio Daio Borges
8/2/2007 à 00h02

 
Carlos H Lopes de chapéu novo

Dia 13 de fevereiro, terça-feira que vem, a partir de 19h30, o escritor mineiro Carlos Herculano Lopes lança O chapéu do seu Aguiar (Editora Leitura, 2006, 132 págs.), livro em que reúne crônicas publicadas no Estado de Minas. A festa será na livraria Leitura do shopping Pátio Savassi.

Herculano é autor de mais de uma dezena de livros, entre eles A dança dos cabelos e Sombras de julho. Premiado e consagrado como escritor, também é conhecido pelo trabalho no caderno de cultura do maior jornal de Minas Gerais.

O primeiro livro de Carlos Herculano que li foi A dança dos cabelos, no início da década de 1990, quando a obra havia sido indicada para um vestibular. A despeito disso, fiquei impressionada com a sensibilidade do autor na criação das personagens e do ambiente da narrativa. Ah, é bom salientar que eu não estava prestando vestibular na época. Foi um dos raros concursos em que as universidades mineiras indicaram livros de autores vivos, e muito vivos.

Em 2002, conheci Herculano pessoalmente, quando do lançamento do meu segundo livro de poemas. De lá em diante, passamos a freqüentar os mesmos lançamentos e as mesmas estantes. Adotei livros do autor nas escolas em que trabalhei e penso que seja, de fato, uma experiência de prazer ler suas obras. O chapéu do seu Aguiar deve se somar às deliciosas outras obras de Herculano.

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Postado por Ana Elisa Ribeiro
7/2/2007 às 14h30

 
O trem de Thomaz Ianelli

Organizado por Angélica de Moraes, jornalista e crítica de artes visuais, O trem: crônicas e contos em torno da obra de Thomaz Ianelli (Metalivros, 2006, 95 págs.) chega até nós como rastros de memórias que, como vagões, descem pelo trilho da nossa vida nos fazendo saborear sensações já vividas há tempos, e que por terem sido tão intensas, tornam-se vagões-hoje, com o cheiro, o gosto e as lembranças vivas da nossa história.

Num casamento perfeito entre a arte de Thomaz Ianelli e os contos e crônicas feitos por seis autores consagrados como Ignácio de Loyola Brandão, Carlos Heitor Cony, Nélida Piñon, Luiz Ruffato, Lygia Fagundes Telles e Luis Fernando Veríssimo, somos agraciados com essa obra deliciosa e convidados a entrar no vagão-sonho de Thomaz. Passeamos por uma obra recheada de delicadezas cromáticas que nos traz a temática recorrente da vida cotidiana e da memória de todos nós: o trem e suas estações, as paragens que comungam com nossas lembranças o cheiro e as vozes de nosso passado.

Além dos sonhos de Thomaz, os textos nos trazem a imaginação e a memória viva que perpetua no trem suas sensações, suas observações e suas necessárias paragens. Ignácio de Loyola Brandão nos fala de um cachorro que sabia exatamente a hora de chegada do trem, às 11h37, o qual traria sua comida. O animal, pacientemente, ali esperava o vagão-sonho se transformar em vagão-comida. Carlos Heitor Cony nos traz um texto melancólico que relembra o trem de prata dos túneis que marcavam a chegada à cidade de Rodeio, com suas sensações e curvas únicas, o qual chegava trazendo cheiro novo de ar, de fogão a lenha e almoço; lá, até o sol era diferente. Nélida Piñon descreve com maestria as memórias de sua infância nos contos imaginativos de seu pai que, dentro de um vagão de trem, percorre países com a família e desbrava terras imaginárias, numa descrição vil que cheira a carvão, criando seus filhos de modo que sempre sonhem, apesar das tempestades. Luiz Ruffato narra a vida de uma mulher humilde que, enquanto espera o ônibus, relembra a vida da família no interior. Lygia Fagundes Telles recorda o tempo de menina e jovem estudante nas histórias misteriosas e sobrenaturais. E por fim, Luis Fernando Veríssimo nos conta sobre um vagão-coletivo com pessoas afins, exóticas e grandes contadores de mirabolantes histórias.

Há na obra de Thomaz Ianelli a recorrência de momentos infantis emergindo de si o moleque que gostava de trens, brinquedos, pipas e passarinhos. Trabalhou como um impressionista nas horas claras do dia, em contato com a natureza no estudo da luz e das cores, mas não herdou os conflitos da alma. Foi agraciado com o Prêmio Velázquez e fez sua primeira viagem à Europa de trem, dando início aos seus sonhos e possibilidades.

A obra de Thomaz Ianelli é clara, quase translúcida, assim como os sonhos infantis, puros, munidos de uma felicidade que irradiam cores, músicas e sonhos. Assim é a obra de Thomaz, esse homem que viveu para pintar de aquarelas claras uma vida cheia de estações, de paradas, de contos e alegrias. Em sua extensa obra não há espaço para assuntos sombrios; seu jardim é sempre florido. Em Thomaz o trem parece seguir por um trilho sem fim, cujas estações têm, além do cheiro característico de ferrovia, a permanência de uma memória viva que sempre sorri. É assim que vejo Thomaz Ianelli, como uma borboleta colorida num campo para ser descoberto e desbravado com alegria e otimismo, como quem vive para sentir, ser artista e fazer uma arte feliz que segue pelos trilhos, dentro de perpétuos vagões-sonho.

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Postado por Simone Oliveira
7/2/2007 às 03h50

 
Brincando de quê?

De chef de cozinha. Ou melhor, de crítico de gastronomia. Claro que com grandes diferenças em relação aos críticos profissionais, principalmente porque não nos levamos assim tão a sério.

Talvez por isso, esse seja um espaço despretensioso, que não vai muito além de uma divertida brincadeira tocada por Fernando e Débora, um jornalista e uma diagramadora - ou uma gulosa, como ela costuma se definir.

Por aqui surgirão relatos sobre visitas a restaurantes, bares, empórios, adegas e por aí vai. Entram também comentários sobre receitas, livros, filmes, frases, reportagens, enfim tudo o que tem a ver com comida e bebida. Ou, para quem preferir, com o "mundo gourmet".

Nossa idéia é elogiar, criticar, sugerir e, o mais importante, aguçar a curiosidade dos leitores a respeito do pouco que conhecemos e do muito que ainda iremos descobrir em termos de gastronomia.

Mais do que publicar nossos relatos e opiniões, este blog surgiu para trocarmos idéias com pessoas que, como nós, sabem que uma ótima refeição acompanhada de uma boa bebida traz sensações únicas e, de quebra, abre as portas para começarmos a conhecer algo sobre realidades e culturas que acreditávamos estar bem distantes de nós.

Brincando de Chef é, portanto, um blog feito por quem e para quem sabe que mais que uma necessidade física, comer é, sim, um sentimento.

Fernando e Débora, no blog que acabaram de inaugurar, e que a Drica me indicou.

[1 Comentário(s)]

Postado por Julio Daio Borges
7/2/2007 à 00h58

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