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Quarta-feira,
23/5/2007
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Redação
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Brasileiro, sim, e no exterior
Vez por outra ouço críticas direcionadas a pessoas (inclusive a mim) que "falam mal do Brasil sem por ele nada fazer" (como se o Brasil fosse uma pessoa), ou pessoas que estão no "exterior" e querem "criticar o país". Talvez, se ao invés de defensivamente aceitar uma crítica a práticas correntes da sociedade, como sendo um insulto pessoal, pudessemos trocar idéias estaríamos todos em uma situação melhor.
A história tem dado repetidos exemplos de como pessoas que puderam experimentar em outras sociedades tiveram ótimas idéias e profundo impacto nas sociedades onde nasceram.
Eu, particularmente, amo o Brasil, mas não considero nação alguma acima do indivíduo. Para mim, quanto mais uma sociedade respeitar a individualidade das pessoas, e menos impor leis para regular isso, melhor para todos. Melhor porque cada um pode fazer aquilo que quer, aquilo que está melhor preparado para fazer. Ao mesmo tempo, valorizar a individualidade das pessoas significa respeitá-las da maneira mais consciente possível.
Muitas pessoas imaginam que para fazer "bem" para alguma coisa você tem que estar em contato direto com ela. Mas será que isso é mesmo verdade? No Brasil cansamos de ter exemplos de cientistas que fizeram carreiras no exterior, mas que contribuiram mais pela ciência no Brasil do que muitos professores encastelados nas universidades locais. Um exemplo recente é o professor Miguel Nicolelis da Duke University, que inclusive é cotado para o prêmio Nobel. Após realizar seu doutorado no Brasil, ele seguiu para uma carreira acadêmica no exterior, onde teve o apoio financeiro e a independência para realizar diversos experimentos na sua área de pesquisa. Estas descobertas e sua influência permitiram que muitos brasileiros tivessem acesso a estágios no exterior e a laboratórios que permitiram desenvolver mais profundamente pesquisas conduzidas no próprio país. Prof. Nicolelis, um apaixonado pelo nosso país, mais estabelecido, resolveu batalhar para abrir um centro de neurociência no Brasil, que fosse referência mundial. Este projeto está em andamento em Natal (RN).
Obviamente, para sua empreitada, ele recaiu nas mesmas dificuldades que muitas vezes já foram comentadas por todos que tentam exercer atividades independentes no nosso país: excesso de intereferência da burocracia local, existência de grupos estabelecidos aos quais não interessam mudanças nas regras do jogo, etc. Só que ele conseguiu subverter as regras do jogo, pois trouxe consigo novas maneiras de pensar e novas formas de financiar sua empreitada. Acho muito difícil que sem sua influência internacional, e sua capacidade como pesquisador provada através de um grande número de artigos, ele pudesse ter o impacto que está tendo na sua área dentro do nosso país.
Esta é uma dura realidade para todos que lidam com tecnologia e com conhecimento no Brasil. Era a dura realidade indiana e sul-coreana também. Até que a massa de emigrantes se tornou financiada por capital em seus respectivos países, trazendo não só dinheiro, mas técnicas, tecnologia e conhecimento. E em ambos países, pelo que meus colegas de lá comentam, a resistência foi enorme. As pessoas locais se sentem ameaçadas pelas mudanças e críticas e novas idéias. Mas, no fim, o conhecimento e a independência sempre prevalecem.
Da mesma forma, como eu condeno quem menospreza uma pessoa por sua origem, ou pelo local onde fez sua graduação, procurando sempre enaltecer os pontos fortes dos diplomas brasileiros em todas entrevistas e processos de contratação em que participo, eu também critico tudo que acho que está errado na nossa sociedade. É bom criticar, porque às vezes você encontra outras pessoas parecidas com você, e somente assim mudanças podem ser feitas. Ninguém muda nada sozinho, ou constrói um projeto sem ter apoio. E nada vai mudar se as pessoas se acomodarem.
Uma das minhas primeiras experiências no exterior, tendo saído do Brasil foi ter que ouvir "não" ou "esta idéia é ruim" para minhas idéias. E foi o melhor que poderia ter me acontecido, porque passo a passo fui melhorando a minha abordagem, e meus métodos de criar e fazer engenharia. Então, aprendi: ouvir "não" faz bem, torna o "sim" mais valioso.
Infelizmente, a nossa sociedade precisa melhorar muito, porque estamos estagnados numa época em que que o mundo inteiro está dando saltos grandes. Para isso, viajar um pouco faz bem. Ir a Bangalore, a Mountain View, a Seul, a Shangai abre nossos olhos para possibilidades, e também para o tempo perdido. A melhor política na vida é ser honesto consigo mesmo. Isso vale tanto para o nível pessoal, como para o conjunto da sociedade.
Eu, pessoalmente, adoro estar no Brasil, e quero poder voltar tão logo eu possa. Ao mesmo tempo, vou retornar nos meus termos, e não naqueles impostos por pessoas que foram incapazes de construir uma sociedade melhor nas coisas que me interessam. Muitos outros brasileiros aqui, que são permanentemente criticados por acadêmicos e isolacionistas de plantão, têm colaborado muito diretamente para a melhora do país, oferecendo palestras gratuitas nas universidades, montando colaborações em projetos diversos, lutando pela admissão de mais brasileiros em programas acadêmicos internacionais e em empresas aqui, e organizando investimentos.
Tudo é feito em silêncio, porque a primeira coisa que você aprende para fazer um projeto ou uma idéia que dê certo é que o importante é fazer, e não trompetear resultados. Vocês não imaginam os ataques entricheirados que acontecem a todas estas pessoas (inclusive dificultando ou impedindo o progresso de projetos e até de trazer investimentos de fora)... Desafiam qualquer lógica razoável. Se ao invés de temermos a competição ou sucesso alheio, procurarmos aprender com tudo e todos, como é minha política pessoal, acho que seremos todos melhores.
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Ram Rajagopal
23/5/2007 às 14h51
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Saudações cinemusicais
Extensão do meu site www.cinemaparadiso.com.br, este blog também é sobre trilhas e compositores de cinema, mas em formato menos "enciclopédico". Aqui, com frequência no mínimo semanal, pretendo discorrer sobre esses temas e assuntos correlatos.
Fábio Scrivano, que você também conhece daqui, no blog que acaba de inaugurar.
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Julio Daio Borges
23/5/2007 às 09h50
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Livros e letras
A cronista Maria Esther Lacerda lançou livro ontem, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Jornalista e escritora, ela apresenta Homem de cama e mesa ou qualquer amor.
O evento Terças Poéticas teve homenagem a Waly Salomão. Arre.
E o escritor Sérgio Fantini prepara, com esmero, o Salão do Livro & Encontro de Literatura deste ano, com homenagem à Itália e aos italianos escritores.
Já foi dito: a próxima visita ao Museu de Artes de Ofícios, no evento Ofício da Palavra, é o escritor e roteirista Marçal Aquino. Melhor correr para ver os filmes.
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Ana Elisa Ribeiro
23/5/2007 à 00h37
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Fé e razão
Até hoje os filósofos divergem sobre a existência de uma filosofia durante a Idade Média. Apesar de ter sido um período de trevas e de retrocesso intelectual, a era medieval abrigou homens que deixaram sua marca na história do pensamento. É o que apresenta parte do curso Os Pensadores, na Casa do Saber.
O problema em aceitar essa herança, para o filósofo Maurício Marsola, é a mistura entre racionalidade e religião que prevaleceu na Idade Média – o que comprometeria a neutralidade (e a própria essência) da filosofia. Santo Agostinho deixou uma obra amplamente lida nos corredores acadêmicos e também nos conventos: Confissões.
Mas a dualidade fé/razão com que guiava suas reflexões fez com que muitos contestassem em Agostinho o título de filósofo. O racionalista Émile Bréhier, por exemplo, afirma que nunca existiu filosofia no período medieval, uma vez que a “filosofia cristã” seria uma contradição. Já Étienne Gilson defende que o termo não é contraditório. “Apenas circular”, diz ele, de modo que a filosofia tenha coexistido, na Idade Média, em parceria com a fé.
Seja filosofia ou não, a herança de Agostinho é inegável não apenas na fé cristã, mas na história do conhecimento. Com ou sem religião, para entender a essência de seu pensamento é preciso esquecer o eterno conflito fé/razão, do qual poucos conseguem fugir.
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Tais Laporta
22/5/2007 às 11h08
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Vade Retro, Axé
Os acordes sacolejantes de Axé Music, ao mesmo tempo que reúnem milhões ao entorno dos trios elétricos na Bahia no carnaval, também podem surtir efeito contrário e espantar multidões. A primeira experiência dos poderosos efeitos bélicos desta "arma subjetiva" foram registrados na Virada Cultural, em São Paulo.
Segundo informações do nosso enviado especial ao evento, Mala Mafra, na hora do "salve-se quem puder" deflagrado no show dos Racionais MCs, na Praça da Sé, a organização do evento apelou para o ritmo baiano como medida de emergência. Os DJs ninjas que comandavam as pistas Psitrance e Tecno, nas ruas Direita e XV de Novembro, trocaram os CDs de música eletrônica pelos de Axé. Ninguém suportou a tortura e a pista foi esvaziada. Logo, as duas vias que eram as principais "rotas de fuga" da Praça da Sé fora desobstruídas, o que pôde evitar tragédia maior.
Tilda, no Desagradável, um blog que eu acabo de descobrir.
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Julio Daio Borges
22/5/2007 à 00h54
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O gênesis na argila
O Museu de Arte Contemporânea da USP traz em sua agenda vários cursos voltados para os diversos públicos: artistas plásticos, arte educadores, estudantes de artes e pessoas em geral, todos interessados em aprofundar seus conhecimentos e atualizar-se sobre este vasto mundo interessante e polêmico que é o das Artes.
Dessa vez, fomos agraciados pelo MAC com o interessante e tão esperado curso A Argila como veículo de auto-conhecimento, criatividade e expressão ministrado por Sil Farina, mestranda do Programa Interunidades em Estética e História da Arte, especialista em Monitoria em Artes (MAC USP), especialista em Arte Terapia (Sedes Sapientiae) e graduada em Comunicações e Artes (FAAP).
Remotamente, assim como participante da criação do homem (gênesis), a memória da argila é muito mais antiga do que imaginamos. A arte propriamente dita, ou seja, o tratamento estético dado à argila é encontrado já no paleolítico superior, em modelagens de pequenas figuras de barro, pedras, ossos e madeira. Milênios mais tarde, já no neolítico, começam a aparecer os primeiros vasos e vasilhas de caráter decorativo - utensílio essencial para a vida cotidiana do homem.
Possuindo uma propriedade plástica que induz a criatividade, a argila é um dos meios de expressão que, trabalhada com as mãos, propicia a extensão do "eu" de seu criador. Passando de barro a obra, além de resistir ao fogo e à nossa memória, ela ainda faz parte da história da nossa casa, da nossa alimentação, nas vasilhas utilizadas, bem como de muitos rituais religiosos.
Sil Farina é, antes de tudo, uma ceramista de almas. Propõe, nesse curso, o auto-conhecimento numa constante busca da interação entre homem e argila, num processo de extensão do seu universo interior através do barro.
Sil recheia suas aulas com uma filosofia de vida otimista e feliz, buscando interagir de forma positiva com a vida, com a alma e com o que de mais intocável podemos ter dentro de nós. Em aulas ministradas com música e exercícios respiratórios, propõe que nos voltemos a nós mesmos, num verdadeiro resgate do nosso "eu", de quem somos, de quem fomos e do que deixamos perder. Sugere, ainda, íntimas e profundas transformações nas recordações de sonhos esquecidos e promessas passadas; graças ao toque da argila, nos exercícios feitos com os olhos fechados, aguçando ainda mais a criatividade de cada um. É nesse "regresso" proposto que trabalhamos com nossas mãos buscando, assim, desancorar nossa alma e trazer à tona um pouco desse "eu" que dá vida às obras de argila de forma tão maravilhosa e inusitada.
A primeira turma, carro-chefe das próximas, encerra o curso em 22 de maio de 2007. O MAC já cogita formar nova turma e estuda a possibilidade de um segundo curso que dará continuidade a este.
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Simone Oliveira
21/5/2007 às 17h49
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Solteirice
Mais uma vez, solteira em definitivo. Isso aqui não é classificados. Todas as pessoas que ousam ler isso aqui sabem, pelo menos, de metade de minha vida. Posso falar do livro do Saramago?
Então: acabei de ler As Intermitências da Morte. Divertido, mas me irritei com o fim. É uma história divertida sobre a personagem morte. Ela é hilária, inteligente e sagaz, mas se atrapalha um pouco. Queria discutir com alguém sobre o final do livro, mas ninguém que eu conheço leu. E agora?
Vou pro Tango escrever minhas opiniões um dia. O Café, claro. Um caderno... porque esse é o tipo do programa que nem todo mundo tem saco de aceitar. Mas eu sou a favor, então vou. Chega um momento em que ser solteira se torna quase uma profissão: você define onde ir, quando ir, que roupa usar e o mais importante: que acessórios ter à mão.
Porque, quando todos os seus amigos estão ocupados e/ou namorando, e você percebe que não há mais ninguém da sua faixa etária que você curta compartilhar momentos disponível, você pega o irmão do códex e vai pra um canto legal, da cidade ou do teu quarto. É sempre bom. Daí, no caso de você ter escolhido a cidade, tem um monte de opções e em todas pode ver as pessoas e o comportamento delas e escrever contos divertidos em seu caderno ou agenda, também à mão ou ler o livro que carregas. Que seja num lugar agradável, sem muito barulho e calor. De preferência, longe da rua e do trânsito. Opa, tem que ser uma cafeteria. Acabaram as opções, eu tentei ir além dos cafés e tortas e salgadinhos legais. Ia esquecendo: no caso do teu quarto, pode ficar de camisola, pijamas, calcinha e camisão ou simplesmente pelada na cama lendo e escrevendo abobrinhas como essa que ninguém vai se importar e você vai se divertir à beça (mas tem é tempo que não leio/ouço/vejo essa expressão). Cuidado com uma coisa: caso isso seja freqüente e você se divirta muito, sua mãe pode vir a te acusar de depressiva e lhe encher a paciência para que encontres um analista o quanto antes. Ou seja, disfarce!
Tati, no Café: extra-forte, que linca pra nós.
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Julio Daio Borges
21/5/2007 à 00h34
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Allen Ginsberg (1926-1997)
Hoje, lembrando de repente que há dez anos, em abril, Allen Ginsberg (1926-1997) se foi. Poucas pessoas foram tão absolutamente poetas. Ou poucas viveram tão intensamente a poesia, ou de poesia, ou para a poesia.
No centro da beat generation, onde é costumeiramente situado pela crítica, Ginsberg é, talvez, a única voz que realmente transcende os limites daquela formulação, daquele conteúdo ou daquela época. Os beats, apesar do alcance e influência, ainda assim tendem a formar um nicho, um momento histórico apenas. Mas Ginsberg já alcança uma dimensão universal, resistente ao tempo.
São dez anos e sou fetichista (como quase todo mundo) com esse negócio de datas, por que não? Transcrevo frases do "Kaddish" (seguidas da ótima tradução de Claudio Willer), poema quase tão famoso quanto "O Uivo" - mais pungente e mais apropriado para lembrar. Do pó ao pó, de Ginsberg para Ginsberg:
"Dreaming back thru life, Your time - and mine accelerating toward Apocalypse, the final moment - the flower burning in the Day - and what comes after... / ...Back to the Babe dark before your Father, before us all - before the world There, rest. No more suffering for you. I know where you've gone, it's good."
"Sonhando de novo através da vida, Teu tempo - e o meu acelerando-se rumo ao Apocalipse, o momento final - a flor queimando no Dia - e o que virá depois... /... de volta à escuridão Bebê anterior ao seu Pai, anterior a todos nós - anterior ao mundo Lá, repousa. Mais nada de sofrimento para você. Sei para onde foi, tudo bem."
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Guga Schultze
18/5/2007 às 23h52
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Elgar e seus enigmas
Ele não tem 1% do prestígio de nomes como Bach, Mozart e Beethoven, cuja obra somada, me arrisco a confessar, não me emociona tanto quanto um de seus concertos ou sinfonias. Suas composições transbordam de sentimentos profundos e universais, mas ele é ainda visto por muitos como mero porta-voz de um Império. No próximo dia 2 de junho, completam-se 150 anos de nascimento desse gênio da música orquestral, mas é improvável que fora de seu país natal a data inspire alguma homenagem.
Estou falando de Sir Edward Elgar (1857-1934), compositor romântico inglês que preencheu uma enorme lacuna deixada por Henry Purcell (1659-1695), e abriu caminho para Ralph Vaughan Williams (1872-1958) e Benjamin Britten (1913-1976), seus aclamados sucessores. Auto-didata, Elgar cresceu na loja de música do pai, organista da cidade de Worcester. Trabalhou inicialmente como instrumentista e maestro da região, chegando até a reger no hospício local, provavelmente uma das experiências pioneiras em musicoterapia. Suas primeiras composições relevantes, Salut d'Amour (1888) e a Serenata para Cordas (1893) foram dedicadas à esposa e já revelam seu fantástico dom melódico.
Porém, somente com as famosas Variações Enigma (1899) é que Elgar começou a chamar atenção internacional. São catorze variações, dedicadas secretamente a um parente ou amigo - a melodia sobre a qual ele desenvolve cada variação também não foi revelada. O tema intitulado Nimrod, posteriormente identificado como o colega editor August Jaeger, é comovente.
Em 1901, compôs o estimado oratório Sonho de Gerontius e a primeira das cinco marchas da série Pompa e Circunstância. Orgulhoso desta criação, o compositor declarou que uma melodia como aquela surgia apenas uma vez na vida. Entretanto, por sugestão do rei Eduardo VII, ganhou uma letra ufanista (Terra de Esperança e Glória), que acabou criando uma forte e prejudicial associação entre Elgar e o Império Britânico. Para piorar, viria a ser adotada como hino oficial de cerimônias de formatura, criando um vínculo irreversível com eventos cafonas.
Ainda no mesmo ano, Elgar escreveu sua primeira sinfonia, um trabalho magnífico, quintessência da "melancolia heróica" de seu estilo. Ele vivia num estado de espírito que oscilava entre a nostalgia e o idealismo, e esse temperamento bipolar é evidente em suas composições. Igualmente satisfatórias são as exuberantes aberturas In London Town (1901) e In the South (1904).
Outro trabalho indispensável, passaporte incontestável para a imortalidade de qualquer compositor é o Concerto para Violoncelo (1919), uma das mais lembradas interpretações da violoncelista inglesa Jacqueline du Pré. Para o biógrafo Michael Kennedy, sua tristeza desoladora é resultado de alguém "cansado do mundo, encontrando consolo na beleza da música".
Edward Elgar faleceu em fevereiro de 1934. Adepto de melodias fortes, sentimentais e acessíveis, conduzidas por orquestrações grandiloqüentes, nunca impressionou cínicos, insensíveis e elitistas. Apesar da admiração de figuras do porte do dramaturgo George Bernard Shaw, do maestro Hans Richter e do compositor de cinema John Williams - a marcha da seqüência final de Guerra nas estrelas é puro Elgar - é geralmente classificado como coadjuvante no romantismo europeu da segunda metade do século XIX. É um dos grande enigmas da história da música, o pouco reconhecimento de um artista que, nas certeiras palavras do compatriota e também músico Hubert Parry, sabia alcançar o coração das pessoas.
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Fábio Scrivano
18/5/2007 às 12h57
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Centro Cultural São Paulo
O Centro Cultural São Paulo completa 25 anos em 2007. Enquanto boa parte do público e dos jornalistas se esquece - salvo uma menção aqui e acolá -, os paulistanos que frequentam o local têm de arcar com um presente às avessas. O lugar está fechado por ocasião de um incêndio ocorrido depois da queda de um balão no telhado. Em função disso, as bibliotecas, conforme consta no site do Centro Cultural, estão fechadas por tempo inderteminado.
Mesmo com esses contratempos, há quem apresente impressões especiais sobre as sextas-feiras felizes, como se pode ler aqui.
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Fabio Silvestre Cardoso
18/5/2007 às 12h46
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