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Quarta-feira,
25/7/2007
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Redação
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10º Búzios Jazz & Blues I
O tempo está agradável em pleno inverno em Búzios, cidade localizada na região dos Lagos, a três horas do centro do Rio de Janeiro. Hoje foi até possível vislumbrar um forte sol por aqui, se bem que acompanhado por um vento intenso. Mas esse clima cool se encaixa perfeitamente em um festival de jazz e blues que comemora sua 10º edição na cidade a partir de hoje (25) e se encerra no sábado (28). Enquanto escrevo, já acontece a passagem de som do saxofonista francês Idriss Boudrioua, que abrirá a noite de hoje, seguido pelo Blues Etílicos.
Serão dois shows por noite que acontecem no Pátio Havana e na Chez Michou Crêperie, às 22 e 00h, respectivamente. O primeiro, um restaurante rústico com vista para o mar da praia da Armação, será restrito para quem conseguir reservar mesas e, o segundo, logo em frente ao Pátio, será executado ao ar livre e aberto ao público, com capacidade para 500 pessoas. Ambos estão localizados bem no centro da cidade, próximos à Rua das Pedras, onde se concentram os restaurantes, bares e lojas do balneário, composto por mais de 20 praias e que ainda guarda à beira do mar uma de suas maiores lembranças: a estátua da atriz francesa Brigitte Bardot, que adotou a cidade como destino de suas férias em 1964.
Mais intimista que outro festival da região, o Rio das Ostras Jazz & Blues, tanto em número de shows quanto na capacidade de seus ambientes, o casting desse ano talvez seja uma tentativa de comemorar voltando às raízes, trazendo bandas que participaram das primeiras edições do festival e não retornaram nas posteriores. São elas: Celso Blues Boys e Blues Etílicos, dois postulados do blues nacional com uma carreira de mais de 20 anos. Além disso, o festival mantém tradições e apresenta o saxofonista, produtor, compositor e arranjador Leo Gandelman, presença assídua em edições anteriores.
Mas as semelhanças param por aí. Além de Idriss, o festival contará com as presenças de peso de Phil Guy, irmão mais novo de um dos mitos do blues, Buddy Guy; e o nosso compositor, cantor, instrumentista e arranjador João Donato. Mas o cheiro de novidade reside em atrações como a baterista americana Cindy Blackman e o guitarrista Charlie Hunter, que toca com Leo Gandelman. No sábado (28), visando agradar um público diversificado, a curitibana Big Time Orchestra será responsável por um show de entretenimento que conterá músicas de Elvis Presley, Beatles e Ray Charles.
A vocalista da Rio Jazz Orchestra, Taryn Szpilman, abriu o festival com um show especial em comemoração da década do evento no Pátio Havana na noite de sábado (21). Loira tatuada, Taryn abusou do estilo rock´n´roll, característica também do resto da banda, e finalizou o show ao executar "I got you (I fell good)", de James Brown, que levantou a platéia. A cantora gravou seu primeiro CD solo no ano passado: o disco conta com uma composição inédita de Zeca Baleiro e participação especial de Frejat.
Confira a programação completa do festival no 10º Búzios Jazz & Blues e aguarde mais notícias aqui.
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Marília Almeida
25/7/2007 às 17h54
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Curso de MPB
Um time de músicos, escritores, jornalistas, pesquisadores e especialistas vai apresentar e debater questões que envolvem o universo da MPB no curso de Música Popular Brasileira promovido pelo Espaço Cult. Serão oito aulas, sempre às terças-feiras, às 21 horas, a partir do dia 7 de agosto até o dia 25 de setembro.
Com curadoria de Francisco Bosco, o curso, que é voltado para estudantes, compositores, críticos e amantes de música, tem o objetivo de oferecer uma reflexão sobre diversos aspectos e polêmicas da música popular brasileira. São 30 vagas, sendo que os alunos têm a opção e fazer o curso integral ou se inscrever apenas para as aulas de seu interesse.
O professor do Departamento de Lingüística da USP, Luiz Tatit, irá abordar a definição de canção. Também discutindo a canção, o músico José Miguel Wisnik vai mostrar a importância da canção como forma de expressão. Ainda sobre estética e linguagem, o letrista Carlos Rennó vai explicar o porquê da letra de música ser considerada uma modalidade de poesia. Para quem se interessa por crítica musical, pode conferir a aula do articulista Arthur Nestrovski sobre o assunto.
O programa conta também com aulas específicas sobre artistas da música brasileira. É o caso do jornalista Fernando Barros, que irá analisar a carreira de Chico Buarque. Walter Garcia, também jornalista, vai discutir a obra de João Gilberto. Ernesto Nazareth será lembrado e analisado pelo historiador Cacá Machado. Haverá espaço também para artistas contemporâneos, como o grupo de rap Racionais MC's, que será tema da aula da psicanalista Maria Rita Kehl.
Para ir além
Espaço Revista Cult
Praça Santo Agostinho, 70 - 10º andar - Paraíso - São Paulo/SP (estação Vergueiro do metrô) - De segunda à sexta, das 9h às 20h - Tel: (11) 3385.3385
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Débora Costa e Silva
25/7/2007 às 17h40
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O jornalismo morreu
Alguns dizem: a crise não é do jornalismo, mas do modo de se fazer jornalismo. Nesse sentido, seria equivocado questionar o fim dos jornais impressos. Você concorda? A convergência entre mídias, como a aproximação entre a Internet e os impressos, pode resultar em algo diferente positivamente para os leitores e internautas?
Pode ser que os jornais não acabem, mas a partir do momento em que em dois anos teremos 2 bilhões de pessoas na Rede, e vendo que hoje se fazem 100 milhões de downloads do YouTube por dia, algo mudou e ainda está mudando.
Em 20 de agosto de 1994, a Folha de S.Paulo vendeu quase 2 milhões de exemplares com a inclusão aos domingos do Atlas Folha. Hoje você pode incluir até um iPod que nunca mais teremos esse "quase 2 milhões", no máximo se chega a 400 mil exemplares.
Cláudio Júlio Tognolli, entrevistado pelo Fabrício Marques, e citado pelo Jorge Rocha, no seu novo blog, que linca pra nós.
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Julio Daio Borges
25/7/2007 à 00h59
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Purificada
arte: Jozz
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Elisa Andrade Buzzo
24/7/2007 às 14h44
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Wayback Machine
Há pelo menos três anos, sempre que conheço um site que valha a pena, consulto o Wayback Machine para ter uma noção geral sobre sua trajetória. Para quem não o conhece, trata-se de um projeto do site Internet Archive que pretende armazenar perenemente todas as páginas da Internet. Ele o faz de forma regular e à surdina. (Quem tem acesso às estatísticas de seu próprio site poderá notar o robot da Alexa, que consome uma boa quantidade mensal de banda.) Uma das primeiras providências que tomei, ao tomar contato com esse projeto, foi redobrar minha atenção a tudo que publicava em meu próprio site, uma vez que, ainda que eu delete um texto do qual me arrependa, o mesmo continuará arquivado no banco de dados do Wayback. (Bom, é possível solicitar a retirada de páginas, mas isso é uma preocupação das mais chatas. Quem não quiser ver seu blog ou site arquivado fará melhor se colocar uma proibição de acesso para o robot da Alexa num arquivo robots.txt.)
Enfim, eis, por exemplo, o histórico do Yahoo (um dos portais mais antigos), o do Digestivo Cultural e o do primeiro site que fiz, em 1998 (e já desativado), mas que só entrou no Archive em 1999. Que vergonha do meu amadorismo internético daqueles tempos...
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Yuri Vieira
24/7/2007 às 07h14
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Curso de Criação Literária AIC
Está aberta a temporada de matrículas para o programa anual de Criação Literária (Poesia, Ficção e Não-ficção) da Academia Internacional de Cinema.
O programa contém oficinas e seminários com editores e escritores como João Silvério Trevisan, Marcelo Rezende, Michel Laub e Wagner Carelli. Além disso, inclui também palestras e mesas redondas com escritores convidados, sarau e lançamentos de livros durante o ano. Confira o programa completo e biografia dos professores no site da AIC. As aulas começam no dia 6 de agosto.
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Marília Almeida
24/7/2007 às 03h16
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Digestivo no Podcrer
Às vezes eu esqueço há quanto tempo eu conheço o Vicente Tardin. Hoje ele me lembrou que já tem mais de cinco anos e que o Digestivo e o Webinsider - site que ele com muito brilho comanda - têm praticamente a mesma idade (!). Os dois começaram em 2000, mas o Vicente me ensinou tanta coisa, nestes anos todos, que eu guardo a terna impressão de que ele começou antes, muito antes.
O Vicente sempre me pareceu mais sábio do que todos nós - que viemos depois -, porque ele ainda pegou a lendária "bolha". Eu o invejava saudavelmente quando ainda estava no banco, porque ele passava o dia inteiro fazendo o que eu só podia fazer nas horas vagas: escrever, editar e publicar. Quando me contou, à época, que era um dos donos do CliqueMusic (site que, mesmo desatualizado, continua sendo o melhor em música), eu pensei: "Esse cara só pode ser famoso".
E atravessamos o pós-bolha juntos. Ele sempre um pouco mais à frente, para não perder a tradição. Resistimos sem ensaiar, claro, à velha tentação de virar papel (revista, no caso) - embora ele tenha participado do lançamento de um livro (de um colaborador seu) a partir do Webinsider. O Vicente ainda se lançou na área de cursos e - pelo que eu sei - dá aulas até hoje; eu já dei palestra, participei de mesa, fui entrevistado, mas ainda não me aventuro a ser professor...
Passadas essas turbulências todas - e mais aquelas idéias mirabolantes (para gerar receitas salvadoras) -, às vezes nos encontramos no MSN e, modéstia à parte, constatamos: "Não é que nós tínhamos razão?". Podemos falar de internet agora, e de tudo o que ela representa, sem parecermos completamente loucos. Até nos pagam por isso; não é insano? Hoje, o Vicente diz que eu estou na frente dele, porque o Digestivo tem um Editor-assistente... Mas ele provavelmente se esquece de que o Webinsider já teve o seu bem antes.
Assim, foi com muito prazer que eu participei do Podcrer, que é atualmente o podcast em português de que eu mais gosto. Quando termina minha rotina semanal de downloads, é o podcast que eu ouço primeiro. E sempre tem insights muito bons; do Vicente, do Michel Lent e dos convidados que eles chamam. Nesta edição, eu tentei acrescentar alguma coisa (acho que ficou relativamente bom, porque, senão, não tinha nem escrito este texto introdutório). Tentei prestar, no ar, minha homenagem ao Podcrer, mas eles foram muito modestos. (Fica aqui, então, o reforço.)
Falamos, pela ordem, do modelo editorial do Digestivo, dos modelos de receita em sites como os nossos, de publicidade em revistas eletrônicas, de anunciantes pequenos e médios (que nos ensinaram, e que aprenderam conosco, sobre essa ferramenta indomável que é a internet). O Vicente conduziu tudo como um maestro e o Michel fechou com boas conclusões. E foi, de certa maneira, emocionante participar da gravação, pelo Skype; tanto que, na minha inexperiência, eu atropelei bastante os dois. (Não estava me ouvindo direito mas acho que não soei de todo mal...).
Falamos, ainda, de como se colocar na posição do cliente (anunciante), de como - à maneira das pequenas agências - acabamos fazendo o "meio-de-campo", de como mostrar os resultados é importante; e voltamos para os modelos de colaboração, para a participação do leitor, e para o delicado papel do jornalista nestes tempos de blog. Encerramos com a "nova" mobilização política (proporcionada pela internet), e com outros tópicos mais prosaicos: como a cobertura da recente tragédia em Congonhas...
E eu pretendia entrevistar o Vicente Tardin, em algum momento, aqui no Digestivo - mas ele acabou saindo na minha frente, mais uma vez (!). E, ainda que ele tenha me entrevistado, continuo querendo ser como ele quando eu crescer. E confesso que já ficaria muito contente, também, em ter a metade dos contatos do Michel (e de falar com metade da segurança, dele, sobre os números da internet brasileira). Eles são os players; eu sou apenas um arrivista.
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Digestivo no Podcrer
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Julio Daio Borges
24/7/2007 à 00h12
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Os Jornais Acabam? IV
O que é o tão falado jornal? Tradicionalmente, uma publicação em papel e diária, com conteúdo essencialmente jornalístico, produzido majoritariamente por jornalistas graduados, vendido por um preço baixo (mas inacessível para muitos) e sustentado por publicidade. Pois bem: desde o advento da comunicação de massa a periodicidade diária deixou de ser a regra. O "tempo real" atropela nossas coberturas, o que não significa que não possamos continuar nos organizando no ciclo diário. O conteúdo jornalístico há muito já não é especialidade dos "jornais" - além disso, jornalismo e entretenimento se misturam cada vez mais, independente do suporte. O monopólio dos jornalistas, que nunca foi benéfico para o interesse público, foi relativizado ainda mais pelas novas tecnologias e pelo crescente índice de alfabetização, especialmente em um país como o Brasil. Jornais pagos dão lugar aos gratuitos, ou quase isso, aproximando do texto escrito (ainda que em pequenas porções) um público acostumado apenas com imagens. Conseqüência: a circulação dos jornais em todo o mundo, inclusive no Brasil, cresce. Sustentados por publicidade cada vez mais. E o papel? Sinceramente, pouco me importa o papel. Espero ler matérias, reportagens, entrevistas, charges, artigos, crônicas e outros gêneros, em papel, monitor ou qualquer um dos inúmeros dispositivos que serão lançados nos próximos anos. O sagrado jornal, acredito, já nem existe mais. Pensando assim, terá vida longa...
Carlos d'Andréa
Belo Horizonte/MG
Creio que os jornais ainda terão uma sobrevida nas próximas décadas, posto que o hábito de leitura é secular e ainda temos um grande contingente de leitores e apreciadores do bom texto jornalístico e literário. Talvez a grande imprensa, por fazer parte da indústria cultural, se renda aos novos formatos e as novas mídias, mas a reflexão e o aprofundamento certamente têm tradição na imprensa escrita e por mais que queiramos nos render às novas tecnologias muitos leitores, como eu, se entusiasmam ao folhear um bom jornal, ao sentir o cheiro de tinta e o conforto de poder levar seu exemplar para qualquer lugar que seja. Não creio que os jornais acabarão tão cedo. E estou certo de que ainda estarei vivo e no final dos meus dias ainda vou ler as manchetes de jornal anunciando um novo mundo possível.
Osni Dias
Dourados/MS
O "Jornal de Papel e Tinta" sim, por razões econômicas. Um jornal tem duas fontes de receita: venda de exemplares (assinaturas e venda avulsa) e venda publicitária (publicidade e classificados). Classificados estão perdendo para os sites especializados, tipo Webmotors, Zap, etc. No site vão ser disponiblizadas matérias, anúncios, pod e videocast e será atualizado em tempo real.
A receita da venda de exemplares não paga o custo marginal do exemplar (papel e tinta), sendo o jornal fortemente dependente da venda de publicidade para sobreviver. Ela não será suficiente, pois a internet e outros veículos, como revistas, competem pela mesma verba. Vão sobrar os jornais na internet, site + newsletter diária e, usando a tecnologia de e-print, vão ter as manchetes impressas, no escritório ou em casa, em 4 ou 6 páginas A4 ou letter, com chamadas para o site. A publicidade que vende vai estar nessas 4 páginas. Talvez uma edição impressa com poucas páginas, com um espaço destinado à publicidade maior e com chamadas para o site.
Francisco Camargo
São Paulo/SP
Para o jornalismo impresso, é visível que apenas uma remodelação de seus conceitos e técnicas trará os leitores e anunciantes de volta às suas páginas. Seu fim não está fadado enquanto houver a prerrogativa de mudança. É necessário a este meio a (re)convicção em aspectos tais como credibilidade, aprofundamento e imparcialidade e, sobretudo, é importante a esta mídia aprender uma lição com a irmã caçula no mundo midiático (a internet): há que se ter integração e interatividade dos leitores, seja através de reuniões de pautas nas quais estes participem, seja por meio de fóruns e canais abertos de discussão. Mas se este meio realmente quer se manter vivo para o leitor da próxima geração, uma coisa é fato: não há como prendê-lo somente com a coluna de cartas. E quem acreditar no contrário, este sim merece a morte de suas idéias.
Ana Júlia Muniz
Uberlândia/MG
Não considero que semelhante ocorra. O autor não considerou que historicamente as empresas passam por reformulações, assim como as instituições. O jornal como conhecemos percorre na atualidade ciclos de reciclagem com a chegada da era digital. Possuímos blogs jornalísticos de excelência, como muitos que devem ser desacreditados. A imprensa empresarial capitalista, como conhecemos, foi atingida em seu auge, surgindo, inclusive, a imprensa patrocinada e dirigida de distribuição gratuita na Europa, distribuída nos transportes públicos. Há algumas décadas estudei e publiquei ensaios sobre a dinâmica da imprensa nas comunidades interioranas do Brasil, como a região de Petrópolis. Até mesmo a publicação de livros foi acusada de estar em extinção! A sociedade possui hábitos cíclicos e condicionantes. Enquanto houver uma folha de papel, uma cópia a ser distribuída principalmente em comunidades, nunca se extinguirá a imprensa. Os panfletos foram o denominador político da imprensa revolucionária na França.
Oazinguito Ferreira da Silveira Filho
Petrópolis/RJ
[Feedbacks dos Leitores do Digestivo à Promoção]
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Julio Daio Borges
24/7/2007 à 00h08
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Combates culinários
"A melhor refeição do mundo, a perfeita,
raramente é sofisticada ou cara."
Anthony Bourdain
Não possuo conhecimento de gastronomia, mas tenho apreço pelos sabores. Não ligo se uma comida tem gordura trans, açúcar em excesso ou asseio duvidoso no preparo se for saborosa. É por isso que não me conformo com certas invenções da indústria alimentícia, ou mesmo de culturas locais, que desvirtuam os objetivos de um bom alimento. Quantas pessoas saudáveis você não vê renunciando ao melhor para comer algo com gosto de palha só porque "é bom para a saúde"? Eu não vou me privar de manteiga, leite integral, azeite de dendê, carne vermelha e açúcar refinado enquanto ainda não for suicídio ingeri-los. Digo mais: se me for dado um ultimato do tipo moqueca de verdade com a morte ou moqueca sem dendê, sou bem capaz de optar pela primeira opção. Só vou pedir para caprichar no leite de coco. Nada contra quem queira "viver mais", mas eu me sinto obrigado a fornecer informação contrária à corrente. Não custa abrir os olhos de quem nunca provou certos sabores.
Margarina x Manteiga - "Creme vegetal aromatizado". A saborosa manteiga, feita do leite da vaca, foi substituída por uma gordura de soja, aromatizada por alguma essência à base de planta ou algum bichinho inimaginável. A margarina nunca tem o sal da manteiga, é sempre insossa. As "sem gordura trans" e "sem sal" então, Deus!, como alguém pode pôr aquilo no pão? É preferível comer pão molhado na água do que com margarina sem sal e gordura. Se tiram o sal e a gordura, o que resta, ora!? Pelo menos água é mais barata. Além do mais, toda semana tem uma pesquisa que desmente que margarina é melhor para a saúde. Na outra semana mentem de novo. Na dúvida, opte pelo sabor.
"Moqueca" capixaba x Moqueca baiana - Reza a lenda que três baianos viajavam para o Rio de Janeiro quando resolveram parar no meio do caminho para comer. Como estavam à beira-mar, pescaram uns peixes e cozinharam com os ingredientes que acharam naquele pedaço de terra. Não dava para fazer uma moqueca, já que não havia leite de coco nem azeite de dendê por perto. Os nativos comeram da comida oferecida pelos passantes e ficaram encantados. O cozinheiro do trio de baianos disse: "Isso que vocês não comeram uma moqueca!". Pois os nativos rezaram uma missa para os baianos, crendo que eles eram o Pai, o Filho e, o que tinha cozinhado, o Espírito Santo. Estava fundado um novo Estado brasileiro. Contudo, os capixabas de então entenderam errado, achando que o prato era uma moqueca de verdade, e assim chamam a iguaria até hoje.
Vegetarianismo x Onivorismo - Acho muito louvável que algumas pessoas queiram uma vida saudável e/ou sejam contra a matança de animais. Mas do ponto de vista do paladar, o vegetarianismo é uma afronta à diversidade de sabores. Imagine não comer churrasco, hambúrguer, torresmo, cachorro quente, moqueca, bacalhoada, galinha ao molho pardo. Para os vegetarianos, ovovegetarianos e similares, adianto que
muitos produtos que julgamos livres de animais mortos têm ossos, tendões e peles de animais (balas e gelatinas), colágeno de peixes ou caracóis (cerveja), besouros triturados (corante usado em alimentos "sabor" morango e uva), gordura de porco (biscoitos) entre outros, como relata uma reportagem da Folha (para assinantes). Se vou comer animais de qualquer jeito, que eu coma os mais saborosos!
"Canjica" paulista x Mugunzá - Na Bahia chamamos de mugunzá um milho branco cozido em leite de vaca, leite de côco, açúcar, cravo e canela (uma pitada de sal vai bem). O resultado é um creme grosso, saboroso, para o café da manhã, a merenda da tarde ou mesmo para substituir o jantar. Aqui vejo esse mesmo milho branco cozido (me contaram que às vezes em água!), misturado a amendoim torrado (!!) e jogado num leite ralo e às vezes com leite condensado. Fraco e exageradamente doce desse jeito, só poderia mesmo ser servido como uma (medíocre) sobremesa. Deram o nome de canjica - o que na Bahia é o nome de outro prato de milho também muito mais gostoso. Quando for até lá (principalmente nessa época de festas juninas), peça mugunzá e canjica e note a diferença.
Poderia citar ainda outros combates em que um lado ganharia de lavada, como "leite" desnatado (água branca) versus leite integral ou peixe fresco versus peixe congelado. (Eu pensava que em São Paulo só se comia peixe no litoral. Fiquei chocado quando vi aquele monte de gelo sob animais de guelras marrons, em contraste com a Tarifa, em Porto Seguro, onde perguntamos diretamente ao pescador se o peixe está fresco e ele mostra as guelras vermelhas como sangue para provar que sim. Paciência, pior é ficar sem peixe.) Deixo a dica para que experimente também um bom requeijão, com a gordura escorrendo pelos buraquinhos e com aquela textura meio esfarinhada e o gosto salgado, meio defumado, difícil de explicar. É covardia comparar com a mussarela de supermercado. A vida é curta para todos e lembre-se, como diz um chef que não hesita em provar de tudo, que seu corpo não é um templo. Profane-o sempre que puder.
* * *
P.S. I - A lenda da criação do Estado do Espírito Santo e da moqueca capixaba foi totalmente inventada por mim. Os capixabas que não me levem a mal, foi só uma brincadeira bairrista. Nunca comi a moqueca deles e estou pronto para prová-la o quanto antes. Mas continuarei dizendo, por pura iplicância, que, se não tem dendê, não é moqueca.
P.S. II - Encontrei, na comunidade do Anthony Bourdain no Orkut, uma matéria de 2003, da Veja São Paulo, que relata uma degustação que o chef fez pela capital paulista de comidas populares como pastel de bacalhau, bauru e empada, e da qual tirei a epígrafe desse texto.
Nota do Editor
André Julião mantém o blog Um baiano em Campinas.
[3 Comentário(s)]
Postado por
André Julião
23/7/2007 às 11h58
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Maniqueísmo
Dois anos, duas Flips (com a minha participação) e muita decepção, para não falar tristeza, com parte da platéia desta feliz e sempre surpreendente festa literária.
Poxa vida, observei, tanto em 2006 quanto em 2007, o respeitável público vaiar autores pelo seu posicionamento político ou econômico. Isto é muito feio!
Uma das "tomatadas" aconteceu na mesa composta por Robert Fisk e Lawrence Wright, quando o primeiro ofendeu o segundo, ao asseverar que a questão postulada era idiota e, ainda, cutucou: "só podia vir de um americano".
Ato contínuo, a platéia apoiou Fisk e o resultado: vaias para Wright.
Assim foi que, imediatamente, me lembrei da mesa composta por Christopher Hitchens e Fernando Gabeira, na Flip de 2006, onde o mesmo aconteceu. Gabeira, como Fisk, achou que estava em um duelo. Conseqüência: tentou humilhar Hitchens. Pior, o respeitável público chancelou! Resultado: "ovos" em Hitchens.
Repito, nada pode ser mais feio do que ver pessoas esclarecidas, a maioria, acredito eu, jornalistas ou representantes da filosofia humanista, apoiarem tudo o que é contra os EUA, o maior vilão da história.
Por exemplo, Fisk, o adorador de carnificina (quem estava lá reparou na carga dramática que ele imprimiu na leitura de seu livro onde descreveu cenas horríveis de guerra), infantilizou a questão de Wright, demonstrando não só imaturidade frente à questões propostas, bem como deixou escapar com seu "pseudo-brilhantismo" o verdadeiro cerne da questão: discutir a cultura anti-americana e os motivos de uma guerra invisível.
Odiar todos os americanos não é meio maniqueísta? Por acaso todos os americanos assinaram uma "declaração" de quererem destruir o mundo, em especial o Brasil?
Será que não há uma pontada de ciúmes against EUA? Sei lá, pode ser sonho meu, mas será que não gostaríamos de ser os EUA?
Pois bem, a mim parece que o respeitável público repete a postura da juventude dos anos 60, esperneando chavões sem a menor contextualização fática, como a que o FMI é o único culpado pela crise brasileira (e não os nossos próprios governantes e o povo, por que não?) e que todo americano é burro e egoísta!
Vamos cair na real?
Desta forma, restam duas reflexões ao respeitável público, a primeira nas palavras de Sören Kierkegaard, "a inveja é admiração sem esperança" ou vaiar ratificando pensamentos tão antigos e retrógrados são a escusa intelectual de hoje em dia?
[4 Comentário(s)]
Postado por
Daniel Bushatsky
20/7/2007 às 18h40
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