O livro Guerreiros Paraolímpicos ― Vida e magia (Thesaurus, 2008, 200 págs.), de Patrícia Osandón, começou, para mim, com uma linda frase: "que os atletas paraolímpicos possam trazer nova luz à sua vida".
A dedicatória da autora sintetizou minha leitura. Tive uma nova luz. Percebi o quão mesquinho e derrotista é reclamar por pouco. Percebi, também, que força de vontade é o sobrenome desses atletas. As histórias narradas no livro demonstram pessoas que não só superaram a deficiência física, mas também a desigualdade social. A maioria dos atletas vem do sertão do Nordeste e são de famílias não abastadas. É impressionante que consigam treinar e, ainda por cima, se destacar.
A autora faz um breve relato da história dos atletas, da origem das suas deficiências e descreve-os em suas rotinas, tudo em ordem alfabética (sem discriminação, portanto), não se esquecendo jamais de passar uma mensagem: otimismo!
O livro realça a humildade e a trajetória vencedora dos atletas, lembrando de dar voz própria a eles. Rivaldo Martins, bicampeão mundial de Ironman, categoria Physically Challenged, em 2001 e 2003, que teve a perna esquerda amputada após um acidente de ônibus, faz o seguinte depoimento: "o processo de inclusão social tem ajudado bastante. Mas, infelizmente, muitas coisas têm que ocorrer por pressão. Não adianta ficarmos falando palavras lindas, se não há acessibilidade e condições para que a pessoa com deficiência possa viver. É preciso que as leis sejam cumpridas de verdade".
Se por um lado o método de relato chega a ser cansativo, por outro lado reforça e conscientiza o papel do atleta, que, mais do que alguém comprometido com a competição, é alguém comprometido com a sociedade.
Sim, é o atleta paraolímpico que tem uma grande parcela de responsabilidade no processo de baixar a carga de preconceito, fazendo a sociedade conscientizar-se que o que importa é a sua personalidade e não sua pseudolimitação.
Um ponto que merece destaque é o capítulo denominado "Quinto Elemento". A autora traz diversos depoimentos de personalidades de diferentes áreas, tais como Bernardinho (do vôlei) e Mauricio de Sousa (dispensa apresentações), para mostrar como cada um pode fazer sua parte no difícil e vagaroso processo de integração social.
Acima de tudo isto, a autora tenta e consegue despertar em nós a seguinte pergunta: qual é o nosso papel na sociedade?
Se você estava achando que a pergunta era "o que você faz pelos deficientes?" é melhor começar a ler o livro o mais rápido possível. Mais de 24,5 milhões de pessoas precisam de você!
Twitter has opened up amazing opportunity in my life ― it helps grow my personal brand, drives traffic to my online businesses and on a daily basis opens up new relationships and networks that I could never have dreamed of having access to.
[...]When I first heard of Twitter and saw everyone jumping on the bandwagon I registered the @problogger account but was very skeptical of the medium. I couldn't see it ever making much sense for me to participate. Oh how wrong I was!
After looking down my nose at Twitter for a year I decided I'd be in a much better position to critique it if I had used it ― so I started to 'Tweet' in 2007. Doing so changed my life in a way that was a complete surprise to me.
TwiTip is about capturing some of the lessons that I've been learning about Twitter and how to use it more effectively. It will cover Twitter Tips of all varieties including Writing for Twitter, Branding, Growing a Following, Corporate Tweeting and a lot more.[...]
WikiEduca es una comunidad de ayuda a profesores y educadores de todo Chile. En ella podrás encontrar una infinidad de materiales, planificaciones, consejos y contenido para el aula, creados y recomendados por tus mismos colegas. Además alumnos, padres y apoderados también podrán acceder. Con la ventaja de saber que sus contenidos son creados de primera fuente por profesores de todos los rincones del país. Te invitamos a navegarla y a aportar con tu material, para que así [WikiEduca] crezca día a día, demostrando el nuevo paradigma que plantea la Web 2.0 en el área educación.
WikiEduca, um site que promete (cadê os educadores-empreendedores brasileiros?), via ALT1040.
O LED (Light-Emitting Diode), numa apresentação da make magazine via ALT1040. (E pensar que eu aprendi [e esqueci] tudo isso na faculdade; o professor Zuffo [e o Zuffinho] ia[m] me matar se soubesse[m]...)
Ursos Polares Brincando com Cachorros, O Gato Ninja, A Camuflagem do Polvo, O Teste da Mordida da Piranha e A Incrível Luta entre Búfalos, Leões e Jacarés, no YouTube, numa seleção da Wired (porque aqui tem mais...).
As TED Talks são, sem dúvida alguma, as maiores, mais fantásticas e mais inteligentes conferências já realizadas no mundo. A cada ano, grandes pensadores e realizadores se reúnem em Monterey, Califórnia, para compartilhar seu conhecimento e torná-lo acessível ao mundo.
A sigla TED quer dizer Tecnology, Entertainment and Design, mas as "conversas", por assim dizer, vão muito além e abrangem outros temas interessantes, inspiradores, e de cair o queixo, como: desenvolvimento sustentável, educação, medicina, astronomia, arte e cultura. Imperdível, devo dizer.
É claro que os vídeos podem ser baixados no site do TED. Eu mesmo assino o feed da conferência e assisto aos vídeos que mais me interessam religiosamente, no iPod ou no iTunes.
Até então, os vídeos eram disponíveis apenas com o áudio em inglês, o que[...] para a grande maioria das pessoas é um grande problema, pois impossibilita o acesso a esse incrível acervo de pensamentos e idéias...
Foi então que, desde alguns meses, voluntários tiveram a iniciativa de criar um canal no YouTube para legendar os vídeos em português, facilitando o acesso àqueles que não são "falantes" da língua inglesa. Estão fazendo um ótimo trabalho e um exemplo pode ser visto cima.[...]