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Segunda-feira,
2/12/2002
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Redação
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Comentador de Forum
Estava compondo material para o próximo Editorial, quando me deparei com um negócio engraçado. Extensível, portanto, ao Blog.
Trata-se da lista dos "10 tipos de Comentador de Forum". Garanto que você vai se apaixonar.
Tem desde o Amante Rejeitado até o Dono da Bola. Desde o Consertador do Mundo até o Antropólogo. Passando pelo Blogueiro Anônimo, pelo Me Engana Que Eu Gosto, pelo Sadô Masô e pelo Poliana. Tem ainda o Super Amigo e a Celebridade de Pára-quedas.
Bom, chega de blablablá. Leia. É o que importa.
[Se não servir, a carapuça, eu prometo que capricho mais na próxima.]
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Postado por
Julio Daio Borges
2/12/2002 às 19h06
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Anomailas, por Gauguin
"De todos os animais, o homem certamente é o que tem menos lógica, o que menos sabe o que quer e também o que mais comete extravagâncias. A que isso se deve senão ao fato de saber raciocinar melhor? Isso daria muito o que pensar sobre a importância do raciocínio e da instrução." (Gauguin, "Antes e Depois"- ed. L&PM, p.86)
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Jardel Dias Cavalcanti
2/12/2002 às 10h41
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A importância de ser Fiel
No deserto em que vivemos, uma montagem como A importância de ser Fiel, em cartaz no Sesc Vila Mariana, é indispensável. Há quem diga ser a obra-prima de Oscar Wilde ("Ah, é do Oscar Wilde", comentou o sujeito atrás de mim, depois de anunciarem pelo microfone - "Dizem que ele é bom"). Provavelmente há muito tempo o público paulistano não era tratado com tanto respeito. Só o que pode incomodar é a preferência por Fiel em vez de Prudente, que é mais adequado (mas não tem a mesma insinuação à baixaria, fundamental para atrair o público "de alto nível"). A tradução, como dizem, é mesmo exata, com ritmo e graça. E não há nenhuma referência a banalidades pop, o que é muito comum. Nenhuma adaptação ao estilo de vida contemporâneo, o que - apesar de irresistível para muitos diretores - é absolutamente desnecessário. Os atores são competentes. E, o que é incrível, conseguem fazer o público rir, do começo ao fim, sem deixar escapar um único palavrão. Fiquei, confesso, chocado. Não sabia que isso era possível, na mesma cidade em que Cócegas faz tanto sucesso.
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Postado por
Eduardo Carvalho
1/12/2002 às 09h52
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perversão sexual
"As chamadas perversões sexuais não são enfermidades sexuais, mas antes soluções sexuais experimentais, mergulhos socialmente isolados nas águas paradas do amor - mas continuam a ser amor.". (David Cooper- "Gramática da vida" - edit. presença, Lisboa, p. 66.)
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Jardel Dias Cavalcanti
30/11/2002 às 13h58
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Fatwa
Tendo descoberto agora que Camões chamou Maomé de "torpe" no Canto I dos "Lusíadas", as autoridades islâmicas da Nigéria ofereceram um prêmio de US$1.000.000 (um milhão de dólares) pela cabeça do poeta português, e US$300.000 (trezentos mil dólares) pelos dois olhos. "O Alcorão afirma claramente que quem quer que insulte o profeta do Islã, Maomé, deve ser morto", declarou Ali Alkali, líder muçulmano de Kaduna, Nigéria. "Todo muçulmano que encontre o poeta cristão renascentista deve matá-lo sem hesitação". O embaixador português em Londres, Octavio Pepetela, se declarou "chocado e vagamente intrigado".
(O trecho em questão aparece na estrofe 99, Canto I dos "Lusíadas":
O mesmo o falso Mouro determina Que o seguro Cristão lhe manda e pede; Que a Ilha é possuída da malina Gente que segue o torpe Mahamede...)
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Alexandre Soares Silva
28/11/2002 às 22h24
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O mundo como ele é
Edward J. Kelty percorreu os Estados Unidos, durante a Era do Jazz e da Depressão, fotografando circos americanos. A foto abaixo, sem a nitidez original, perde em detalhes bizarros. Mas conforme-se. E repare - nos ônibus, na calçada, nos restaurantes, no metrô - na assustadora feiúra de quem participa do seu dia-a-dia. Ou, se conseguir, contemple, com tempo e cuidado, a sua própria imagem projetada em um espelho. Vai perder o impacto engraçado da comparação, mas talvez não deixe muito a desejar. Somos todos incrivelmente esquisitos.
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Postado por
Eduardo Carvalho
28/11/2002 às 19h56
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Um ano sem fumar
Pior do que o camarada que fuma muito, só aquele que está sempre parando de fumar. Pior do que os dois, aquele que parou de fumar. Incluo-me na primeira e segunda categoria. Fumei demais, parei de fumar, nunca havia tentado parar de fumar antes.
Se eu tivesse de resumir os motivos que me levaram a fumar, teria que dizer que, em primeiro lugar, era culpa do cinema e de ver todos os adultos em torno de mim fumando adoidados.
No dia 21 de novembro do ano passado, eu resolvi parar de fumar. Cansei. Parei. Sem remédio, esparadrapo ou goma de mascar com nicotina. Nada. No peito, na raça e na valentia, conforme se dizia quando passei a me dedicar ao vício com seriedade.
Mais não digo para não ser um chato. Não prego sermão, não me recuso a ficar no mesmo recinto onde outros fumam. Passei a ser apenas o que era de início: um chato. Só que sem cigarro.
Ivan Lessa em "Um ano sem fumar"
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Julio Daio Borges
28/11/2002 às 19h29
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forças infernais
"Que campo do humano, mesmo supondo que se trate do mais puro, do mais dignificantemente generoso, ficará totalmente inacessível ao influxo de forças infernais? Sim, cumpre até acrescentar: qual deles não necessitará nunca do fecundador contato com elas?" - (Thomas Mann- Doutor Fausto)
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Jardel Dias Cavalcanti
28/11/2002 às 11h00
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Sem medo de ser feliz
Por esta ninguém esperava. Eu mesmo, por exemplo, nem sabia que a primeira existiu. Mas, se é supostamente organizada pelos "donos do poder", por que é que a repercussão do Fórum Social Mundial é incomparavelmente mais ampla? Pois bem:
II Caminhada Celebrando o Capitalismo
"O Capitalismo e a Criatividade Humana"
Porto Alegre, 1o de dezembro de 2002
Parcão - 18h30min
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Postado por
Eduardo Carvalho
27/11/2002 às 17h58
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Esperando sentado
Trechos selecionados, aleatoriamente, de resenhas e sinopses no Estadão:
Como Nascem os anjos (Brasil, 1996) Favelado mata acidentalmente o chefe do tráfico no morro e foge com a ajuda de casal de garotos Branquinha e Japa. O trio invade a casa de um americano na Barra e termina sitiada pela polícia. Fotógrafo e diretor dos mais importantes do cinema brasileiro, Murilo Salles antecipou aqui uma tendência que prosseguiu com o supervalorizado O Invasor, de Betto Brant, sobre a periferia que ameaça, com sua simples presença, a ordem estabelecida do centro do poder.
O Invasor (Brasil) Isso vem representado, metaforicamente, na história do assassino profissional contratado por uma dupla para matar o sócio deles numa empresa construtora. O cara executa a função, mas logo em seguida instala-se na firma, levando pânico principalmente ao mais fraco, emocionalmente, dos homens que o contrataram. Para complicar, o invasor inicia uma relação de sexo com a filha da vítima, que só vai consolidando seu poder de desestabilização de uma certa ordem estabelecida.
Cidade de Deus (Brasil, 2002) Tendo como pano de fundo o problema da miséria, violência e exclusão social, narra a história de Buscapé, jovem negro e pobre, que descobre na fotografia uma maneira de fugir do destino trágico.
Madame Satã (Brasil-França, 2002) A história de vida de João Francisco dos Santos, malandro, artista, presidiário, pai adotivo, preto, pobre o homossexual. E, após sofre de tudo e amargar dez anos de prisão, consegue se sentir realizado ao criar seu personagem Madame Satã, famoso na noite do Rio de Janeiro dos anos 30 e 40.
Bah, bah, bah. Eu já estou extremamente cansado. É difícil perceber que esse estilo de filme, em vez ameaçar uma ordem supostamente estabelecida, apenas segue uma fórmula fácil e consagrada? Os críticos, muitos pagos e fracos, repetem orientações de assessorias de imprensa; e o público médio, que quer sempre parecer inteligente e "consciente", tem dificuldade para assumir que simplesmente não gostou. Pois eu não gostei e não estou gostando. Não vou ao cinema para receber porrada na cara - nem acho que alguém fica mais sensível e "consciente" por causa disso. Já passou da hora dessa criatividade propagandeada fazer algo realmente novo aparecer. Eu estou esperando, sentado. E prometo que avisarei quando chegar.
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Postado por
Eduardo Carvalho
27/11/2002 às 12h45
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Julio Daio Borges
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