Blog | Digestivo Cultural

busca | avançada
51777 visitas/dia
1,9 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Ícone da percussão no mundo, Pascoal Meirelles homenageia Tom Jobim com show em Penedo
>>> Victor Biglione e Marcos Ariel celebram 30 anos de parceria em show no Palácio da Música
>>> Hospital Geral do Grajaú recebe orquestra em iniciativa da Associação Paulista de Medicina
>>> Beto Marden estreia solo de teatro musical inspirado em Renato Russo
>>> Beto Marden estreia solo de teatro musical inspirado em Renato Russo
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
Colunistas
Últimos Posts
>>> Lisboa, Mendes e Pessôa (2024)
>>> Michael Sandel sobre a vitória de Trump (2024)
>>> All-In sobre a vitória de Trump (2024)
>>> Henrique Meirelles conta sua história (2024)
>>> Mustafa Suleyman e Reid Hoffman sobre A.I. (2024)
>>> Masayoshi Son sobre inteligência artificial
>>> David Vélez, do Nubank (2024)
>>> Jordi Savall e a Sétima de Beethoven
>>> Alfredo Soares, do G4
>>> Horowitz na Casa Branca (1978)
Últimos Posts
>>> Escritor resgata a história da Cultura Popular
>>> Arte Urbana ganha guia prático na Amazon
>>> E-books para driblar a ansiedade e a solidão
>>> Livro mostra o poder e a beleza do Sagrado
>>> Conheça os mistérios que envolvem a arte tumular
>>> Ideias em Ação: guia impulsiona potencial criativo
>>> Arteterapia: livro inédito inspira autocuidado
>>> Conheça as principais teorias sociológicas
>>> "Fanzine: A Voz do Underground" chega na Amazon
>>> E-books trazem uso das IAs no teatro e na educação
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Neruda, oportunista fantasiado de santo
>>> Lauro Machado Coelho
>>> Tchekhov, o cirurgião da alma
>>> Desperte seu lado Henry Ford
>>> Teatro sem Tamires
>>> Porque crescer não é fácil
>>> O melhor da década na literatura brasileira: prosa
>>> YouTube, lá vou eu
>>> Partilha do Enigma: poesia de Rodrigo Garcia Lopes
Mais Recentes
>>> Filosofia Cristã Aula 13 de Olavo de Carvalho pela E Realizacoes (2005)
>>> Décio Noviello de Fernando Pedro da Silva pela C/arte (2011)
>>> O Aleijadinho Arquiteto e Outros Ensaios ... de André Guilherme Dorneles Dangelo e Vanessa pela Ufmg (2008)
>>> Luiz Carvalho Bicalho Memórias... de Ivan Domingues e Outros pela Incipit (2022)
>>> Pacto Re-velado Psicánalise E... de Maria Auxiliadora de Almeida Cunha pela Escuta (1994)
>>> Recurso Final a Investigação... de Paulo Markun pela Objetiva (2021)
>>> As Garotas de Emma Cline pela Intrinseca (2017)
>>> O Anel a Herança do Último Templário de Jorge Molist pela Planeta (2005)
>>> Enquanto Salazar Dormia de Domingos Amaral pela Casa das Letras (2006)
>>> Horoscopo Chines de Liu Ming pela Isis (2016)
>>> A Revoada dos Galinhas Verdes de Fulvio Abramo pela Veneta (2014)
>>> Histórias da Ap de Reginaldo Benedito Dias pela Alameda (2021)
>>> Historia Zero de William Gibson pela Aleph (2015)
>>> Território Fantasma de William Gibson pela Aleph (2011)
>>> History of the Peloponnesian War de Thucydides pela Penguin Classics (1972)
>>> March of the Warmdüschers Hedonism in Se Asia... de Dan Slater pela Blmph (2016)
>>> Memórias do Condado de Hecate de Edmund Wilson pela Companhia das Letras (1999)
>>> Último Round 2 Volumes de Julio Cortázar pela Civilizaçao Brasileira (2008)
>>> Os Olhos de Laura Somos Todos Loucos Em... de J. D. Nasio pela Zahar (2011)
>>> Avant-garde na Bahia de Antonio Risério pela Instituto Lina Bo e P. M. Bard (1995)
>>> Beatles Unseen Archives de Tim Hil and Marie Clayton pela Parragon (2009)
>>> The Isamu Noguchi Garden Museum de Isamu Noguchi pela Harry Abrams (1987)
>>> La Philosophie de Jean-paul Sartre de René Lafarge pela Privat (1967)
>>> Autores Brasileiros de Sílvio Romero pela Imago (2002)
>>> História da Literatura Brasileira Tomo 2 de Silvio Romero pela Imago (2001)
BLOG

Quinta-feira, 2/7/2009
Blog
Redação
 
Twitter matando os blogs

"5 razões por que o Twitter está matando os blogs":

1. É mais fácil de se escrever nele;
2. É mais fácil de se ler;
3. As pessoas respondem!
4. Todo mundo está lá;
5. É bem menos indiscreto.

AnnaLeach, no Shiny Shiny, via @bluebusbr.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
2/7/2009 às 12h35

 
O site de Dorival Caymmi

Dorival Caymmi, na internet, oficialmente a partir de agora.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
2/7/2009 às 10h58

 
Os Melhores Trailers do Cinema













"The 50 Greatest Trailers of All Time", no IFC.com, via @trabalhosujo.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
2/7/2009 às 09h05

 
Cartuns de Michael Jackson

Michael "Peter Pan" Jackson

"Moonwalking forever..."

"Lamento, mas não reconheço você...", porque tem mais aqui, via @fredleal.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
1/7/2009 às 14h27

 
A Ética do Link por Jay Rosen





Jay Rosen, dando uma aula de internet (para variar), via @scottkarp.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
1/7/2009 às 13h48

 
Genealogia do Moonwalk



Explicando o moonwalk, de Michael Jackson, via @jampa.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
1/7/2009 às 08h59

 
The YouTube Reporters' Center



Arianna Huffington, do HuffingtonPost, sobre jornalismo colaborativo. (Porque tem muito mais no The YouTube Reporters' Center, uma dica do @bluebusbr.)

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
30/6/2009 às 13h40

 
Jurassic Press



Um oferecimento de Carlos Cardoso, que acaba de lançar "Os Piratas que Foram Sem Nunca Ter Sido", seu mais recente viral.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
30/6/2009 às 11h11

 
Como um bólido, Susan Boyle...

Querem fazer da cantora Susan Boyle um monumento de beleza, quando ela se rompe em mil pedaços diante da derrota no Britain's Got Talent, programa televisivo que a revelou meteoricamente ao mundo. Não mais a primeira Susan, voluntária de igreja vivendo com o gato Pebbles num vilarejo no interior da Escócia, mas a tinta amarronzada recobrindo a até então intocada cabeleira prateada, a loja que se fecha para compras em privacidade, logo após sair de uma internação numa clínica psiquiátrica. No entanto, Susan apareceu ao mundo como veio ao mundo, em vestido cor de pele, sem medo de gritar seu sonho miserável. Como um bólido Susan Boyle passou, revelou-se, cantou com força o ar redondo e coeso de sua pequena boca, encantou uma plateia desacreditada de sua feiura, foi esperança na descrença, do contrário seria apenas uma anônima de volta à casa, enquanto agora, decaída de sua pureza inventada, em seu pescoço protuberante vaza a glória. De certa forma, quando vejo a foto de Susan Boyle, já mais esguia, enviando um beijo aos fãs no aeroporto, revejo seu rosto de poodle provocador, em sua primeira aparição na tevê, rebolando para os jurados, mostrando seu corpo, sua voz e nada mais, Susan Boyle ainda vive, tal como foi, nas caricaturas dos humoristas, pois não mais Boyle está aqui, e sim a representação de sua figura, desta vez apresentável aos padrões da televisão, da sociedade de consumo, assim é Susan, apetecível, degustável, leve blush corando as bochechas.

[2 Comentário(s)]

Postado por Elisa Andrade Buzzo
30/6/2009 à 00h21

 
Entrevista a Juliana Dias

Olá! Sou aluna de Jornalismo da Cásper Líbero/SP e para o meu trabalho da disciplina Jornalismo Especializado escolhi o site Digestivo. A atividade consiste na elaboração de um texto analítico, e entro em contato para que possamos conversar um pouco mais sobre a publicação. Vi que vocês já possuem muuuitas informações no site, então gostaria de saber coisas mais informais, como por exemplo: ambiente na redação, relacionamento, escolha, e um pouco de informações mais específicas (como escolhem as pautas, como se dão as reuniões com os correspondentes de outros estados)...

1. Antes de lançar o Digestivo, você fez outro site. Poderia falar um pouco sobre ele (se era na mesma linha de cultura, possuía funcionários?)

Era um site pessoal, mas na linha das "homepages" de antes, ainda esta' no ar (dentro do proprio Digestivo).

Não era jornalistico como o Digestivo é. Eu estava descobrindo a publicação na internet (através de newsletters). Então era mais para distribuir meus textos e armazená-los. Durou de 1999 a 2000 (quando comecei o Digestivo).

2. Quais foram as maiores mudanças quando surgiu o Digestivo?

O Digestivo sempre quis ser uma revista, com mais vozes, além da minha. O Digestivo tinha a ambição de ser um veículo, enquanto meu site era apenas um espaço pessoal mesmo.

3. De onde veio o nome da publicação?

Eu sempre gostei muito de cultura e queria que as pessoas se interessassem mais pelo assunto. Logo, quis fazer da cultura um tema mais "digerível", digamos assim, mais "digestivo" mesmo. Daí o nome. No começo eram apenas as minhas notas, então o Digestivo era uma forma de a pessoa se atualizar, sobre o que estava acontecendo culturalmente, e se aprofundar se quisesse (através dos links).

4. E de onde vieram os colaboradores para o Digestivo?

No início, eram pessoas que eu conhecia e que escreviam como eu, sem ter onde publicar livremente (o Digestivo surgiu antes dos blogs e das ferramentas de autopublicação). As dez pessoas iniciais foram chamando outras e o proprio site foi atraindo novos colaboradores ao longo dos anos. Hoje os colaboradores atuais quase não têm mais relação com aquelas dez pessoas do início...

5. Como é a redação do Digestivo?

É virtual, porque as pessoas se relacionam através do e-mail. Aqui, no escritório, fico apenas eu (o Editor). Nem meu Editor-assistente fica aqui mais. Já tive um Editor-assistente aqui e uma estagiária, mas conseguimos automatizar os processos a ponto de fazer praticamente tudo pelo e-mail agora. E pelo site, é claro.

Cada colaborador cadastra suas matérias diretamente. O Editor-assistente revisa e agenda a publicação. O site se atualiza sozinho: quando muda a data, ele muda a capa automaticamente. Também, assim, seguem as newsletters, as atualizações dos feeds e, ainda, do Twitter. Conversamos praticamente todos os dias por e-mail. E temos grupos, tambem de e-mail, de acordo com o interesse (para distribuir os releases que chegam das assessorias de imprensa): literatura, musica, cinema etc.

6. Que características você aponta como mais importantes dos textos do site?

Um registro entre o jornalismo tradicional e a linguagem mais solta dos blogs. Digo que nos inspiramos nas publicações impressas de antes da internet mas que os blogs nos revelaram novos formatos e novas maneiras de trabalhar. Pessoalmente, acho que a sustentação, dos veículos do futuro, vai passar pelas experiências que os blogueiros estão fazendo hoje...

7. Já recebeu muitos textos que não foram publicados?

Já, claro. Na verdade, a seleção é mais da pessoa do que do texto. Lemos os textos primeiro, obviamente, mas, se a pessoa combina com o site (é publicada com frequência), acabamos dando-lhe um voto de confiança e ela pode publicar, livremente, o que quiser (vira Colunista).

8. E a nova ortografia? Como estão lidando com isso?

Estamos seguindo. O Rafael, nosso Editor-assistente, fez essa lição de casa melhor do que eu. Estudou as mudanças e vai revisando os textos dos Colaboradores, de acordo com as novas regras, e sugerindo alterações. Ele tambem me deu um dicionário (com a ortografia atualizada), de presente de aniversário; deixo-o aqui na minha frente. Consulto frequentemente e procuro absorver as mudanças.

9. Qual o perfil do leitor do Digestivo?

É um leitor jovem, mas não muito jovem, de nível universitário pra cima, porque tem de gostar de ler (os textos são longos para o "padrão" da internet). Há, tambem, uma geração acima da nossa, de meia-idade pra frente, mas que costuma se irritar quando lembramos que os meios físicos, que eles tanto prezam, vão acabar etc. Há, ainda, uma geração mais jovem que a de universitários, que chega através das discussões que travamos sobre o futuro da internet (Twitter etc.).

10. Como funcionam as reuniões de pauta para o site? E como é o contato com os colaboradores que moram em outros estados?

Não há reuniões de pauta. Uma vez que a pessoa se torna Colaboradora, ela é livre para enviar/cadastrar seus textos. Como eu disse, é mais uma questão de escolher a pessoa do que de escolher os textos. Confiamos muito nos nossos Colaboradores.

Também redistribuímos os releases que recebemos, como já contei, mas ninguem tem a obrigação de escrever textos a partir deles. Funcionam mais como uma sugestão. Se alguém quiser seguir, bem ― se não, continua valendo.

Talvez seja importante frisar que a nossa redação não é 100% de jornalistas, portanto existem pessoas, que publicam no Digestivo Cultural, que não estão acostumadas a seguir pautas (e que provavelmente nem querem ― como os blogueiros)...

A única pauta sugerida, por nós, é a dos Especiais, que acontecem mensalmente (mas são, novamente, sugestões, nunca são pautas obrigatórias...).

11. Por que mídia apenas on-line e não impressa?

Por "n" razões... Chegamos a estudar uma versão impressa (anos atrás) e até chegamos a fazer um encarte, com a FGV (dentro de uma revista deles). Mas as principais razões são (ou foram) os custos proibitivos dos impressos (que, com a queda da publicidade, e das vendas de exemplares, estão minando-os definitivamente). Fora que temos um alcance que seria impossível em papel. E, se tivéssemos começado em papel, provavelmente teríamos "entrado para a história", como tantas publicações culturais brasileiras...

12. Vi que você é engenheiro e rumou para a área digital, porém usando-a como base para a cultura. Você sempre teve interesse na área? E hoje ainda atua em Engenharia?

Sim, eu sempre tive interesse por cultura. Era leitor do Paulo Francis. Do Nélson Rodrigues. E do Rubem Fonseca. E escrevia desde a época do vestibular, fui redação nota dez da Fuvest.

Sempre tive interesse por tecnologia também. Ganhei meu primeiro computador aos 11 anos. Um Apple II+. E, com um livro de Basic, aprendi a programá-lo sozinho. A engenharia foi metade influência do meu pai (também engenheiro), metade desejo que continuar mexendo com tecnologia (fiz Engenharia de Computação).

Digamos que nunca exerci a Engenharia diretamente, embora tenha sempre trabalhado com tecnologia, e com programação. Trabalhei primeiro em bancos; com o pessoal da mesa de operações e, depois, com o pessoal da controladoria (que consolida os resultados). E, no Digestivo, sigo usando a "engenharia", digamos assim, porque toda a programação do site (que não acaba nunca) é minha...

13. No seu Twitter você fala muito sobre mídias sociais. Qual a importância delas para você e para o seu trabalho?

As mídias sociais são a vedete do momento. Na verdade, se voce está na internet (e todo mundo vai estar, não tem jeito), você tem de estar por dentro do que está acontecendo. Não vamos mais ter uma mídia que dure um século sem quase nenhuma alteração (como os jornais). A internet é muito fluida e se você não acompanhar o que está acontecendo, fica para trás. Hoje, graças a essa atenção que dou às midias sociais, digamos assim, o Twitter já é a nossa terceira fonte visitação, depois do Google e depois da "visitação direta" (que vem espontaneamente). Felizmente, tenho prazer em acompanhar os avanços da internet, então quase não é trabalho para mim...!

Para ir além
"Histórico"

[2 Comentário(s)]

Postado por Julio Daio Borges
30/6/2009 à 00h05

Mais Posts >>>

Julio Daio Borges
Editor

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Infanto Juvenis O Abre Alas Coleção Dramaturgia de Sempre
Maria Adelaide Santos do Amaral
Civilização Brasileira
(2006)



Os Dilemas do Ensino Superior e a Resposta da Faculdade Pitágoras
Claudio de Moura Castro
Universidade
(2002)



O Grito Que Ninguem Ouviu - Uma Historia Real De Superação - Literatura
Amanda Oliveira
Talentos
(2016)



Os 7 Pecados da Juventude sem Amor
Fernando Pinto
Jornal Brasil
(1966)



O Fruto do Vosso Ventre
Herberto Sales
Livraria Jose Olympio
(1984)



Freud Criador da Mente Moderna
Peter D. Kramer
Objetiva
(2008)



os filhos da vida
Ney Blazzio
Comunicação
(1981)



Gibis Bob e Harv Dois Anti-heróis Americanos
Harvey Pekar; Robert Crumb
Conrad
(2006)



Educação Cidadania, Projetos e Valores
Nilson José Machado
Escrituras
(2019)



A Abstração do Lançamento e a Execução Fiscal
Romulo Maya
Safe
(2001)





busca | avançada
51777 visitas/dia
1,9 milhão/mês