Blog | Digestivo Cultural

busca | avançada
209 mil/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Evento: escritora Flavia Camargo lança livro 'Enquanto Vocês Crescem' no dia 4 de maio
>>> Helena Black em Meu Avô Samantha leva diversão às Bibliotecas Municipais discutindo etarismo e preco
>>> Cristina Guimarães canta Luiz Melodia em seu primeiro álbum, Presente & Cotidiano
>>> Teatro Nova Iguaçu Petrobras celebra três anos com show gratuito de Sandra Sá
>>> Mona Canta Dalva: Mona Vilardo homenageia a Rainha do Rádio Dalva de Oliveira no Teatro Clara Nunes
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
>>> Piano Day (2025)
>>> Martin Escobari no Market Makers (2025)
>>> Val (2021)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Fui eu que matei Paulo Francis
>>> Na Cabeça, de Marcos Sacramento, ao vivo
>>> O Conselheiro também come (e bebe)
>>> Novos relógios com calculadora
>>> Burguesinha, burguesinha, burguesinha, burguesinha
>>> Mídia estatal independente?
>>> O segredo para não brigar por política
>>> Um pouco de rock curitibano
>>> O Brasil não é a Seleção Brasileira
>>> A Via Láctea de Lina Chamie
Mais Recentes
>>> Livro Crianças Aprendem o Que Vivenciam O Poder do Exemplo dos Pais na Educação dos Filhos de Dorothy Law Nolte e Rachel Harris, traduzido por Maria Luiza Newlands da Silveira pela Sextante (2009)
>>> Livro Textos Cruéis Demais Para Serem Lidos Rapidamente de Igor Pires Da Silva; Anália E Outros pela Globo (2017)
>>> Livro Quando O Amor Acaba e Outros Poemas de Silvio Ribeiro de Castro, prefácio de Astrid Cabral pela Ibis Libris (2005)
>>> Livro O Segredo De Luísa de Fernando Dolabela pela Cultura (1999)
>>> Desaparecidos Para Sempre de Harlan Coben pela Sextante (2012)
>>> Livro Comer Orar Amar As Aventuras de Uma Mulher à Procura de Tudo em Itália, na Índia e na Indonésia de Elizabeth Gilbert, tradução por Fernanda Oliveira pela Editora 11 17 (2006)
>>> Livro Coleção Clássicos Ilustrados A Vida Dos Doze Césares de Suetonio; Garibaldi pela Prestigio (2002)
>>> Êxtase - um romance da série Fallen de Lauren Kate pela Galera Record (2013)
>>> Livro A Storm Of Swords de George R. R. Martin pela Bantam Books (2011)
>>> Livro O Digital E O Currículo de Varios Autores pela Ccum (2009)
>>> Dicionário Oxford Escolar Para Estudantes Brasileiros de Inglês de Oxford pela Oxford Do Brasil (2015)
>>> Como o mundo faz amor de Franz Wisner pela Verus (2012)
>>> Livro Chapeuzinho Vermelho de Zastras pela Zastras (2005)
>>> Livro Segredos do Zohar Histórias e Meditações Para Despertar o Coração Edição de Bolso de Berg Michael, traduzido pela equipe do Kabbalah Centre pela Kabbalah Publishing (2011)
>>> Livro História De Combates Amores e Aventuras do Valoroso Cavaleiro Palmeirim de Inglaterra de Francisco de Morais pela Ftd (2012)
>>> First Certificate in English Practice Tests 2 de Cambridge University Press pela Cambridge University Press (1982)
>>> Livro Os Grandes Artistas Romantismos e Impressionismo de Victor Civita pela Nova Cultural (1991)
>>> Pupils Book 1: Look, Listen, and Learn! An Integrated English Course Children de L G Alexander pela Longman (1988)
>>> O Que Está Acontecendo Comigo? Guia para a puberdade com respostas às perguntas mais embaraçosas do mundo de Peter Mayle pela Nobel (1984)
>>> Geléia Real: O alimento da rainha de Desconhecido pela Desconhecido
>>> Perguntas e Respostas Rosacruzes com a história completa da ordem rosacruz de H Spencer Lewis F R C Ph D pela Grande Loja do Brasil Amorc (1975)
>>> Capa. De Couro E Zíper A Bíblia Sagrada Contendo O Velho E O Novo Testamento de João Ferreira De Almeida (tradução) pela Imprensa Bíblica Brasileira (1986)
>>> Emma de Jane Austen pela Martin Claret (2018)
>>> A Abadia De Northanger de Jane Austen pela Martin Claret (2018)
>>> Orgulho E Preconceito de Jane Austen pela Martin Claret (2018)
BLOG

Sexta-feira, 22/1/2010
Blog
Redação
 
Raul Seixas: Última Entrevista





Raul Seixas com Marcelo Nova, em 1989, no Jô Onze e Meia...

[1 Comentário(s)]

Postado por Julio Daio Borges
22/1/2010 às 12h10

 
Fórmula mágica

"A maior felicidade do maior número."

Cesare Beccaria, citado por Lynn Hunt.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
21/1/2010 às 16h16

 
Um autor novo

Eu queria realmente triunfar em Paris? Tento me aprofundar na minha mente não muito profunda daqueles anos e não consigo por lá encontrar a resposta exata para tal pergunta. Chego no máximo a recordar que eu pensava que já era um escritor muito conhecido, era uma pena, contudo, que me faltasse o essencial: ter acabado um livro. Por outro lado, no caso de acabar o livro que andava fazendo, o medo de publicá-lo era intenso, ainda tenho medo só de lembrar o medo atroz que me dava a ideia de publicar. Também me faltava uma mulher, que fosse bela e inteligente e me quisesse. Não tinha nem isso. Na realidade não tinha nada. E eu dizia a mim mesmo: Que grande injustiça, quem sabe se acabando o romance e o publicando eu triunfe, mas que medo. Apesar de que, bem, talvez o publique vencendo o medo e triunfe, graças precisamente a uma mulher muito bela e inteligente que o leia, quem sabe uma enfermeira, que prontamente me desejará ao ler meu livro. Mas então surgia a suspeita terrível de que não iria encontrar uma leitora que me amasse, tendo em conta que eu me propunha a assassinar meus leitores. Não podia haver uma perspectiva de estreia mais desgraçada na literatura, porque estava atirando pedras ilustradas e assassinas sobre meu próprio telhado e, para o cúmulo, devia esperar concluir aquele livro para começar outro que realmente me desse possibilidades de vencer, de encontrar a mulher de minha vida. E como iria vencer se não estava seguro de que me convinha fazê-lo? E como iria publicar se não queria fazê-lo e, além disso, não tinha terminado o livro, devido precisamente ao medo que me dava publicar? E se encontrasse a mulher de minha vida e não vencesse? O ideal, dizia a mim mesmo em muitas noites ao apagar a luz da sinistra água-furtada, seria conhecer uma mulher bela e inteligente que me ajudasse a triunfar, que fizesse valer aquilo de que atrás de um grande homem sempre há uma grande mulher. Como podia aspirar a encontrar uma grande mulher, no entanto, se no fundo eu sabia perfeitamente que não era um grande homem? Chegaria a sê-lo algum dia? Eu me dizia que talvez meu romance seguinte pudesse tratar disso, o que escreveria quando me tirasse de cima a maldita assassina ilustrada. Dizia isso e adormecia. E então imaginava em sonhos que Paris — não eu — tinha um grande futuro e, além disso, tinha bondes.

Enrique Vila-Matas, em Paris não tem fim.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
16/1/2010 às 19h21

 
25 anos do Rock in Rio

No dia 11 de janeiro de 1985 as portas se abriam na "Cidade do Rock". As chuvas, que castigaram a capital fluminense, transformaram o enorme terreno de várzea (arrendado ao lado do autódromo de Jacarepaguá) num pântano. O boato que circulava na época, antes do evento começar, é que, segundo uma profecia de Nostradamus, um festival na América do Sul acabaria em tragédia. Nem chuva, nem lama, nem Nostradamus. Nada foi capaz de conter o maremoto de sons, cores e atitudes que varreriam a cidade e o país. Era o Rock in Rio. Há 25 anos, o festival que, para muitos, é o Woodstock brasileiro, mudaria conceitos, quebraria paradigmas e colocaria definitivamente o Brasil na rota dos grandes shows internacionais. Era o marco zero do rock no Brasil.

Antes disso, poderíamos contar nos dedos as atrações internacionais que já haviam passado por aqui: Santana (1971 e 1973), Alice Cooper (1974), Genesis (1977), Queen (1981), The Police (1982), Van Halen e Kiss (1983). Esta primeira ― e, até hoje, melhor ― de todas as edições do Rock in Rio trazia bandas como Yes, AC/DC, Queen, Scorpions, Iron Maiden, B-52's e Whitesnake, além de artistas solo como Ozzy Osbourne, Rod Stewart e George Benson. Todos no auge. E James Taylor, que chegou ao Rio em frangalhos, teve sua carreira reabilitada no palco. O festival também trazia atrações nacionais, como Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Pepeu Gomes, Lulu Santos, Kid Abelha e Blitz, o que culminaria na explosão da cena roqueira nacional (o BRock). O Rock in Rio ainda voltaria em 1991 e 2001 ― e viraria franquia, sendo exportado para Portugal e Espanha ―, mas foi em 1985 que as comportas foram abertas. Até ali não havia publicações especializadas sobre música no Brasil, a divulgação era sofrível, as informações eram desencontradas e a infraestrutura para shows era ainda mais precária do que a que temos hoje. Com o sucesso do festival, todo um mercado relacionado à música pop e rock foi finalmente descoberto.



Roberto Medina penou como nunca para idealizar o Rock in Rio. Até ali, ele estava mais familiarizado com artistas como Barry White, Julio Iglesias e Frank Sinatra ― e sofreu para lidar com as bizarrices dos roqueiros. O caso mais conhecido foi o de Ozzy Osbourne, que naquela época já era conhecido pelo fatídico episódio em que mordeu um morcego vivo no palco. Pelo seu contrato, ele estava proibido de abocanhar qualquer animal vivo durante o show e foi fiscalizado por membros da sociedade protetora dos animais. Outro problema foi o sino de uma tonelada que o AC/DC usava na música "Hell's Bells". Se fosse usado, a estrutura do palco cederia. A banda bateu o pé: sem sino, não há show. Tiveram que produzir uma réplica de gesso do sino, e as badaladas foram acionadas eletronicamente.

Era uma época de muita curiosidade, de efervescência e de transição ― política e comportamental. Entre goles da cerveja Malt 90 (também conhecida como "Malt Nojenta"), gírias como "chocante" e a estranha moda "New Wave", a imprensa (não especializada) ainda sofria para encontrar a melhor cobertura para o evento. Os roqueiros, que ficaram conhecidos pelas alcunhas de "metaleiros", "agressivos" e "barulhentos", mostraram a sua cara e uma nova geração ali se desenhava. Dez dias, 1,38 milhão de espectadores e muitas toneladas de lixo depois, o Yes encerrava o último show do Rock in Rio. E o rock no Brasil nunca mais seria o mesmo a partir dali.

[3 Comentário(s)]

Postado por Diogo Salles
14/1/2010 às 19h13

 
Imagens do Haiti



O Haiti antes e depois da tragédia, cortesia do Flickr.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
13/1/2010 às 15h36

 
Concurso de Literatura ME

Mulheres Emergentes é o nome de uma publicação trimestral, em formato de pôster, que, há 18 anos, é produzida em Belo Horizonte, Minas Gerais. Mas não é só isso: o ME circula internacionalmente, teve resenhas no Brasil e na Europa e comemorou sua maioridade com um livro de 41 escritoras, organizado pela guerreira Tânia Diniz.

Agora é a vez de rolar o 5o. Concurso Internacional de Minicontos ME, para comemorar o vigésimo ano (2009) de existência desse mural poético. Idealizado pela escritora Tânia Diniz, e agora editado por ela e por Ana Carol Diniz, o ME está aberto à participação de meninos e meninas. As regras do concurso já existem e estão na ponta da língua da editora. Mais detalhes com Tânia Diniz, em memerg@gmail.com ou 5concursome@gmail.com ou ainda, pelo telefone, em (31) 3332 2111.

[Comente este Post]

Postado por Ana Elisa Ribeiro
13/1/2010 às 02h29

 
Diana Krall Live in Rio



Diana Krall, no trailer do seu DVD no Rio, onde ela confessa que leu Ruy Castro...

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
8/1/2010 às 11h57

 
O Kindle no Entrelinhas



Especial do Entrelinhas sobre o Kindle, uma dica do nosso amigo Edu Carvalho (que participa).

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
7/1/2010 às 19h12

 
São Luiz do Paraitinga

Poucas situações foram mais tristes que andar pelas ruas do centro de São Luiz do Paraitinga. Há três meses comparecemos à Semana da Canção, quando nos impressionamos com a conservação da cidade e o empenho dos moradores em manter o patrimônio arquitetônico.

As ruas estão imundas. O lodo e o esgoto empesteiam tudo. Casarões em ruínas ou interditados pela defesa civil. Os moradores dividem-se entre tirar o lodo das residências ou jogar seus objetos estragados na rua, para que os tratores passem recolhendo tudo.

Lamentável que pessoas gastem seus dias indo contemplar a tragédia alheia. Em meio aos militares, aos profissionais da saúde, aos voluntários e aos luizenses em geral, percebemos indivíduos dedicados apenas a fotografar os escombros e andar entre o lixo. Não tiraram sequer um abacaxi podre do caminho.

Para ir além
Imagens de São Luiz do Paraitinga e Semana da Canção Brasileira

[1 Comentário(s)]

Postado por Ricardo de Mattos
6/1/2010 às 20h23

 
BH em férias

Para quem curte a cidade e suas atrações mais genéticas, Belo Horizonte é sensacional nas férias de janeiro. Nesse período, a maior parte da moçada hardcore foi para a praia e o morador que não curte torrar na areia tem o melhor para si. Ruas mais vazias, vagas para o carro, flanelinhas recolhidos (acho que foram vender camarão no Espírito Santo ou em Cabo Frio), cinemas a todo vapor, bares interessantes abertos e... cheios. O Café com Letras é especializado em oferecer uma programação cultural da pesada e sob medida para quem curte som e design. Restaurantes sem tanta fila, comércio em liquidação e vizinhança em silêncio. Descanso na medida certa, com atividades gostosas para as noites da semana (todas, inclusive segundona) e os finais de tarde de sábado. Vale ir de short e camiseta.

[Comente este Post]

Postado por Ana Elisa Ribeiro
6/1/2010 às 11h14

Mais Posts >>>

Julio Daio Borges
Editor

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Paris Bistro Cooking
Linda Dannenberg
Clarkson Potter
(1991)



Problems of Womens Liberation - a Marxist Approach
Evelyn Reed
Pathfinder Press
(1977)



Literatura Brasileira Tempos, Leitores e Leituras - Volume Unico
Maria Luiza M. Abaurre / Marcela Pontara
Moderna
(2011)



Presidentes de Bolivia: Entre urnas y Fusiles
Carlos D. Miesa Gisbert
Gisbert



Turbo C++ Completo e Total
Chis H. Pappas e William H. Murray
Mc Graw Hill
(1991)



Seimei No Jisso
Masahary Taniguchi
Seicho-No-Ie
(1983)



Entendamos nuestro cerebro
Jacques Michel Robert
Fondo De Cultura
(1992)



Anpu-Ser
P. Mac Niven
Sedegra



O Livro da Prece
L. Palhano Jr.
Lachátre
(2016)



Resistência
Agnès Humbert
Nova Fronteira
(2008)





busca | avançada
209 mil/dia
2,5 milhões/mês