Caetano Veloso agora é colunista de O Globo. Desde sua estreia, num domingo, estou tentando arrumar outra maneira para me sustentar. Se até Caetano Veloso se tornou um colunista, tenho de mudar de trabalho urgentemente.
(...)Imediatamente depois de Caetano Veloso estrear como colunista de O Globo, a Folha de S.Paulo passou a contratar colunistas por metro. (...)No momento, o jornal tem cento-e-vinte-e-oito colunistas. Esse foi o número anunciado por seus próprios editores: cento-e-vinte-e-oito.
(...)No passado, o colunismo era um reduto dos mineiros. (...)Semanas atrás, Lula reclamou da "elite que escreve colunas neste país"(...) Elite? Qual elite? No Brasil, qualquer um pode se tornar colunista. Temos mais colunistas do que metalúrgicos.
(...)a fim de me livrar do colunismo, decidi procurar outra fonte de renda.
"Eu, pessoalmente, vejo com muita apreensão a possibilidade de uma vitória do PT na próxima eleição presidencial.
"Se isso ocorrer, nós podemos entrar num caminho bastante negativo. Porque, aí, essa 'era Lula' pode perdurar por muitos anos. E com consequências muito graves.
"Porque o Lula não é um democrata. E não é à toa que ele mostra simpatia por Chávez, por Ahmadinejad...
"Ele tem horror à imprensa. (...)Como ele disse outro dia: 'A imprensa só é pra informar, não é para analisar ou especular'. (...)Toda informação que não convém a ele é 'especulação', é 'mentira', é 'conspiração'.
"E, pior ainda, é o assessor dele: Marco Aurélio... Aquilo é inacreditável. A declaração dele de que 'tem de proibir filme americano na televisão, porque é igual à Quarta Frota'...
"O cara diz uma coisa dessas e ele é o coordenador da campanha da Dilma Rousseff. Então, é uma coisa ameaçadora, tá me entendendo?
"E, se eles ganharem, eles vão se sentir autorizados a fazer qualquer coisa no País...
"Que nem o Chávez está fazendo: abusa de tudo, fecha jornal, fecha rádio, fecha o diabo.
"(...)Esse é o temor que eu tenho em relação a essa situação(...)"