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Sexta-feira,
8/4/2005
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Redação
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Eu, hein, Rosa!
Lisboa, 1º de dezembro de 1967.
(...) Por falar na morte do Guevara, imagine quanta morte desde que saí daí, a do Maurício Bebiano me impressionou muito, o Carlinhos Sica, etc. etc. - e o Rosa, são João Guimarães Rosa, o Gênio, ele é tão grande, releia Corpo de Baile, Minguilim é assim um evangelho em que rezo, quem não leu não é da minha sinagoga, e todo ele, vá ser grande assim no céu, só penso nele, cada vez, cada hora me impressiona mais ter morrido, nossas conversas, a cara dele, o riso, os olhos, o jeito de fumar, a gravatinha borboleta, eu porque não tenho vergonha porque depois de ler o Rosa o que me dá é gana de nunca pretender escrever nada, nem carta, pois ele é, em grande, em gênio, tudo que eu já me contentaria de ser no trivial, pois que um gênio assim, não vou ser besta, não cabe em mim, eu hein Rosa!
Otto Lara Resende, em carta a Hélio Pellegrino, no "Arquivinho", magnífico, da editora Bem-Te-Vi.
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Julio Daio Borges
8/4/2005 às 17h28
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Estrondo
Naquele entrecho
mais lento dos
dias, aqui, onde,
não importa o
modo como os pés
pisem as folhas
ao caminhar, o
barulho quebradiço
da sombra deles
(espraiada entre
a calçada e as
pedras-escombros
da casa) bem poderia,
se ouvido por
uma detalhista
como você, ser
chamado de troar,
estouro, estrondo.
Ricardo Aleixo, na Máquina do Mundo, uma nova revista de poesia, comandada por Fabrício Carpinejar (indicação do Pedro Maciel).
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Julio Daio Borges
7/4/2005 às 14h39
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Aldaily.com brasileiro
A idéia inicial era fazer do Plurais uma espécie de Aldaily.com brasileiro, uma referência ao excelente site americano. Aos poucos, aquele objetivo foi ficando distante e sendo substituído pelo pragmatismo - percebemos que não seria tão simples assim...
* * *
Plurais é um endereço eletrônico com atalhos - para o conhecimento, o debate e a polêmica inteligente. Tentamos selecionar o que há de interessante nos milhares de textos que circulam diariamente na internet brasileira, indicando-os aos visitantes. Não acharíamos ruim se você nos indicasse algum site para figurar entre as nossas escolhas - pelo contrário, gostaríamos muito de receber essas indicações (...).
Prefácio e/ou editorial do Plurais, um site em construção, que linca mesmo pra nós.
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Julio Daio Borges
7/4/2005 às 14h30
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We Walk
Estou aqui no compu fazendo um pequeno trabalho escravo, e quase agorinha de repente, assim do nada, a cortina despencou, cabum!, no chão. Sei que muito pouca gente vai acreditar em mim mas quando a cortina despencou com tudo no chão, eu estava digitando a palavra descortinando. Isso deve siginificar alguma coisa mas essas sincronias vão ficar para reflexões
posteriores. O que está me deixando assim agora é que, além de fazer o trabalho escravo eu ainda vou ter que fazer o trabalho escravo no sol. Leree lereee lere lererere...
Tem algum sheik do petróleo, ou biliardário americano, desses que doam quaquilhões pra plantar rosas no deserto, que queira me dar quinhentos mil dolares aí?
Eu ficaria muito satisfeitinha. Ia ter capital pra correr atrás de investors pro meu livro. Dava pra comprar uma cortina nova inclusive.
Hein?
Angela Scott Bueno, no an.temp.im, que linca... vocês já sabem.
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Julio Daio Borges
7/4/2005 às 14h20
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Enquanto isso, em Roma
"(...) A farra da... quero dizer... a cobertura da mídia continua forte. Repórteres entrevistam repórteres, mostram a fila que está com tantas horas de espera, vemos os auxiliares da prefeitura distribuindo água... Ou seja, não há assunto algum."
De Marcelo Tas
sobre a eterna falta do que falar após a morte do Papa.
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Fabio Silvestre Cardoso
7/4/2005 às 09h45
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What it means to be a man
For instance? Well, for instance, what it means to be a man. In a city. In a century. In transition. In a mass. Transformed by science. Under organized power. Subject to tremendous controls. In a condition caused by mechanization. After the late failure of radical hopes. In a society that was no community and devalued the person. Owing to the multiplied power of numbers which made the self negligible. Which spent military billions against foreign enemies but would not pay for order at home. Which permitted savagery and barbarism in its own great cities.
Saul Bellow empacotou. Nunca tive coragem de acabar Herzog, de onde Christopher Hitchens extraiu o trecho acima. Li mais de cinco vezes as primeiras frases de uma edição antiga, que tenho na fazenda - e parei sempre. Mas li Ravelstein, que foi suficiente para não me esquecer de Bellow para o resto da vida.
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Eduardo Carvalho
6/4/2005 às 19h33
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Escritos e escritores
Leiam o ótimo texto (e a discussão subseqüente) do Julio Daio Borges sobre escritores da geração atual. O Digestivo Cultural e o Na Cara do Gol, do Rafael Lima, são para mim as duas melhores resenhas culturais em português no momento, na internet e muito provavelmente fora dela (o que fizeram com a Bravo foi uma grande maldade).
A "nova onda" de escritores tem seu lado positivo, pois instiga e encoraja a todos a escreverem. Talvez ainda não seja a geração que vá produzir novos grandes clássicos nacionais, mas já é o bastante ser uma geração que parece ter recuperado um pouco a misteriosa "vontade de escrever".
Ram, o Comentador preferido da Andréa, no seu próprio blog, o Cataplum (porque hoje é o dia das repercussões...).
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Julio Daio Borges
6/4/2005 às 16h58
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all type
acresce possibilidades. expande visões. lá, até nos descascam vez em quando. por isso mesmo recomendável. adeptos do fuderoso, tô bege, surreal, tabacudo, impressionante e outras "pernambucaneidades" não deglutem. se realmente publicitários ao menos lessem a secção aumente seu vocabulário do reader´s digest...
Celso Muniz, que - eu sei que não parece, mas... - está falando do Digestivo Cultural (e lincando pra nós).
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Julio Daio Borges
6/4/2005 às 15h14
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Indústrias Criativas
A expressão "Indústrias Criativas" pode ser uma novidade no Brasil, mas é uma tendência mundial que atesta que estamos começando a mudar de uma economia puramente de serviços para uma economia que está baseada na criatividade. Isto não é apenas verdadeiro para economias do primeiro mundo que tem, por muitos anos, a vantagem do sistema de mercado da livre empresa. Isto também é verdade para as economias dos países em desenvolvimento.
(...)
Criatividade não se define de forma fácil, por isso o portal das indústrias criativas pretende reunir os elementos que compõe estas classes criativas, em seus os vários setores, como por exemplo: publicidade, arquitetura, mercado de artes, artesanato, design, alta costura, filmes e vídeos, software interativo de lazer, música, artes cênicas, editoras, serviços de software e computadores, televisão e rádio, mobiliário, moda, produção audiovisual, design gráfico, software educacional, artes e entretenimentos, internet, artes visuais e editoração.
Alem de referencial e fonte de pesquisa sobre o assunto, o portal terá também as orientações dos processos jurídicos para que o artista possa saber como ter direitos sobre suas criações, noções de empreendedorismo, e um espaço para que os criadores possam montar uma pagina de apresentação dos seus trabalhos falando e mostrando suas obras, seus projetos e suas idéias. Anexando um currículo, ainda fotos, textos e vídeos. (...)
Apresentação do Projeto, do site Indústrias Criativas, que linca pra nós.
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Julio Daio Borges
6/4/2005 às 10h52
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Money Can't Buy You Love
"You can't buy love. It's very irritating," joked Warren Buffett, CEO and chairman of Berkshire Hathaway during a stop at the College of Management. "It's so much easier to just write out a check. 'I'd like a million dollars worth of love.' You can get a million dollars worth of sex but .
"The hell of it is you're only going to be loved if you're lovable. If you are, you get it back in spades," he said. "The truth is you always get back more than you give away. Some people never learn that. They're busy cheating people, cutting corners, lying to them, all kinds of things and they think they're a success because they have tens of millions of dollars later in life. I don't think they are a success and I don't think deep down they feel like they are a success."
Do segundo cara mais rico do mundo, aqui.
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Eduardo Carvalho
5/4/2005 às 19h13
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