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Sexta-feira,
13/5/2005
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Redação
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Don't Blog
Direto do Don't Blog, of course (uma dica involutária do e-pístolas, que linca pra nós).
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Postado por
Julio Daio Borges
13/5/2005 às 14h53
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Banho de sol no cárcere da sol
Chora. Senta e chora, menino.
Não me importa sua dor,
nem me interessa seu pranto,
não me atrai sua agonia...
eu sou apenas o resto, apenas o resto.
Sua lágrima verossímil nada
significa,
não seduz nem cativa.
Queria somente evitar a cena,
ou apressar sua sequência,
e não ter que vê-lo implorando pela
sua vida,
pedindo patético pela sua vida
miserável,
a sua própria vida.
Faria melhor em ir embora,
deixando-no para as aves
de rapina,
a sua carne prematura
merecidamente desfalecida,
e já não ter que vê-lo iludido
com o futuro melhor.
Já não acreditar que é um deles,
lamentar-se por te ofertar o
pão,
lamentar-se por te ofertar a vida,
mas não chorar, não ainda, nem nunca,
talvez,
somente para não lembrar que isso e
apenas o resto de nossas pobres
vidas,
apenas o resto de nossas vidas...
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Postado por
Marcelo Maroldi
13/5/2005 às 14h40
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Na velocidade da luz
[Digestivo:] Jornalismo de qualidade no ambiente virtual.
Segundo o Portal InterJornal de Notícias, que, claro, linca pra nós.
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Postado por
Julio Daio Borges
13/5/2005 às 07h24
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Eu não quero saber deles
Eu nunca quis saber do casamento de Ronaldinho e Daniela Cicarelli. Muito menos agora que acabou. Mas como fazer para realizar meu não-desejo? Estou trabalhando e todos os colegas comentam o assunto (quase todos). Coloco um fone de ouvido. Decido olhar sites de notícias para saber como anda o mundo. Em TODOS os principais, destaque quase máximo para o rompimento - junto às mais variadas e engraçadinhas manchetes (como se fim de casamento fosse caso para brincadeira). Aí vem o Jornal Nacional. Entre as chamadas iniciais, "chega ao fim o casamento de Ronaldo e Cicarelli", antes mesmo da vinheta de abertura. Aí eu desisto. Não antes sem uma última pergunta: a quem mais deveria interessar o assunto, que não sejam os próprios rompidos? De onde vem, pelo amor de Deus, esse interesse beirando o mórbido em conhecer detalhes da vida alheia de gente tão distante? E pior ainda: onde os veículos de comunicação de respeito estão com a cabeça em dar tamanha repercussão a isso? O público se interessa porque a mídia divulga ou a mídia divulga porque o público se interessa? Nunca a questão Tostines foi tão instigante - e irritante.
P.S. - Interessa menos ainda quando sabemos que Cicarelli faturou, com a tal separação, R$ 15 milhões (!!!), graças a um acordo pré-nupcial. Viram como estou bem informado sobre o assunto?
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Postado por
Marcelo Miranda
12/5/2005 às 14h56
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Rufo, 80 VI
Descobri a literatura adulta na minha obscura adolescência. Aos quatorze anos, pelas mãos de Flaubert, fui conduzida ao século XIX e ali permaneci passeando entre brasileiros, portugueses e franceses, românticos, naturalistas e simbolistas. Em momento inaudito, Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos arrebataram-me desejando um Feliz Ano Novo com Lúcia McCartney e O Cobrador. Buffo & Spalanzani mostraram A Grande Arte - num mês de Agosto - para uma menina com seus quinze anos recém completados. Juntei-me a Os Prisioneiros na cruel revelação de um mundo corrompido e maculado. Pelo Buraco na Parede, enxerguei a crueza da existência humana e montei incontáveis filmes em minha ainda incipiente cabecinha inventiva.
Foi um caminho sem volta.
Renata Marinho, a Fina Endor, sobre o nosso amigo, Rufo.
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Postado por
Julio Daio Borges
12/5/2005 às 08h19
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Rufo, 80 V
Lá pelo final dos anos 60, numa madrugada fria do Rio, me foi apresentado, no estudio do Ziraldo, um senhor magro e de olhar profundo. Foi o Miguel Paiva, que trabalhava com o Ziraldo, que me disse, depois, que esse senhor, elegante, vestido de terno, era o escritor Rubem Fonseca. Ele se apresentava, apenas, como diretor da Light do Rio. Naqueles dias, eu estava lendo Coleira do Cão, uma seleção de contos do Fonseca, cerca de 300 páginas, um dos seus primeiros livros publicados. Fiquei impresionado. Lembro do mesmo "Coleira do Cão" e de um chamado "250 Gramas", que se passa no IML do Rio. Uma idéia original nunca usada em cinema, profundamente dramática e de grande expressão para dois atores que topem o desafio. Até hoje passando despercebida pelos nossos cinestas... que não saem das favelas.
Nunca mais deixei de ler os livros de Rubem Fonseca. É um dos poucos autores a quem guardo fidelidade de leitura. A Grande Arte continua sendo a minha história preferida.
Longa vida para ele.
Rodolfo Felipe Neder, diretor do saite do Millôr (porque o aniversário foi ontem, mas homenagens continuam...).
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Julio Daio Borges
12/5/2005 às 08h04
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Rufo, 80 IV
Tal como Laranja Mecânica, que previu o inferno desumano da violência que explodiria pelo mundo, a literatura de Rubem Fonseca deu mostras proféticas do que viria a ser o modus vivendi da sociedade desigual e violenta que tornou-se o Brasil.
Jardel Dias Cavalcanti, sobre ele, o aniversariante...
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Postado por
Julio Daio Borges
11/5/2005 às 16h57
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Rufo, 80 III
Uma vaca atropelada. Chamam a polícia. Correria. Os mortos de fome da rua e da favela perto dali carneavam o animal. Usavam facas e facões rudimentares. Não havia sobrado nada, nem os ossos.
José Rubem Fonseca poluiu minha mente com esta, que foi a primeira cena de horror de minha vida, em "Relato de ocorrência". E a alma, quando soube que havia sido real.
Não tem mais volta. Sinto uma mão de gelo em meu ombro com as histórias de Rubem. Exatamente por isso sou fã.
Andréa Trompczynski, também sobre o Rufo.
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Julio Daio Borges
11/5/2005 às 13h59
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Rufo, 80 II
Tenho duas memórias dos livros do Rubem Fonseca. Uma da alma, outra das lombadas. Uma delas permanece quente dentro do meu cérebro, memória de histórias secas, duras, violentas, que me golpearam a fundo. A outra, real, me olha da estante todos os dias, apertadinha entre outros escritores. Como se soubesse de tudo. O meu Rubem Fonseca não tem oitenta anos, não é um único homem e não se importa se machucar com suas palavras afiadas. São muitos homens, muitas mulheres, são putas, são Lúcias McCartneys, são milionárias, são criminosos, são homens comuns. No olhar furtivo que dou à prateleira, as duas memórias se embaralham. E o meu Rubem Fonseca mais uma vez me assusta, surgindo na minha lembrança num golpe rápido, para repetir mais uma vez que vida e morte vivem lado a lado, como a alma e a lombada. Parabéns por isso, Rubem. Por tudo e só isso: pela coragem de contar uma verdade tão dóida.
Lúcia Carvalho, em sua homenagem ao Rubem.
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Julio Daio Borges
11/5/2005 às 13h57
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Rufo, 80
Muito mais do que literatura policial, o que Rubem Fonseca escreve são verdadeiros tratados, recheados de ironia e sarcasmo, sobre o "baixo clero" da sociedade brasileira. São policiais, criminosos, gente comum. Sempre num cenário urbano assustadoramente real, ao mesmo tempo em que parece existir num plano separado do nosso tamanho a peculiaridade dos personagens e situações. Rubem Fonseca escreve do real sem que seus escritos pareçam ser do real. Com categoria, conhecimento, inteligência, charme. Palavrões, tesão, sexo, mortes, nas letras dele, não são grosseiros. São parte de um universo muito mais amplo. Que venham outros 80 anos!
Marcelo Miranda, em homenagem aos 80 do Rufo. Hoje.
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Postado por
Julio Daio Borges
11/5/2005 às 12h25
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