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Sábado,
23/7/2005
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Ed Motta: Jazz na Praça
Quem passasse pela Praça Santos Dumont ontem (sexta-feira, 22), por volta das 20h, jamais diria que ali, alguns minutos depois, o local abrigaria o show de estréia do novo álbum de Ed Motta, Aystelum. O coreto estava vazio, e o local parecia fadado a ser contaminado pelos fortes ventos que cortavam a noite de Búzios. Para o bem e para o mal, as aparências enganam. É bem verdade que o cantor atrasou mais que o esperado; é bem verdade também que, no início, sua persona pareceu um tanto distante do público presente, chegando a demorar 20 minutos para saudar os presentes; nada disso, no entanto, foi capaz de ofuscar sua brilhante aparição no 8º Visa Búzios Jazz & Blues.
Ao som dos aplausos, Ed Motta subiu ao palco e a cena que se seguiu foi, no mínimo, curiosa. Junto com o Septeto Euphonico Moderno, o cantor caminhou tranqüilamente até seu piano elétrico. Silêncio. Uma vez acomodado, o público assistiu uma eletrizante polifonia instrumental, como se os instrumentos partissem cada qual de seu universo particular para adentrar um outro, em conjunto. A partir desse momento, o sax, tocado por Idriss Boudriua, e a bateria de Renato Calmon tomaram controle da situação e o jazz finalmente se sobrepôs àquela espécie de introdução dodecafônica (ou, como disse uma jornalista ao meu lado, "música para músico").
Além dessa música, digamos, incidental, havia outro detalhe dissonante na formação de Ed Motta e de seu septeto. No palco, os músicos se organizavam em formato oval, sendo que a bateria ficava do lado esquerdo e a guitarra, tocada por Paulinho Guitarra, ficava ao fundo. Ed Motta, que revelou ter adotado esse formato com base nos conjuntos de Jazz dos anos 50, ficou ao centro, como que no controle das vibrações e das ondas sonoras. Assim, e não por acaso, notava-se uma unidade musical no grupo que poucos conjuntos possuem, até mesmo os mais ensaiados. Cada instrumento fazia sua parte em prol do conjunto, muito embora tenha havido espaço para os solos e para as improvisações de cada um.
No que se refere à música, entretanto, ao mesmo tempo em que se mostrava impressionado, até aquele momento não existia uma conexão muito forte entre artista e público. Essa "relação" começou a virar quando, ao expor alguns elementos do novo disco, Ed Motta seguiu nos vocais e entoou "The Rose that came from blue", numa quebra de ritmo e de estilo, utilizando as singulares nuances de sua voz, do grave para o agudo, como se as cordas vocais fossem o teclado de piano a ser usado aleatoriamente. Em seguida, agora embalando os namorados da Praça, cantou um dos poucos "hits" clássicos de seu repertório (todo voltado para o novo CD): "Fora da lei". Decididamente, as pessoas já estavam mais à vontade.
E foi graças a isso, quase numa ironia, que ele ficou mais livre para interpretar, e como ele mesmo disse depois na entrevista, adaptar ao vivo o repertório exaustivamente ensaiado em estúdio. A platéia, mais animada, já interagia com sinceridade às apostas jazzísticas do excelente Septeto, que, além dos já citados, é formado por Rafael Vernet (teclado), Jessé Sadoc (trompete) e Alberto Continentino (baixo acústico).
Na última parte da apresentação, o que mais surpreendeu não foi a esperada reação da audiência durante a execução de "Colombina", mas, sim, a participação geral quando Ed Motta incitou a platéia a repetir sua vocalize. Em coro, a Praça consentiu. A recíproca foi tão verdadeira que o cantor ficou impressionado no público e no privado, e na entrevista subseqüente se disse surpreendido pelo fato de ninguém ter pedido para ele tocar "Manuel". Perguntado por este repórter qual seria sua reação se isso tivesse ocorrido, a resposta foi categórica: "Não faria. O artista não está onde o povo está; o artista está na cabeça dele". Uma consideração para lá de sincera, da mesma forma que a atitude do público ao longo do espetáculo.
* fotos de Sylvana Graça.
Ingleses e americanos nos palcos de Búzios
A noite ainda não havia acabado. De volta ao Pátio Havana, no mesmo momento em que um bem-humorado Ed Motta jantava e concedia uma animada coletiva aos jornalistas, o percussionista James Harris e o saxofonista Trevor Watts, da Inglaterra, iniciavam a apresentação mais virtuose desse festival. Assim, de um lado, ficou evidente que a dupla possui um talento e uma técnica instrumental muito peculiar. Por outro lado, é também notória a distância de sua arte para com o público médio (em que pese o fato de estarmos num gênero, o jazz, cuja educação musical funciona como uma espécie de pré-requisito). Prova disso foi a temperada resposta dos presentes no Bistrô durante a apresentação. Alguns beliscavam seus pedidos; outros conversavam; e poucos prestavam verdadeira atenção na dupla.
Comportamento absolutamente diferente para com o duo norte-americano formado pelo multi-instrumentista Kurt Brunus e pela versátil cantora Cynthia Bland. O repertório, que verdadeiramente incendiou a platéia do Chez Michou, teve de tudo um pouco: reggae, rap, hip hop, soul e muito rythm & blues, talvez a principal assinatura do conjunto. No auge do show, após terem tocado clássicos como "No Woman, no Cry" e "I shot the sheriff", houve espaço até para uma de Jorge Ben: "Mas que nada", num português espantosamente bem pronunciado. Sem dúvida, o espetáculo em que o público mais interagiu.
Última noite
Hoje, o festival se encerra com a apresentação do Mestre de Cerimônias Léo Gandelman na Praça Santos Dumont (20h) e de Vernon Reid e The Masque no Chez Michou (24h), entre outros.
Confira a programação completa aqui.
E amanhã tem mais.
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Fabio Silvestre Cardoso
23/7/2005 às 14h31
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Soco no estômago
Ontem foi o dia de peças-porrada. Maravilhosa surpresa foi o Navalha na Carne, clássico do Plínio Marcos, com a Bate Nessa Face Que Eu Te Viro a Outra, daqui de Rio Preto. Era uma apresentação extra, só para a imprensa; lotou todos os dias.
A Casa de Cultura Dinorath do Vale se transforma em espaço da peça. Começa no saguão, com o ótimo Veludo - a grande atuação - tomando conta do espetáculo. Subimos e entramos no quarto de Neusa Sueli. A ação toda se passa ali, naquele quarto claustrofóbico, sufocante. O ar é pesado, carregado de cigarro. Plínio pede esse hiper-realismo. Funciona muito bem, mergulhamos naquele mundo de cabeça.
Todo o elenco está bem. Três Neusas se sucedem, fragmentando a narrativa. Há Neusas e Neusas. A direção de Bhá Bocchi Prince arranca emoções exaltadas lá do íntimo. As porradas de Vado na porta tremem o quarto. O espetáculo é intenso. O público sai meio atônito.
Junto com Foi Carmem Miranda, foi o que de melhor assisti por aqui.
De lá para o SESC, assistir a 121.023 J, da Cia Auto-Mecânica de Teatro, de SP. Um rapaz sai para comprar pão, é preso e vai parar em um campo de concentração. As soluções cênicas são criativas e obtêm resultados curiosos. Num tom tragicômico, impera um clima tenso que tira risos nervosos da platéia. Um texto inteligente (assinado por Renata Jesion, a protagonista), sob uma direção compentente de Ariela Goldman. É curta, com pouco menos de 50 minutos. Interessante, mas não encanta.
Por fim, rumei mais uma vez ao "Olho", conferir O Samba do Crioulo Doido, de Luiz de Abreu. Uma crítica reflexiva à figura do corpo na sociedade. Luiz, nu (à excecção de um par de botas prateadas), dança, samba e explora inúmeras possibilidades de seu corpo: estala músculos, mostra-se de todos os ângulos possíveis. Todos. Saímos divididos. Eu não gostei. Ok, as estratégias e as críticas estavam evidentes, mas não me pegou. Interessante como as opiniões se dividiram. Ouvi as opiniões mais discrepantes, extremas.
O posto de gasolina próximo do hotel, tradicional ponto de encontro e discussões do pessoal, está voltando a firmar-se (rolou uma entressafra nesses últimos dias). Bom para saber das coisas...
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Guilherme Conte
23/7/2005 às 14h21
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Apuro técnico: Suíte 1
E o FIT segue à toda. Decidi tirar a manhã e parte da tarde para ver até que ponto a cidade está mexida com o Festival. Logo que cheguei, na terça, uma simpática assessora me garantiu que "a cidade está respirando teatro". Mas ela é suspeita. Então dei uma rodada pelo centro e por aí para ver qual é a real.
Não posso dizer que ela estava errada. Rola uma expectativa geral, as pessoas estão acompanhando as peças, principalmente as de rua. Vem gente de cidades próximas também. Encontrei algumas pessoas que compraram ingressos para várias peças e estão acompanhando bastante coisa. Não diria que a cidade está "respirando teatro", mas o impacto é considerável.
No início da tarde fui conferir a palestra do Armazém Companhia de Teatro, do Rio (originalmente de Londrina). É o grupo mais representado por aqui, com três peças (Pessoas invisíveis, Alice através do espelho e A caminho de casa), no Módulo de Ocupação (nos anos anteriores, foram o Cemitério de Automóveis e Os Sátyros). Descreveram o processo de trabalho, as criações coletivas, a busca por uma dramaturgia própria. Muito interessante, fiquei bem curioso. Falo mais deles depois. Já tinha perdido o Pessoas invisíveis, mas veria Alice, a montagem mais concorrida, lotada, a menina dos olhos do FIT.
Não consegui entrar no Alice. Só 65 lugares, fiquei de fora. Odiei-me enquanto ser humano.
Primeira peça da noite: Suíte 1, dos simpaticíssimos curitibanos da Companhia Brasileira de Teatro. Cinco mulheres e um homem conversando, abastecidos por prosaicas caixinhas do China in Box e latas de Coca-Cola. Ótima.
O texto do francês Philippe Minyana, inédito por estas bandas, é rápido, áspero, duro. A partir de conversas banais, sobre assuntos banais, entre pessoas comuns, cresce uma tensão. Uma casa, um episódio traumático, "uma carnificina". A tentativa de construção de uma memória comum esbarra na rispidez e nos traumas.
O clima é claustrofóbico. O ótimo Ranieri Gonzalez passa a maior parte da peça sentado, de frente para a platéia, sendo questionado e provocado pelas mulheres (Christiane de Macedo é a que mais chama a atenção, com uma voz única). Seu rosto transparece angústia, um turbilhão entalado na garganta.
"Tudo me parece irreal", diz uma das mulheres.
"Nós estamos comendo. Tudo está perfeitamente real", responde outra.
Agradou e convenceu, arrancando aplausos firmes.
Como não pude atravessar o espelho, nem tampouco meu crachá de imprensa me permitia ir até o País das Maravilhas, tomei o caminho do SESC para rever Foi Carmem Miranda. Além de ser a peça que tinha mais gostado, queria ver as reações de outra leva de público. Neste ponto, na mesma. Não é uma peça para grandes platéias. Mas é necessária. Gostei mais ainda da segunda vez. O elenco estava mais afinado, preciso. Outros detalhes me prenderam. No início, três viúvas e uma menina sentam-se de frente para a platéia, olhando um microfone e uma Carmem que não está lá. O domínio técnico das quatro atrizes é impressionante, nas mínimas expressões faciais. Brilhante.
Hoje tenho pela frente Navalha na carne, outra das peças mais concorridas por aqui. É da Bate Nessa Face Que Eu Te Viro a Outra, daqui de Rio Preto. Depois, 121.023 J, da Cia Auto-Mecânica de Teatro, de São Paulo. Promete. Amanhã eu conto.
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Guilherme Conte
22/7/2005 às 15h12
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Búzios em Jazz & Blues
Na noite de quinta-feira, 21 de Julho, a Rua das Pedras, o principal eixo de Búzios, já aguardava as principais atrações do 8º Visa Búzios Jazz & Blues, que acontece na cidade. Um pouco antes, é verdade, a Dixie Square Jazz Band já havia feito sua participação, chamando a atenção de quem estava nas ruas com sua performance atravessando alguns endereços do Balneário. A noite, contudo, ficaria marcada para o público pela presença de Carlos Malta e do grupo argentino Dall-Botafogo, que, cada um à sua maneira, não decepcionaram quem esperou para vê-los.
Carlos Malta e o Jazz à Brasileira
Às 22h36, chamados por Léo Gandelman ("vamos aplaudi-los, por favor"), o multi-intrumentista Carlos Malta e seu conjunto subiram ao palco do Pátio Havana e ministraram um concerto de Jazz sem reparos. Pelo contrário. O apuro técnico e a inventividade nas músicas foram as características elementares. Sem mencionar a homenagem à musica brasileira. Sim, porque no repertório do show, versões de músicas imortalizadas na voz de Elis Regina. Abrindo o espetáculo, logo depois dos acordes de "Aquarela do Brasil", ouvia-se, nitidamente, a levada e a batida de "Nada Será Como Antes" (Milton Nascimentos). No Sax Alto, Carlos Malta alcançava as notas agudas, num contraponto à guitarra, ao contrabaixo acústico e à bateria, executados, nessa ordem, pelos músicos Daniel Santiago, Augusto Matoso e Keusso Fernandes.
Em seguida, uma ponte (medley) para as "Águas de Março" (Tom Jobim). Apesar do andamento ser diferente, Carlos Malta consegue passar de uma música para outra numa quebra de ritmo muito bem compassada, o que é espantoso, se se considerar que foi a primeira vez que o conjunto executou o show com essa formação. "Já havíamos tocado juntos anteriormente, mas essa apresentação em homenagem à Elis foi a primeira vez aqui em Búzios", revelou o maestro Malta logo após o espetáculo. Cabe mencionar ainda, como destaque, a guitarra de estilo e ao mesmo tempo discreta do já citado Daniel Santiago, que domina com propriedade o espaço que lhe é concedido no palco. Outros highlights na apresentação (que durou pouco mais de uma hora, embora ninguém tenha se dado conta) foram as inserções de frases de "Brasileirinho"e de "Trenzinho Caipira" nos improvisos bem como a versão, em particular, de "O Bêbado e o Equilibrista", onde Carlos Malta fez uso de suas variáveis (Flauta, Flautim, além do Sax Barítono). Nessa música e ao final, ele fez questão de frisar a importância da homenageada da noite em sua formação como músico. E o público, agora com aplausos espontâneos, aprovou.
O Blues rock n'roll de Dall-Botafogo
Meia hora depois, mais precisamente às 0h45, o duo formado pela tecladista Cristina Dall e pelo guitarrista Miguel Botafogo subiram ao palco do Chez Michou, em frente ao Pátio Havana. O grupo, que ainda conta com a presença do contra-baixista Pablo Memi e pelo baterista Juan Pillado, foi literalmente ovacionado pelo público, mesmo antes de tocarem os primeiros acordes. A presença de muitos argentinos no local explica boa parte dessa animação prévia. De sua parte, os brasileiros não deixaram por menos e também entraram na mesma vibração, oriunda, obviamente, da presença de palco do grupo.
Aqui, cabe destacar a dupla Dall-Botafogo. A primeira, além dos acordes próprios do blues, emanava uma luz própria, talvez proveniente de sua sensibilidade à flor da pele também como intérprete. Por isso, as versões de "Honky Tonk Woman" (Rolling Stones) e "My Mojo Working" (Muddy Waters), nesse sentido, soaram irrepreensíveis em sua voz. Já Miguel Botafogo comportou-se como um guitar-hero ao longo da apresentação. Desde a entrada, onde deixou seu copo de whisky com alguém na pista, até os maneirismos ao fazer os solos lembravam os heróis lendários da guitarra (numa época em que ser roqueiro era ter, sobretudo, atitude). Eis, então, o "segredo do sucesso" dos argentinos: mais do que a música, executada corretamente, a fórmula foi a performance.
Hoje, a música promete começar mais cedo, às 18h, com uma Jam Session na praia. Depois, às 20h, na Praça Santos Dumont, tem Ed Motta (lançando o CD Aystelum)
Veja a programação completa do Festival aqui.
Até amanhã!
* fotos de Sylvana Graça.
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Fabio Silvestre Cardoso
22/7/2005 às 14h53
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Búzios, 21 de Julho
A poucas horas do início do segundo fim-de-semana (prolongado) do 8º Visa Búzios Jazz & Blues, a cidade amanhece tranqüila e ensolarada, bem diferente, portanto, de quarta-feira, quando o dia nublado estava mais convidativo para ficar em casa, como bem observou um dos moradores da cidade. Mesmo assim, à noite, a animação tomava conta do eixo principal da cidade, entre o Pátio Havana (bistrô de onde escrevo agora) e o Chez Michou, o ponto de encontro de Búzios (pelo menos nesses dias de Festival). A expectativa, com isso, é que no momento das apresentações o clima esteja ideal, unindo uma temperatura mais quente ao "calor" provocado pelos shows das atrações nacionais e internacionais.
Ainda ontem, num outro restaurante, o Don Juan, tinha-se uma mostra do provável público do Festival: turistas, sobretudo estrangeiros, embora tenha muita gente do Rio e de São Paulo. Para o recepcionista de uma tradicional pousada de Búzios, o balneário conta com uma visitação bastante diferenciada de Cabo Frio e Arraial do Cabo, este último um point da moda. Ele afirma que, aqui, é comum a presença de alemães, ingleses e franceses de um nível econômico acima da média; portanto, as atrações também são diferenciadas. Afinal de contas, Jazz fora do eixo urbano de Rio-São Paulo é fora do comum.
Na noite de hoje, quinta-feira, serão três as apresentações. Pela ordem: Dixie Square (Brasil), Carlos Malta (Brasil) e Dall-Botafogo (Argentina). Direto da Praia dos Ossos, a Dixie Square apresentará um repertório marcado pela tradição dos grupos de New Orleans. Não devem faltar clássicos do Jazz, como "Sweet Georgia Brown" e "Limehouse Blues" - músicas que Woody Allen sempre usa como referência em seus filmes. Na seqüência, às 22h, Carlos Malta promete uma performance inovadora, agregando instrumentos étnicos (da China, Japão e do Brasil) ao virtuosismo. Única atração internacional da noite, Dall-Botafogo traz uma mistura que remete à versatilidade brasileira: funk, soul, gospel... Um pouco antes, tem a passagem de som.
A conferir.
Veja a programação completa do Festival aqui.
Logo mais, tem mais!
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Fabio Silvestre Cardoso
21/7/2005 às 13h23
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Maturidade cênica
O sol apareceu. E com ele, o calor. Inshallah! Esse é o São José do Rio Preto que conheço. E lá vou eu, agora bem mais animado.
Às 14h me mandei para o Centro Cultural, para assistir à palestra Mostra do processo de trabalho do ACT (Ateliê de Criação Teatral de Curitiba). Era uma boa maneira de conhecer o trabalho do grupo e ir para a peça com um pouco mais de repertório, e de sentir um pouco o clima do festival entre atores, diretores e professores - a tal "classe teatral".
Foi bacana. Depois de passar um vídeo, atores, diretor e produtora falaram sobre a proposta do Ateliê, o processo de concepção e de ensaio de Daqui a duzentos anos (a peça deles aqui no FIT), a relação deles com o teatro etc. Abriu-se um debate entre a platéia e a mesa, que rendeu algumas discussões interessantes. Valeu. E deu para sacar um pouco do clima de "formação" do FIT: a sala estava cheia.
De volta ao hotel, aproveitei para ler e descansar um pouco. Mais à noite, conheci o Tiago Velasco, da outracoisa, que iria rachar comigo a carona para o Teatro Municipal, para assistir o Daqui a duzentos anos. Ele está aqui num esquema meio gonzo, no melhor estilo "um roqueiro que caiu num festival de teatro". Curioso, a matéria promete. Chegamos em cima da hora. Lotado. Fundos do Municipal, numa arena. À entrada, recebemos singelas almofadas para colocar sobre os bancos. No palco, quatro cadeiras, uma em cada vértice (? - anos que não uso essa palavra). Música tranqüila, ao fundo. Atmosfera de curiosidade.
Cessa a música. Silêncio sepulcral. Dos fundos, entram Luís Melo, Janja e André Coelho - os atores - e Edith de Camargo - música/atriz. Edith toca um suave acordeão. Eles tomam seus lugares. E começam a contar histórias.
A peça é isso - contar histórias. E, assim, sem inventar, sem sobras, é excelente. Reúne diversos contos de Anton Tchekhov, monstro sagrado da literatura russa, contados e dialogados pelos atores. O cenário limpo, quase minimalista, deixa claro que o texto é o astro da noite. O texto, ok, e Luís Melo. Sua atuação é impressionante; parece que ele está em casa, contando as histórias para um amigo. Convence, esbanja maturidade. Não quero cometer injustiças: Janja e André estão ótimos. Mas Melo é o dono do palco, indiscutivelmente.
Do que ouvi na palestra: fruto de seis meses de leituras, ensaios e estudo, Daqui a duzentos anos nasceu no Núcleo de Produção Teatral do ACT de uma necessidade muito clara: o trabalho com a palavra. E, nesse ponto, a escolha de Tchekhov não poderia ser mais acertada. O diretor convidado Marcio Abreu enfrentou então outro grande problema: como botar os contos no palco? Dissecando as estruturas narrativas, arrancou dali uma "tradução cênica". Mas - e aqui está a grande jogada - deixando o conto, o texto, em primeiro plano. A limpeza da montagem visou não limitar a possibilidade de criação de imagens pelo público. E funcionou muito, muito bem. É impecável.
Ouvi dizer, por aí, que ela vai para o SESC Belenzinho em algum momento do segundo semestre. Torçamos para que sim.
Melo, na palestra: "Como ator, o que importa é a verdade. Um ator está bem quando o público acredita nele. Se não acredita, é porque algo está errado". Poderia ser mais simples do que isso?
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Guilherme Conte
21/7/2005 às 13h14
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Me, myself e a Flip
Li sua entrevista consigo mesmo. E não concordo com o alter-entrevistador.
Curti bastante a bagunça, as perdições. Ficou orgânico e parece conversa de café-pós-palestra, ainda sob o impacto dos acontecimentos. Eu, de minha parte, me senti como se estivesse lá na Flip conversando consigo (mesmo).
A gente alinhava tudo nos entreposts. E, nestas conversas ansiosas, do tipo pós (evento, debate, palestra, etc.), nem tudo fica dito, mesmo - a maioria é subentendida, subdita, subinterpretada por quem ouve (ou lê).
Uma cobertura com fluxo de consciência. Pode não ser a verdade buscada pelo jornalista, mas traduz a verdade do impacto sobre o sujeito (no caso, o Consigo Mesmo).
Paula Mastroberti, por e-mail.
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Julio Daio Borges
20/7/2005 às 15h52
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O FIT começou bem!
Amigos internautas, depois de apanhar um pouco do computador trago-lhes as primeiras notícias do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. Na correria, tentando perder o mínimo possível, pois assistir tudo é impossível.
Cheguei ontem à tarde, seguro de que poderia deixar as blusas no armário. Afinal de contas, é Rio Preto, a cidade mais quente do mundo. Doce ilusão: 14 graus. Tão frio quanto aí em SP. Tudo bem. Tomei o rumo do hotel, e logo de cara trombei o Luís Melo, uma das estrelas do FIT. A maioria dos artistas e da imprensa está aqui. Legal, vira e mexe encontro alguém. Clima de festival. Amaldiçoei o fato de ter perdido os chilenos da Compañía Gran Reyneta, unanimidade entre o pessoal que viu, além da peça Só as gordas são felizes. Acontece.
Tomei o rumo do SESC Rio Preto, com a expectativa lá em cima. Afinal de contas, eu iria estrear com o CPT e o Antunes Filho, com Foi Carmem Miranda. Cheguei cedo, aproveitando uma carona, e aproveitei para dar uma passada na exposição J.C. Serroni e o Espaço Cenográfico, comemorativa de seus 30 anos de carreira. Muito bem montada, completíssima, com cenários, maquetes, desenhos, projetos, figurinos, fotos e até uma curiosidade: uma camisa da equipe infantil do Juventus aqui de Rio Preto, equipe defendida por ele em sua infância. Serroni é brilhante, e a exposição faz jus a ele e sua obra. Ficam os votos de que ela vá para SP...
A peça não contrariou minhas expectativas. Nas mãos de quatro competentes atrizes (Emily Sugai, Arieta Corrêa, Juliana Galdino e Paula Arruda), a leitura particular de Antunes para a Carmem é de encher os olhos. Carregada de sutilezas e expressividade, economiza nas palavras e esbanja nos movimentos. Uma Carmem diferente; ou várias Carmens. A mais marcante tem seu rosto envolto em negro e solenemente, ritualística, espalha seus adereços pelo palco. Paula rouba a cena desde o início, prendendo a atenção. A bela Arieta, numa cena que evoca o Candomblé, inquieta.
Quem brilha mesmo, porém, é Juliana Galdino, que encarna Antígona em São Paulo. Com uma força e uma atuação impressionantes, firma-se cada vez mais como uma das atrizes mais consistentes dos nossos palcos. O amigo Jefferson Del Rios, da Bravo!, deu a melhor definição para Juliana, ao vê-la na tragédia: "É de um talento assustador".
O público, por sua vez, parece não ter digerido (desculpem, o trocadilho foi inevitável!) a montagem. Aplaudiu timidamente, meio atônito. Não pude deixar de me lembrar de Denise Weinberg quando ouvi um rapaz soltar um suspiro nostálgico: "Saudade das peças que tinham começo, meio e fim...".
Hoje pela manhã, animado por um sol tímido, lutei contra o frio para conferir Manchete de mambembes [detalhe acima], do Grupo de Pesquisa Teatral Sala 50, aqui de Rio Preto, na Praça Rui Barbosa. Com ares de trupe medieval, as atrizes alardeavam manchetes sensacionalistas concebidas a partir de peças de Shakespeare (algo como "Coxo caiu num mau negócio. Trocou reino por um cavalo"). Curta - apenas 15 minutos - e grossa, chamou a atenção do povo e divertiu, mas sem encantar. As crianças gostaram, principalmente de um dragão colorido que dançava (apesar de um bebê, ao meu lado, chorar aterrorizado...).
A apresentação faz parte do projeto "Ser ou não sertão", com espetáculos nas ruas, praças e calçadões. Uma idéia interessante, resgatando o teatro de rua, com longa e importante tradição no Brasil. Deu para animar e criar curiosidade. Amanhã tem mais.
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Postado por
Guilherme Conte
20/7/2005 às 12h55
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Zines eletrônicas
O Julio do Digestivo escreveu um texto bem interessante sobre zines eletrônicas. E como blog também é socialização, eu leio zines e você? Digestivo Cultural: os textos dos colunistas são bem diversificados e uma das poucas zines que permite um pouco mais de profundidade.(...)
Gi no perhaps, maybe, talvez... (porque o Guilherme já vem, já...).
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Julio Daio Borges
20/7/2005 às 12h03
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Mooo! Mooo!
Although Eco is still best known for his first novel, The Name of the Rose (1980), a medieval murder mystery that sold ten million copies, it is as an academic that he would like to be remembered. He has been a professor at Bologna, the oldest university in Europe, for more than 30 years. He has also lectured at Harvard, Yale, Cambridge and numerous other famous universities and, to fill in the rest of his time, writes cerebral essays on uncerebral subjects ranging from football to pornography and coffee pots.
Nigel Farndale em perfil (não-chato) do (chato) Umberto Eco.
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Postado por
Julio Daio Borges
19/7/2005 às 19h47
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