Blog | Digestivo Cultural

busca | avançada
193 mil/dia
1,9 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Beto Marden estreia solo de teatro musical inspirado em Renato Russo
>>> Tendal da Lapa recebe show de lançamento de 'Tanto', de Laylah Arruda
>>> Pimp My Carroça realiza bazar de economia circular e mudança de Galpão
>>> Circuito Contemporâneo de Juliana Mônaco
>>> Tamanini | São Paulo, meu amor | Galeria Jacques Ardies
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
Colunistas
Últimos Posts
>>> Lisboa, Mendes e Pessôa (2024)
>>> Michael Sandel sobre a vitória de Trump (2024)
>>> All-In sobre a vitória de Trump (2024)
>>> Henrique Meirelles conta sua história (2024)
>>> Mustafa Suleyman e Reid Hoffman sobre A.I. (2024)
>>> Masayoshi Son sobre inteligência artificial
>>> David Vélez, do Nubank (2024)
>>> Jordi Savall e a Sétima de Beethoven
>>> Alfredo Soares, do G4
>>> Horowitz na Casa Branca (1978)
Últimos Posts
>>> Escritor resgata a história da Cultura Popular
>>> Arte Urbana ganha guia prático na Amazon
>>> E-books para driblar a ansiedade e a solidão
>>> Livro mostra o poder e a beleza do Sagrado
>>> Conheça os mistérios que envolvem a arte tumular
>>> Ideias em Ação: guia impulsiona potencial criativo
>>> Arteterapia: livro inédito inspira autocuidado
>>> Conheça as principais teorias sociológicas
>>> "Fanzine: A Voz do Underground" chega na Amazon
>>> E-books trazem uso das IAs no teatro e na educação
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Expectativas e apostas na Copa de 2010
>>> Paixão e sucata
>>> A pulsão Oblómov
>>> O papel aceita tudo
>>> Figurinhas
>>> O que é a memética?
>>> Marcus Aurelius
>>> Diariamente
>>> Assim falou os mano
>>> No hidding place
Mais Recentes
>>> Pulp de Charles Bukowski pela Lpm (2017)
>>> Livro Como Evangelizar Com Parábolas de José H. Prado Flores, Ângela M. Chineze pela Canção Nova (2008)
>>> Leituras Gráficas Da Cidade : Anais do 1º Seminário Lauard. Prourb de Maria Cristina Cabral pela Rio Books (2014)
>>> Fins de Século: Cidade e Cultura no Rio de Janeiro de Beatriz Jaguaribe pela Rocco (1998)
>>> Moral e Hipermoral - Biblioteca Tempo Universitário 78 de Arnold Gehlen pela Tempo Brasileiro (1984)
>>> Livro 1984 de George Orwell pela Nacional (1975)
>>> Partes De Um Corpo de Diversos Autores pela Porto Alegre tag (2021)
>>> Livro Pregador Ungido Missão E Espiritualidade de Ronaldo José De Sousa pela Santuário (2001)
>>> Livro Inspired Level 1 Student's Book de Judy Garton-Sprenger pela Macmillan Education (2012)
>>> A Terra Dos Meninos Pelados de Graciliano Ramos pela Galera Record (2022)
>>> Espaço Em Obra. Cidade, Arte, Arquitetura de Guilherme Wisnik pela Sesc (2018)
>>> Toradora! - Vol 1, 2 e 3 de Yuyuko Takemiya pela Newpop
>>> The 7 Habits of Highly Effective People - Powerful Lessons In Personal Change de Stephen R. Covey pela Free Press (2004)
>>> Livro A Religião E O Surgimento Do Capitalismo Coleção Debates História de R. H. Tawney pela Perspectiva (1971)
>>> The Foundation Pit de Andrey Platonov pela Vintage (2009)
>>> Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues pela Nova Fronteira (2017)
>>> Independência Financeira - O Guia do Pai Rico - 18ª Ed. de Robert T. Kiyosaki pela Campus (2001)
>>> Livro Sim, Sim! Não, Não! de Jonas Abib pela Canção Nova (2006)
>>> Estéticas Urbanas : Da Pólis Grega, à Metrópole Contemporânea de Sonia Hilf Schulz pela Ltc (2008)
>>> Livro O Guia Do I Ching de Carol Anthony pela Nova Fronteira (1990)
>>> Milagres Que Acontecem de Mary Kay Ash pela Do Autor
>>> Florescer de Martin E. P. Seligman pela Objetiva (2011)
>>> Livro Dom Quixote O Cavaleiro Da Triste Figura Série Reencontro Literatura de Miguel De Cervantes pela Scipione (2007)
>>> A Cidade do Pensamento Único - Desmanchando Consensos de Otilia Beatriz, Carlos Vainer, Erminia Maricato pela Vozes (2000)
>>> Rua Aribau coletânea de poemas de Alice Sant´Anna pela Fisicalbook (2018)
BLOG

Sexta-feira, 19/8/2005
Blog
Redação
 
Kane.com

"There's an opportunity to be a major player on the Web, and it's closing..."

Uma declaração de Ken Marlin, num artigo da Business Week - por Steve Rosenbush -, sobre a entrada de Rupert Murdoch na Web.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
19/8/2005 às 08h21

 
É nóis na foto...

Não foi de propósito.

Eu estranhei quando o Mario Vitor Santos falou - depois que nos desencontramos na inauguração da nova Casa do Saber -: "Vi você na foto!".

"Foto? Que foto?", pensei mas não perguntei...

Eis que abro o site da Casa do Saber ontem e lá está:

E, na ampliação (é o máximo que consigo, tá?):

O primeiro sentado à esquerda... É; sou eu.

A Carol foi cortada pela edição; estava do meu lado.

Achei bobo; depois achei engraçado. E, na falta de posts hoje... bem, aí está.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
18/8/2005 às 16h01

 
Prevendo o previsível

O diretor Michael Bay conseguiu algo que parecia impossível: tornou previsível o previsível. Em seus filmes, sendo A Ilha o mais recente, tudo funciona como um jogo de xadrez de peças marcadas. É uma noção de que tudo deve estar encaixado de forma ao espectador não perceber que está assistindo a algo de uma estupidez imensa. Bay, na sua obsessão em fazer o cinema comercial simplesmente lucrativo, e apostando alto numa potencial imbecilização do público, conseguiu criar uma monstruosidade que poderia ser chamada de "previsibilidade da previsibilidade".

Eu mesmo, Marcelo Miranda, em crítica do filme A Ilha, no site Cinefilia. Curiosamente, esse é o melhor filme de Michael Bay...

[Comente este Post]

Postado por Marcelo Miranda
18/8/2005 às 14h58

 
Rumos, rumores e rumeiros

O Laboratório Multimídia de Jornalismo Cultural, atividade do programa Rumos do Itaú Cultural, vem tal qual uma pedra formar ondas no lago. Este blog é uma dessas ondas, produzida na Grande Rede. Ao mergulhar no nosso espaço, você vai conhecer apenas o início do trabalho que está sendo feito pelos 14 "rumeiros", pequenas pedrinhas sendo garimpadas como ouro. Esperamos que gostem. Aloha!

Augusto Paim, no blog da galera que está cobrindo o novo festival da canção (uma indicação do Anderson Ribeiro, no grupo do Digestivo no Orkut).

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
18/8/2005 às 09h16

 
Decline & Fall of Journalists

It isn't hard to spot what's behind this the erosion of the journalist's image. When Watergate broke, tabloid television wasn't a force and 24-hour cable news (all shouting all the time!) hadn't been invented. As the news media expanded, standards became as varied as the outlets, and the public's respect for the media steadily declined. The damage has been done by everything from gossipy Internet sites where anything passes for news to the Jayson Blair fiasco at The New York Times and CBS's apology for its Dan Rather report on President Bush's National Guard service.

A Gallup poll released last month showed that public confidence in journalism had reached a new low, with television news and newspapers receiving the same dismal number. Only 28 percent of those polled said they had a great deal of confidence in those media.

Caryn James, também no The New York Times (porque é verdade, com a diferença de que não é "culpa" da internet, não).

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
17/8/2005 às 08h25

 
More People Turn to the Web

For two decades, media company executives and advertisers have been talking about creating fully interactive television that would allow viewers to watch exactly what they want, when they want it.

It looks like that future may well be by way of the computer, as big media and Internet companies develop new Web-based video programming and advertising that is truly under the command of the viewer. As Americans grow more comfortable watching programs online, Internet programming is beginning to combine the interactivity and immediacy of the Web with the alluring engagement of television.

Saul Hansell, no The New York Times (porque a internet está reinventando - também - a televisão).

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
17/8/2005 às 08h22

 
Desejo de Blogar

Eles são frios e sarcásticos. Inconstantes, falsos e animais. Eles mataram blogs. Eles mandam as pessoas tomarem no c... Acredite ou não, agora eles estão tentando dominar o mundo. E por incrível que pareça eles não chamaram a Biazinha para fazer parte, um erro que o espírito Charles Bronson que vivia adormecido dentro dela jamais irá perdoar.

Você pode clicar (...) e conhecer os Emesmos. Na verdade, é capaz de você já conhecê-los, na minha lista negra constam os nomes de: Ulisses, Rinogas, David, Lu Carvalho e Abner. Se não quiser, vá pelo Abner, porque eu espero ansiosamente o dia que ele vai andar pela rua com um button escrito: "Quer ser meu amiguinho? Pergunte-me como".

Da Srta. Bia cujo blog - nem preciso falar - linca pra nós.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
16/8/2005 às 13h48

 
Produção do marketing moderno

Estou com blog novo, agora totalmente dedicado a discutir as relações entre marketing, sociedade e cultura. Alguns temas receberão destaque especial. A produção do marketing moderno será o primeiro deles. Tentarei resumir a questão neste texto inicial à guisa de introdução para futuros posts sobre o assunto...

Héber Sales, cujo blog - novo - linca pra nós.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
16/8/2005 às 11h30

 
Osesp, 13.08

Concerto para cordas. Este poderia ser o título (ou melhor, subtítulo) para o programa da Osesp na última semana. Embora fossem bem distintas uma da outra, as três peças executadas pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo tinham em comum o fato de privilegiarem os instrumentos de cordas, seja no conjunto (com a obra de Dmitri Kabalevsky), seja pela singularidade (com o solo de Steven Isserlis para a composição de William Walton), ou ainda pela força adquirida ao longo de uma performance (como ocorreu com a peça de Serguei Prokofiev). Sob a batuta do regente Yoram David, a Osesp contou, mais uma vez, com a presença de um público de apoio incondicional, se bem que com os aplausos oscilando de acordo com as peças executadas.

Para a obra Colas Breugnon Op.24: Abertura, a Osesp não precisou de cinco minutos (tempo que dura a composição) para encantar os presentes com uma performance correta e absolutamente sincronizada. Desse modo, para além da já citada unidade do naipe das cordas (com destaque para os violinos), era possível contemplar a plástica dos arcos como se estivessem sincronizados e dessem forma visual ao que era executado. Os aplausos, arrebatadores, tinham um certo lamento, talvez aguardando, logo nesse início, um bis da composição do russo Dmitri Kabalevsy (1904-1987).

Na peça seguinte, a recepção do público foi bastante curiosa. O motivo: neste Concerto para Violoncelo, assinado pelo inglês William Walton (1902-1983), muito embora a participação da Orquestra seja freqüente, é para o solista que os holofotes são literalmente direcionados. Por essa razão, o talento e o virtuosismo do violoncelista Steven Isserlis, que tocava pela primeira vez com a Osesp, que cativou e surpreendeu a platéia, que, durante as intervenções dos trompetes e da flauta, fixava os olhos na expressão do solista, este, por sua vez, se manifestava como se vibrasse com cada nota, num comportamento diferente quando se trata de um instrumentista de Orquestra (que, não obstante sua qualidade, são geralmente mais "frios" durante o espetáculo). Nesse aspecto, não poderia ser diferente a ovação da platéia ao final que, de tanto pedir, ganhou no bis mais um solo repleto de estilo e vivacidade do violoncelista.

A Quinta Sinfonia, do russo Serguei Prokofiev (1891-1953), também foi motivo de surpresa, inclusive para os conhecedores de sua obra, que estão acostumados com sua força e, nas palavras do programa do espetáculo, grandiloqüência desde o início. Nesta ocasião, o princípio foi bastante suave, com um delicado destaque para os fagotes e oboés. Já no terceiro movimento, os metais aparecem, fazendo contrapontos à presença já marcante das cordas, num embate interessante entre os naipes. A imponência da peça surge aos poucos, conduzindo o ouvinte para um encerramento majestoso, em que os metais, as madeiras e a percussão são coadjuvantes fundamentais para a participação especial dos violinos. A reação instintiva da platéia comprovou que o último movimento foi o mais significativo, num dia em que as cordas foram o brilho da Orquestra.

[Comente este Post]

Postado por Fabio Silvestre Cardoso
15/8/2005 às 09h30

 
The Birth of Google

[Larry] Page noticed that while it was trivial to follow links from one page to another, it was nontrivial to discover links back. In other words, when you looked at a Web page, you had no idea what pages were linking back to it. This bothered Page. He thought it would be very useful to know who was linking to whom...

John Battelle, sobre a idéia-chave que criou o Google (porque todo mundo deveria ter a obrigação de conhecer essa história).

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
15/8/2005 às 08h27

Mais Posts >>>

Julio Daio Borges
Editor

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Ubirajara
José de Alencar
Coleção Núcleo de Literatur
(1993)



Livro Infanto Juvenis Tatu-balão Coleção Itaú
Sônia Barros
Aletria
(2014)



Quanto Preciso Pesar para Ser à Prova de uma Bala Perdida
Mick O' Hare
Record
(2007)



El Gaucho Martin Fierro
Jose Hernandez
Zagier & Urruty Pubns
(2011)



Remington - a Ciência e a Prática da Farmácia
Alfonso R. Gennaro
Guanabara
(2004)



O Que as Mulheres Querem
Susan Maushart
Melhoramentos
(2006)



Trilogia O Teste 506
Joelle Charbonneau
Única
(2014)



Livro Gibis É Tudo Mentira
Renatta Barbosa
Dobra
(2014)



Até O Fim
Harlan Coben
Arqueiro
(2019)



Biologia-col Magistéro-2º Grau-série Formação Geral
Maria Isabel Soncini e Outro
Cortez
(1991)





busca | avançada
193 mil/dia
1,9 milhão/mês