Blog | Digestivo Cultural

busca | avançada
193 mil/dia
1,9 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Pimp My Carroça realiza bazar de economia circular e mudança de Galpão
>>> Circuito Contemporâneo de Juliana Mônaco
>>> Tamanini | São Paulo, meu amor | Galeria Jacques Ardies
>>> Primeiro Palco-Revelando Talentos das Ruas, projeto levará artistas de rua a palco consagrado
>>> É gratuito: “Palco Futuro R&B” celebra os 44 anos do “Dia do Charme” em Madureira
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
Colunistas
Últimos Posts
>>> Lisboa, Mendes e Pessôa (2024)
>>> Michael Sandel sobre a vitória de Trump (2024)
>>> All-In sobre a vitória de Trump (2024)
>>> Henrique Meirelles conta sua história (2024)
>>> Mustafa Suleyman e Reid Hoffman sobre A.I. (2024)
>>> Masayoshi Son sobre inteligência artificial
>>> David Vélez, do Nubank (2024)
>>> Jordi Savall e a Sétima de Beethoven
>>> Alfredo Soares, do G4
>>> Horowitz na Casa Branca (1978)
Últimos Posts
>>> E-books para driblar a ansiedade e a solidão
>>> Livro mostra o poder e a beleza do Sagrado
>>> Conheça os mistérios que envolvem a arte tumular
>>> Ideias em Ação: guia impulsiona potencial criativo
>>> Arteterapia: livro inédito inspira autocuidado
>>> Conheça as principais teorias sociológicas
>>> "Fanzine: A Voz do Underground" chega na Amazon
>>> E-books trazem uso das IAs no teatro e na educação
>>> E-book: Inteligência Artificial nas Artes Cênicas
>>> Publicação aborda como driblar a ansiedade
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O papel aceita tudo
>>> Figurinhas
>>> O que é a memética?
>>> Marcus Aurelius
>>> Diariamente
>>> Assim falou os mano
>>> No hidding place
>>> O retalho, de Philippe Lançon
>>> O filósofo da contracultura
>>> Entre a folia e o Oscar
Mais Recentes
>>> A Língua Portuguesa No Mundo de Sílvio Edmundo Elia pela Ática (1989)
>>> A Fabulosa Historia do Hospital de Jean-Noël Fabiani pela LpM (2019)
>>> O Feudalismo economia e sociedade de Hamilton M. Monteiro pela Ática (1986)
>>> Livro O Azul do Sol de Telma Guimarães pela Leiturinha (2023)
>>> Livro Quando Eu Era Invisível de Martin Pistorius pela Astral Cultural (2017)
>>> Livro Capitalismo Para Principiantes de Carlos Eduardo Novaes; Vilmar Rodrigues pela Atica (2001)
>>> Semântica de Rodolfo Ilari pela Ática (1987)
>>> Livro Geração Alpha Língua Portuguesa 7 de Cibele Lopresti Costa, Entre Outros pela Sm (2019)
>>> Livro Almeida Jr. Grandes Artistas Brasileiros de Marcos A. Marcondes pela Art (1985)
>>> Livro Todas As Aves Do Brasil Guia De Campo Para Identificação de Deodato Souza pela Dall (1998)
>>> Livro O Colar Da Rainha de Alexandre Dumas pela Nova Fronteira (2019)
>>> A Metalinguagem de Samira Chalhub pela Ática (1986)
>>> Os Três Lobinhos E O Porco Mau de Eugene Trivizas; Helen Oxenbury pela Brinque-Book (2006)
>>> Estrutura da Notícia de Nilson Lage pela Ática (1987)
>>> Livro Eu Perdi O Rumo de Gayle Forman pela Arqueiro (2018)
>>> A Poesia Lírica de Salete de Almeida Cara pela Ática (1985)
>>> Livro O Outro Lado Do Poder de Hugo Abreu pela Nova Fronteira (1979)
>>> O Verbo Inglês de Valter Lellis Siqueira pela Ática (1987)
>>> Livro Gramática Palavra Frase Texto de José de Nicola pela Scipione (2004)
>>> João E O Pé De Feijão de Flavio De Souza pela Ftd (2022)
>>> Livro Benjamim de Chico Buarque pela Companhia Das Letras
>>> Livro Saracuteia Cantos e Contos Para os Pequenos Sem CD de Magalhães, Ivani pela Bamboozinho (2018)
>>> Make Or Do Etc Etc de Eliana Valdés López pela Ática (1993)
>>> Qual E O Seu Norte? de Silvana Salerno pela Companhia das Letrinhas (2012)
>>> Livro Budapeste de Chico Buarque pela Companhia Das Letras (2003)
BLOG

Terça-feira, 6/9/2005
Blog
Redação
 
Flor de obsessão

"Você só me liga quando está em crise?"

Nélson Rodrigues, para Arnaldo Jabor, hoje (porque eu pedi pra ele ligar lá em julho, na Flip...).

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
6/9/2005 às 08h38

 
Médias

La technologie met à portée de tout citoyen la capacité de recueillir et, surtout, de publier, c'est-à-dire de diffuser largement faits, sons, images ou opinions. Tout le monde devient producteur d'images, tout le monde peut faire connaître sa vision de la réalité. L'information (...), dont les médias avaient le monopole, se banalise, se démocratise, se privatise.

Patrick Sabatier no Libération; continua em Quand M. Tout-le-monde s'improvise reporter e em C'est la perte du monopole des journalistes sur l'information (porque toda a mídia está fazendo a sua lição de casa - e a do Brasil, cadê?).

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
5/9/2005 às 08h22

 
Home for New Ideas

"Before you can be creative, you must be courageous."

Joey Reiman, em artigo da Fast Company (porque ele merece aspas e porque eu acredito piamente nisso).

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
5/9/2005 às 08h16

 
Osesp, 01.09

Na mensagem que abre o Programa de Concerto de setembro da Osesp, o diretor artístico e regente John Neschling anuncia que este será um mês de muito trabalho. Entre os destaques, chamam a atenção a gravação de mais três sinfonias de Beethoven e o início das transmissões televisivas, pela TV Cultura de São Paulo, dos concertos da Osesp. No âmbito das apresentações da Orquestra, o maestro ressaltou, ainda, a presença da violinista japonesa Midori, junto com a Osesp, no Parque do Ibirapuera, já neste domingo (04.09). A propósito, quem esteve na Sala São Paulo ontem pôde conferir a performance singular, do início ao fim, da musicista numa chuvosa noite paulistana. Leia a seguir como foi o concerto, que contou com a presença do regente convidado Cláudio Cruz.

De início, o público da Sala assistiu a uma obra recentemente composta: Kabbalah, Op.96, do compositor recifense Marlos Nobre. Como se vê no texto do programa, o próprio autor ensaia uma reflexão acerca do nome e do significado de sua peça: "eu trabalhei os processos de composição com a numerologia e letras judaicas da Cabala em duplo sentido: o consciente e o inconsciente, isto é, deixando que o cérebro encontrasse caminhos não previsíveis dentro dos esquemas". Mas é quando a música começa a ser executada que essas palavras começam a fazer sentido. O ritmo sincopado da obra reverbera em todos os naipes da orquestra: metais, madeiras, percussão, cordas. Em certo sentido, a Kabbalah, como título, justifica-se nos dez minutos de ritmo forte durante a apresentação.

Em seguida, Seguei Prokofiev (1891-1953). Os leitores, bem como os freqüentadores da Sala, mais atentos já devem ter percebido que há uma preocupação em dar continuidade na apresentação da obra de determinados compositores. Um caso ilustrativo é Prokofiev, cuja obra tem recebido atenção especial pela Orquestra neste ano. Nesta ocasião, outro detalhe importante foi a participação de Midori ao violino, num estilo que se destacou pelos movimentos da musicista ao longo do Concerto para violino nº1 em ré maior, Op.19. E, com efeito, foi a violinista a condutora do andamento da peça nos dois primeiros movimentos, tornando-se um ponto de referência para os músicos e para a platéia, que, por sua vez, ficou por demais encantada com a vivacidade de sua interpretação. Isso pôde ser comprovado ao final, quando a intérprete foi instada ao palco inúmeras vezes para um bis. Contrariando a expectativa do público, Midori apenas voltava e agradecia - provavelmente não entendeu que gostariam que tocassem novamente. Curioso.

Depois do intervalo, uma platéia um pouco mais reduzida viu a Osesp interpretar o Concerto para Orquestra, de Bela Bártok (1881-1945). Nesta obra, Cláudio Cruz imprimiu com mais fluência seu estilo à frente da Orquestra. Em parte porque a obra de Bártok permitiu essa expansão, uma vez que não dava demasiada ênfase a um instrumento (solista, no caso); antes, era o conjunto que sobressaía. Desse modo, o espectador presente conferiu um espetáculo que transitava entre o tom solene, mais sério, e o harmonioso, com frases instrumentais mais suaves com violinos e fagotes à frente. Dos cinco movimentos, vale a pena citar a introdução, que se inicia de forma suave, quase como um sussurro das cordas. Adiante, no terceiro, essa característica estaria de volta, mas já seria um contraponto aos "ataques" dos metais e da percussão. Ao final, entre os aplausos, ouvia-se alguns comentários acerca da breviedade das peças. Novamente, voltemos às palavras de Neschling: "[porque] a quantidade em si não é suficiente".

[Comente este Post]

Postado por Fabio Silvestre Cardoso
3/9/2005 às 09h00

 
Et Cetera

Concordo com o Digestivo Cultural: a revista Et Cetera é, na maioria das páginas, de uma chatice sem fim. Uma bela chatice, diga-se. O projeto gráfico é de matar de bom. Me lembra uma outra revista, El Paseante, muito em voga por aqui nos anos 80, quem lembra ou colecionou? Era espanhola, mas naquela época de vacas gordas de ilusão econômica, isso não implicava em um custo assim tão alto. Só que, ao invés da nossa contemporânea publicação, não se limitava a um assunto só, enchendo as nossas morcilhas de literatura e poesia de toda espécie; falava de artes plásticas, literatura, história, até biologia ou física, provocações multimídia entre as várias áreas do conhecimento humano a partir de um tema central. Caramba, intelectuais brasileiros: não dá pra ficar mais falando (e escrevendo) como se cada assunto cultural fosse um compartimento isolado do resto. Além do mais, a postura de leitura um periódico é diferente da de um livro. A gente espera variação de assuntos, de abordagens. Uma entulhação sem fim de textos literários, sem linha que os relacione, fica parecendo xepa ou balaio de liquidação. Gostei mais da edição anterior, equilibrada em conteúdo. E, pelamordedeus: bimestral? Não sei se güento.

Da Paula Mastroberti, que repercute pra nós.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
2/9/2005 às 18h48

 
A luta mais vã

Sinto-me cansada, exausta, como ao final de uma longa jornada da trabalho... mas, ei! Eu cheguei ao final de uma longa jornada de trabalho. Eu escrevi, trancrevi, reescrevi, remendei, traduzi, li textos durante horas a fio. Cumpri o dever que achei que devia cumprir, terminei um texto, fiquei satisfeita com o resultado. Preenchi o meu dia como devia preenchê-lo: com a palavra escrita. Terminei um texto pelo qual não receberei nenhum centavo mas que será publicado em um bom veículo e só por isso teria que deitar a minha cabeça no travesseiro e dormir sorrindo... sim, escrever em português é isso.(...)

Lidia Kerana, que assina o laparole! e que linca pra nós.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
2/9/2005 às 10h05

 
Size matters

Postado por Cilest e descoberto por Moreno (o sobrinho da Heloísa Helena...).

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
1/9/2005 às 19h41

 
PsicoChat

La cueva. Chat de Ciudad Futura, Lunes 8:00 pm

[Você lê espanhol? Então leia!]

- «Minina» Hola a todos.
- «Cachorro» Hola Minina ¿De dónde eres?
- «Minina» De Puerto Rico ¿Y tú?
- «Cachorro» Del Perú. ¿Qué haces por la vida?
- «Minina» Tengo una tienda de ropa sexy en Miami. ; )
- «Cachorro» ¿Qué tan sexy?
- «Minina» No seas curioso Cachorro. :p
- «Cachorro» ¿Por qué Minina? La curiosidad mató al gato.
- «Minina» No, lo mató otra cosa, ja-ja-ja. Descríbete físicamente Cachorro.
- «Cachorro» Porque no comienzas tú.
- «Minina» ¿Cómo me imaginas? : )
- «Cachorro» Alta, de cabellos frondosos largos y ondulados. Piel morena, ojos profundamente negros y coqueta. Con tacos y ropa apretada.
- Acertaste

«!Mariana la comida está lista, baja a comer!» «Maldición. Ya voy Mamá, ya voy», contestó una chica de piernas flacas, nariz aplanada y pelo cien veces pintado, que nunca había viajado a Miami y que lo único que conocía aparte de Lima era Huaraz.

- «Minina» Lo siento Cachorro tengo un negocio que atender en la línea tres. Un cliente de Boston me llama. Tú entiendes. Te parece si me das tu email.
- «Cachorro» Claro, apunta: [email protected] ¿Y el tuyo?
- Yo te escribo papi, bye, bye.

Daniel Flores Bueno, autor do crónicas marcianas (porque esse cara é bom e porque a história continua...).

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
1/9/2005 às 18h53

 
Marginal de novo

Como um cara como Nelson Pereira dos Santos, talvez o mais importante cineasta vivo da América Latina, não consegue trabalhar da forma que quer? Em meio às filmagens de seu novo longa-metragem (Brasília 18%, primeira ficção depois de anos no documentário), Nelson pediu autorização para filmar algumas cenas na Câmara Federal - um prédio público, vale registrar.

Não conseguiu que o grão-vizir Severino Cavalcanti, presidente da dita casa, liberasse sua equipe, nem mesmo em finais de semana. O breve comentário de Nelson, publicado ontem na coluna do Ricardo Boechat no Jornal do Brasil, diz tudo de forma deliciosamente irônica: "virei marginal de novo" (referindo-se, obviamente, ao seu período como diretor em meio ao selvagem regime militar, quando enfrentava a censura).

Coisas do Brasil.

[Comente este Post]

Postado por Marcelo Miranda
31/8/2005 às 11h33

 
Viver escrevinhando

Eu não aguento mais ouvir escritor chorando que não consegue viver de arte no Brasil.(...)

Do Dan, que desenvolve a idéia lincando pra nós.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
30/8/2005 às 12h43

Mais Posts >>>

Julio Daio Borges
Editor

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro August: Osage County
Tracy Letts
Tcg
(2008)



The Concise Oxford Dictionary
H. W. Fowler
Bca
(1992)
+ frete grátis



Tratamento de Adolescentes Psicóticos
Eduardo Kalina
Francisco alves
(1986)



Livro Infanto Juvenis O Fabricante de Terremotos
Wilson Rocha
Atica
(1995)



Livro Literatura Brasileira A Moreninha A Luneta Mágica Obras Imortais da Nossa Literatura 3
Joaquim Manuel de Macedo
Três
(1972)



Estranhas Criaturas
Cristobal león
Wmf Martins Fontes
(2019)



Essencial Ler E Aprender. Churrasco
William Hugo Aberdeen
Hb
(2016)



Os Pensadores - Pascal
Abril Cultural
Abril Cultural
(1979)



Livro Capa Dura Musica Século XX Uma Cronologia Musical
Olavo Vio
Método
(2008)



Livro Literatura Brasileira Dom Casmurro Coleção Prestígio
Machado de Assis
Ediouro
(1996)





busca | avançada
193 mil/dia
1,9 milhão/mês