A feira de publicações independentes Textura chega à sua décima segunda edição durante o Verão Arte Contemporânea. Com curadoria da editora Impressões de Minas, a Textura reúne artistas visuais e editores de várias partes da cidade e do estado de Minas Gerais, além de representantes de pequenas casas editoriais de outros estados. O evento acontecerá nos jardins do Palácio das Artes, região central da capital mineira. As inscrições estão abertas.
Sábado, dia 14, a partir das 11h, no Guaja, em Belo Horizonte, acontecerá o lançamento do Planner 2020, uma espécie de calendário/agenda, só que cheio de charme.
É que, desde 2017, a editora Impressões de Minas e a escritora Ana Elisa Ribeiro vêm produzindo planners especiais. Em 2018, foi possível ler poemas escritos por poetas mineiras ao longo de todo o ano. Em 2019, o planner foi temático: 14 escritores e escritoras publicaram textos sobre o tempo. Neste 2020, é a vez de 13 artistas visuais rechearem os 12 meses do ano, com seus diferentes traços e estilos.
O Planner 2020 estará à venda por R$35 no dia do lançamento e depois poderá ser adquirido no site da Impressões de Minas.
O evento mineiro Pensar Edição, Fazer Livro volta, no apagar das luzes de 2019, com uma pílula. Em preparação para 2020, o PE foi convidado pela organização da feira de editoras independentes Textura para produzir parte das atividades oferecidas ao público. Além da venda de livros e da programação também proposta pela revista Chama, haverá workshop e mesa-redonda com quem entende dos riscados do marketing editorial e da tradução. O evento tem entrada franca.
Dias 13 e 14 de novembro, véspera de feriado nacional, Belo Horizonte sediará, mais uma vez, o 4o Fórum Nacional sobre a Formação e a Atuação Profissional do Revisor de Textos ou, mais diretamente, Fórum de Revisores. O evento é organizado por uma parceria entre o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) e a PUC Minas, com apoios importantes da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, da Academia Mineira de Letras e da editora Impressões de Minas.
A programação já está disponível e é composta por mesas de debates com especialistas, oficinas e comunicações coordenadas. Tudo terá lugar no entorno da Praça da Liberdade, em espaços como o prédio do Instituto de Educação Continuada da PUC Minas, o espaço cultural da UEMG e o auditório da Academia Mineira de Letras, ao longo de manhãs, tardes e noites.
O Fórum é o mais abrangente evento sobre o tema da atuação e da formação de revisores de textos no país e cresce a cada edição. Desde 2009, teve belas versões em BH, em Vitória da Conquista (BA) e em São Carlos (SP) e, neste ano, contará com convidados como o linguista Sírio Possenti (Unicamp), o editor Marcos Marcionilo (Parábola Editorial) e a professora Sônia Queiroz (UFMG), além de autores de livros especializados, como Luciana Salazar Salgado (Quem mexeu no meu texto), Ana Elisa Ribeiro (Em busca do texto perfeito) e José de Souza Muniz Jr. (Tinha um editor no meio do caminho), todos pela editora Artigo A.
As inscrições para assistir à programação do 4 Fórum de Revisores ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site