Estão abertas as inscrições para cursar disciplinas isoladas nos cursos de graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. O prazo é até 11 de fevereiro e o processo acontece on-line, gratuitamente. Entre os cursos possíveis estão várias engenharias, Administração e Letras (Bacharelado em Edição).
A disciplina isolada ou especial pode ser cursada por qualquer pessoa que tenha o ensino médio completo. Cada instituição pública tem seu processo e suas regras, mas geralmente é permitida a escolha de uma matéria que esteja em oferta (até mais de uma), por meio de processo simplificado. O(A) aluno(a), no entanto, não é estudante regular, que é aquele(a) que passou pelo processo seletivo amplo, via ENEM ou vestibular.
A disciplina isolada costuma ser um bom modo de tomar contato com temas e cursos, quando o(a) estudante ainda está decidindo o que fazer. Para pessoas que desejam mudar de curso ou retomar os estudos, também pode ser uma boa maneira de ir se aclimatando.
As isoladas são cursadas normalmente, junto com uma turma regular, com apuração de frequência e notas. Não facilitam a entrada no processo seletivo amplo, mas podem sanar curiosidades e ajudar quem ainda precisa se decidir.
O CEFET-MG é da rede federal de ensino, uma das escolas técnicas mais antigas do país, com 110 anos de existência. É pública e gratuita.
A feira de publicações independentes Textura chega à sua décima segunda edição durante o Verão Arte Contemporânea. Com curadoria da editora Impressões de Minas, a Textura reúne artistas visuais e editores de várias partes da cidade e do estado de Minas Gerais, além de representantes de pequenas casas editoriais de outros estados. O evento acontecerá nos jardins do Palácio das Artes, região central da capital mineira. As inscrições estão abertas.
Sábado, dia 14, a partir das 11h, no Guaja, em Belo Horizonte, acontecerá o lançamento do Planner 2020, uma espécie de calendário/agenda, só que cheio de charme.
É que, desde 2017, a editora Impressões de Minas e a escritora Ana Elisa Ribeiro vêm produzindo planners especiais. Em 2018, foi possível ler poemas escritos por poetas mineiras ao longo de todo o ano. Em 2019, o planner foi temático: 14 escritores e escritoras publicaram textos sobre o tempo. Neste 2020, é a vez de 13 artistas visuais rechearem os 12 meses do ano, com seus diferentes traços e estilos.
O Planner 2020 estará à venda por R$35 no dia do lançamento e depois poderá ser adquirido no site da Impressões de Minas.
O evento mineiro Pensar Edição, Fazer Livro volta, no apagar das luzes de 2019, com uma pílula. Em preparação para 2020, o PE foi convidado pela organização da feira de editoras independentes Textura para produzir parte das atividades oferecidas ao público. Além da venda de livros e da programação também proposta pela revista Chama, haverá workshop e mesa-redonda com quem entende dos riscados do marketing editorial e da tradução. O evento tem entrada franca.