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Sexta-feira,
20/1/2006
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Redação
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Web 2.0 no Brasil
Desde que surgiu a Internet volta e meia alguém diz que o futuro são as comunidades, daí surgem um monte de iniciativas ridículas como fóruns de discussão para "troca de receitas" no site de uma marca de molho de tomate famosa. A idéia do fórum não é ruim, o problema é o lugar onde ele está. Dificilmente uma pessoa será motivada a se transformar num super-usuário (aqueles caras que carregam a comunidade nas costas) se não pode brilhar mais do que a marca do molho. Poderiam ser oferecidos prêmios para compensar, mas será que um brinde vale mais do que ser a estrela de um fórum?
O que motiva as pessoas a participar ativamente de comunidades não é o sentimento altruísta de ajudar o próximo, mas sim o contrário. Numa comunidade virtual, as pessoas podem construir seu alter ego e vê-lo crescer pouco a pouco, seja em número de amigos, figurinhas de comunidades, fãs, posts, coraçõezinhos, gelinhos e etc. É como num RPG, onde você pode escolher todas as características do seu personagem e mostrar aos outros e dizer: "olha que legal que eu sou e os pontos que ganhei". Entretanto, para ganhar pontos numa comunidade é preciso ajudar outras pessoas, ou seja, para se ajudar é preciso ajudar o próximo!
Então o que está funcionando na Web 2.0 não são as comunidades, mas sim a ampliação de oportunidades para que ilustres desconhecidos brilhem como sempre desejaram.
O Fred, do Usabilidoido, numa entrevista para a Revista Webdesign de janeiro, sobre, sobre... (porque você tem uma chance pra advinhar)
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Julio Daio Borges
20/1/2006 às 18h30
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Existencialismo: uma definição
(...)A tese básica de Sartre é que a consciência humana consiste em sua percepção das coisas fora de si mesma: o ser do para-si [consciência humana] consiste em sua relação com o em-si [o mundo das coisas inanimadas], usando o jargão sartreano. Para introduzir um outro termo técnico (...), a consciência é essencialmente constituída por sua "intencionalidade".
O conceito de intencionalidade não tem nada a ver em particular com a pretensão de realizar algo; é um termo técnico para a capacidade da mente de ter consciência de várias coisas. Se vejo um copo de água ou penso num copo de água ou desejo beber um copo de água, isso significa que a mente está apresentando intencionalidade em relação a copos de água: o copo de água é o "objeto intencional" dos meus diversos estados mentais, o objeto para o qual a minha mente está "direcionada".
Sartre sustenta a tese de que cada ato de consciência envolve intencionalidade, de modo que sua essência é estar voltada para o que ela não é - "ela é o que não é" -, como ele polemicamente expõe. Mas então, ele argumenta, a essência da consciência deve ser o nada, já que nada resta quando os objetos intencionais são suprimidos da consciência. A consciência é puramente direcionada a objetos, sem natureza interna própria, sem uma essência intrínseca. Então é isso o que fundamentalmente somos como centros de consciência - nada. E é esse nada que se encontra na raiz da nossa liberdade: sendo a consciência nada, não temos natureza; somos apenas o livre desempenho da consciência sobre o mundo - uma consciência espetada, por assim dizer.
Existe sempre uma distância entre consciência e aquilo de que ela está consciente, já que a consciência não se reduz inteiramente aos seus objetos, e nessa distância repousa a nossa liberdade. Daí o lema existencialista: "A existência precede a essência". Somos antes de tudo liberdade bruta e somente adquirimos uma natureza como resultado das nossas escolhas. A personalidade é escolhida.(...)
Colin McGinn, na melhor definição que já li do existencialismo (porque eu não li Sartre...).
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Julio Daio Borges
19/1/2006 às 13h55
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O Senhor Brecht
Entra ano, sai ano, e sempre nos deparamos com algum escritor africano. Gonçalo M. Tavares, angolano (vive hoje em Portugal), ainda um jovem de 35 anos, impressiona por ter publicado 14 livros em apenas 3 anos, a partir de 2001. O Senhor Brecht (Casa da Palavra, 2005, 69 páginas) é um destes livros. Ele faz parte de uma série chamada "O Bairro" onde "residem" outros senhores além do Brecht, como o Sr. Valery (que dá nome a seu livro mais premiado) e o Sr. Henri, também merecedor de um livro.
Infelizmente, o livro é muito curto e quando sua leitura começa a se aproximar do fim você vai sentindo aquela sensação de "ah, já está acabando". Como os contos são todos muito breves, em média 1 página, ou meia, ou menos, é possível finalizá-lo em 1 hora, ou próximo a isso. Não é uma leitura pesada, pelo contrário, é possível ler sem sentir aquele peso da literatura mais densa, sem exigir aquela concentração absurda, aquela tensão. Assim, é ideal para ler entre uma tarefa e outra do dia-a-dia, por exemplo, ou quando se pega um livro apenas para relaxar.
Quase todos os contos são bastante agradáveis de ler. Geralmente, são histórias absurdas, irreais, com algum ensinamento ou alguma "lição" a ser aprendida que o Sr. Brecht está contando. Todas as histórias são bastante interessantes. Algumas ocultam algum ditado popular, às vezes parecem um conto de fadas, com um propósito bem definido de transmitir uma mensagem específica, mesmo que através de fatos absurdos. Vale a pena dar uma conferida e ficar de olho no autor e na coleção.
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Marcelo Maroldi
18/1/2006 às 10h56
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Macworld San Francisco 2006
Assista ao "pronunciamento" de Steve Jobs, o homem da Apple, do iPod, do iTunes... (porque eu acabei de postar sobre Bill Gates...)
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Julio Daio Borges
18/1/2006 às 10h21
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Cinema em Atibaia (V)
Pernambuco dominou a premiação do Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual. Na cerimônia de encerramento do evento, no último domingo, o estado nordestino ficou com quatro dos oito prêmios distribuídos por um júri formado pelo diretor Hermano Penna, pelas produtoras Eliane Bandeira e Ruth Albuquerque, pelo crítico Luiz Zanin Oricchio e pelo técnico Pedro Pablo Lazzarini. Outros dois foram para São Paulo, um para o Rio Grande do Sul e outro para Minas Gerais.
O grande vencedor do Troféu Sapuari foi Entre Paredes (PE), de Eric Laurence, premiado nas categorias de melhor filme em 35mm e melhor ator (Servílio de Holanda). Já na direção se sobressaiu o gaúcho Gustavo Spolidoro, com Início do Fim. Em 16mm, O Homem da Mata (PE), de Antônio de Souza Leão, ficou na frente, assim como a animação Bequadro, do mineiro Simon Pedro Brethé, na categoria de vídeo. Nany di Lima foi a melhor atriz pelo papel da senhora de meia-idade em Eu Te Darei o Céu (SP), e Curupira (SP) teve reconhecida a fotografia de Marcelo Durst. Houve ainda o Prêmio Especial do Júri para o documentário Mais um Domingo (PE), de Daniel de Barros.
Início do Fim: melhor direção para Gustavo Spolidoro
No geral, o júri acertou mais do que errou. A disputa no formato 35mm estava entre A Hora do Galo, Da Janela do Meu Quarto, O Mundo é Uma Cabeça, Vinil Verde e o que acabou levando, Entre Paredes. É um filme excelente, que capta com categoria o crescente enlouquecimento de um homem rural tomado pelo ciúme e pela vontade louca de não "entregar" a mulher ao mundo. Há ressalvas sobre o exagero da montagem, que insiste em cortes rápidos para tentar transmitir o estado mental do protagonista (quando às vezes uma cena mais parada pode soar intensamente mais eficiente), mas ainda assim o diretor Laurence consegue resultado notável. O mesmo vale para Servílio de Holanda, prêmio de ator, perfeito na encarnação do bruto que, acima de qualquer outra coisa, apenas quer conservar perto dele aquilo que mais ama.
Gritante no resultado final em 35mm foi a não premiação do já mítico Vinil Verde, de Kleber Mendonça Filho. Seria algo perdoável para o júri, não fosse o troféu meio que inexplicável para Spolidoro pela direção de Início do Fim. Pode até ser que os jurados quiseram reconhecer o experimento de Spolidoro em colocar um homem parado às voltas com algo parecido com o fim do mundo, mas é difícil achar a produção melhor do que a ironia, o humor negro e o estilo todo particular e autoral do filme de Kleber Mendonça, fábula infantil de horror que assusta e diverte platéias por onde é exibida. Se Entre Paredes iria ficar com o prêmio principal, que a melhor direção fosse para Vinil Verde, fazendo justiça a dois dos trabalhos mais indispensáveis exibidos nesta categoria em Atibaia.
Ao menos em vídeo e 16mm, não havia muito para onde correr. No primeiro caso, Bequadros só disputava para valer com o incrível documentário Bitola Cabeça Super 8 - talvez ainda sobrasse "espaço" na briga para Entretecidas e Mais um Domingo, este que acabou pegando prêmio especial. Já no 16mm, era barbada disparada: não havia concorrente de peso para o delicioso O Homem da Mata, ode assumida à cultura popular e a uma figura do povo (o canavieiro José Borba) fundamental para o sucesso do projeto.
Eu te Darei o Céu: melhor atriz para Nany di Lima
Em quatro dias de exibições de curtas, longas e vídeos, o Festival de Atibaia teve público estimado em seis mil espectadores, com todas as sessões lotadas no Centro de Convenções (capacidade para 450 pessoas) e na Praça da Matriz (público passando de 300). Os ganhadores nas três categorias da Mostra Competitiva levaram, além do troféu, prêmios em dinheiro, aluguel de equipamentos e a oportunidade de exibirem seus trabalhos no Festival de Contis (França), parceiro do evento em Atibaia.
A pequena cidade de 120 mil habitantes e próxima a São Paulo termina seu primeiro festival de cinema com fôlego para uma nova edição em 2007, visto o interesse da população de dentro e fora do município e de vários veículos de comunicação. Se bem trabalhada, a proposta de ser vitrine para "o melhor dos melhores" curtas exibidos no Brasil no ano anterior tem potencial para ir longe.
Mais sobre o assunto, numa coluna em breve, aqui mesmo no Digestivo.
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Marcelo Miranda
17/1/2006 às 10h10
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Microsoft Computer Security
What can you do to protect yourself? Besides avoiding Microsoft products, one way would be to use substitutes whenever possible. If you run Windows or the upcoming Vista, use a different e-mail program, browser, and/or media player than the ones that come in the box. Stay up to date on patches and anti-virus software. And the next time Bill G. promises to make software that is so fundamentally secure that customers never have to worry about it, ask him what decade he plans to release it.
Adam L. Penenberg, na Slate (porque até a conceituada revista eletrônica desaconselha a usar produtos by Bill Gates...)
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Julio Daio Borges
17/1/2006 às 10h03
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A fragilidade da literatura
[Você não acha que, em geral, a vida dos poetas está separada dos seus poemas?] Sem dúvida alguma. A crise - a modernidade como projeto era integral nesse sentido - separou as ações: uma coisa é escrever poesia, outra coisa é a vida que você leva. A vida vai por um lado, a criação por outro. Uma das razões é o privilégio da realização - que deve tender a ser ótima - sobre a atitude. Ser poeta era assumir um modo de vida. Agora é assumir uma profissão - não uma vocação -, uma profissão paralela. Mesmo que você morra de fome. Para não morrer de fome, você é executivo de uma empresa ou professor universitário. Mas a poesia não é considerada uma força de trabalho que lhe permitiria assumir posições reivindicadoras. Escrever poesia continua no limbo do singular ou do inexistente, quando não do ridículo.
Eduardo Mílan, respondendo a Régis Bonvicino, na última Sibila, que linca pra nós cita o Digestivo.
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Julio Daio Borges
16/1/2006 às 09h51
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Cinema em Atibaia (IV)
O terceiro dia da Mostra Competitiva de Curtas Brasileiros do Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual - a última leva de filmes exibidos antes do encerramento hoje - foi menos impactante e memorável que a do dia anterior, mas manteve bom nível. Se na sexta-feira havia a temática predominante da exclusão, no sábado a seleção privilegiou trabalhos voltados ao humor e ao deboche. Interessante que, dentro de um tipo de cinema razoavelmente complicado de ser bem sucedido (as imposições vão desde o timing para a graça até a reação do público, termômetro mais fundamental do sucesso de algo nessa linha), a mostra contou com os dois extremos - produções muito engraçadas e inteligentes contra outras detestáveis.
A ovação (merecida) da noite foi da animação Bequadro, do mineiro Simon Pedro Brethé. Numa simples brincadeira com notas musicais, o diretor realiza projeto de grande criatividade e, claro, muito, mas muito engraçado. Se já era sensacional até o desfecho, torna-se genial com os "erros de gravação". Promissor saber que Simon Pedro pretende fazer duas "continuações" do vídeo, formando uma trilogia das notas musicais. A ser aguardado ansiosamente.
Por outro lado, os outros dois vídeos ficaram para trás. Curupira, de Fábio Mendonça e Guilherme Ramalho, é pequena bomba de mau gosto, com uma criatura feita em digital (que tem rosto idêntico ao de George W. Bush, acredite se quiser...) e cenas de vísceras animais num projeto teoricamente voltado para crianças. A cena de abertura, apesar de visualmente confusa, até instiga, mas fica apenas nisso. Uma Homenagem a Aluísio Netto, de André Novais Oliveira, tem premissa animadora: brinca com a ficção de que o personagem-título era um cineasta mineiro cujos filmes foram modificados pela ditadura stalinista (!) e nos apresenta duas versões de um curta-metragem do tal Aluísio - um original, outro "revolucionário". Se o primeiro brinca brilhantemente com o melodrama mais exacerbado, o segundo cai num simplismo e previsibilidade que colocam a perder toda a idéia. O vídeo simplesmente perde a graça, já que André Novais não consegue arrancar humor das tais falas stalinistas, como se já estivesse suficientemente satisfeito com a mera idéia inicial. Uma pena.
Nos curtas em 16mm, houve ao menos um equívoco absoluto e outro que é um dos melhores filmes de todo o festival. O equívoco é Macacos me Mordam, de Érico Cassaré, tentativa terrível de brincar com uma "estética Trapalhões" (termo usado pela colega crítica Liciane Mamede, que escreve na Cinequanon) junto a referências ao próprio cinema, em especial a Stanley Kubrick. Heresia total, já que o filme não consegue criar um único momento genuíno de humor, os atores tentam entrar no espírito da proposta, mas apenas se perdem na falta de talento, e a pretensa metalinguagem cai no vazio. Verdadeiro mico - o que é oportuno de ser dito, já que um dos personagens principais é um macaquinho em forma de animação.
Por sua vez, O Homem da Mata, de Antonio de Souza Leão, é mistura sensacional de documentário e ficção, partindo da história do canavieiro José Borba, transformado em super-herói e assumindo a identidade de Jack, o vingador. Essa figura sai pelo nordeste defendendo os trabalhadores rurais das maldades e vilanias, em seqüências antológicas - destaque para a "selvagem" batalha de Borba contra Simião Martiniano, mítico cineasta pernambucano famoso por realizar seus filmes com recursos ínfimos e vendê-los em camelô. O Homem da Mata, como explicitado no final, é uma grande ode à cultura popular e à espontaneidade do fazer cinema - o filme inicialmente seria apenas o registro da vida do canavieiro, mas ele próprio sugeriu que se colocasse "mais ação", e o diretor apostou no feeling do trabalhador. Se deu muito bem.
O Homem da Mata, de Antônio de Souza Leão
Outro destaque em 16mm, Curta-Metragem Metalingüístico de Baixo Orçamento ou Aceita Mais Café, de Byron O'Neall, prima pela proposta criativa de brincar com a metalinguagem num roteiro cheio de bons momentos e com sacadas muito bem colocadas - como o instante em que a enfermeira pede ao público que vote no filme caso ele esteja sendo exibido num festival com júri popular. Já Dalva, de Caroline Leone, Quando Jorge foi à Guerra, de Tadão Miaqui, e o expressionista Noturno, de Daniel Salaroli, apenas pontuaram a noite, com vantagem para este último, exercício rápido e visual com a presença sinistra de um palhaço meio sonâmbulo.
Na mostra de 35mm, que fechou as exibições, Entre Paredes, de Eric Laurence, se mostrou belo filme sobre a crescente angústia de um homem suspeitando de traição por parte da esposa, o que o torna cada vez mais angustiado, enlouquecido e enfurecido. Se por um lado a direção e o encaminhamento da narrativa explicitam os sentimentos de exacerbação e extremismo do protagonista, através da câmera nervosa, dos impressionantes efeitos sonoros e da interpretação de Servílio de Holanda, o filme pode ser questionado por certo virtuosismo na forma de captar imagens e pela estética videocliptíca de "superprodução". Outro que divide opiniões é Início do Fim, de Gustavo Spolidoro: numa única cena, senhor de idade fica parado enquanto tudo à sua volta desaba. Pode ser uma grande metáfora da entrega do homem aos anseios do mundo e à natureza cruel do universo ou simplesmente um curta completamente inócuo e sem razão de existir - com leve tendência para a segunda opção...
Entre Paredes, de Eric Laurence
Rap, o Canto da Ceilândia, de Adirley Queiroz, é documentário sobre moradores de Ceilândia (cidade-satélite de Brasília) que, relegados à periferia, se expressam através de um ritmo musical que lhes permite pôr às claras sentimentos de revolta e ressentimento com o preconceito da elite. Historietas Assombradas (para crianças malcriadas), de Victor Hugo Borges, encantou o público, na animação que mistura stop-motion com desenho tradicional e brinca com o imaginário infantil regado a monstros, lendas e medos. Há, aqui, um paralelo meio distante, porém insistentemente presente, com Vinil Verde, de Kleber Mendonça Filho, filme apresentado anteontem e sempre transformado numa sensação por onde é exibido.
Ainda hoje, às 20h, acontece a premiação do Festival de Atibaia. Será a definição de quais filmes, dentre todos os exibidos e já devidamente reconhecidos em outros eventos de cinema ao longo de 2005, serão agraciados como sendo "os melhores dos melhores". Enquanto isso, estará sendo apresentado na Praça da Matriz a ótima comédia Bendito Fruto, de Sérgio Goldenberg, às 21h.
Depois eu volto com os vencedores do festival. Até lá.
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Marcelo Miranda
15/1/2006 às 11h23
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Cinema em Atibaia (III)
A seleção de curtas e vídeos exibida ontem no Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, que acontece na cidade paulista desde quinta-feira e segue até amanhã, foi incrivelmente superior em relação ao dia anterior. Apesar do ainda grande número de trabalhos apresentados (12) e a extensa duração do programa (duas horas e meia de projeção sem interrupções), tudo correu mais solto e mais fluido. Pesou nisso a qualidade de praticamente todos os filmes, uma aparente melhoria no som da sala do Centro de Convenções e a participação empolgada do público local, que já parece se acostumar com o ar de cinema exalado na cidade.
Alguns temas já podem ser delineados na programação da Mostra Competitiva de Curtas Brasileiros. Dois em especial se sobressaem: a morte e a exclusão. Impressiona o quanto estes assuntos estão presentes, em maior ou menor grau, nos filmes até aqui exibidos. Em vários aspectos, seja em forma de comédia, drama, romance, de maneira direta ou metafórica, tudo se conjuga para certo senso comum na relação dos filmes com suas narrativas e enredos, ainda que, naturalmente, através de diferentes linguagens.
Como o Festival de Atibaia tem a proposta de exibir filmes premiados em outras mostras ao longo do ano anterior, essa "coincidência" de temas pode representar um recorte do que júris oficiais e populares vêm mais valorizando no curta-metragem - e, talvez, no cinema em geral, tanto em ficção quanto em documentário.
O Último Raio de Sol, de Bruno Torres: morte e vingança
Sem exceção, todos os vídeos de ontem abordavam, sempre através do documentário, pessoas marginalizadas de alguma forma. O mais impressionante deles, o baiano Bitola Cabeça Super 8, de Gabriela Barreto e Vitória Araújo, resgata um grupo de cineastas ousados que enfrentaram o preconceito do formato de película Super-8 (barata e de baixa qualidade) para expressar suas idéias. Aliás, uma fala do lendário Edgar Navarro sobre a censura militar diz muito sobre o assunto como um todo: "não se pode reprimir quem quer se exprimir através da arte". Especificamente no caso do Super-8, a liberdade assumida por esses realizadores é infinita. Onde mais, por exemplo, seriam vistas imagens de tamanha escatologia (como uma explícita defecação em primeiríssimo plano, o que gerou reações curiosas de espanto e perplexidade da platéia no Centro de Convenções)? Há política nisso tudo, no sentido de que Navarro e outros tantos desafiaram as formas tradicionais de produção e linguagem para falar e mostrar literalmente o que quisessem.
A abordagem de excluídos muda de foco para um lado mais sociológico em Fã, do carioca Fábio Lima. Ele aborda fanáticos por determinados músicos largados pela mídia, gente como Jerry Adriani, Wanderley Cardoso e Paulo Sérgio, "abandonados" pelas rádios e TVs e sobrevivendo apenas no fascínio de pessoas humildes que não tem vergonha de assumir seus gostos chamados bregas (um entrevistado afirma que "brega é algo inventado pela classe A, que se diz fã de Maria Bethânia, Caetano Veloso e esses outros aí"). Há no vídeo uma exclusão dupla: a dos fãs e a dos próprios artistas.
Aqui Fora, de Cláudio Nunes e Juliana Penha, fala de pessoas que mantém fortes vínculos familiares ou afetivos com condenados à prisão. É uma rotina de dor e sofrimento para visitá-los, mas a fé na liberdade permanece, como igualmente captado no curta Visita Íntima, de Joana Nin. É o mesmo tema, porém com abordagem distinta: são os dramas e histórias de mulheres que assumiram romances com presidiários e assim vivem por anos - há uma entrevistada cujo marido está preso há mais de 30 anos; outra conheceu o atual namorado quando este estava na cadeia, e assim segue o romance, vendo-o apenas esporadicamente e passando por aquelas tradicionais humilhações de quem se submete ao sistema carcerário brasileiro.
Um dos vídeos que mais mexeram com a platéia de Atibaia foi Mais um Domingo, do pernambucano Daniel Barros. Morador de Olinda, ele gravou imagens da praia de Casa Caiada, espécie de "piscinão de Ramos" da cidade, onde centenas de pessoas de classe baixa vão curtir o sol e a água (ali, nem tão cristalina) do mar. Imagens de simplicidade, mostrando as "tradições" desse povo que não possui tantos outros divertimentos, comovem ao mesmo tempo em que divertem. É o registro de uma cultura local tornada universal, de um mundo tão distante da classe média, mas geograficamente tão próximo de quem passa por esses locais. O próprio realizador disse que a idéia de fazer o vídeo surgiu justamente por ele sempre transitar na região de Casa Caiada e ficar impressionado com aquele montoeiro de gente simples se deleitando na areia e na praia.
Foi Assim, de André Amparo e Ana Cristina Murta, é outro vídeo que mostra diversão popular, mas num viés mais irônico e debochado: sem querer, a dupla gravou o churrasco de três vizinhos em cima de um terraço. Num espaço exíguo, próximo a caixas d'água e pedaços de madeira, o trio conversa, come, ri. Amparo e Murta inserem legendas que "simulam" os diálogos com frases de efeito e forte carga filosófica sobre cinema, arte e o estado do mundo - no fim das contas, Foi Assim (ou Sal Grosso, título "alternativo" do trabalho) fica parecendo uma versão avacalhada e irônica de Da Janela do Meu Quarto, de Cão Guimarães, exibido anteontem no festival. E isso é um baita elogio, sem dúvidas.
Entretecidas, mais poético entre os vídeos, e também o mais curto, é um olhar singelo e delicado para o trabalho de tecelãs. A diretora Elisa Maria Cabral mostra a incrível habilidade dessas trabalhadoras na concepção de pequenas obras de arte, mesclando as imagens a visões de mar e areia, provocando sensações e reflexões sobre o tempo e a memória. Um projeto pequeno e belo.
A morte, o outro tema percebido no Festival de Atibaia, marcou ponto em apenas um único trabalho de ontem na competição - depois de ser a atração principal em vários do dia anterior, como A Hora do Galo, O Último Raio de Sol e mesmo o experimental Barata. Na última noite, Vinil Verde, do recifense Kleber Mendonça Filho, provocou calafrios no público com a história da garotinha proibida de ouvir um disquinho verde que ganhou da mãe, mas desobedece a ordem. Inspirado em conto russo, narrado de maneira genial e com notável uso de efeitos sonoros, o filme é todo contado por fotografias "movimentadas", dando-lhe o estilo de fábula infantil - que, a certa altura, torna-se verdadeiro filme de terror e angústia, permeado por humor negro dos mais cruéis e com direito a decepamentos e ironias.
Vinil Verde, de Kleber Mendonça Filho
Também na Mostra de Curtas Franceses, a morte é presença constante. Depressivos, os filmes exibidos até agora abordam o tema sob diversos ângulos, com destaque para Monsieur Etienne, Noli me Tangere (que, apesar de alongado demais, levanta questões de interesse) e L'attraction Terrestre, cujo olhar infantil para a aceitação da perda lhe dá um caráter trágico e triste.
Fugindo desse lado melancólico, outros dois documentários da competição mostraram o universo musical: O Mundo é uma Cabeça, de Cláudio Barros e Bidu Queiroz, sobre o movimento mangue beat do nordeste; e Viva Volta, de Heloísa Passos, que resgata o talento esquecido do trombonista Raul de Souza. Ambos têm seus pontos de valor, mas tropeçam no esquematismo puro e simples de um assunto fartamente abordado, no caso do primeiro; e na pouca crença da realizadora em seu personagem principal, no segundo - impressão vinda, ironicamente, de um trabalho de louvação à arte do trombonista. Porém, incomoda o momento em que vemos Maria Bethânia e Raul de Souza improvisando num estúdio: a câmera fechada em Bethânia lentamente vai se afastando do rosto dela e revela a presença de Souza, no canto esquerdo da tela; quando ele começa a tocar, a câmera não se fixa nele como fizera antes com a cantora, mas mantém ambos no quadro, parecendo tão ou mais preocupada com a reação de Bethânia do que com o talento enorme do músico. Há, enfim, um deslumbramento razoavelmente incômodo com a presença da baiana no filme. Porém, o talento de Souza consegue vencer essa impressão.
Juro que Vi o Boto, de Humberto Avelar
Os filmes de menor destaque na noite foram a animação Juro que Vi o Boto, de Humberto Avelar, que "quebrou" a seqüência de trabalhos tristes exibidos até então, mas não pareceu tão marcante, apesar da técnica de desenho tradicional altíssima qualidadade; e o drama romântico-erótico Intimidade, de Camila Gonzatto, bonito conto sobre casal em crise, mas não tão intenso para pegar a platéia de jeito e prejudicado pela exibição por último (provavelmente devido a uma cena se sexo bastante natural - e que provocou a saída da sala de uma mãe acompanhada de dois filhos pequenos).
As 450 pessoas que lotaram o Centro de Convenções permaneceram até o fim, com poucas desistências. É outro termômetro da boa safra de ontem. A torcida agora é que o último dia da mostra competitiva de curtas (que inclui hoje mais 13 trabalhos em vídeo, 35mm e 16mm), a se iniciar às 20h, mantenha o nível elevado. Alguns prometem, como Noturno, de Daniel Salaroli, Historietas Assombradas (para crianças malcriadas), de Victor Hugo Borges, e Curta-Metragem Metalingüístico de Baixo Orçamento ou Aceita Mais Café, de Byron O'Neall. Há, por fim, o surpreendente Durval Discos, longa de Anna Muylaert, às 21h, na Praça da Matriz (e erroneamente indicado aqui para a sexta-feira).
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Parte II
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Marcelo Miranda
14/1/2006 às 11h04
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Cinema em Atibaia (II)
O Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual começou pra valer na quinta-feira, com a primeira leva de curtas-metragens e vídeos da mostra competitiva e as várias atividades e exibições paralelas da programação. Logo no início da tarde veio a porção "internacional" do festival com a Mostra de Curtas Franceses - dentro da parceria da organização com evento semelhante da cidade de Contis. Dos cinco trabalhos exibidos, nenhum era realmente memorável. Sente-se, pela pequena amostragem, que o estilo de filmar dos curta-metragistas franceses é bastante sereno, calmo, quase parando, talvez numa influência meio distante da Nouvelle Vague dos anos 60 - a diferença está na ideologia de Godard e cia., contra a falta de parâmetros do mundo globalizado de hoje. Tudo isso reflete nos filmes. Destaque foi para Monsieur Etienne, delicada reflexão sobre velhice e morte; e Undo, que se utiliza de imagens documentais para contar de trás para a frente (literalmente) a história da criação do mundo.
Já no final do dia veio o começo da Mostra Competitiva de Curtas Brasileiros, com dois programas: um dedicado a vídeos, outro a fitas 35mm. Aqui, houve um equívoco de cálculo da organização do festival: ambos os programas estão juntos, sem qualquer tipo de intervalo. Só ontem foram apresentados 13 trabalhos, totalizando quase três horas ininterruptas de projeção. Para os próximos três dias de festival, o esquema é o mesmo, segundo dados da programação. Isso pode matar as exibições, já que o público médio se dispersa ou simplesmente se desinteressa com jornadas cansativas (e às vezes maçantes) de seguir filme a filme sem absorvê-los como deveriam. Foi o que se sentiu: no começo, sala lotada, com 450 pessoas; mais ao fim, a debandada aumentava a cada nova produção exibida. Até mesmo a proposta de formação de público se compromete, pois o espectador sem costume de freqüentar salas de cinema pode ter a impressão de que aquele "cerimonial" é demorado e confuso demais.
De qualquer forma, o que mais importava na noite eram os filmes. Como em qualquer seleção, houve altos e baixos. Nos documentários, predominaram temas sociais sobre a vida na pobreza e miséria (Rotas Recriadas, Sobrevivências), a cultura de uma terra (Tropeiros) e o resgate de um cancioneiro popular (A Música Armorial). O mais experimental deles era Da Janela do Meu Quarto, do mineiro Cao Guimarães, que registra de forma instigante uma briga de rua entre duas crianças.
Da Janela do Meu Quarto, de Cao Guimarães
Nas ficções, algumas boas surpresas, como De 10 a 14 Anos, de Márcio Schoenardie, o mais aplaudido da noite. É a história de um garoto às vésperas de completar 15 anos e que vive os anseios típicos da adolescência - as dúvidas sobre crescer ou se manter preso à infância, os encontros e desencontros amorosos, e por aí afora. O filme é muito parecido com o estilo de Jorge Furtado, desde as "intervenções" narrativas aos temas abordados - e não soa despropositado que o curta venha justamente de Porto Alegre, terra de Furtado. Eu te Darei o Céu, de Afonso Poyart, foi o único que ganhou assovios do público, apesar de aplausos pouco acalorados. Merecia recepção até melhor: apesar de muito picotado pela montagem pretensamente frenética, o drama da senhora de 39 anos que contrata garoto de programa com quem passa o aniversário é muito interessante, variando entre a comédia erótica rasgada à angústia da protagonista de se ver à beira dos 40 anos.
Mas o filme que mais teve retorno dos espectadores (e provavelmente um dos melhores da noite) foi A Hora do Galo, de Marcos França. Outra reflexão sobre a velhice, mostrando idosa que acorda sabendo ser aquele o dia de sua morte. Nas suas últimas horas, ela decide acertar as contas com as únicas pessoas conhecidas ainda vivas. Tem ótimo uso do humor negro, junto a pequenos instantes mais reflexivos a respeito do perdão.
Outro que tocou fundo foi O Último Raio de Sol, de Bruno Torres. Apesar da lição moralista(no mau sentido), é um filme muito bem realizado e narrado, com interpretação marcante de José Dumont e um clima de thriller urbano que demonstra o quanto o jovem cineasta é promissor.
Atibaia já está movimentadíssima por conta do festival. Além das mostras de curtas e vídeos, há exibições diárias de longas na Praça da Matriz, ao ar livre e que reúne 250 pessoas, eventos de circo e dança e intervenções de artistas plásticos espalhadas pelas ruas. É sempre muito bom ver esse tipo de evento tomar forma e vida em locais inesperados, como aqui - lembrei-me da histórica Tiradentes e sua já tradicional mostra anual de cinema (que, aliás, divulgou a programação deste ano no seu site oficial ). Se a prefeitura de Atibaia seguir firme no festival, ajustando os pequenos problemas e ampliando seu alcance, o município só tem a ganhar. E o público de cinema, mais ainda.
Para ir além
Parte I
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Postado por
Marcelo Miranda
13/1/2006 às 10h36
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