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Sexta-feira,
14/7/2006
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Redação
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O bêbado e seus personagens
R$45. Este foi o orçamento de Fábio Silvestre em seu espetáculo O Bêbado, que entra em seu segundo e último mês em São Paulo. O resto, acrescenta-se, foi material reaproveitado, emprestado de amigos e apoiadores. Não é difícil acreditar nesta afirmação quando conhecemos o histórico profissional do ator e humorista paranaense: fiscal de passagens e cobrador de ônibus, garçom de bar e decorador de vitrines, sempre se virou como pôde para levar seu projeto artístico adiante. E deu certo: O Bêbado já foi visto por 25 mil pessoas em Curitiba, em 139 apresentações e 17 temporadas desde 2003. A peça também será apresentada simultaneamente, neste mês, aos sábados e domingos em Curitiba e até o final do ano planeja uma temporada carioca.
Seu primeiro espetáculo, Um flash de nós mesmos, ficou dois anos em cartaz em sua cidade natal, Ponta Grossa. No Café Poesia, casa conhecida na cidade, começou a se apresentar com O Humorista de Capa Preta, o que fez com que se profissionalizasse na área. Após encenar peças dramáticas como Agora é que são elas, de Leminski, e A Falecida, de Nelson Rodrigues, criou, em 1997, O Fio, peça autoral dirigida, escrita e encenada por ele. Com ela, venceu quatro prêmios no Festival Internacional do Mercosul: melhor ator, espetáculo, cenário e iluminação. A partir daí, produziu diversas comédias, até a inusitada Amor Cachorro - uma novela mexicana, na qual contracenava com um cão.
Em um cenário composto apenas por uma mesa de bar, uma garrafa de cerveja, duas cadeiras e uma vassoura ao fundo, Fábio encena seu monólogo. Ele é um bêbado que conversa com o "Doutor", "sentado" na cadeira vazia ao seu lado. Temas delirantes como o Programa Nacional do Álcool e divagações filosóficas embriagadas sobre Shakespeare, além de banais, envoltos de piadas chulas, como futebol, casamento e alcoolismo, são tocados pelo personagem de Fábio, que faz trejeitos e gestos perfeitos para encarnar o alcoólatra provocador por fora, mas sempre triste e sensível por dentro.
Rebeca, uma travesti do interior que conta sobre sua vida para a associação dos moradores de seu bairro; Paulo Peroba, ex-ator pornô que faz um depoimento aos Alcoólatras Anônimos; e o pastor João Jonas são personagens já conhecidos de outras apresentações que Fábio reúne no espetáculo. Eles servem como uma quebra ao monólogo do bêbado e também são marcados por trejeitos e expressões que Fábio traduz com excelência. Paulo Peroba tem o tipo de "machão" misturado com "mano" da periferia que é impagável, assim como a voz da travesti Rebeca. Mas quem toma realmente conta do show é o bêbado, com seu monólogo cadenciado e suas trapalhadas em cena.
Há uma tentativa, por parte de Fábio, de tornar o monólogo um pouco filosófico e até dramático em certos momentos. Mas, como seus personagens são claramente caricaturais e muitas vezes soltam piadas de senso comum, mas que ainda assim provocam gordas gargalhadas do público, eles soam forçados. Shakespeare e política em uma caricatura de bêbado não combinam. E o drama não é esperado, o que definitivamente pode contar pontos e ser claramente uma tentativa de tornar a comédia mais crítica, mas é um grande risco. Seria talvez mais interessante manter o espetáculo com o humor leve e expressivo que Fábio consegue passar e com o qual contagia o público de seu espetáculo, sempre interagindo com ele. Afinal, esta é a característica mais veemente na triste e dúbia figura de um bêbado.
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Marília Almeida
14/7/2006 às 12h35
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Regra 4
Um belo dia você desperta e percebe que não importa o que aconteça, o sol sempre vai nascer no dia seguinte, arrogante. Se você tem motivos para sorrir, terá uma nova oportunidade para fazê-lo a cada amanhecer. Mas se tiver motivos para chorar, meu amigo, não vai conseguir esconder as olheiras por muito tempo. Se você deixou algo pela metade, os minutos vão ser longos, as horas vão durar séculos inteiros. E se amou e ainda ama, as lembranças vão castigá-lo duramente dia após dia, até quando a saudade resolver te dar uma folga, com pena de ti. Quando isso ocorrer, entretanto, seu coração já estará destroçado, duro e seco, e você será apenas uma pequena parte do que foi naquele dia do primeiro encontro..., quando pensou: é ela!, e a abraçou com essa certeza. É isso, "ou uma bebida por perto porque você pode estar certo que vai chorar".
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Marcelo Maroldi
14/7/2006 às 08h43
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Syd Barrett no YouTube
Segui o conselho do Matias e o melhor que encontrei foi isto e isto.
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Julio Daio Borges
14/7/2006 à 00h45
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Festival de Cinema (II)
Dicas de hoje (com um pouco de atraso, minha internet tava com pau...):
Memorial sala 1
22h, Separado, do criativo diretor uruguaio Mario Handler (que vi circulando pelo Festival). Um "tapa na orelha", nas palavras de uma amiga.
Memorial sala 2
19h, Do outro lado da lei - um dos melhores filmes da safra argentina dos últimos anos, do diretor Pablo Trapero (o mesmo de Família Rodante, que ficou algum tempo em cartaz na cidade).
A viagem, clássico do diretor argentino Fernando "Pino" Solanas, que causou frisson recentemente com Memoria del saqueo.
Cinesesc
Eu não perderia tempo com Machuca, facilmente encontrado nas locadoras - embora seja um bom filme. Em festivais como esse, eu sugiro um itinerário por filmes raros, difíceis de serem exibidos.
Sala Cinemateca
Embora Whisky (19h) também seja encontrado em algumas locadoras, é um filme que cativa pela sensibilidade. Dos mesmos criadores de 25 Watts.
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Guilherme Conte
13/7/2006 às 16h17
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Elvis, the Pelvis, faz 50 anos
Se estivesse vivo (há quem diga que ele está), o que Elvis Presley teria a dizer sobre as nossas loiras e morenas do "tchan", se insinuando em rebolados libidinosos na frente da TV? A "bunda music", como ficou conhecida essa vertente da axé music, começou a assolar nossos ouvidos há uns 10 anos e causou controvérsias por exibir mulheres semi-nuas dançando para quem quisesse ver, fossem adultos ou crianças. Hoje em dia já perdeu um pouco o fôlego, mas deu lugar aos famigerados grupos cariocas de funk, sucesso também entre baixinhos e grandinhos. A "bunda music" não é uma tendência exclusivamente nacional, pois basta ligar a TV em canais como a MTV para perceber como o corpo das mulheres é exaustivamente explorado na maioria dos clipes estrangeiros produzidos atualmente.
Entretanto, escândalos televisivos são tão antigos quanto a própria história da televisão. Muito antes do advento da "bunda music", ocorreu um caso famoso que completou exatos 50 anos agora em junho, culturalmente muito mais relevante e de um impacto social muito mais profundo do que as quase pornográficas danças do "tchan" e afins. Sem ao menos mostrar as canelas, vestindo uma calça comprida preta e um paletó branco longo, um tímido rapaz nascido na pequena cidade de Tupelo, Mississipi, causou um rebuliço de proporções muito maiores. Dois pesos, duas medidas, pois os tempos eram outros.
A década de 50 era a época de uma revolução musical que começava a estremecer a profunda segregação racial dos Estados Unidos. Em 1951, um disc jockey chamado Alan Freed deu um nome mais do que apropriado a essa revolução: o rock & roll. Esse termo já era utilizado no blues desde o final da década de 20, pois era uma gíria entre os negros que se referia ao ato sexual. Alan Freed usou esse termo para designar o novo ritmo musical, originado a partir de uma mistura de formas mais aceleradas do blues e do country. Além de botar todo mundo para chacoalhar o esqueleto, o rock & roll começava a abalar as sólidas barreiras sociais entre negros e brancos. Alan Freed sofreu uma perseguição política e judicial e rapidamente entrou em decadência, morrendo na miséria em 1965. Apesar do fim melancólico, sua importância foi devidamente resgatada e hoje em dia ele é reverenciado como um dos grandes pioneiros do rock, apesar de nunca ter sido um músico.
O caminho estava aberto, e através dessas primeiras estradas do rock & roll um ex-caminhoneiro vinha galgando rapidamente os degraus da fama desde 1954, surgindo em 1956 para a América como a grande sensação do novo e contagiante ritmo. Desejado pelas garotas, imitado pelos garotos e odiado pelos pais da garotada, Elvis Presley incendiava platéias por onde passava com sua bela voz, seu carisma de galã e seu inconfundível estilo de dança, inédito até então, considerado indecente para os padrões da conservadora sociedade americana. Esse jeito espontâneo de dançar rendeu a ele o apelido "The Pelvis", uma referência ao conjunto de ossos que formam nossa cintura, a qual Elvis balançava freneticamente.
As primeiras aparições de Elvis na TV datam de 1955, mas aconteceram em programas de audiência regional e por isso não causaram nenhum grande furor. Em junho de 1956, em sua segunda apresentação no The Milton Berle Show pela rede NBC, Elvis levou ao delírio a platéia de jovens nos estúdios e deixou atônitos pais e mães que assistiam ao programa em casa. Em rede nacional, ele instintivamente colocou toda a energia dos seus 21 anos na performance de "Hound Dog", tocada no início de forma acelerada e dançante, e no final de forma bem lenta, sexy e insinuante.
Foi a gota d'água. Vozes conservadoras vindas da imprensa, de grupos religiosos e da sociedade em geral que já vinham se manifestando contra o rock & roll, aumentaram o tom das críticas ao jovem cantor do Mississipi. Além de trazer a música dos negros aos lares americanos, acusavam-no de ser imoral, um mau exemplo para a juventude e um perigo para as recatadas filhas de família do american way of life.
O movimento anti-Elvis crescia na mesma proporção da fama do rapaz de topete e costeletas que se vestia e dançava de maneira espalhafatosa, culminando com a censura imposta a ele em sua terceira apresentação no programa The Ed Sullivan Show, pela rede CBS em janeiro de 1957, então o programa de televisão de maior audiência nos Estados Unidos. A Censura Federal determinou que Elvis fosse filmado apenas da cintura para cima, para proteger os olhares de milhares de famílias americanas de seus rebolados indecentes. O enquadramento das câmeras persistiu até mesmo quando ele cantou a comportada "Peace in the Valley", um tradicional sucesso gospel. Era uma tentativa de conter o avanço dessa força da natureza chamada Elvis, mas já era tarde demais. Mostrava-se mais como uma censura oportunista porque coincidia com o excelente momento na carreira pela qual o cantor passava, e inútil porque produziu um efeito contrário ao que se esperava, servindo somente para aumentar ainda mais a sua popularidade.
O próprio Ed Sullivan, uma das personalidades mais influentes da TV naquela época, havia dito que jamais traria alguém como Elvis para se apresentar em seu programa, mas se rendeu ao seu poder quando viu os recordes de audiência alcançados pelos programas de seus rivais Milton Berle e Steve Allen, quando o furacão passou por aqueles lados em junho e julho de 1956. Terminada a apresentação, outra maneira que Ed Sullivan encontrou para se redimir foi dirigir-se a Elvis, cumprimentá-lo e dizer a todos na platéia e em casa: "Este é um rapaz decente e bom". Ao agir desse modo, o astuto Ed Sullivan talvez tenha pensado naquele conhecido lema: "Se você não pode vencê-los, junte-se a eles".
Neste dia 13 de julho, quando celebramos o dia mundial do rock, devemos nos lembrar de dar um muito obrigado a Alan Freed, Elvis Presley, Ed Sullivan, Sam Phillips, Chuck Berry, Little Richard, Bill Haley, Gene Vincent, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash, Carl Perkins, Buddy Holly, Eddie Cochran, Bo Didley e a tantos outros pioneiros cujos nomes não caberiam aqui. Sem eles, hoje não poderíamos estar curtindo o bom e velho rock & roll.
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Fábio Deodato
13/7/2006 às 12h45
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Propaganda no museu
Que arte e propaganda caminham de mãos dadas, não é novidade. A relação às vezes não é muito bem vista mas, desde os cartazes de Tolouse-Lautrec, vem se estreitando cada vez mais.
A propaganda faz referências à história da arte, às poéticas de determinadas épocas e, agora, até mesmo aos processos de manifestação artística. Vide o artigo publicado no site Arte e Cidadania, que mostra a publicidade realizando ações semelhantes aos happenings para divulgar alguma marca ou produto.
Por outro lado, a gente sabe que a arte também tem absorvido as técnicas ou os suportes publicitários, seja para melhorar o desempenho mercadológico do artista, buscar novos caminhos de expressão ou até aumentar o público apreciador de artes plásticas.
Em Curitiba, essa relação fica mais próxima com a exposição das peças do 3º Festival do Anuário do Clube de Criação do Paraná, no Museu Oscar Niemeyer - mais conhecido como "Museu do Olho".
De 15 a 24 de julho, os visitantes poderão conferir, no belo e imponente espaço do museu, mais de 250 trabalhos publicitários selecionados e premiados no Festival do Anuário. O Festival é um concurso promovido pelo Clube de Criação do Paraná, associação que reúne os profissionais de criação de todas as agências do estado. As peças expostas farão parte do 3º Anuário do Clube de Criação, que será lançado no final de 2006. A iniciativa da publicação, assim como das duas edições anteriores, é preservar a memória da comunicação paranaense.
A mostra é uma ótima oportunidade para conhecer o que se faz de melhor em comunicação na terra das araucárias, já que a exposição não se limita apenas aos anúncios publicitários. Também têm seu lugar ao sol as logomarcas, projetos de design, ações promocionais e malas-diretas muito diferentes daquelas que você está acostumado a receber em casa. E o interesse não é apenas dos profissionais da área. Considerando que a publicidade é uma importante manifestação cultural, esta é a ocasião de observar como a linguagem dos materiais reflete a nossa sociedade.
Uma exposição de materiais publicitários no museu não significa dizer que a propaganda está virando arte. Arte é arte, propaganda é técnica. Mas a arte tem sido referência e inspiração para muitos publicitários. E o contrário também parece estar acontecendo. Afinal, se as obras artísticas estão invadindo os outdoors, os luminosos e os banners de internet, porque a publicidade não pode ocupar, nem que seja só por alguns dias, as paredes do museu?
Para ir além
Exposição dos premiados pelo Clube de Criação do Paraná
Onde: Museu Oscar Niemeyer
(R. Marechal Hermes, 999 - Fone: 41 3350-4400)
Quando: de 15 a 24 de julho de 2006, das 10h às 20h
(exceto às segundas-feiras)
Quanto: R$ 4,00
(R$ 2,00 para estudantes com carteirinha)
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Adriana Baggio
13/7/2006 às 08h56
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Gente como a gente
gosto mesmo é de gente interessante. aquela pessoa difícil de agradar, acidamente crítica ou simplesmente desbocada. um tipo de pessoa que não desperta meio-termo, ou se ama ou se odeia. gente que não nutre nenhuma espécie de preconceito. gente que me acrescente alguma coisa. pessoas com um inteligência rápida e certeira que me digam algo novo ou externem o que todo mundo pensa e não tem coragem de dizer. sabe aquele tipo de gente que é culta mas sem afetação? é o tipo de gente que eu gosto. gosto das pessoas que tem algo de puro em sua natureza e uma criatividade louca para lidar com isso. gosto de gente doce. mas não aquele doce do doce de jaca e sim aquele doce que se percebe no fim do café... gosto de gente que não se define, que é personalíssima, que imprime em tudo o que faz a sua marca. um tipo que não dá pra rotular porque não veste rótulos e não se encontra facilmente por aí.
madame imparfaite, no seu blog, que - você acertou - linca pra nós.
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Julio Daio Borges
13/7/2006 à 00h44
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Festival de Cinema SP
Comecei ontem minha peregrinação ao 1º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, assistindo ao debate O Novo Cinema Latino-Americano, pela manhã, e ao filme Ilusão de Movimento, à noite. Farei uma coluna-balanço ao final, mas todos os dias postarei aqui minhas sugestões. Vamos às de hoje:
Memorial sala 1
16h, Butim de Guerra, sobre as avós da Praça de Maio.
22h, Histórias Mínimas, ótimo filme de Carlos Sorín.
Memorial sala 2
A programação é toda interessante, mas eu optaria por Salvador Allende, às 17h.
25 Watts, às 21h, é um belo filme, da nova safra uruguaia (dos mesmos diretores de Whisky).
Cinesesc
17h, O Cachorro, belíssimo filme do argentino Carlos Sorín. Imperdível (está em poucas locadoras).
21h, diversos curtas - é a chance de ver filmes a que dificilmente teremos acesso depois do festival.
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Guilherme Conte
12/7/2006 às 14h01
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Zidane e a Marselhesa
Passadas mais de setenta e duas horas da final, discute-se muito mais a cabeçada de Zidane do que o tetra da Itália. E o mundo ainda se pergunta por que Zidane fez aquilo, o que o zagueiro da Azurra teria dito de tão grave. Pois minha pergunta é outra (embora mais à frente se perceba que as razões são semelhantes): por que Zizou não cantou o hino francês, o empolgante hino francês, o beligerante hino francês, quando o estádio emocionava o mundo ao entoar os famosos versos da Marselhesa? Minha hipótese é simples: porque Zidane entende francês e conhece História.
Nós, aqui do Brasil, sempre assobiamos a melodia da Marselhesa ou cantarolamos "Marchon!, Marchon!" sem necessariamente nos ater à tradução do grande refrão:
"Às armas cidadãos!
Formai vossos batalhões!
Marchemos, marchemos!
Nossa terra do sangue impuro se saciará!"
Que "sangue impuro" é esse? Talvez à época se referisse aos invasores, aos pagãos, até aos ingleses, mas não é fácil associar esse verdadeiro grito de guerra ao velado racismo que os imigrantes sofrem na França? Aos cidadãos que deixaram as ex-colônias francesas, empobrecidas, miseráveis, em busca de alguma oportunidade na terra do sangue puro? E ironia das ironias, Zidane, craque da seleção francesa que faz o hino ecoar por milhões de lares do mundo, é filho de argelinos.
Em artigo anterior, "Você se sente mais brasileiro por causa da Copa?", eu já havia falado a respeito do nacionalismo em tempos de Copa, dos paradoxos desse nacionalismo, mas parece que a grande final colocou de vez a política ao lado do esporte. Não bastasse esse simbólico gesto do craque francês de não cantar o hino, houve a cabeçada. E mais do que isso, as especulações em torno do porquê da cabeçada. E mais ainda, as repercussões.
Circula nos jornais uma infeliz frase de Roberto Calderoli, vice-presidente do senado italiano: "Foi uma vitória de nossa identidade, onde lombardos, calabreses e napolitanos venceram uma seleção que sacrificou sua identidade ao escalar negros, muçulmanos e comunistas."
Por favor!
Em pleno ano 2006, depois de uma festa multirracial como a Copa do Mundo, um importante governante do país campeão profere uma frase digna de Mussolini ou Hitler! Primeiro, ele beira a idéia de que a raça italiana é pura e, por isso, melhor que as demais. Depois, ele mistura negros, uma etnia, com muçulmanos, uma religião, e comunistas, uma ideologia política, como se os colocando todos à margem, evidenciando ódios e pelo menos três tipos de racismo.
Zidane por acaso é branco. Por acaso é francês. Talvez muito provavelmente não seja comunista. Mas talvez seja muçulmano. De certo é filho da colônia escravizada pela França. E aparentemente é um homem bastante inteligente. Zidane não cantou e nem poderia cantar o hino louvando o sangue puro que sujou o sangue de seus descendentes. E provavelmente Zidane tenha motivos sérios para dar aquela cabeçada, deixando de lado a hipocrisia de herói nacional dos esportes para assumir a condição de homem engajado em uma causa. Não se sabe "a causa". Talvez nunca se saiba. Mas uma coisa é certa: estivesse eu no senado italiano quando o senhor Calderoli proferiu aquela pérola, teria imitado a atitude do craque francês.
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Marcelo Spalding
12/7/2006 às 08h05
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And music is the best
Um lembrete do Mazlon, cujo Handful Of Nothing linca pra nós.
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Postado por
Julio Daio Borges
12/7/2006 à 00h17
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