busca | avançada
52329 visitas/dia
1,9 milhão/mês
Quinta-feira, 11/1/2007
Mais Kaizen
Ram Rajagopal

Aqui em Ipanema ouço muito a expressão chique "estou Zen", ou a exortação "fica Zen". No caso preferiria substitui-la pela expressão "um pouco mais de Kaizen". O método Kaizen, adotado largamente na indústria japonesa, consiste em motivar funcionários a sugerirem melhorias microscópicas em uma empresa. Com o tempo, a coleção de pequenas melhorias resulta em um grande salto.

No livro Um pequeno passo pode mudar a sua vida: o método Kaizen (Nova Fronteira, 2005, 144 págs.), o psicólogo Robert Maurer advoga e exemplifica o uso da idéia no nosso dia-a-dia. Não sou muito fã de livros de auto-ajuda, justamente por pecarem ao não oferecerem sugestões de como alguém pode se auto-ajudar... Neste caso, no entanto gostei muito do livro. Ainda mais numa sociedade como a nossa que advoga revoluções para tudo. Um exemplo do livro é de uma senhora que não tinha nem tempo nem motivação para se exercitar. A sugestão do psicólogo foi diariamente, aproximadamente no mesmo horário, caminhar por 2 minutos na frente da televisão. Em um mês, a senhora se exercitava regularmente.

O livro fica como uma sugestão para muitos dos nossos autores e políticos. Que tal adotar o Kaizen em suas vidas? Todo dia, mais ou menos no mesmo horário, leiam duas frases de um livro de fição compreensível e divertido... Todo dia, mais ou menos no mesmo horário, falem e pensem sem mentiras ou demagogias, por dois minutos. Quem sabe, não teremos uma verdadeira revolução na maneira de se fazer arte e política?

Como me disse um amigo, no Brasil estamos a espera de epifanias, soluções miraculosas caídas do céu ou clássicos das letras que se manifestam ao partir as ondas de Ipanema... Mas em realidade até mesmo criar, descobrir, consiste em uma série de pequenos passos, pequenos incrementos - práticas, treinamentos - que com o tempo, a sorte e a experiência podem ser uma grande revolução.

Para ir além
Um pequeno passo pode mudar a sua vida: o método Kaizen

Ram Rajagopal
11/1/2007 às 11h29

 

busca | avançada
52329 visitas/dia
1,9 milhão/mês