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Segunda-feira, 21/10/2002 A alegria de não ensaiar Julio Daio Borges [Eu disse que hoje estava puro "Caderno2" (eu sei, você não está lendo na ordem...)]. Saiu um artigo sobre Wayne Shorter, traduzido do The Guardian. Shorter foi um dos young lions que acompanhou Miles Davis nos anos 60 [eu comprei a caixa, que não é fácil, mas que eu recomendo], dividindo a responsabilidade com Herbie Hancock, Ron Carter, George Coleman e Tony Williams. É quase uma entrevista; provocante e reveladora: "'Em todos esses anos com Miles, nós nunca fizemos ensaios. Miles tinha uma forma de analisar uma coisa em seu conjunto, como um todo, e não medida por medida, e era capaz de ver a floresta sem olhar cada árvore. Eu me lembro de que, anos mais tarde, quando todos nós já estávamos bem mais avançados em nossas coisas, Miles me perguntou: 'Sabe aquela banda que nós tínhamos? Fizemos um grande avanço, não é verdade?' Ele gostava daquela banda.' "'Musicalmente, eu não quero ir toda vez ao ginásio de esportes, digamos assim, onde a música se torna uma façanha olímpica', explica ele. 'Uma coisa é você celebrar o caráter expansivo da vida, outra coisa é sair por aí se gabando das piruetas que sabe fazer sem usar as mãos. É como alguém que quer ouvir Paganini o tempo todo e nunca o violino em si. Eu quero viver muitos personagens e muitas vidas na música.' "'Wynton [Marsalis] é muito jovem, você sabe. Lembro-me de que, na década de 1970, quando as pessoas ouviam falar a respeito desse novo tocador de trompa, ele apareceu em minha casa de surpresa. Apresentou-se. Ele queria ouvir um pouco do álbum Plugged Nickel, de Davis (uma gravação ao vivo de 1965 feita pelo quinteto de Davis do qual Shorter fazia parte) e ele disse que queria me ver enquanto ouvia a música. Para mim, isso significa que, naquela época, ele estava em condições de entender a profundidade do que estava acontecendo. Algum tempo depois, entre a sua saída de minha casa e agora, esse progresso em sua compreensão entrou em férias.'" Julio Daio Borges |
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