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Quinta-feira, 6/7/2006 O economista que virou pop Verônica Mambrini Foi enterrado essa semana Arif Mardin, um dos mais premiados produtores musicais do pop. Mardin morreu em 25 de junho, devido a um câncer pancreático, diagnosticado há 18 meses. Só pelos números da carreira de Mardin já se desenha o impacto da perda: 12 prêmios Grammy - dois deles de melhor produtor do ano - e mais de 40 discos de ouro ou platina. Entre 30 de junho e 15 de julho, o festival de jazz de Montreux desse ano irá homenageá-lo com um tributo - vale lembrar que a carreira de Mardin, embora tenha se consagrado pelo pop, começou com o jazz. Arif Mardin desembarcou no Logan Airport em janeiro de 1958, vindo de Istambul, na Turquia. Eram quatro da manhã de uma madrugada gelada do inverno de Boston e o arranjador de 26 anos decidiu virar a madrugada no hall do aeroporto, à base de coca-cola e chocolates, para economizar o dinheiro da diária do hotel. Ele tinha sido indicado como bolsista para a Berklee College of Music, por Quincy Jones, que estava em turnê em Istambul dois anos antes, com Dizzie Gillespie, e ficou impressionado com as composições do rapaz. Embora fosse fanático por jazz, Mardin já era graduado em economia pela Universidade de Istambul e pela London School of Economics e, até aquele momento, nem pensava em se tornar músico profissional. Logo que se formou na Berklee, Mardin começou a trabalhar para a Atlantic Records Passou décadas como um dos maiores hit makers da gravadora, até se tornar vice-presidente sênior. Só saiu de lá mesmo porque chegou ao limite de anos para aposentadoria compulsória. Nesse momento, figuras-chave na indústria fonográfica norte-americana como Bruce Lundvall, presidente da Blue Note, e Roy Lott, presidente da EMI, ofereceram a Mardin e a outro veterano do mercado fonográfico, Ian Ralfini, os cargos recém-criados de vice-presidentes de um novo selo, o Manhatan Records, vindo da EMI. Pelo Manhattan, a missão era produzir cabaret music e pop para adultos. Nada a ver com o perfil jovem que o fez explodir na Atlantic, com hit "Good Lovin", dos Young Rascals, de 1965. O sucesso que veio na seqüência foi "Respect", de Aretha Franklin. A música faz parte do álbum I Never Loved a Man (The Way I Love You) , que é considerado uma obra-prima do soul. Ao longo da carreira do produtor, a lista de artistas que trabalhou com ele não é apenas grande, mas bem eclética; vai de Bee Gees a Cher, passando por Phil Collins, Stevie Wonder, Smashing Pumpkins, Eric Clapton, Diana Ross, James Taylor, Barbra Streisand, Jewel e Queen, entre dezenas de nomes. Num modelo como o do pop, em que o marketing é feito principalmente pelas rádios e pela MTV, um homem com esse faro para produzir sucessos comerciais acaba se tornando uma pessoa-chave. Não é comum resistir a esse mercado por quatro décadas. Mardin, numa aula magna do Berklee College of Music, deixou o seguinte conselho: "Quando você sentir nostalgia, tente resistir a ela e sem rejeitar a música do passado, olhe para o futuro". Mardin trabalhava de forma bastante autônoma criativamente. Quando recebia material de um artista, preferia demos simples, em que apenas a linha melódica sobressaísse, em vez de trabalhos quase finalizados, cheios de idéias de outros produtores e arranjadores. Com apenas o essencial da música em mãos, podia criar com mais liberdade em cima das letras e melodias. O último trabalho de repercussão em que o produtor esteve envolvido foi Come Away with Me, de Norah Jones, lançado pelo Manhattan. Mais delicado e limpo - bem diferente do estilo de Mardin na Atlantic -, lhe rendeu o segundo Grammy de melhor produtor. Latife, esposa de Mardin, disse ele estava envolvido com música até seus últimos dias. Mardin faleceu aos 74 anos, em Nova York. Verônica Mambrini |
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