Contradições da 30ª Mostra | Digestivo Cultural

busca | avançada
40629 visitas/dia
1,9 milhão/mês
Mais Recentes
>>> LIVROS EM MOVIMENTO TERMINAIS PINHEIROS, PIRITUBA E CAMPO LIMPO PROMOVEM AÇÃO DE FOMENTO À LEITURA
>>> Circuito Arte e Cidade apresenta: Cidade Espetáculo - Aventura nos Três Poderes
>>> Cia Dança Sem Fronteiras no dia 08 de setembro em Jaraguá do Sul
>>> FÊNIX – onde nascem os sonhos com Clarin Cia. de Dança
>>> Leões, Vodka e um sapato 23
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
Colunistas
Últimos Posts
>>> Impromptus de Schubert por Alfred Brendel
>>> Karajan regendo a Pastoral de Beethoven
>>> Eric Schmidt, fora do Google, sobre A.I.
>>> A jovem Martha Argerich tocando o № 1 de Chopin
>>> Marilena Chauí lança sua Patrística (2024)
>>> Pondé sobre Olavo de Carvalho (2024)
>>> Milton Nascimento & esperanza spalding
>>> Gimme Shelter by U2, Mick Jagger & Fergie
>>> Cabo Wabo by Nerd Halen
>>> André Barcinski no Podcast do Thunder
Últimos Posts
>>> O jardim da maldade
>>> Cortando despesas
>>> O mais longo dos dias, 80 anos do Dia D
>>> Paes Loureiro, poesia é quando a linguagem sonha
>>> O Cachorro e a maleta
>>> A ESTAGIÁRIA
>>> A insanidade tem regras
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Etapas da criação de uma pintura digital * VÍDEO *
>>> Cultura, gelo e limão
>>> Régis Bonvicino: voyeur-flânerie e estado crítico
>>> Propostas para o nosso milênio (I)
>>> Um Twitter só para escritores
>>> Viva a revolução
>>> Economia da Cultura
>>> Juan José Morosoli - a solidão, a pureza, a viagem
>>> Estevão Azevedo e os homens em seus limites
>>> Nós que aqui estamos pela ópera esperamos
Mais Recentes
>>> O Resgate de Nicholas Sparks pela Arqueiro (2014)
>>> Mark Twain A Life de Ron Powers pela Free Press (2005)
>>> Mythe Et Culpabilite Crime Et Chatiment De L Humanite de Theodor Reik pela Presses Universitaires De Fran (1979)
>>> Maritain E O Direito de Lafayette Pozzoli pela Loyola (2001)
>>> Destinos de Sonhos 101 Viagens Inesqueciveis de Varios Autores pela Abril (2011)
>>> Minha Irma E Eu de Nietzche pela Centauro (2006)
>>> Spoiler Edicao 54 Apocalipse de Varios Autores pela Spoiler (2019)
>>> Spoiler Edicao 37 Anti Heroi de Varios Autores pela Spoiler (2020)
>>> Revelando Trump de Marc Fisher; Michael Kranish pela Alaude (2017)
>>> Spoiler Edicao 61 Lendario de Varios Autores pela Spoiler (2020)
>>> Rei de Carne e Osso de Mosche Schamir pela Perspectiva (1971)
>>> Spoiler Edicao 79 the Flash de Varios Autores pela Spoiler (2021)
>>> Residencia na Terra vol 1 de Pablo Neruda pela L e Pm (1980)
>>> Quase Memoria de Carlos Heitor Cony pela Record e Altaya (2001)
>>> Cura Energetica Para Mulheres de Keith Sherwood; Sabine Wittmann pela Pensamento (2019)
>>> Sobre A Vida Feliz de Santo Agostinho pela vozes de bolso (2014)
>>> Quase de M Lourdes Rizzo Silva pela Garatuja (1992)
>>> 1789 de Pedro Doria pela Nova Fronteira (2014)
>>> 1822 de Laurentino Gomes pela Globo (2015)
>>> Reflexoes Sobre a Historia Moderna de Hans Kohn pela Fundo de Cultura (1965)
>>> Reforma Agraria A questao Agraria Extrapola Fronteiras de Abra pela Associacao Brasileira de Refor (1993)
>>> Sinfonia De Objetos de Paulo De Freitas Costa pela Iluminuras (2007)
>>> Sistema de Classificacao de cuidados clinicos CCC de Virginia K Saba pela Algol (2008)
>>> Saber Escolar Curriculo E Didatica de Nereide Saviani pela Autores Associados (1998)
>>> Shema Israel Ouve O Israel de Michael Bruckner pela Catedra E Mec (1972)
BLOG >>> Posts

Quinta-feira, 2/11/2006
Contradições da 30ª Mostra
+ de 10900 Acessos
+ 1 Comentário(s)

A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo é um dos grandes eventos do setor no Brasil, pois permite ao público entrar em contato com uma pluralidade de cinematografias produzidas em todo o mundo. Desde a estréia, em 1977, o evento expande suas atividades a cada ano, promovendo não só a exibição de filmes, mas também debates, lançamentos de livros, e proporcionando o encontro e a troca de experiências entre profissionais, pesquisadores e o público presente.

Pela qualidade dos filmes exibidos, a Mostra tornou-se uma boa pauta para a imprensa que cobre cultura e entretenimento, além de sagrada para os veículos de crítica cinematográfica. No entanto, o bom relacionamento entre a organização da Mostra e imprensa especializada em cinema foi abalado nesta 30ª edição do evento. Esse fato repercutiu por meio da Carta aberta à organização da Mostra de Cinema de São Paulo, redigida e assinada pelos profissionais dos sites Cinética e Cinequanon. De acordo com a carta, em sua seleção de veículos credenciados para cobrir o evento deste ano, a Mostra de São Paulo concedeu apenas uma credencial para toda a redação do Cinequanon, ignorou a Revista Cinética e reduziu pela metade a cota de credenciais do site Contracampo. Segundo os colaboradores da Cinética e do Cinequanon, a organização da Mostra excluiu os veículos de crítica independente e de internet, privilegiando a mídia impressa e não avaliando a qualidade do conteúdo crítico produzido a partir da programação da Mostra.

A carta contou com aprovação de leitores, jornalistas, cineastas e organizações do setor como a Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas - seção Rio de Janeiro (ABD&C/RJ), o Congresso Brasileiro de Cinema (representante de 54 entidades do setor), Nelson Pereira dos Santos, Maurice Capovilla, Philippe Barcinski, entre outros, que se reportaram à organização da Mostra contra essa atitude. Em resposta a essas manifestações, a organização da Mostra publicou um comunicado à imprensa alegando que a falta de credenciais para determinados veículos ocorreu devido ao recorde de solicitações recebidas em 2006. No caso, foram 611 solicitações, sendo que a organização dispunha de 150 credenciais, as quais permitem assistir a todos os filmes programados no evento.

O editor da Cinética, Eduardo Valente, rebate esse comunicado ressaltando que o ponto em discussão não é a quantidade de credenciais a serem distribuídas, mas os critérios utilizados para a seleção da imprensa credenciada. Para os profissionais da Cinética e do Cinequanon, o principal motivo de indignação é a suposta falta de reconhecimento dos organizadores da Mostra pelo trabalho de crítica cinematográfica independente e reflexiva realizado por ambos.

Segundo a assessoria de imprensa da Mostra, desde sua criação ela é um evento promovido para privilegiar o público. Caso seja esse mesmo o seu intento, os organizadores da mesma precisam repensar suas prioridades, pois a falta de valorização da crítica cinematográfica prejudica não só o publico - carente de textos de boa qualidade, com informações relevantes -, mas também os profissionais do cinema, os quais merecem uma imprensa que compreenda e dialogue sobre seu trabalho e não apenas reproduza frases feitas e o senso comum. Se a Mostra Internacional de Cinema prima pela diversidade de cinematografias, é no mínimo contraditório favorecer veículos de comunicação viciados em um discurso homogeneizado e na reprodução de releases, em detrimento de profissionais que dedicam seu tempo, trabalho e amor a estudar e refletir sobre a arte cinematográfica.


Postado por Fernanda da Silva
Em 2/11/2006 à 00h10

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Metas para 2007 de Julio Daio Borges
02. Poesia é água na peneira de Julio Daio Borges
03. A leader without followers de Julio Daio Borges


Mais Fernanda da Silva no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
3/11/2006
16h13min
Lembro-me que isso não é a primeira vez que acontece, mas não exatamente em qual evento. Mas veículos independentes, principalmente relacionados à Internet, recebem tratamento diferenciado quando comparados com a mídia impressa. Além da falta de críticas reflexivas, a atitude dos organizadores também mostra contradição no seu desejo de fazer um evento voltado para o público. Atualmente, não há veículo de comunicação mais abrangente e que alcance mais pessoas do que a Internet, com seus sites e blogs. Apoiar esses meios independentes é abrir ainda mais a possibilidade de o público entrar em contato com os filmes da Mostra e sua riqueza cultural. Muito bom o alerta, Fernanda.
[Leia outros Comentários de Bia Cardoso]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Casa Rossa
Francesca Marciano
Record
(2004)



Fish: A Proven Way To Boost Morale And Improve Results
Stephen C. Lundin, Harry Paul, John Christensen
Hyperion
(2000)



Livro - Blockchange!: How to survive the crypto economy
Redmer Huizinga e Professor Arturo Bris
Imd
(2018)



Maria Tempestade
Nubia Cruz
Prazer de Ler
(2012)



Cenas da Vida Conjugal - Como os Casais Enfrentam a Crise
Serge Hefez
Benvirá
(2012)



Um Erro Judiciário
A. J. Cronin
Círculo Do Livro



Livro O Último Grito
Thomas Pynchon
Companhia Das Letras
(2017)



O Caminho De Santiago
Francisco Singul
Ed
(1999)



National Gallery Londres
Folha de S. Paulo
Folha de S. Paulo
(2009)



Livro Literatura Brasileira Macunaíma Um Herói sem Nenhum Caráter
Mario de Andrade
Circulo do Livro





busca | avançada
40629 visitas/dia
1,9 milhão/mês