|
BLOG
>>> Posts
Domingo,
12/8/2007
Leitores de telas e textos
+ de 2500 Acessos
A UFMG conta com um fabuloso programa interdisciplinar chamado A tela e o texto. Trata-se de uma rede de projetos cujo tema transversal é a leitura em ambientes impressos e digitais, velhas e novas plataformas. Entre os projetos está o Fórum de Ensino de Leitura, uma espécie de reunião semanal em que se pode discutir todo aspecto da leitura, desde a movimentação da produção de textos para microtelas de telefones móveis até o ensino de leitura em colégios.
Entre os projetos do programa também está o "Leitura para todos", que sempre teve minha simpatia. Trata-se de um arranjo salutar entre os coordenadores da iniciativa e a BHTrans, empresa de trânsito de Belo Horizonte. Neste projeto, são colocadas lâminas com textos da literatura brasileira nos ônibus da capital, para que o usuário das linhas possa ler enquanto viaja. A idéia já se expandiu por algumas cidades do interior e tem ainda muito chão pela frente.
Nesta sexta-feira, dia 17, o projeto Fórum de Ensino de Leitura, coordenado pelo prof. Anderson Higino, convida para um debate sobre o livro recém-lançado pelo programa, Formando leitores de telas e de textos. A obra traz textos teóricos, mas a maioria dos trabalhos é o relato de a quantas andam os projetos vinculados ao programa, de onde partiram, onde estão, se houve percalços, para onde vão. A debatedora serei eu, que acabo de ler a obra e tenho cá minhas questões.
Para ir além
Dia 17, sexta-feira, às 18h30, na Faculdade de Letras da UFMG, campus Pampulha. É só entrar sem bater.
Postado por Ana Elisa Ribeiro
Em
12/8/2007 às 11h11
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
Depeche Mode 101 (1988) de Julio Daio Borges
02.
1 Trilhão de Frames/segundo de Yuri Vieira
03.
As Ilusões Armadas de Julio Daio Borges
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|