BLOG
>>> Posts
Domingo,
24/11/2002
Contra o Brasil
+ de 1400 Acessos
Minha opinião sobre Diogo Mainardi sempre foi vacilante. Eu acho que ele escreve, de vez em quando, colunas brilhantes. E que, vez ou outra, escorrega quase para a criancice. Mas concluí, recentemente, que mesmo essa sua eventual babaquice é divertida - e que, no fim das contas, é exatamente assim que é preciso escrever para uma revista como a Veja. Ou então sua coluna seria confundida com outros textos da revista, que são séria e involuntariamente cômicos. É engraçado imaginar o ódio que, com aquele estilo fácil, Diogo desperta nos idiotas, sempre preparados para repetir xingamentos nervosos. Enquanto ele, tranqüilo e discreto, de seu apartamento em Veneza, planeja o ataque certeiro da próxima semana.
Acho, porém, agora, enquanto leio Contra o Brasil, emprestado pelo Julio, que o que Diogo escreve de melhor talvez não seja sua coluna. Mas provavelmente seus livros. Pimenta Bueno, o protagonista de Contra o Brasil, acumulou uma extraordinária coleção de insultos ao país - decoradas, o que é bacana, de páginas de escritores e ilustres que visitaram o país: entre outros, Darwin, Camus, Kipling, Lévi-Strauss, Eça de Queiroz.
Pimenta Bueno: O Brasil é um terreno estéril! Aqui não brotam idéias! O Brasil murcha a imaginação, resseca o estímulo intelectual, definha o raciocínio! O país inteiro vale menos do que o Estudo número 3, opus 10, de Chopin!"
E mais adiante:
Pimenta Bueno: Pode haver chatice mais degradante que a nossa?
Azor: Chatice?
Pimenta Bueno: Chatice! Apesar de permanecer apenas duas semanas no Brasil, perdido num vilarejo na fronteira com a Guiana, Evelyn Waugh traçou a mais perfeita síntese da sociedade brasileira... Quer saber qual é?
Azor: Não.
Pimenta Bueno: "Chatice degradante; conversas insuportáveis e nada para ler."
Evelyn Waugh não conheceu Diogo Mainardi.
Postado por Eduardo Carvalho
Em
24/11/2002 às 22h04
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
Regina Dalcastagné em BH de Ana Elisa Ribeiro
02.
O Homem Perfeito: eu, eu, eu de Yuri Vieira
03.
Passarinho do Twitter de Rafael Rodrigues
04.
Facebook+Friendfeed vs Twitter de Julio Daio Borges
05.
Festa da Itália em BH de Pilar Fazito
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|