BLOG
>>> Posts
Terça-feira,
17/5/2011
Julian Assange na Trip
+ de 2600 Acessos
Foto de Eliza Capai
"Estamos em um momento em que um movimento jovem e novo está florescendo por todo o mundo na internet."
"É bem interessante como essa trajetória de se tornar uma celebridade pode ser tão chata..."
"O que é um governo Obama? Seria este realmente um governo do Obama? Ou será que ele apenas representa uma tendência dentro do governo? Eu diria que na verdade Obama representa muito mais uma tendência do que controla o que acontece na Casa Branca. Ele tem uma grande dificuldade porque, diferentemente de Bush pai e Bush filho, não tinha ligações anteriores com a CIA, o que torna mais difícil controlar a inteligência americana, em vez de ser controlado por ela. Ele tem em mãos um enorme aparato de defesa e inteligência, o maior que o mundo já viu, mas acaba ficando como um cozinheiro que precisa fazer um bolo, mas não tem a colher certa para misturar os ingredientes. E, aí, o bolo, subindo ou não, no fim das contas é ele quem vai responder por isso. Enfim, não acho que Obama seja um presidente que está no controle de fato. Ele não é esse tipo de presidente."
"É mais fácil as pessoas se unirem em torno de uma figura humana, ainda mais se ela está sendo atacada, do que simpatizar com uma organização inteira."
"Daniel Ellsberg é inspirador. Acabou de completar 80 anos e já foi preso 81 vezes. Nos tornamos grandes amigos e, quanto mais eu o conheço, mais respeito tenho por ele. E isso é algo muito raro, conhecer alguém por suas ações e sua figura pública e ter o respeito por essa pessoa aumentado após conhecê-la. Mas há outros nomes como Alexander Soljenítsin e Voltaire, ambos dissidentes de pensamento radical que mantiveram suas posições firmes mesmo nas adversidades."
"Acho a politização da juventude conectada à internet a coisa mais significativa que aconteceu no mundo desde 1960. E esse também é o ponto de vista de pessoas que conheço e que foram ativistas na década de 60."
"Transparência é para os governos. Transparência é para as organizações que são tão grandes que se tornam parte do governo. Privacidade é para os indivíduos. Transparência tira o poder das organizações poderosas e o confere a quem não tem poder nenhum. Privacidade protege indivíduos que não têm poder contra a força das organizações titânicas. Essa é a separação correta. O WikiLeaks não tem interesse nenhum em promover um regime para dar aos já poderosos mais poder ainda. O trabalho da minha vida tem sido desenvolver sistemas de privacidade, como criptografia, para proteger os indivíduos do poder do Estado, para protegê-los em sua comunicação privada, em seu direito de se organizar em pequenos grupos contra aparatos de inteligência ou abusos. Tudo o que fiz foi para conferir ao indivíduo mais poder em relação ao Estado."
"O WikiLeaks não é uma organização poderosa. Se nós fôssemos uma organização tão forte assim eu não estaria em prisão domiciliar. Se eu tivesse o poder de um presidente, por exemplo, não estaria em prisão domiciliar."
Julian Assange, do WikiLeaks, nas "Páginas Negras" da Trip.
Postado por Julio Daio Borges
Em
17/5/2011 às 12h26
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
Michael Sandel sobre a vitória de Trump (2024) de Julio Daio Borges
02.
A queda de Wall Street de Julio Daio Borges
03.
Juliette, revista de cinema de Adriana Baggio
04.
O riso em destaque – e debate de Guilherme Conte
05.
Filosofia cai no gosto... (2) de Adriana Baggio
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|