BLOG
>>> Posts
Sexta-feira,
16/8/2013
Machado e Capitu vão ao teatro
+ de 2200 Acessos
Capitu olhos de mar: entretenimento certo para o fim de semana. Adaptação do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis (1839-1908)(o Bruxo do Cosme Velho, nas palavras do poeta Drummond), o que torna dispensável maior introdução.
A transcrição do texto para linguagem cênica é assinada por Kiko Riesser, que responde também pela direção. Tanto uma como outra merecem aplausos. Aquela primeira pela fidelidade às páginas do livro; esta última, por extrair dos quatros jovens atores, sempre em cena e em um palco despido, a expressividade necessária para que interpretem com cor e energia 16 personagens. Os atores, diga-se de passagem, em melhor forma que as atrizes, sendo que Diego de Andrade merece um bravo, pelo tour de force em dar vida a Escobar, Ezequiel, José Dias (o homem dos superlativos!), Pádua, Sr. Gurgel e Vizinho 1.
Apenas como prova de que se assistiu com atenção à peça, cabe uma pergunta: qual a razão o acento italianado dos vizinhos? O local da ação é o Rio de Janeiro imperial. A mesma indagação é dirigida à caracterização de dona Fortunata que, pela lembrança, em nenhuma das linhas do livro é tida como filha da bela Itália. Trata-se de Machado de Assis e, não, de Juó Bananère. Xô, La Divina Increnca, Adoniran Barbosa & Cia . Mas esse detalhe não compromete e o espetáculo convence.
Como confessado no texto do programa, a peça — apresentada por meio da voz de Bentinho - é uma declaração de amor à literatura que, dessa forma, recupera sua tradição oral, da época em que era transmitida pelos rapsodos gregos. "A sedução pela palavra é o norte do nosso narrador, a fé no poder da narrativa é o que leva adiante em seu relato".
Anunciada como uma adaptação voltada ao público juvenil, Capitu olhos de mar satisfaz o gosto do adulto. A peça, que estreou no dia 10 de agosto, será encenada todos os sábados e domingos, no Teatro MUBE, às 18 hs. (Avenida Europa,218, Jardim Paulista, tel.2594-2601, ingressos de R$ 10,00 a R$ 20,00). Em cartaz até 5/10.
Postado por Eugenia Zerbini
Em
16/8/2013 às 20h28
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
Elephant by The Wiggles (2021) de Julio Daio Borges
02.
Interney sobre inteligência artificial (2023) de Julio Daio Borges
03.
The Sharing Economy de Julio Daio Borges
04.
Camila Oliveira Santos de Julio Daio Borges
05.
Cello Sonata by Chopin de Julio Daio Borges
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|