| Mais Recentes >>> Arte E Sociedade No Brasil de 1957 a 1975, Volume 2 de Aracy Amaral; André Toral pela Callis (2010) >>> Aquele Estranho Colega, o Meu Pai de Moacyr Scliar pela Atual Didáticos (2009) >>> Incentivando O Amor Pela Leitura de Org. Eugene H. Cramer e Marrietta Castle pela Artmed (2001) >>> As Dores e as Superações do Dia-a-Dia Reveladas nas Mídias Sociais (Autografado) de Katie Borteze pela Chiado (2017) >>> Poliedro Livros Português Livros 1 , 2, 3 e 4 de Sistema de Ensino Poliedro pela Poliedro (2012) >>> Drogas Opção de Perdedor de Flavio Gikovate pela Moderna >>> A Traição De Bourne de Eric Van Lutsbader pela Rocco (2010) >>> Estudo Sobre Constitucionalismo Contemporâneo de Professor Francisco Pedro Juca pela Lumen Juris >>> Calunga Tudo pelo Melhor de Luiz Antonio Gasparetto pela Vida e Consciencia (1997) >>> Poliedro Livros Português Livros 1 , 2, 3 e 4 de Sistema de Ensino Poliedro pela Poliedro (2012) >>> O Feijão e o Sonho de Origenes Lessa pela Aticas >>> 1984 de George Orwell pela Companhia Das Letras (2017) >>> Livro O Sermão Da Montanha de Georges Chevrot pela Georges Chevrot (1988) >>> 1984 de George Orwell pela Companhia Das Letras (2017) >>> Perto do Coração Selvagem de Clarice Lispector pela Rocco (1998) >>> Japonês Em Quadrinhos de Marc Bernabe pela Conrad >>> Tratado das Locações, Ações de Despejo e Outras de Jose da Silva Pacheco pela Revista dos Tribunais (1998) >>> Poliedro Livros Geografia Livros 1 , 3 e 4 de Sistema de Ensino Poliedro pela Poliedro (2018) >>> Araribá Mais História 9 de Maira Rosa Carnevalle pela Moderna (2018) >>> Livro Geração De Valor Futuro de Daniel Egger pela Campus (2015) >>> Introdução a Admistração Financeira de Clovis Luizs Padoveze pela Cengage >>> O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint Exupéry pela Harper Collins Br (2006) >>> Poliedro Física Livros 1 , 2, 3 e 4 Ensino Medio de Sistema de Ensino Poliedro pela Poliedro (2014) >>> Livro Todo Mundo Tem de Edith Derdyk pela Dsp (2012) >>> Presente para Você de Fernando Vilela pela Leiturinha (2021)
|
|
BLOG
>>> Posts
Sábado,
1/11/2014
Quem somos nós?
+ de 1800 Acessos
Está engraçado.
Todo dia eu recebo uma solicitação nova de amizade. E quase todo dia alguém me inclui num novo grupo "fechado" no Facebook.
Brasil-alguma-coisa. Cores da Bandeira. Tico-tico no Fubá. Os nomes variam, mas tem sempre uma evocação nacionalista e/ou dos símbolos pátrios:
"Nós, do Tico-tico no Fubá, queremos resgatar a grandeza da nossa pátria, tão aviltada pelos recentes escândalos, subjugada por essa 'gente', reeleita inadvertidamente pelo nosso povo!"
Observo, em primeiro lugar, uma falência da nossa representação político-partidária. Como em Junho de 2013, os partidos não estão liderando esse processo. Nem os políticos. Nem mesmo Aécio Neves.
É contra um governo, OK. E é contra um partido; e contra uma presidente. Mas não é obrigatoriamente "a favor" de ninguém (do outro lado). Nem mesmo a favor da oposição. Porque a própria oposição está difusa...
Além do Aécio, o PSDB é oposição, certo? A Marina Silva continua sendo? E a Rede, é? E o PSB, "mezza mezza"? Até o PMDB? (Mezza mezza também?) Mesmo entre a esquerda, dizem, há dissidências... "Esquerda democrática"? Os "ex-PT"?
Todo mundo que não é governo, é oposição agora? Você é governo? "Eu, não". Então você é oposição?
Às vezes me lembra a época das Diretas Já. Era um "bloco" a favor da democratização. Lula e FHC, por exemplo, estavam lado a lado. E pensar que Sarney foi vice... de Tancredo (!)
Eu sei, está uma bagunça agora também. Quando se iria imaginar Collor ao lado de Lula? O PT ao lado de Maluf? Afif beijando a mão da Dilma? Kassab, que era tão próximo a Serra, sendo cogitado para um ministério... no novo governo?
Perdemos as referências... Se é que um dia tivemos... A História do Brasil está repleta de episódios políticos "contra" e "a favor" do governo.
A Inconfidência Mineira era contra a exploração da metrópole. Dom Pedro I proclamou a nossa independência... de Portugal. A Proclamação da República era contra... a monarquia. Getúlio fez sua revolução contra... a República Velha. Juscelino foi um refresco, Jânio, um fiasco, Jango... O militares eram contra... a ameaça comunista. Duas décadas e voltamos às Diretas Já.
O impeachment de Collor foi um movimento contra... a corrupção. Itamar, FHC, Lula, Dilma... 2013, 2014...
Entramos num novo período de convulsão social. Metade do Brasil que votou, agora, é "contra". Ou mais da metade - se se for considerar brancos, nulos e abstenções.
Vamos contestar as eleições? OK. Vamos encaminhar o impeachment. Pode ser. Mas, e depois? Vamos eleger Aécio? Vamos eleger o PSDB? Por falta de opção ou porque eles, efetivamente, nos representam?
Quem são os nossos representantes? (Porque não podemos nos representar o tempo todo...) Quem fala por nós?
A política brasileira está começando de novo?
Vamos montar um grupo "fechado" no Facebook???
Postado por Julio Daio Borges
Em
1/11/2014 às 13h54
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
Martin Miller tocando Pink Floyd (2017) de Julio Daio Borges
02.
Janer Cristaldo (1947-2014) de Celso A. Uequed Pitol
03.
Analisando Sara no ShowLivre de Duanne Ribeiro
04.
Circuito Literário em BH de Ana Elisa Ribeiro
05.
Eleições: último hangout antes de Julio Daio Borges
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|