BLOG
>>> Posts
Quinta-feira,
4/5/2023
Vias da dialética em Platão
+ de 1500 Acessos
Neste "Metamorfoses da dialética nos diálogos de Platão" (Editora Paulus, 346 páginas, tradução de Janaína Mafra), a professora Monique Dixsaut, da Universidade de Paris I, se debruça sobre um tema fundamental para o pensamento platônico: a dialética.
É, na verdade, algo mais do que apenas um "tema fundamental": em Platão, a dialética é a maneira mais elevada do homem conhecer o mundo. Fundada no confronto entre diferentes pontos de vista (doxa), ela nos leva do mundo das aparências ao mundo das ideias, onde podemos apreender os primeiros princípios. A dialética é, assim, a ciência do ser verdadeiro , apreendido não pelos sentidos imediatos, mas pela razão (logos).
Por esse motivo, a professora Dixsaut nos alerta que, nesta obra, ela não está estudando a dialética em Platão, pois isto equivaleria a estudar Platão em si. Sua proposta , aqui, é percorrer todos os diálogos platônicos onde o tema da dialética é abordado, examinando como e de que forma ele se modifica - daí a metamorfose de que fala o título do trabalho - diante dos problemas filosóficos colocados. Assim, põe-se à mostra a potência da dialética em libertar o homem da dúvida e das impressões passageiras, exigindo, para tanto, a liberdade de pensamento e raciocínio - e não é por outra razão que um personagem do diálogo "O Sofista" denominou-a ciência dos homens livres.
Postado por Celso A. Uequed Pitol
Em
4/5/2023 às 11h49
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
Michelangeli & Ravel de Julio Daio Borges
02.
WikiReader: Wikipedia de bolso de Julio Daio Borges
03.
Uma História do LED de Julio Daio Borges
04.
Necessidades contemporâneas de Taís Kerche
05.
Mint, Scoble, TechCrunch 40 de Julio Daio Borges
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|