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Quinta-feira,
25/5/2006
O Brasil é um seresteiro
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A Canção Brasileira é rodeada de conflitos e jogos do destino. Não se trata de dar um sentido metafórico e rotular a música nacional, tão diversa em sua concepção e, por isto mesmo, difícil de ser rotulada. Mas se trata de citar elementos da montagem do musical de mesmo nome. Escrito por Julio Iglesias e Miguel Santos, este musical foi encenado pela primeira vez em 1933, teve mais de 500 apresentações, número ousado para a época; e contou com o lendário Vicente Celestino e sua mulher, Gilda Abreu, no elenco.
A adaptação é de Maria Helena Martinez Corrêa, irmã de Luiz Antônio Martinez Corrêa, assassinado em 1987, diretor do bem sucedido Theatro Musical Brazileiro, espetáculo dividido em duas partes que visava resgatar a história do teatro musicado. Após encontrar o roteiro e indicações de atores que seu irmão pretendia reunir para a nova montagem do espetáculo, pouco depois de sua morte, Maria Helena entregou a direção da opereta a Paulo Betti, que já dirigiu mais de 15 peças teatrais, entre elas Feliz Ano Velho. Porém, até 1994, Maria Helena procurou as partituras da montagem original, de Henrique Vogeler, autor do primeiro samba canção brasileiro. Até que lhe foi doada por French Gomes da Costa, frequentador do antigo teatro musicado.
Entretenimento popular de qualidade, A Canção Brasileira é composta de quatorze atores, levou quatro anos para ser montada e se resume em uma opereta sobre a história de amor que envolveu o nascimento do samba-canção, historicamente contada de maneira didática. Com um figurino de deliciar os olhos, apresentado em vestidos de luxo que retratam fielmente a moda de outrora, possui o cenário de uma antiga ópera. Seu ponto de partida é o nascimento da canção brasileira, filha da Modinha e Lundu, um saudosista. Em meio à alta classe, recebe convidados ilustres como a Valsa de Viena, o Fado português e o Couplet francês, ritmos que prometiam influenciar o nascimento da nova canção.
Porém, na mesma noite, também recebem a visita de três personagens "mal-encarados": o violão, cavaquinho e flauta, encenados, respectivamente, pelos músicos Wladimir Pinheiro, Thiago Tomé e Janaína de Azevedo. Eles resolvem sequestrar a Canção para que seja criada no morro junto com o samba, que também acabara de nascer. Mas o futuro reserva surpresas e a ambição da Canção a levará a procurar novos horizontes e se afastar do amor dedicado do samba.
Apesar da estrutura encantadora, o que mais se destaca na peça são realmente seus atores. Eles cantam com primazia, dançam coreografias milimetradas, tocam instrumentos durante todo o espetáculo e realmente incorporam cada instrumento ou ritmo que representam. Carol Futuro chama a atenção no papel de Valsa, com biquinhos e ar infantil. Já Erom Cordeiro, na pele do Tango, fala um espanhol impecável e seus trejeitos argentinos são eficientes. O mesmo se pode dizer de Mariana Betti, que surpreende e passa de papéis meramente figurantes e sem falas até o meio da peça para aparecer em primeiro plano e encenar com perfeição a sedutora Charleston, com sotaque americano impagável.
José Mauro Brant recebe talvez o papel mais desafiador ao encenar o Fado e Mestre Coco, o estilista francês canastrão e caricatural que ganha a vida em terras nacionais. Mas quem rouba a cena é Édio Nunes, como o Moleque Tamborim, filho de criação de Mãe Cuíca e que tem três anos a menos que o samba. Sua atuação lembra a de Grande Otello e arranca gordas risadas do público. Rodrigo França não fica atrás no papel de Bombo. Mas o casal de protagonistas, o Samba, encenado por Wladimir Pinheiro, e a Canção, papel de Juliana Betti, representam com emoção cativante.
As canções que entonam e permeiam todo o espetáculo bebem em várias fontes e se configuram em adaptações dos maiores hits do samba-canção. O trio de músicos-atores é complementado pelo piano de Roberto Bahal, o violoncelo de Saulo Vignoli e clarineta de Vinicius de Carvalho. Há ainda no espetáculo a introdução de referências sobre a escravidão, o preconceito negro, o embate da elite e "o morro", a influência da cultura francesa e até uma pequena discussão sobre o estrangeirismo na língua portuguesa, veemente na época.
A opereta chega a São Paulo em curtíssima temporada no Sesc Santana, até dia 28 de maio, após temporada carioca em setembro do ano passado. Depois da direção de A Canção Brasileira, que se configurou em seu primeiro musical, Paulo Betti pretende aprofundar sua incursão no cinema nacional e levar o espetáculo para a tela grande. Vale a pena conferir e aguardar o filme.
Postado por Marília Almeida
Em
25/5/2006 às 15h00
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