BLOGS
Quinta-feira,
10/12/2015
Blog de Wilson Giglio
Wilson Giglio
|
|
|
|
|
Dicas para sair da crise ou não fazer parte dela
Tenho recebido várias solicitações de conselhos, com fornecimento de dicas e orientações, para pessoas físicas e jurídicas, que não querem ou desejam participar desta crise pois, como eu disse no início de 2015, os próximos 4 ou 5 anos serão de muitas dificuldades, para todos, principalmente empresas e profissionais que não começaram (ainda dá tempo) a se preparar para enfrentar todas as adversidades que estão por vir, e que não serão poucas, infelizmente.
A partir destas consultas e solicitações elaborarei uma pequena lista, com os tópicos que considero os mais importantes, e que tem a intenção de ajudar a todos, ok? Caso tenha mais alguma dúvida fique a vontade para postar nos comentários ou entrar em contato, terei prazer em colaborar com alguma sugestão.
PESSOA FÍSICA
1) Evite utilizar cheque especial ou cartão de crédito (utilize apenas em casos de extrema urgência). Se for o caso faça um empréstimo e liquide todas estas dívidas e não use mais. Aproveite o 13º para saldar os compromissos ou guardar para as despesas de janeiro e fevereiro que, você sabe, não são poucas.
2) Não gaste mais do que ganha (nunca, corte despesas extras e supérfluas, evite comprar mais do que precisa, elimine todas as despesas possíveis), seja disciplinado nesta parte. Teve uma época que eu mesmo tive que tirar os filhos de escolas particulares e o convênio médico durante um bom tempo. Resultado: os filhos se formaram da mesma forma e a família continua com saúde, graças a Deus.
3) Invista em você mesmo, leia muito, estude o que deseja (procure na internet, tem muita coisa gratuita que pode fazer), assista vídeos (tem um monte no youtube) interessantes para você e sua atividade, se for o caso faça cursos EAD (são mais baratos) e desenvolva-se profissionalmente o máximo possível.
4) Estude outros idiomas (inglês, espanhol, mandarim, etc.) Você vai encontrar farto material (também gratuito) em vários sites e vídeos na internet, basta procurar. Tenho certeza que isso será bom para o seu CV, qualquer quer seja a sua profissão. Conhecimento nunca é demais e é sempre útil, é um tesouro somente seu e servirá para você mesmo e, quem sabe, compartilhar com outras pessoas também.
5) Se você pretende abrir um negócio próprio o primeiro passo é ter todo o capital de giro necessário para isso. Faça um planejamento financeiro e levante todos os dados de quanto você vai gastar no primeiro ano com: imóvel (reforma ou aluguel), instalações, móveis e utensílios, equipamentos, colaboradores (e encargos sociais), despesas operacionais (aluguel, agua, luz, internet, contador, material de escritório, de limpeza e outros). Procure não se esquecer de nenhum item, principalmente estoque inicial para a sua produção ou mercadorias para revenda (de uns 3 meses é o suficiente). Quando conseguir ter este valor total, destes primeiros 12 meses, acrescente mais 50% para eventuais problemas que podem surgir no caminho. Pronto. O resultado será o valor de capital de giro que deverá ter em mãos, disponível, para o início do seu projeto. Garanto que, desta forma, você terá maiores chances de dar certo.
6) Se você quer, realmente, ter o seu negócio próprio, além do capital de giro próprio (nunca pegue dinheiro emprestado para isso, nem mesmo sócios, de preferência), procure ter mais conhecimento, para ser um empresário empreendedor é necessário que conheça o básico de: administração, organização, custos, formação do preço de venda, recursos humanos, contabilidade, análise de balanço, processos internos, controles internos, fluxo de caixa e outros. Neste caso, se desejar, visite o site http://empreender.pro.br pois tem um super curso que criei especialmente para você e que te dará toda a base que precisa para iniciar o seu próprio negócio e realizar o seu sonho com o pé no chão.
7) Se tiver família, converse com a turma toda e explique que agora é hora de apertar os cintos, não tenha receio de fazer isso, todos vão entender a situação. Mesmo que se sinta confortável hoje terá que pensar no amanhã, não, não é pessimismo, é realidade. Se você se preparar hoje não terá que passar por situações complicadas nos próximos anos, pense nisso e tome uma atitude.
8) Nem sempre imaginamos o dia de amanhã, este é totalmente imprevisível, ninguém sabe o que pode acontecer, por isso mesmo é que você tem que pensar em algumas alternativas, aumentar a sua renda com outras atividades, diminuir o máximo de despesas possíveis e começar a pensar em garantir um futuro melhor para você e sua família.
9) Se for possível, guarde 10 ou 20 ou 30% do que ganha em uma poupança, ou aplique em Renda Fixa. Quanto mais guardar para o seu futuro (e da sua família) melhor será para todos. Sei que não é fácil, mas se você tiver esta disciplina e comprometimento com o bem-estar de todos, tenho certeza que vai conseguir.
10) Caso queira uma planilha de gerenciamento financeiro pessoal para 2016, que vai te ajudar a controlar todas as suas finanças visite: http://mentordenegocios.com.br e faça o download da mesma. E se você tiver o sonho de ser empresário faça uma análise do seu perfil empreendedor. Baixe a planilha em: http://minutodoempreendedor.net.br analise tudo e melhore os seus pontos fracos.
11) E se você deseja, no decorrer do tempo, escolher uma nova profissão, tal como a minha por exemplo, procure capacitar-se, visite o site http://consultordesucessos.pro.br que irá encontrar um dos melhores cursos de aprendizado para te ajudar, nele eu compartilho meus vinte e cinco anos de experiência para te formar um consultor em gestão empresarial e outras atividades correlatas e você pode, para ter uma ideia, ver alguns vídeos em roteiro de estudos.
PESSOA JURÍDICA
1) O primeiro passo é evitar diversos erros que pode estar cometendo, para isso escrevi um e-book, chamado OS PRINCIPAIS ERROS DOS EMPRESÁRIOS, que talvez possa te ajudar em algo, faça o download gratuito em nosso portal (projeto social para empresários e empreendedores, aproveite para ver vídeos e farto material gratuito para você, sua empresa e seus colaboradores) http://www.portaldosempreendedores.com.br/ e leia-o, vale a pena.
2) O segundo passo é saber se você está vendendo sua mercadoria ou produto ou serviço pelo valor correto e, principalmente, se está tendo lucro ou prejuízo com o mesmo. Para isso assista os vídeos específicos para cada atividade em http://relatóriosempresariais.com.br e analise a sua situação, se está correta ou não. Saiba se tem lucro ou prejuízo na sua venda.
3) No mesmo site (item 2) você vai encontrar uma planilha de gerenciamento financeiro do fluxo de caixa que te permite fazer projeções financeiras para os próximos 5 anos. É fundamental que você tenha algo parecido pois poderá, desta forma, fazer o planejamento financeiro e estratégico e, consequentemente, se preparar para todas as adversidades possíveis, além de encontrar, também, uma planilha de Análise Econômica e Financeira do Balanço da sua empresa, mostrando como ela está hoje e se tem lucro ou prejuízo.
4) A forma de tributação é muito importante, dependendo de como está hoje (simples, presumido e real) poderá fazer toda a diferença para os próximos anos. Se a sua empresa já saiu ou terá que sair do simples em razão de faturamento, converse com o seu Contador e, quem sabe, não é mais vantagem você abrir outra empresa, no nome da sua esposa, por exemplo. Tenho clientes que utilizam um nome para a loja física e outro nome (esposa) para a loja e-commerce. Isso faz toda a diferença em relação aos preços de venda de mercadorias / produtos ou serviços em razão do incentivo de impostos que é composto pelo simples nacional. Um estudo aprimorado pode até, dependendo da atividade, mostrar que é mais vantagem o lucro presumido do que o simples nacional. Consulte isso e veja qual é o melhor para a sua atividade com o seu contador ou com um Mentor de Negócios.
5) Você deve saber que quanto mais preparado estiver melhor será, certo? Procure capacitar você e sua equipe de colaboradores o máximo possível, o profissionalismo tem que ser evidente, tem que ter a sua cara, a sua imagem, e é essa a primeira impressão que fica. Quanto melhor o atendimento, produto / serviço / mercadoria aliado a uma excelente imagem (geral) mais próximo o cliente ficará. Além do que se você quer uma empresa 100% todos deverão estar no mesmo patamar, sua empresa, você, seus colaboradores e seus produtos.
6) Algumas empresas têm certa dificuldade em ter ou apresentar um DIFERENCIAL, é verdade, para algumas atividades é muito difícil. De qualquer forma é imprescindível que você crie alguma coisa, neste sentido. É o diferencial que ajudará a fidelizar o seu cliente, bem como a qualidade, atendimento, postura, imagem, responsabilidade, credibilidade, prazo de entrega, garantia e valor do mesmo.
7) Seus colaboradores trabalham felizes? Se sim, ótimo, parabéns. Se não, que é o caso das maiorias das empresas, está na hora de você fazer algo a respeito disso não acha? Lembre-se: uma empresa que tem seus colaboradores trabalhando felizes (e satisfeitos) tem muito mais chance de ganhar em todos os aspectos possíveis, inclusive ser este um diferencial que atraia mais clientes. Imagine todos infelizes, a quantidade de energia negativa que isso atrairá. Ao contrário, sendo todos felizes, a quantidade de energia positiva que vibrará do local da empresa. Pensa que isso não faz diferença? Implante o Sistema de Recursos Humanos na sua empresa, com normas, manual do colaborador, avaliação de desempenho, benefícios controlados, prêmios vinculados à avaliação, plano de cargos e salários, programa 5S e endomarketing. Tenho certeza que a estrutura, bem como, a otimização dos colaboradores será evidente e, quem ganha com isso? Os clientes, os colaboradores, você e sua empresa. Pense fora da caixa!
8) Para completar a sua organização pense em implantar o Mapeamento de processos, você não faz ideia de como isso é vantajoso para a empresa e seus colaboradores. Apenas para você ter uma ideia: com o mapeamento feito o prazo de adaptação de um colaborador recém contratado, que é de 90 a 120 dias, normalmente, passa a ser de apenas 30 a 40 dias. Imagine o restante de todas as tarefas (processos) da empresa devidamente registrados e mapeados o quanto que você e a empresa não economizarão com a otimização do tempo de todas as tarefas, aumentando consideravelmente a produtividade (algo em torno de 10 a 25%) com a mesma quantidade de colaboradores. É com este sistema, inclusive, que poderá saber se a quantidade de colaboradores que tem é satisfatória ou está a menor ou a maior na empresa. A redução de custos, encontrada neste item de organização, é simplesmente espetacular. Experimente isso.
9) Crie indicadores, metas, métricas, relatórios gerenciais, análise de balanço, análise econômica e financeira, análise de rentabilidade e tudo o mais na sua empresa. Não, você não é obrigado a saber fazer nada disso, pode contratar alguém para elaborar todos estes relatórios e análises. O fundamental, e imprescindível, é que existam estes relatórios e você saiba LER os mesmos, ANALISAR, tomar DECISÕES com base nos números e percentuais que lhe serão apresentados. Se você tiver conhecimento de como são feitos será melhor ainda, quanto mais conhecimento melhor. Somente desta forma é que poderá ADMINISTRAR melhor, e com mais competência e profissionalismo, a sua empresa, o seu negócio, o seu sonho. Se ainda não fez isso faça o mais urgente possível, será fundamental para você ver o FUTURO e te ajudar nos próximos 5 anos. Se não tiver ninguém na sua empresa alguém que saiba como implantar tudo isso procure um Consultor ou um Mentor de Negócios para te ajudar nisso. Vale a pena.
10) Uma boa parte das empresas, infelizmente, ainda não dão o devido valor para a internet. Elas ainda não entenderam que ter um site, por exemplo, é fundamental e imprescindível, qualquer que seja a atividade que exerça. Um site é o melhor vendedor de seus produtos / mercadorias / serviços que existe, funciona 24 horas x 365 dias do ano, não tem férias, 13º e demais encargos. São necessárias apenas atualizações e manutenção preventiva. É o melhor investimento que podem fazer em termos de propaganda / imagem. E por vender a IMAGEM da empresa não pode ser um SITE qualquer, que você mesmo faça (sem experiência nenhuma), contrate um profissional, uma pessoa que tenha as qualificações necessárias para desenvolver algo especial, algo único, lembre-se: é o seu sonho que está sendo colocado à prova. Você vai querer qualquer coisa? Pense nisso, é sua IMAGEM que estará aparecendo para o MUNDO. Depois de ter o site pronto procure um profissional para alavancar a venda da imagem, aparecer para seu público alvo, vender mais o seu produto / mercadoria ou serviço. Aproveite, também, todas as redes sociais possíveis, vale a pena para divulgação. Quer aprender mais? veja um curso completo em empreender.pro.br, com tudo o que precisa.
Bom pessoal, creio que com estas dicas, orientações e sugestões você já conseguirá ter alguma vantagem (e pensar melhor no que deve fazer) para enfrentar com mais tranquilidade e serenidade estes próximos 5 anos. Não se engane, a situação vai piorar mais nos próximos meses, e até começar a melhorar vai demorar algo em torno de 3 a 4 anos, na minha opinião. Se você tiver que investir em algo pense em organizar ou reestruturar toda a sua empresa, ver tudo o que está errado ou que pode ser melhorado. Invista em capacitação, em profissionalização (até mesmo sua) e crie todos os diferenciais possíveis pois, o seu concorrente, está, provavelmente, pensando da mesma forma que você.
Não sei se volto a publicar mais alguma coisa ainda este ano, então quero aproveitar a oportunidade e te desejar HIPER SUPER MEGAS EXCELENTES FESTAS e um 2016 repleto de muita energia positiva, vitórias e sucesso em todos os seus sonhos.
Qualquer coisa estou a sua disposição. Fraternal abraço a todos (as).
[email protected]
[Comente este Post]
Postado por Wilson Giglio
10/12/2015 às 09h03
|
Julio Daio Borges
Editor
|
|