BLOGS
Sábado,
15/8/2015
Blog de Camila Oliveira Santos
Camila Oliveira Santos
|
|
|
|
|
Me Esqueci de Envelhecer!
Quem foi que soprou o vento?
E esqueceu de me dizer.
Quem foi que espantou o tempo?
E inventou de envelhecer.
Do dia soprou-se horas,
Formou-se semanas,
Deu-me meses...
Quem foi que espichou o tempo?
Quem disse que era agora?
Gritou marchando já!
Quem foi que inventou o cento?
Desses que vem com o vento,
E esqueceu de me dizer.
Segue teimoso e lento,
Se esqueceu de me esquecer.
[Comente este Post]
Postado por Camila Oliveira Santos
15/8/2015 às 05h55
|
|
As Três Adolescências do Cinema
O mundo pode tremer, se agitar, até explodir. Mas ele nunca estará livre dos jovens, hoje conhecidos como os aborrecentes adolescentes. É ele, foi ou será você o incompreendido da vez, pelo menos uma fase da sua vida. E o engraçado é que você entenderá mais do que a maioria sobre moda, música, vida... Enfim, os novos ares que habitam o universo e o deixam mais interessante, menos inquieto, renovado por um segundo.
No cinema não é diferente. E se três décadas existiram, três também foram os estilos de adolescentes na telona. Em 1980, John Hughes decidiu que jovem deveria curtir a vida adoidado, não só como bad boys e mocinhos, mas juntos num clube dos cinco, com gatinhas e gatões, garotas nota mil e de Rosa Shocking. Porém independente de tudo, eles se divertiram e aprenderam, ensinando no simples gesto de levantar a mão para o alto, após um castigo que tirou o Sábado, que valia a pena e a vida continuaria.
Na década que se seguiu, eles estavam mais representados na pele de universitários e seguiam agora com a sociedade dos poetas mortos, queriam se formar com mérito, com honra, literalmente caindo na real. O pânico surgia para aterrorizar e matar de curiosidade até os que sabiam o que eles fizeram no verão passado. Meio sério, meio bobo e complicado assim dez anos se passaram.
Finalmente nos anos 2000, os valentões caíram em desuso e os nerds agora tem o seu lugar de destaque sem levar a pior das líderes de torcida e jogadores do time de droga nenhuma (o valentão mór acompanhado dos dois idiotas figurantes atrás). Agora eles culpam as estrelas, vivem correndo atrás, admiram monstros brilhando no crepúsculo e até veem as vantagens em ser invisível... Essa garotada! O que mais faltam fazer?
Não importa o quanto descordemos ou recordemos, é esse tipo de filme que sempre marcará época com suas músicas, seus amores, de liberdade e ensinamentos. Então capitão, meu capitão carpe diem e viva a adolescência!
[Comente este Post]
Postado por Camila Oliveira Santos
14/8/2015 às 04h33
|
|
O Universo Dentro de Mim
Desculpe-me se preciso ser Lola, Marina, Ana e Juliana. É que o universo em minha cabeça expõe seus mundos de repente me obrigando a pintar, às vezes, a Torre Eiffel de azul, a povoar a Terra de monstros, seres mágicos, soldados e heróis.
Esses planetas tem vontade própria, num momento são letra, no outro são frase, logo página...
[Comente este Post]
Postado por Camila Oliveira Santos
1/5/2015 às 03h16
|
|
Escritores
Escritores são póstumos, acham que sabem tudo em vida,
Coitados só saberão na morte,
Quem sabe o alimentem o ego com um pouco de sorte,
Pois de escritores a Terra está cheia.
Dos endinheirados e cosedores de meias.
Inventores que tudo escrevem, a todos observam,
erva - daninha da boca em forma de pena.
Pior que soltar palavras ao vento, as registra em papel.
Seriam proveitosos apicultores, colhendo favos de mel.
Miseráveis são de bom sinal, pra alcançar famigerado talento.
Que este seja banido e morra de fome,
o desgraçado de mais puro veneno
que escorre-lhe das vísceras cerebrais até o punho.
Dá ao mundo sua mordida fatal, desfaz o pensamento de gente puritana,
coloca na cabeça a arte mundana, satisfaz com palavras o teu calor.
Malditos são os escritores, que em vida querem dominar a Terra com idéias,
quando conseguem estão mortos, deveriam estar guardados em férias.
Comportamento das transformações causadas,
para pagarem até com as artérias,
estão mortos só nos corpos, estão vivos nascendo em raças,
construtores de cenas desgraçadas, mariposas voando, num livro em traças.
Mila Olivier
Como nem todos entenderam o poema, decidi colocar em anexo a explicação que postei no texto crítico do Gilberto Antunes Godoi.
Olá, Gilberto! É a Camila Oliveira, ou melhor Mila Olivier, só vim para esclarecer meu texto (poema) e as circunstâncias em que o criei. Primeiramente, sou escritora como você, tenho um livro publicado "A Madame que Colecionava Jovens", à venda pela editora Buriti e participo de muitas antologias e publicações por aí. Com esse poema ganhei dois concursos literários e minha intenção não é de forma alguma denegrir o escritor e sim usar o tom irônico para exaltá-los. Escrevi esse texto após assistir o filme "Lope" que retratava a vida do dramaturgo espanhol Lope de Vega, um escritor que não era reconhecido, pois escrevia sob encomenda dos poderosos que não sabiam escrever e assinavam suas obras. Ótimo filme com Selton Mello e Sônia Braga. Mas você tem o direito de opinar, só gostaria de deixar claro que amo escrever mais que tudo, se você me conhecesse saberia disso, que a inspiração vem de todos os cantos e por trás das produções sempre há um motivo e uma história, assim como você teve uma motivação para escrever essa crítica. Abraços!
[Comente este Post]
Postado por Camila Oliveira Santos
1/5/2015 às 02h07
|
|
A Vida é Música!
Vida é música! Quem nunca ouviu uma canção pra lembrar de um amor perdido ou pra celebrar um momento feliz? Ou ainda, quem nunca teve sonhos e esperanças embalados por uma trilha sonora?
Venhamos e convenhamos o mundo em silêncio seria muito triste. Música é tão natural no homem que posso apostar que até os homens das cavernas deviam rosnar sons contínuos pra animar seus momentos de ociosidade. kkk Já imaginou? Top Hits Uga-Buga!
Com tantos estilos e temas, se reinventando desde que o tempo existe, que a alegria reina, precisa ser sentida e comemorada... Relembrada e tocada pra que mesmo se os dias deixarem tudo pra trás, nem tudo será estranho, pois ainda existe memória no ar.
Assim posso afirmar que as músicas da minha vida, se um dia for perguntada sobre isso, me levaram a uma eterna tarde de outono onde as folhas caiam secas e tingiam as ruas de vermelho queimado. O lugar em que Tears for Fears toca Everybody Wants To Rule The World e Head Over Heels como se não houvesse amanhã, eu venho do espaço onde Space Oddity de David Bowie pode se fazer escutar por entre o universo e tudo bem se for assim.
Tão clássica, séria, pop e bizarra ao mesmo tempo. Perambulando de sonho em sonho com minhas notas musicais servindo de companhia e tantas outras canções pra compartilhar... Mas ainda estou por aí, atenta escutando, enquanto disfarço cantarolando iêiêiê e tralálá!
[Comente este Post]
Postado por Camila Oliveira Santos
5/4/2015 às 03h50
|
|
Eu Quero Ser - I Wanna Be...
Talvez a maior pergunta de nossas vidas é aquela que merece diferentes respostas em diversas etapas e nunca se complete de verdade
Pois afinal o que você quer ser?
A criança responderia animada um milhão de ideias inteligentes e cada vez mais prováveis, enquanto que um adolescente até poderia saber a reposta, porém vacilaria perante as vastas opções que o mundo pode oferecer. Um jovem então, buscaria forças para realizar seus sonhos tão rápido na certeza de que o tempo é contado num cronômetro e iria a qualquer momento acabar. Já um adulto experiente, recomeçaria com pequenos passos diariamente esperando que esses pequenos dias o levassem para outro lugar, mas ainda tão maduro pudesse estar, ele ainda iria querer, apenas querer ser.
Eu sou Camila, conhecida como Mila Olivier. Aspirante à escritora, 30 anos, solteira, meio louca... A jovem na ponte explorando o dia enquanto os carros correm de um lado ao outro esperando que me junte a eles. Mas resisto mais um pouco porque quero ser alguém que respira a cada segundo, não como se fosse o último de sua vida e sim o primeiro. Ainda indecifrável no que virá a seguir.
Louca de pedra, mas muito feliz e realizada por poder fazer tudo o que quero com a liberdade que cada manhã me permite. O verdadeiro poder da palavra e do conhecimento espontâneo... E depois de brincar bastante nesse enorme quintal que é o mundo, aí sim, eu entro pra dentro de casa. É isso... Prazer em conhecê-los!
[Comente este Post]
Postado por Camila Oliveira Santos
5/3/2015 às 03h31
|
Julio Daio Borges
Editor
|
|