BLOGS
Sexta-feira,
18/6/2021
Digestivo Blogs
Blogueiros
|
|
|
|
|
Virtual: Conselheiro do Sertão estreia quinta, 24
Montagem, inspirada em folhetos de cordel, homenageia a Cultura Popular Brasileira; Imagem: Leandro Vitti e Aldenir Carlota.
Um sertanejo solitário e sonhador parece disposto a enfrentar os desafios impostos numa região qualquer do nordeste brasileiro marcada pelas agruras da fome e da seca; disposto a enfrentar desafios para viver um amor! Com base na literatura de cordel, “Conselheiro do Sertão” pretende oferecer ao público internauta um espetáculo comovente, que possa estimular a reflexão sobre temas sociais comuns para muitos brasileiros.
Montagem inédita da Cia. ODU, este espetáculo é resultado de um trabalho de pesquisa cênica desenvolvida pela companhia teatral de Hortolândia/SP. Com texto autoral da Cia. ODU e direção de Gigi Nogueira, “Conselheiro do Sertão” integra às agruras sociais os sonhos de “Zé”, uma personagem intemporal. “Trata-se de uma tragicomédia, que foi retratada e inspirada na literatura de cordel e nos seus folhetos”, complementa a diretora.
Com linguagem simples e concepção lúdica, este espetáculo foi criado com a finalidade de conscientizar, estimular e despertar no público o interesse pela cultura popular brasileira – muito bem representada pelos nordestinos – e a literatura de cordel, a partir de uma obra cênica original.
A estreia nacional será na quinta-feira (24), às 20h, no canal da Cia. ODU no Youtube. “Conselheiro do Sertão” será reapresentado nos dias 25 e 26, às 20h; e no dia 27, às 19h. Em julho, as reapresentações do espetáculo serão nos dias 03, às 20h, e 04, às 19h. “O acesso à plataforma será gratuito em todas as sessões programadas para o lançamento deste espetáculo”, concluiu a diretora teatral.
Cia ODU de Teatro | Blog
Elenco
“Conselheiro do Sertão” terá Aldenir Carlota (Zé), Carmen Bordalho (Juliana Ponta de Agulha), Gigi Nogueira (Carcará) e Raquel Magalhães (Púrpura), além de Leandro Vitti (Conselheiro) e Philipe Albino (voz em off), especialmente convidados para integrar esta montagem teatral. Após a apresentação virtual, o elenco irá participar de uma “roda de conversa” sobre o processo de criação do espetáculo.
SERVIÇO
“Conselheiro do Sertão”
Estreia Nacional
Data: 24 de junho de 2021.
Horário: 20h.
Ambiente Virtual, clique aqui.
Conteúdo PoloAC
[Comente este Post]
Postado por Githo Martim
18/6/2021 às 15h35
|
|
Maio Cultural recebe “Uma História para Elise”
Natasha Sahar, Lara Oliver e Kate Dias.
A tragicomédia “Uma História para Elise” será apresentada no “Maio Cultural” promovido pela prefeitura de Bragança Paulista. Esta apresentação será no próximo sábado (29), às 20h, em ambiente virtual, com transmissão ao vivo pelo Facebook da administração municipal. O espetáculo irá encerrar a programação das artes cênicas elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Produção inédita do PoloAC Campinas, a montagem traz o comovente relato de três artistas da Boate da Rua XII sobre a violência policial; Albertina (Natasha Sahar), Bernardina (Lara Oliver) e Campesina (Kate Dias) precisam “inventar” uma desculpa para amenizar os atos de agressão que sempre resultavam em dores e muitos constrangimentos às artistas desta tradicional casa noturna.
O espetáculo descreve a investigação sobre o sumiço de uma das artistas da Boate da Rua XII, colocando em dúvida o depoimento de Albertina, Bernardina e Campesina, personagens coadjuvantes da casa noturna. “Este espetáculo é resultado de um trabalho de pesquisa cênica que teve como tema central o preconceito contra artistas LGBTs”, disse o autor e diretor Anselmo Dequero.
“Uma História para Elise” descreve parte do cotidiano vivenciado por artistas – duas delas transexuais – de uma boate cujo mistério em relação ao desaparecimento da principal personagem revela a hostilidade e a violência praticadas por um oficial de Justiça. “Antero da Redenção buscava por respostas, mas ignorava o cuidado e o devido respeito às profissionais da boate”, complementou.
BLOG | Site
Elenco
A montagem do espetáculo reúne as atrizes transexuais Kate Dias – Conservatório Carlos Gomes, em Campinas/SP –, Lara Oliver – formação em teatro burlesco por escolas de arte dramática de Paris – e a drag queen Natasha Sahar, referência no cenário LGBTQI+ no país. “Além do talento, todas conhecem a realidade do cenário artístico retratado pelo espetáculo”, disse Anselmo Dequero.
Para o autor e diretor, a experiência profissional destas artistas pode ser considerada um diferencial na montagem de “Uma História para Elise”. “Na prática, todas trabalham ou já trabalharam em casas e boates destinadas ao público LGBTQI+ do Brasil e exterior. Por isso, trazem, além de toda disposição artística, bagagem para falar sobre os percalços desta linda profissão”, finalizou.
Para assistir, clique aqui.
Sábado (29), às 20h.
Maio Cultural
O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da prefeitura de Bragança Paulista. Além das apresentações de teatro, o “Maio Cultural” também oferece à comunidade apresentações musicais, oficinas e workshops. Em atendimento às normas estabelecidas em razão da pandemia do coronavírus, toda a programação está sendo realizada em ambiente virtual.
Conteúdo PoloAC
[Comente este Post]
Postado por Githo Martim
21/5/2021 às 22h40
|
|
Ninguém merece estar num Grupo de WhatsApp
Izilda e Zoroastro tentam encontrar explicações para tantos posts.
Não parece ter sido uma boa ideia incluir Izilda (Kate Dias) num desses grupos de WhatsApp. A mais popular – e também enxerida – moradora da Vila das Mercês não saber lidar muito bem com esta forma atual de relacionamento. “Na verdade, ela nunca conseguiu se relacionar de forma alguma com quase ninguém que vive ali do bairro”, disse a atriz.
Kate Dias explicou que, para piorar a situação, Zoroastro (Anselmo Dequero) a conseguiu deixar mais irritada (e atrapalhada) ao tentar amenizar os problemas provocados pelos excesso de “bom dia” e de imagens de pratos servidos no almoço e no jantar. “Apesar de praticamente ditar a vida dos vizinhos, ela prefere ser o alvo das atenções”, comentou.
Em “Grupo de WhatsApp”, Izilda e Zoroastro discutem os aborrecimentos que muitos gostariam (mas não podem) dizer em voz alta. “Um episódio super divertido. E, tenho certeza, muitos irão se identificar com os problemas deste grupo de WhatsApp com moradoras mais ‘experientes’ da tradicional Vila das Mercês. Não perca!”, finalizou Kate Dias.
Para ouvir, clique aqui.
Site | Redes Sociais
PicPay
O PoloAC criou uma forma especial para que o ouvinte-internauta possa contribuir com o projeto cultural. Por meio do PicPay – aplicativo de pagamentos digitais – é possível fazer doações à manutenção e ampliação da série de humor, que, em breve, chegará aos palcos. Para isso, clique aqui! Siga as orientações e pronto! Sua ajuda é muito importante!!!
Conteúdo PoloAC
[Comente este Post]
Postado por Githo Martim
20/5/2021 às 22h15
|
|
Izilda e Zoroastro enfrentam o postinho de saúde
Izilda e Zoroastro parecem não se entender sobre o documento.
O recadastramento de moradores no postinho de saúde tem provocado muita confusão na Vila das Mercês. Zoroastro (Anselmo Dequero), como de costume, promove uma verdadeira “revolução” para garantir que todos os vizinhos mantenham atualizados os dados cadastrais. Afinal, isso é muito importante para o atendimento prestado à comunidade!
Mas Izilda (Kate Dias), no entanto, parece não se convencer com os argumentos apresentados pelo companheiro. “Ela fica muito irritada com Zoroastro. Desde que a direção do postinho foi assumida pela líder comunitária, Izilda tem se mantido indiferente com tudo o que acontece na vila. E, claro, a confusão mais uma vez está formada”, comentou o ator.
Anselmo Dequero explicou que o recadastramento deveria ser simples e rápido. “Caderneta de Vacinação está disponível nas principais plataformas de podcasts do país. “Seria algo muito rotineiro, mas que acabou se transformando numa daquelas discussões super divertidas entre os mais extravagantes e imprudentes moradores da Vila das Mercês”, completou.
Para ouvir, clique aqui.
Site | Redes Sociais
PicPay
O PoloAC criou uma forma especial para que o ouvinte-internauta possa contribuir com o projeto cultural. Por meio do PicPay – aplicativo de pagamentos digitais – é possível fazer doações à manutenção e ampliação da série de humor, que, em breve, chegará aos palcos. Para isso, clique aqui! Siga as orientações e pronto! Sua ajuda é muito importante!!!
Conteúdo PoloAC
[Comente este Post]
Postado por Githo Martim
20/5/2021 às 22h11
|
|
Acentuado
Amém! ou amem...
Com acento ou sem acento estaremos assentados
Seja o verbo ou o predicado
Pouco importando o sujeito indicado
[Comente este Post]
Postado por Metáforas do Zé
11/5/2021 às 11h46
|
|
PoloAC retoma temporada de Os Doidivanas
Izilda e Zoroastro num carrinho de pipoca?
A mais popular (e temida) moradora da Vila das Mercês agora acumula outro título: a de “empreendedora”. A fama de Izilda (Kate Dias) parece ter corrido pelos quatro cantos, o que a deixou em destaque! Além dos “maravilhosos e revolucionários” Cremes Faciais Abrina de Fécula, a jovem senhora parece disposta a ampliar sua atuação entre a comunidade.
Um telefone no meio da tarde – que deixa ainda mais em estado de choque o já destrambelhado Zoroastro (Anselmo Dequero) – parece decisivo para que Izilda comece a “empreender” novamente. “Ela fica muito feliz quando recebe uma ligação. Do outro lado da linha, uma empresa parece oferecer uma parceria de negócios, mas que a deixa irritada”, diverte-se Kate Dias.
O episódio marca o retorno de “Os Doidivanas” às principais plataformas de podcasts do país. “A terceira temporada foi interrompida devido ao avanço da pandemia de coronavírus. Durante dois meses, seguimos as orientações e mantivemos o distanciamento social. Nesta semana, no entanto, conseguimos gravar mais quatro episódios”, conclui Anselmo Dequero.
Para ouvir, clique aqui.
Site | Redes Sociais
PicPay
O PoloAC criou uma forma especial para que o ouvinte-internauta possa contribuir com o projeto cultural. Por meio do PicPay – aplicativo de pagamentos digitais – é possível fazer doações à manutenção e ampliação da série de humor, que, em breve, chegará aos palcos. Para isso, clique aqui! Siga as orientações e pronto! Sua ajuda é muito importante!!!
Conteúdo PoloAC
[Comente este Post]
Postado por Githo Martim
6/5/2021 às 22h18
|
|
Cia. ODU conclui apresentações de Geração#
Elenco da Cia. ODU de Teatro.
A Cia. ODU concluiu o ciclo de apresentações de Geração# aos Patrulheiros Campinas. No total, foram 10 sessões em ambiente virtual aos jovens em formação atendidos pela organização social sem fins lucrativos nos dias 19, 20, 22, 23 e 28 de abril – com duas apresentações diárias, às 10h30 e 14h30. Todas foram gratuitas, conforme projeto da companhia teatral.
Neste período, o espetáculo teve um público estimado em cerca de 600 jovens. Especialmente elaborado para contribuir com às discussões sobre a escolha da profissão, Geração# contou com Aldenir Carlota, Carmen Bordalho, Gigi Nogueira, Raquel Magalhães e Mau Circus, convidado para a montagem, além de Cassio Antônio, Dri Freitas e Leandro Vitti, da equipe técnica.
O espetáculo está fundamentado na história de Pedro Neto, que, próximo de completar 17 anos de idade, sente-se obrigado a definir a profissão. Para amenizar as angústias e pressões da família, decide se candidatar a uma vaga de emprego na mesma empresa em que o pai trabalha há muitos anos. A iniciativa, no entanto, tornou-se um problema, pois não consegue o emprego.
Geração# destacou-se principalmente pelo dinamismo com que trouxe à tona as discussões referentes às possibilidades – a partir das áreas de conhecimento – oferecidas no mercado de trabalho, bem como por estimular a curiosidade entre o público-alvo sobre as profissões. Além disso, uniu às técnicas das artes cênicas a interatividade proporcionada pelas redes sociais.
Cia ODU de Teatro | Blog
Proposta Pedagógica
O espetáculo surgiu com base em uma proposta pedagógica instituída pela Cia. ODU para ampliar as discussões sobre o tema central – escolha da profissão entre jovens em formação – e instigar a crítica e percepção de jovens sobre a seriedade de se escolher corretamente uma profissão. Também se baseou na importância do teatro como meio de discussão aos temas sociais.
Para a autora e diretora Raquel Magalhães, Geração# contribuiu efetivamente à compreensão dos desafios e das dificuldades enfrentadas pelos jovens nesta importante etapa de transição entre juventude e vida adulta. “Afinal, todo conteúdo apresentado neste espetáculo é resultado de um trabalho de pesquisa do coletivo artístico da Cia. ODU de Teatro”, complementou.
Incentivo Cultural
Geração# foi realizada com apoio das leis de incentivo do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do ProAC, Ministério do Turismo, da Secretaria Especial de Cultura, do Governo Federal, e da Lei Aldir Blanc. Com a conclusão do ciclo de apresentações, a Cia. ODU retoma, a partir de maio, os trabalhos de produção e pesquisa cênica.
Conteúdo PoloAC
[Comente este Post]
Postado por Githo Martim
29/4/2021 às 21h48
|
|
Geração#: reapresentação será neste sábado, 24
Gigi Nogueira, Mau Circus, Carmen Bordalho, Raquel Magalhães e Aldenir Carlota.
As angústias e os desafios de um jovem relacionados à escolha da profissão estão retratadas no espetáculo Geração#. Prestes a completar 17 anos de idade, Pedro Neto se sente obrigado a definir seu futuro ante todas às pressões do pai – que também se chama Pedro.
O espetáculo, montagem inédita da Cia. ODU, foi elaborado a fim de auxiliar jovens nesta importante fase de transição da vida. Dinâmico e interativo, Geração# mostra a história do jovem Pedro Neto num contexto marcado por dúvidas, mas também por apoios.
Na primeira tentativa de emprego, justo na empresa em que o pai trabalha há anos, Pedro Neto foi recusado. Mas, para contornar os transtornos, recebe a ajuda especial de um gênio super descolado. Zag, que surge num sonho, o ajuda a identificar o caminho certo.
Durante a reapresentação virtual, os internautas poderão interagir com o elenco por meio do Instagram @geracaopedro. Uma forma inédita e inusitada de colaboração entre os atores e o público de Geração#. A reapresentação será neste sábado, 24, às 15h. Não perca!
Cia. ODU de Teatro | PoloAC
Elenco
No elenco de Geração# estão Aldenir Carlota, Carmen Bordalho, Gigi Nogueira, Raquel Magalhães e Mau Circus, convidado para a montagem. Também integram a equipe técnica Cassio Antônio (Produção), Dri Freitas (Fotografia) e Leandro Vitti (Som e Iluminação).
A montagem foi realizada com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do ProAC, Ministério do Turismo, da Secretaria Especial de Cultura, do Governo Federal, e da Lei Aldir Blanc. Uma aventura pra lá de especial!
SERVIÇO
Geração#
Reapresentação
Data: 24 de abril de 2021.
Horário: 15h.
Ambiente virtual, clique aqui.
Conteúdo PoloAC
[Comente este Post]
Postado por Githo Martim
23/4/2021 às 11h27
|
|
Geração# terá estreia no feriado de 21 de abril
Mau Circus e Gigi Nogueira em Geração#.
O espetáculo Geração#, montagem inédita da Cia. ODU, terá estreia nacional nesta quarta-feira (21), às 15h. Em atendimento às normas de segurança e distanciamento social, a apresentação será em ambiente virtual, com transmissão gratuita aos internautas.
Geração# conta a história de Pedro Neto, um jovem indeciso quanto à escolha da carreira profissional. Próximo de completar 17 anos, precisa enfrentar as consequências após ser recusado na primeira entrevista de emprego – que foi indicada pelo próprio pai.
Para encontrar respostas aos questionamentos que surgem com a recusa, o jovem conta com o apoio de um gênio. Zag, que desmistifica as dificuldades e indica os caminhos para a escolha da profissão, pode contribuir com muitos outros jovens nesta situação.
A montagem foi realizada com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do ProAC, Ministério do Turismo, da Secretaria Especial de Cultura, do Governo Federal, e da Lei Aldir Blanc. Não perca esta aventura!
Cia ODU de Teatro | PoloAC
Equipe
No elenco de Geração# estão Aldenir Carlota, Carmen Bordalho, Gigi Nogueira, Raquel Magalhães e Mau Circus, convidado para a montagem. Também integram a equipe técnica Cassio Antônio (Produção), Dri Freitas (Fotografia) e Leandro Vitti (Som e Iluminação).
SERVIÇO
Geração#
Estreia Nacional
Data: 21 de abril de 2021.
Horário: 15h.
Ambiente virtual, clique aqui.
Conteúdo PoloAC
[Comente este Post]
Postado por Githo Martim
19/4/2021 às 16h34
|
|
Patrulheiros Campinas recebem a Geração#
Mau Circus interpreta o jovem Pedro Neto.
O espetáculo Geração# será apresentado aos jovens dos Patrulheiros Campinas. A estreia nacional à organização social contempla projeto da Cia. ODU instituído para ampliar e promover o acesso da comunidade às apresentações teatrais. No total, serão 10 sessões gratuitas entre 19 e 28 de abril.
Em razão da pandemia do coronavírus, as sessões serão realizadas virtualmente nos dias 19, 20, 22, 23 e 28 de abril, às 10h30 e 14h30. A produção foi realizada com apoio das leis de incentivo do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do ProAC, Ministério do Turismo, da Secretaria Especial de Cultura, do Governo Federal, e da Lei Aldir Blanc.
Geração# narra a história de Pedro Neto, um jovem que fará 17 anos de idade. Para amenizar as angústias e as pressões da família, o rapaz decide se candidatar a uma vaga de emprego na mesma empresa em que o pai (que também se chama Pedro) trabalha há muitos anos. Esta iniciativa, no entanto, tornou-se um problema, pois Pedro Neto não consegue o tão desejado emprego.
“Esta entrevista foi marcada pelo próprio pai que, decepcionado com o resultado, impõe limites e regras ao jovem. Naquele dia, Pedro Neto recebe uma visita especial. Zag, um gênio super descolado, tem a função de demonstrar ao jovem que os desafios impostos pela vida devem ser superados com estudo e planejamento adequados”, disse a autora e diretora Raquel Magalhães.
O espetáculo é considerado dinâmico, instigador e provocador por conectar às técnicas das artes cênicas a interatividade proporcionada pelas redes sociais. Durante a apresentação em ambiente virtual, o público poderá interagir com os atores da Cia. ODU pelo Instagram @geracaopedro. Por meio da rede social, será possível opinar e responder à enquete sobre formação profissional.
Cia. ODU | Sessões abertas.
Patrulheiros
O Patrulheiros Campinas é uma organização social que atende jovens entre 15 anos e 24 anos de idade, além de suas famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sem distinção de raça, sexo, ideologia política ou crença religiosa. “Estamos muito felizes com esta parceria, pois o espetáculo traduz o que já vivenciamos”, disse Helen Araújo, coordenadora de Projetos da entidade.
De acordo com a profissional, Geração# mostra justamente as angústias e as incertezas dos jovens atendidos pela organização social. “Nesta fase, muitos se questionam sobre o futuro e demonstram dúvidas quanto à carreira profissional. Por isso, entendo como fundamental a parceria com a Cia. ODU, que nos proporcionou as apresentações em ambiente virtual para cerca de 600 jovens", complementou.
Sessões Virtuais
SERVIÇO
Geração#
Estreia Nacional
Datas: 19, 20, 22, 23 e 28 de abril de 2021;
Horário: sessões às 10h30 e 14h30.
Ambiente Virtual.
Apresentações exclusivas aos jovens em formação atendidos pelos Patrulheiros Campinas, programa sem fins lucrativos destinado ao Estágio e Aprendizagem Profissional.
Conteúdo PoloAC
[Comente este Post]
Postado por Githo Martim
15/4/2021 às 22h51
|
Mais Posts >>>
Julio Daio Borges
Editor
|
|