BLOGS
>>> Posts
Quarta-feira,
4/3/2015
Descrição do Dicionário - texto experimental
Antonio Carlos de A. Bueno
+ de 2700 Acessos
OBS: Textos ou trechos de textos copiados de livros, apenas para testar os comandos do Manual HTML
Os capítulos nucleares deste dicionário tratam da conjugação verbal e do uso de preposições determinadas pela locução verbal. São precedidos de breve explanação teórica eu trata de conceitos e termos gramaticais usados para apresentar os fatos linguísticos que pautaram a confecção dos padrões, bem como a organização, em grupos, dos verbos com as respectivas preposições. São também precedidos da Nominata,que reúne mais de 14.000 verbos. Nela encontra-se o padrão de conjugação dos verbos. Estão também assinalados os verbos que apresentam duplo particípio (dp), os que constarão da parte relativa a uso de preposições (P).
O capítulo que reúne informações a respeito do uso de preposições pedidas pelo verbo consta de dois itens: Exemplário e Grupos de verbos.
No Exemplário estão organizados alfabeticamente todos os verbos com os quais, em pelo menos uma acepção, se emprega preposição. Cada um desses verbos é sucedido de um conjunto de frases-exemplo, por meio das quais tencionamos dar conta das suas diferentes acepções em contextos preposicionados. Portanto, só constam desta parte do dicionário verbos que tenham pelo menos uma acepção com uso de preposição: os usos tradicionalmente denominados intransitivos ou transitivos diretos não fazem parte do Exemplário nem dos Grupos de verbos.
Os Grupos de verbos se constituem de verbos que, acompanhados da mesma preposição, no mesmo contexto sintático, têm atualizado um traço semântico comum. Em alguns desses grupos, pode-se mesmo falar de sinonímia (p.ex.: galgar a, ascender a, montar a, subir a, trepar a); em outros, sem ser sinônimos, os verbos se ligam por determinado traço semântico.
Em alguns casos ─ como em gracejar com ─ o verbo também ocorre como transitivo direto , sem mudança de acepção. A observação registra-se também a ocorrência da preposição X foi aposta a alguns grupos quando tal ocorrência se mostrou, nas descrições oferecidas pelos autores consultados, relevante para verbos que compõem o grupo.
Postado por Antonio Carlos de A. Bueno
Em
4/3/2015 às 19h13
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|