BLOGS
>>> Posts
Sexta-feira,
6/3/2015
A COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Carlos Armando Benedusi Luca
+ de 3000 Acessos
Desde os primórdios dos tempos, o homem sempre procurou se comunicar com seus semelhantes, utilizando-se de meios de comunicação, estabelecendo "códigos" convencionais com o grupo ao qual pertencia. Assim, não importa o tempo e o espaço: o conhecimento, a cultura e a educação sempre foram transmitidas de alguma forma, das gerações antigas às mais novas pelos meios de comunicação disponíveis na época, fosse ele verbal ou não verbal. Com a evolução natural e histórica do homem, os meios de comunicação também foram evoluindo, tornando-se ferramentas cada vez mais eficientes e eficazes na transmissão dos novos conhecimentos, gerando até mesmo novos comportamentos, como por exemplo, a utilização das redes sociais que já se tornou parte integrante da rotina do homem moderno. A utilização delas na educação formal não substituirá a presença do educador e nem resolverá problemas educacionais existentes, porém prestará relevante contribuição para a educação, possibilitando aos educandos a ampliação de novos horizontes, novas ideias e visão de um mundo globalizado. Assim sendo, haverá o enriquecimento do repertório trazido para a sala de aula a ser debatido com os colegas, devidamente mediado pelo educador. Este por sua vez, será incentivado a substituir o modelo tradicional de educação, introduzindo novas tecnologias para facilitar o processo educativo e a interação com o educando.
Considerando que o processo educativo pressupõe interação entre o aprendiz e quem ensina, é necessário estudar o papel da comunicação nesse processo, pela sua importância e relevância, na transmissão do saber e da cultura através da história.
A comunicação é um sistema aberto organizado por elementos que viabilizam a compreensão e interação entre as pessoas.
Para que ela ocorra é necessária a presença de um Emissor e um Receptor, sendo que a emissão é feita pela linguagem, nas suas diferentes formas como: postura, gestos e expressão facial.
Em todo processo de comunicação estão presentes importantes elementos, como:
Referente, ou seja, o assunto do qual se fala, onde são incluídos experiências e fatos imaginários que podem ser representados concretamente.
Código que é a maneira como se deve expressar podendo ser Verbal, utilizando algum tipo de linguagem e Não Verbal, quando envolve gestos, posturas, expressão facial.
Contato que pressupõe a utilização de um canal físico específico, ou seja, por Ondas Sonoras na Comunicação Oral e Ondas Luminosas na Comunicação Escrita.
A conexão psicológica entre Emissor e Receptor é fundamental para o entendimento da mensagem.
E, uma vez definido Referente, Código e Contato, o Emissor, ou seja, a pessoa que produz a mensagem envia ao Receptor que a recebe e interpreta independente de ser ouvida ou lida.
Atualmente, na era da tecnologia e da informação, a Educação tem que se utilizar dos diversos meios de comunicação disponíveis para atingir seus objetivos, pois comunicação e educação são interdependentes e, portanto caminham juntas. A comunicação pressupõe interação social e quanto mais se utilizar de canais diferentes, maior possibilidade terá de envolver a sociedade que pode educar comunicar, interagir e compartilhar os problemas sociais. A educação passa então a ser não somente responsabilidade de pais e professores e sim de todos.
Postado por Carlos Armando Benedusi Luca
Em
6/3/2015 às 09h02
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|