|
BLOGS
>>> Posts
Sábado,
7/3/2015
O eco de nossas palavras
Carla Lopes
+ de 3500 Acessos
Estréio no blog com a frase de um autor desconhecido:
"O dia mais importante não é o dia em que conhecemos uma pessoa e sim quando ela passa a existir dentro de nós"
Alguns sites a creditam à Paulo Coelho.Não sei se a frase é dele, mas o que importa aqui não é a autoria e sim o conteúdo.
E é assim como quando lemos um livro, assistimos um filme, ficamos diante de um quadro ou mesmo quando escutamos uma música.O importante é quando a cultura passa a existir dentro de nós.
No meu caso este contato começou bem cedo, lá com os discos de 78 rpm do meu avó que eram tocados num velho gramofone.Logo aprendi que o músico, para tocar uma música tinha que primeiro lê-la.Ou seja, a música era antes escrita, composta por alguém.Eu ficava encantada com partituras mesmo sem compreendê-las.
Percebi, logo cedo, que tudo o que eu quisesse saber talvez alguém já tivesse escrito.Cresci lendo desde fábulas infantis até enciclopédias ilustradas e sempre com a orientação amorosa da minha mãe.Presença constante também nas minhas lições de casa.
Hoje me assusto com o volume de textos que podemos encontrar na internet. São tantos que fica difícil absorver até mesmo uma pequena parte destas informações.
Neste ponto volto no tempo e sugiro olharmos para o passado, para nossa infância, no início do nosso processo de alfabetização. Somos, atualmente, adultos muito mais informados do que nossos antecessores, mas como estamos lidando com o futuro? Como estamos auxiliando nossas crianças e jovens em seus processos individuais de aprendizado/crescimento? Estamos caminhando juntos ou separados?
Mesmo crianças e adolescentes que não gostam de ler se interessam por outras formas de expressão cultural.O ser humano é curioso por natureza.E com a orientação correta, cedo ou tarde, isso não importa, elas acabam tendo um contato prazeroso com a leitura.
Considero nossa função incentivar o contato com a cultura.Que daqui saiam palavras que possam ajudar na construção de um futuro melhor, que despertem a melhor parte do outro.
Que nossas palavras possam ecoar dentro de nossos leitores!
Postado por Carla Lopes
Em
7/3/2015 às 10h38
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|