|
BLOGS
>>> Posts
Quarta-feira,
8/4/2015
À distância
João Jackson Costa
+ de 2400 Acessos
Acompanho à distância os movimentos "anti" que se sucedem Brasil afora, com o cuidado de não ser apanhado em alguma das armadilhas que também vejo aparecerem por aí, sem a preocupação de escolher um lado, mas também sem ficar exatamente em cima do muro, como alguém acima de todas essas coisas.
Tento analisar os fatos, mas são tantas informações contraditórias que me assusto antes mesmo de começar.
Lógico que tudo isso que está acontecendo me afeta. Fui fazer as contas de um dos textos que me chegaram às mãos e descobri que sou da classe média. O que me coloca no rol dos martirizados pelos 'choques' da economia. Sinto o bolso ficar vazio antes do final do mês cada vez mais cedo do que ocorria décadas atrás. Isso me deixa descontente, claro, mas não me sinto impulsionado a ir para as ruas e exigir justiça.
E por que não?
Porque venho aprendendo a não ver nisso a razão da minha felicidade. Ou seja, que não será o fato de ter mais ou menos - dinheiro, bens etc. - que me fará feliz, feliz de verdade.
Digo que "venho aprendendo" e não que já aprendi, porque há ocasiões em que me surpreendo com pensamentos que traem aquilo que a razão estabeleceu como verdade. E não me sinto constrangido em reconhecer essas "falhas", porque são justamente elas que me permitem não julgar quem as comete acreditando que seja esse, de fato, o caminho - lutar contra as estruturas de injustiça que pululam por aí.
Sim, houve tempo em que eu pensava exatamente assim, até me dar conta de que isso é transitório, não um definitivo. Estava de tal forma envolvido por esse pensamento que sofria bastante - bem mais do que hoje - por me sentir um fracassado, por não estar entre os mais ricos, entre os que haviam conseguido alcançar tudo o que buscavam.
Mais tarde explico o que me fez - e continua fazendo - agir diferente da maioria dos da minha geração...
Postado por João Jackson Costa
Em
8/4/2015 às 12h44
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|