BLOGS
>>> Posts
Terça-feira,
21/4/2015
Domínios e liberdade em 21 de abril
Carla Lopes
+ de 3800 Acessos
Feriado é uma data ideal para se acomodar no sofá com um balde pipoca no colo e o controle remoto na mão. Mas não para ficar zapeando e sim para ver e rever alguns filmes.
Como hoje estamos em casa graças à Tiradentes, nada mais justo que escolher temas ligados à Liberdade.
E todo desejo de liberdade está fortemente atrelado à algum tipo de dominação, seja ela concreta ou subjetiva.
Deixo aqui algumas sugestões:
Ninotchka (1939) - Filme dirigido por Ernst Lubitsch, com roteiro de Billy Wilder, Walter Reisch, Charles Brackett. Uma divertida visão sobre o poder do consumismo sobre o comunismo da União Soviética na época.
A Missão (1986) - Direção de Roland Joffé com trilha sonora excepcional de Ennio Morricone.Uma viagem para os sentidos.Aqui vemos a radical transformação de um mercador de escravos espanhol depois de seu contato com índios e jesuítas.
Nas montanhas dos Gorilas - ( Gorillas in the Mist, 1988) O filme, dirigido por Michael Apted, vem em defesa da ciência e dos animais em liberdade, retratando a luta da antropóloga Dian Fossey .
Indochina - (Indochine, 1992) - produzido pelo cineasta Régis Wargnier, é também uma aula de história pois mostra as modificações políticas e sociais que derrubaram o colonialismo francês na região, dando origem ao atual Vietnã.
A Vida é Bela (La Vita Bella,1997) - Excelente filme para as pessoas que sabem bem o que foram os campos de concentração e também para aqueles que duvidam da existência deles.Considerado menos violento que "A Lista de Schindler", é tão contundente quanto.
Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera (2003) - Dirigido pelo sul coreano Kim Ki-duk. Através de um monge budista aprendemos lições significativas sobre o Yin, o Yang, o ciclo da vida e e a natureza.Aqui vemos retratado de forma poética o domínio de nossas emoções sobre nossa consciência.
Mandela - A luta pela Liberdade (Goodbye Bafana , 2007) - com direção de Billie August , o filme nos mostra o que é o preconceito racial e até onde ele pode chegar.Mas não como no filme "Mississipi em Chamas". O filme retrata aspectos políticos e sociais da questão, além do carisma transformador de Mandela.E de um lugar bem inusitado, de dentro de uma prisão.
Diamantes de Sangue - (Blood Diamond,2007) Dirigido por Edward Zwick é outra aula de História, agora em Serra Leoa.
Postado por Carla Lopes
Em
21/4/2015 às 16h10
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|