|
BLOGS
>>> Posts
Quarta-feira,
13/5/2015
Uma música para cada pessoa
Guilherme Carvalhal
+ de 900 Acessos
Hermeto Pascoal tem entre suas obras um dos maiores monumentos da música brasileira: uma extensa composição intitulada Calendário do Som, desenvolvida em 1996 e 1997. A proposta é justamente fazer uma composição para cada dia do ano, somando-se 366 músicas (o 29 de fevereiro também é homenageado). Assim, o compositor sentiu que compôs uma música dedicada a cada pessoa existente. Em 2005 o maestro Itiberê Zwarg juntou sua Orquestra Família e gravou 27 destes temas, trazendo uma pequena parte do enorme esforço de um dos maiores nomes da música brasileira para o público.
Calendário do Som é uma obra de uma riqueza tão vasta que é bastante difícil comentá-la. As influências são variadas, tornando-a de uma complexidade ímpar. Mas de um modo geral pode-se dizer que é uma composição de jazz fusion de orquestra com muita influência de música brasileira, como samba e chorinho. Aliás, também se pode afirmar ser uma obra de música brasileira influenciada pelo jazz. Fica ao caráter do ouvinte.
O importante é atentar para a grandiosidade do esforço de Hermeto em compor e de Itiberê Zware em gravar e até mesmo dar sua cara; imagina-se que pegar partituras de Pascoal e transformá-las em música propriamente dita não seja das tarefas mais fáceis.
A orquestra da gravação traz uma quantidade vasta de instrumentos: flautas, clarinetes, guitarras, baixo elétrico, bateria, etc. Então quem ouvi-lo pode esperar uma mágica viagem sonora com o que há de melhor na música do século XX: arranjos sofisticados, suavidade melódica, perfeita orquestração garantida pelo maestro e quem se aventurar por estudos mais apurados pode captar alguns detalhes, como influências de ritmos em uma complexa polifonia. Em alguns momentos tem jazz, música clássica, samba e chorinho fluindo ao mesmo tempo.
O próprio autor aponta algumas das influências do trabalho, como música do morro, cultura nordestina, etc. Ou seja, é uma vasta salada muito bem arranjada de influências variadas. Este é o tipo de obra capaz de fazer as pessoas atentarem para a existência de uma criação musical de altíssimo nível no Brasil. Quem valoriza nossas raízes culturais do país tem um gosto a mais com esta pérola que é um dos maiores feitos artísticos de nossa história.
Postado por Guilherme Carvalhal
Em
13/5/2015 às 16h05
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|