|
BLOGS
>>> Posts
Quarta-feira,
13/5/2015
Dúvida cruel
João Luiz Peçanha Couto
+ de 2800 Acessos
"Em grande parte do mundo capitalista, as fábricas ou desapareceram ou diminuíram tão drasticamente que dizimou-se a classe operária industrial clássica. O trabalho importante e em permanente expansão de criar e manter a vida urbana é cada vez mais realizado por trabalhadores precários, quase sempre em jornadas de meio expediente, desorganizados e com salários irrisórios. O chamado "precariado" substituiu o 'proletariado' tradicional" (HARVEY, David. Cidades rebeldes. P.17).
Este é um movimento que tem ocorrido no meios urbanos, sobretudo nos pós-coloniais - urbes das Américas e também na Ásia e África.
Não seria este precariado, em conjunção com o conceito de multidão (um movimento social urbano sem "cabeça", cujo exemplo brasileiro mais importante foi o das manifestações de junho de 2013) um superconceito (conceito composto) potente para a volta da discussão da utopia num mundo pós-moderno cinicamente globalizado?
A utopia existe, mesmo depois da queda do Muro de Berlim, que representou a existência de apenas uma lógica para o mundo do Ocidente? Onde ela mora? Alguém tem o CEP?
Postado por João Luiz Peçanha Couto
Em
13/5/2015 às 22h46
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|