BLOGS
>>> Posts
Quinta-feira,
14/5/2015
Procrastinação Estruturada
sonia maria de araujo sobrinho
+ de 1600 Acessos
Quando recebi do meu filho como presente de natal em 2014 o livro "A Arte da Procrastinação" - Como realizar tarefas deixando-as para depois, do escritor americano John Perry, confesso que tive um certo constrangimento pois pensei, lá vem outra chamada de atenção ao meu comportamento como procrastinadora. Armei-me de coragem e me propus a fazer um enfrentamento honesto e direto com essa minha característica não tão boa assim.
A leitura foi até rápida e fiquei de fazer uma abordagem resumida para dar a meus familiares o retorno do meu aprendizado (esse retorno demorou quatro meses para ser feito).
Com a leitura do livro descobri que nós, procrastinadores, abalamos nosso relacionamento familiar com tais atitudes, deixando as pessoas irritadas e nervosas conosco e concluí que pode ter saído daí a idéia do meu presente.
De acordo com John Perry, o "Procrastinador estruturado é uma pessoa que faz muito ao não fazer outras coisas. Em geral, procrastinadores seguem exatamente um caminho que não é reto; a procrastinação estruturada exige certa quantidade de autoengano; aumentando a importância e os prazos irreais, assim sentimos que elas são necessárias e urgentes".
O fato de ser uma procrastinadora estruturada pode estar na minha genética. Sou pisciana e estou sempre construindo mundos de sonhos e fantasias e consigo me sentir leve agora, decidindo como e quando fazer minhas tarefas, afinal... as caixas entulhadas no canto do quarto... se faço essa tarefa agora ou depois sou eu quem decido, e viva a liberdade! Importante dizer que a parte da minha vida que envolve outras pessoas, tais como trabalho, contas a pagar, saúde, etc., eu não procrastino.
Após a leitura do livro, tenho agora duas interpretações a respeito de procrastinar: aquela mais dura que se refere a um mal hábito que precisa ser mudado e a procrastinação estruturada, onde o autor nos esclarece que "procrastinação é um problema, não uma virtude bem escondida e não é o pior defeito do mundo; você poder ser um procrastinador e ainda conseguir fazer muitas coisas, às vezes o defeito tem seus benefícios e, finalizando, fique contente consigo mesmo pelo que conseguiu fazer e acima de tudo, desfrute da vida".
Postado por sonia maria de araujo sobrinho
Em
14/5/2015 à 00h32
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|