BLOGS
>>> Posts
Segunda-feira,
18/5/2015
Qual a câmera certa para os leitores do Digestivo?
Everton Onofre
+ de 2700 Acessos
Post dividido em 3 partes (esta é a parte 1 de 3)
Em nosso Curso de Fotografia para Iniciantes sempre abordamos o tema da escolha de câmeras devido a infinidade de modelos disponíveis, e também da grande quantidade de mitos e conceitos (muitos deles errados) em torno deste assunto.
E pra piorar, o mercado também não ajuda: as informações contidas nos anúncios das câmeras são irrelevantes para a escolha. Em lojas online e até mesmo na TV, sempre estão destacados os megapixels e o zoom da lente, justamente características que não importam tanto para um usuário comum que não trabalha com fotografia.
Então, o que devemos levar em consideração na hora de escolher a máquina ideal? Vou escrever aqui uma série de posts para ajudar os leitores do Digestivo a escolher sua câmera. Este assunto vai ser dividido em diversas postagens para a leitura não ficar cansativa, e também para que possamos detalhar melhor as características de cada tipo de câmera. Se você está pensando em comprar uma máquina fotográfica nos próximos dias, recomendo que aguarde todas a postagens, pois garanto que irá fazer uma escolha mais embasada e segura. Se não tiver este tempo para aguardar, me escreva e terei o maior prazer em te ajudar.
O mais importante para escolher sua câmera é definir o uso dela, para então encontrar o tipo de câmera ideal para este uso.
Repare que eu disse "tipo", e não "modelo" ou "marca de câmera". O tipo da câmera (também conhecido como categoria) separa as câmeras de acordo com suas características físicas e funcionais para atender nichos de uso diferentes. Basicamente temos 3 tipos: compacta, superzoom e SLR, além de mais uma dezena de variantes como mirrorless, médio formato, SLT entre outras, mas estas variantes não são tão comuns de se encontrar no mercado, principalmente no Brasil.
Antes de aprofundar nas características dos tipos de câmera, vamos dar o primeiro passo: definir o uso.
Primeiro passo: definindo o uso da câmera
Aqui não tem muito o que estender o assunto: ou você quer uma câmera para uso casual, ou precisa de uma máquina para trabalhar.
- Uso casual inclui: viagens, uso domestico para fotos de sua família e amigos, eventos sociais casuais em que você é convidado, hobby e fotografia entusiasta (fotógrafos entusiastas são pessoas que não trabalham com fotografia, mas têm certo conhecimento no assunto e portanto requerem máquinas com mais recursos).
- Uso para trabalhar inclui: qualquer trabalho em que você seja pago para fotografar, seja você um fotógrafo profissional ou não. Eventos, casamentos, fotos em estúdio, produtos e etc.
As câmeras do tipo compacta e superzoom atendem muito bem ao uso casual, sendo que a superzoom cai como uma luva para quem viaja muito. No próximo post vamos detalhar melhor este tipo de câmeras.
Já as SLR são quase que obrigatórias para quem precisa de uma câmera para trabalhar - há quem diga que logo serão atropeladas pelas câmeras mirrorless, mas isso é papo para outro post. Este tipo de câmera vai garantir a eficiência ótica, a agilidade de resposta e a durabilidade que um trabalho fotográfico requer.
No próximo post vamos falar das compactas e superzooms, e na terceira postagem, fechamos com os detalhes das SLRs.
Até lá!
Postado por Everton Onofre
Em
18/5/2015 às 22h34
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|