BLOGS
>>> Posts
Domingo,
24/5/2015
Música faz milagre
Kamilla Correa Barcelos
+ de 3000 Acessos
Nós somos as músicas que ouvimos. Nunca deixe de ter um momento para escutar músicas. Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro não seria usem o filtro solar, seria esta: escutem muito músicas! (Ok, usem filtro solar também, porque dizem que está provado e comprovado cientificamente.) Não importa o tipo de música. Escute aquela que te faz bem. Esqueça os preconceitos musicais. O nosso bem mais precioso são as trilhas sonoras que embalaram toda a nossa vida.
Eu cheguei a esta conclusão quando me deparei com a minha avó que tem Alzheimer. Ela não lembra seu nome, nem o nome de cada ente familiar. Ela também não se reconhece no espelho, mas se lembra das músicas que ouviu durante a sua vida.
Ultimamente, temos muitas pessoas acometidas por esta doença. Não sei se realmente as pessoas, atualmente, foram mais atingidas por essa doença. Ou em décadas atrás, ela até já existia, mas as pessoas a nomeavam de outra forma. Era bem comum falar que fulano, já de idade avançada, estava ficando caduco. Provavelmente, o fulano tinha Alzheimer. É uma doença ainda incurável e pouco se sabe sobre ela.
O que sabemos é que a maior parte das pessoas que têm Alzheimer se lembra das músicas que ouviam antes da doença. A minha avó começa cantar qualquer música, que ela tinha costume de ouvir antes da doença, desde que comecemos o primeiro verso. Sem contar às vezes que falamos alguma palavra que faz parte de uma música conhecida, e ela começa a cantar sozinha. Sinceramente, parece algo mágico ou milagroso. A pessoa mal consegue organizar seus pensamentos para exprimir sua opinião sobre algo, mas consegue lembrar as letras das músicas.
Nós passamos boa parte da nossa vida estudando. Aprendendo as matérias da escola. Depois aprendendo as matérias acadêmicas. E por fim, aprendemos a exercer um trabalho. Não nesta ordem, muito menos com a obrigação de todas essas fases. Mas de fato, passamos mais tempo projetando nossa vida profissional, do que ouvindo música. (Com exceção, claro, dos músicos e daqueles que só conseguem trabalhar ouvindo música).
Eu bem sei a importância da música na formação das pessoas, mesmo porque o meu pai é professor de música. Inclusive Nietzshe diz que a vida seria um erro sem a música. Concordo totalmente. Só confesso que eu não sabia que a música fazia milagres.
Postado por Kamilla Correa Barcelos
Em
24/5/2015 às 11h52
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|