Comentaristas de livros na internet | Blog do Carvalhal

busca | avançada
76315 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Francineth Germano Homenageia a Música Popular Brasileira
>>> A história não contada das músicas infantis
>>> Estupendo Circo di SóLadies
>>> Luna Vitrolira, Mila Wander e Ana Cristina Araruna Melo, participam do Elas Publicam
>>> São Paulo vai receber o Dia Mundial da Criatividade 2025
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
>>> Piano Day (2025)
>>> Martin Escobari no Market Makers (2025)
>>> Val (2021)
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Deus está morto: Severino para presidente
>>> ... E o verão acabou
>>> Blue Jasmine, de Woody Allen, com Cate Blanchett
>>> Alive And Kicking 2003
>>> Paradoxos da modernidade
>>> Build a Fort, Set That on Fire
>>> Saudosismo
>>> Lembrando a Tribo
>>> Bate-papo com Ruy Castro
>>> Um nu “escandaloso” de Eduardo Sívori
Mais Recentes
>>> Não perca seu Latim de Paulo Ronái pela Nova Fronteira (1980)
>>> Transformação e crise na economia mundial de Celso Furtado pela Paz e terra (1987)
>>> A economia latino-americana de Celso Furtado pela Companhia editora Nacional (1976)
>>> A inflação Brasileira de Ignacio Rangel pela Brasiliense (1978)
>>> As cores da escravidão (1º edição) de Ieda De Oliveira pela Ftd (2013)
>>> Introdução à teoria do crescimento em economia socialista de Michal Kalecki pela Brasiliense (1982)
>>> Auto da compadecida (ed. especial - texto integral) de Ariano Suassuna pela Nova Fronteira (2022)
>>> América Latina, A Pátria Grande de Darcy Ribeiro pela Editora Guanabara (1986)
>>> As Outras Pessoas (2º edição) de Ivan Jaf pela Do Brasil (2016)
>>> Vendem-se Unicórnios de Índigo pela Atica (2009)
>>> O Mercado Futuro E De Opções de Octavio Bessada pela Record (1995)
>>> Memories Of My Melancholy Whores de Gabriel García Márquez pela Vintage (2005)
>>> Scarlett A Continuação De... E O Vento Levou de Alexandra Ripley pela Record (1991)
>>> Fábulas Da Floresta Encantada 1 Livro Infantil De Brinde de Eco pela Eco (1997)
>>> Kit 2 Livros: Novas Comédias Da Vida Privada: 123 Crônicas Escolhidas + Novas comédias Da Vida Pública: 347 Crônicas Datadas de Luis Fernando Verissimo pela L&pm
>>> Contos De Imaginação E Mistério de Edgar Allan Poe pela Tordesilhas (2012)
>>> A Paciente Silenciosa de Alex Michaelides pela Record (2019)
>>> Vilem Flusser: No Brasil de Vilém Flusser No Brasil Ricardo Mendesgustavo Bernardo pela Relume Dumara (2025)
>>> Estatistica Aplicada A Administracao E Economia de Dennis J. Sweeney pela Cengage (2008)
>>> A Garota No Trem de Paula Hawkins pela Record2 (2016)
>>> O Estudo Gostoso De Matemática: O Segredo do método Kumon de Toru Kumon pela Ediouro
>>> Manual de Fórmulas Técnicas de Kurt Gieck pela Hemus (1975)
>>> Os Anos Ocultos De Jesus de Elizabeth Clare Prophet pela Best Seller (1993)
>>> A Pintora De Henna de Alka Joshi pela Verus (2022)
>>> Transe E Mediunidade de L Palhano Junior pela Lachâtre (1998)
BLOGS >>> Posts

Quarta-feira, 3/6/2015
Comentaristas de livros na internet
Guilherme Carvalhal
+ de 900 Acessos

Os amplo espaço para emissão de opiniões pela internet dá a possibilidade de nossas interações do usuários com todo tipo de produto. No que diz respeito a literatura, é interessante notar como a possibilidade de deixar comentários e dar notas a livros permite uma análise do posicionamento dos leitores com as obras.

Se pensarmos na maioria dos produtos, os comentários tendem a obedecer critérios objetivos. Suponhamos uma panela elétrica. Se ela promete fazer a comida em 5 minutos e ela cumpre o prometido, provavelmente o usuário dará cinco estrelas e um comentário elogioso. Porém, se ao comprar não vier o fio ou se o mesmo não estiver adequado à voltagem especificada, provavelmente o usuário dará menos estrelas e comentará negativamente.

No caso das artes, e mais especificamente a literatura, o funcionamento é diferente. As artes estão no universo do subjetivo e a experiência de cada indivíduo com um livro sempre será única. A história recente ajuda a entender isso: o movimento modernista rompeu com o academicismo reinante e, consequentemente, com o objetivismo artístico. Daí em diante a apreciação artística não obedeceu mais a regras prontas e passou a ser ditada pela subjetividade.

Um dos comentários mais típicos em sites de vendas de livros é sobre o livro ser de leitura fácil. E normalmente são comentários positivos, com notas mais altas para a obra. O que esse posicionamento dá a entender é que o leitor encarou o livro como algo de entretenimento, que precise ser prazeroso e não trabalhoso. Para um outro tipo de leitor, que prefira uma obra mais densa e exigente, a leitura fácil poderia render uma avaliação negativa. O mesmo se enquadra nos comentários afirmando que o livro tem leitura rápida, dando a entender que a obra possui estrutura linear (começo, meio e fim nessa ordem) e não dá muitas brechas para a imaginação do leitor, mostrando novamente a divisão de bom para uns, ruim para outros.

No caso das críticas negativas, o leque de comentários é mais vasto (o que por si já gera um questionamento fantástico, por ser mais fácil desagradar do que agradar). Entre alguns comentários estão o fato do livro não prender o leitor, de não instigar, da história não ter pé nem cabeça, final que não faz jus ao restante da obra, etc. Novamente, uma mostra da expectativa dos leitores: o livro precisa de coerência, de um bom final, ou seja, de todas as características de uma obra linear.

A maioria dos comentários referidos aqui foram constatados em obras de autores desconhecidos, já que o modelo da autopublicação permite aos mais variados escritores publicarem seu trabalho. A própria Amazon tem esse modelo para venda de ebooks. Porém, ao mudarmos o foco para autores consagrados, o estilo dos comentários tende a mudar.

Nesse caso específico, os comentários costumam sempre avaliar positivamente as obras. Possivelmente duas coisas movem isso: o fato de realmente serem livros de altíssima qualidade e também o receio em postar publicamente uma opinião negativa ao clássico. É pouco provável que alguém venha seriamente a público dizer que Shakespeare ou Machado de Assis sejam ruins, precisando ter muito peito para sustentar uma opinião assim (e é o tipo de opinião que tende a explicar mais sobre o comentarista do que sobre o comentado).

Há um grupo de comentários objetivos que diz respeito a questões técnicas do livro. Normalmente negativos, eles se referem aos erros de português, falhas na tradução, má diagramação, entre outros aspectos, algo que pode ser recorrente em um mercado que conta com vários autores que publicam por conta própria, sem editores, diagramadores ou editores. Ver uma nota baixa a Moby Dick é estranho, mas costuma ser uma opinião sobre má editoração e não sobre insuficiência técnica da escrita.

Ver comentários sobre livros pela internet nos ajuda a compreender a relação dos leitores com livros. A leitura como entretenimento é um dos principais fatores, o que não é novidade, bastando ver as listas de best sellers. Ao mesmo tempo, indica também que chegar a uma linearidade de perfil é uma tarefa impossível, havendo gostos e posicionamentos diversos, o que também se nota pela pulverização de estilos que se encontra pelas livrarias físicas e online.


Postado por Guilherme Carvalhal
Em 3/6/2015 às 13h40

Mais Blog do Carvalhal
Mais Digestivo Blogs
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!

* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Anuario de Poetas do Brasil - 1975 - Vol.2
Aparicio Fernandes
Folha Carioca
(1975)



Guia Visual-top 10-bruxelas, Bruges, Gent e Antuérpia
Antony Mason
Publifolha
(2014)



O Livro das Virtudes para Crianças
William J. Bennett e Michael Hague
Nova Fronteira
(1997)



O Corsário uma Invasao Francesa no Rio de Janeiro Diário de Bordo
Du Guay-trouin
Bom Texto
(2002)



From Global to Metanational-how Companies Win in the K...
Yves Doz e Outros
Harvard Business School Press
(2001)



Êxtase da transformação
Stefan Zweig
Companhia das letras
(1987)



A Lei da Atração - o Segredo Colocado Em Prática
Michael Losier
Nova Fronteira
(2007)



Alimentos E Bebidas
Carlos Alberto Davies
Educs
(2007)



Germinal
Emilie Zola
Abril
(1972)



111 Poemas para Crianças
Sérgio Capparelli
Lepm
(2011)





busca | avançada
76315 visitas/dia
2,5 milhões/mês